Caso um semieixo flutuante se parta:
A
A
A roda do lado do semieixo partido salta fora.
B
B
O veículo descai sobre o lado do semieixo partido.
C
C
O veículo fica sem tração.
Depois de uma viagem, a luz avisadora do sistema de lubrificação acende. Qual a causa mais provável?
A
A
Falta de óleo no cárter.
B
B
Nível do óleo acima do normal.
C
C
Óleo demasiado escuro.
Depois de verificada a pressão dos pneus, como verificar se a válvula veda corretamente?
A
A
Colocar o ouvido junto à válvula.
B
B
Colocar saliva ou água com sabão na própria válvula.
C
C
Recorrer à utilização de um manómetro.
Muito embora com líquido refrigerante no radiador, o motor aquece excessivamente. A causa pode ser:
A
A
Correia da distribuição partida.
B
B
Entupimento dos orifícios de circulação do ar no radiador.
C
C
Termóstato permanentemente aberto.
Nos automóveis pesados, qual a altura mínima do relevo do piso dos pneus, incluindo o de reserva?
A
A
1 mm.
B
B
1,5 mm.
C
C
1,6 mm.
Num circuito de refrigeração selado sob pressão, o condutor deve abrir a tampa do radiador para verificar o nível de água?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Num sistema de travagem do tipo hidráulico, purgar os travões consiste em:
A
A
Afinar as maxilas.
B
B
Filtrar o líquido do circuito.
C
C
Retirar o ar existente nas tubagens.
O condutor deve, periodicamente, observar e garantir a substituição:
A
A
Do óleo da embraiagem automática.
B
B
Dos filtros de óleo, gasóleo e ar.
C
C
Dos veios de excêntricos.
O condutor deve, periodicamente, verificar:
A
A
A abertura dos platinados do distribuidor.
B
B
A folga dos moentes da cambota.
C
C
O nível do eletrólito da bateria.
O condutor sente a direção instável durante a marcha. Qual a causa mais provável?
A
A
Pneus gastos.
B
B
Rodas desapertadas, empenadas ou desequilibradas.
C
C
Veio de transmissão partido.
O consumo excessivo de óleo de um motor em funcionamento, pode ter como causa:
A
A
A utilização de óleo muito viscoso.
B
B
Filtro do óleo entupido.
C
C
Segmentos partidos.
O desgaste dos pneus aumenta se a pressão for:
A
A
Excessiva.
B
B
Insuficiente.
O desgaste dos pneus é maior:
A
A
No Inverno, por via das condições atmosféricas adversas.
B
B
No Inverno.
C
C
No Verão.
O facto de, com frequência, subir os passeios com o automóvel, pode originar:
A
A
Danos na direção e na injeção.
B
B
Danos nos pneus e no sistema de suspensão.
C
C
Perda de pressão dos pneus e danos nos apoios do motor.
O feixe luminoso do farol de longo alcance, é:
A
A
Baixo, largo e achatado.
B
B
Bastante concentrado e relativamente levantado.
C
C
Disperso e baixo.
O motor roda normalmente, mas não pega. A causa mais provável é:
A
A
Avaria no sistema de ignição ou de alimentação.
B
B
Correia da ventoinha partida ou frouxa.
C
C
Falta de óleo no motor.
O sistema de iluminação exterior dos automóveis compreende:
A
A
Luzes de máximos, de médios, de mínimos, de travagem, de mudança de direção, de iluminação interior, de iluminação da chapa de matrícula e isqueiro.
B
B
Luzes de máximos, de médios, de mínimos, de travagem, de mudança de direção, de marcha atrás, de iluminação da chapa de matrícula e de nevoeiro.
C
C
Luzes de máximos, de médios, de mínimos, de travagem, do painel de instrumentos, de marcha atrás, de iluminação da chapa de matrícula e de nevoeiro.
Os fusíveis que integram o circuito de iluminação dos veículos, servem para:
A
A
Evitar ligações perigosas depois da passagem de corrente pelos órgãos de consumo.
B
B
Melhorar/otimizar a passagem de energia elétrica pelos respetivos circuitos.
C
C
Proteger a instalação elétrica do risco de curto-circuito.
Os fusíveis servem para:
A
A
Estabelecer a ligação entre os vários circuitos.
B
B
Intensificar a corrente elétrica.
C
C
Proteger os circuitos elétricos.
Os fusíveis têm como principal função:
A
A
Aumentar a intensidade do circuito elétrico.
B
B
Proteger a instalação elétrica em caso de curto-circuito.
C
C
Proteger os circuitos elétricos de alta tensão.