No transporte de mercadorias, deve ter-se em atenção que:
A
A
O transporte não constitua atividade lucrativa nem danifique o pavimento.
B
B
O transporte não constitua perigo ou embaraço para os demais utentes da via, nem danifique o pavimento.
C
C
O transporte não constitua perigo, podendo, no entanto, constituir algum embaraço para o trânsito.
No transporte de mercadorias, nomeadamente em relação à disposição da carga, deve atender-se a que:
A
A
Fique devidamente assegurado o equilíbrio do veículo, parado ou em marcha.
B
B
O veículo consiga atingir a velocidade de, pelo menos, 100 Km/h.
C
C
Unicamente fique assegurado o equilíbrio do veículo em marcha.
No transporte simultâneo de cargas de volumes e pesos diferentes, deve atender-se ao seguinte:
A
A
As cargas mais pesadas devem ser colocadas junto ao centro de gravidade da caixa de carga.
B
B
Intercalar o posicionamento dos dois tipos de carga.
C
C
Os volumes maiores devem ser colocados junto à cabina e os mais pesados ao fundo da caixa de carga.
Nos automóveis pesados, o transporte de mercadorias deve efetuar-se por forma a que:
A
A
Não provoque a projeção de detritos na via pública, salvo no caso de transporte de inertes.
B
B
Não provoque a projeção de detritos na via pública, salvo no caso do transporte de peles verdes.
C
C
Não provoque a projeção de detritos na via pública.
Nos conjuntos de veículos destinados ao transporte rodoviário de mercadorias, o acoplamento do semirreboque com o veículo trator pesado, é feito:
A
A
Através de cavilha e da """"quinta roda"""" ou prato.
B
B
Através de cavilhão que atravessa o olhal da lança que liga ao reboque.
C
C
Com recurso a """"concha"""" e eixo.
Num automóvel pesado de mercadorias de dois eixos, concentrar a carga transportada no limite traseiro da caixa de carga:
A
A
Aumenta a eficácia do sistema de travagem.
B
B
Implica instabilidade e diminuição da eficácia do sistema de direção.
C
C
Permite maior estabilidade direcional, bem como melhor comportamento dinâmico.
Num conjunto de veículos constituído por veículo trator e semirreboque, se a carga for concentrada na parte dianteira do semirreboque, pode:
A
A
Comprometer a capacidade de carga do conjunto.
B
B
Comprometer a eficácia da travagem do semirreboque.
C
C
Comprometer a eficácia da travagem do veículo trator.
Num conjunto de veículos constituído por veículo trator e semirreboque, se a carga for concentrada na parte traseira do semirreboque, pode:
A
A
Comprometer a aderência dos rodados do semirreboque.
B
B
Comprometer a aderência dos rodados traseiros do veículo trator.
C
C
Comprometer a capacidade de carga do conjunto.
Num conjunto de veículos formado por veículo trator pesado e semirreboque destinado ao transporte rodoviário de mercadorias:
A
A
A """"quinta roda"""" ou prato de engate tem a função de fixar uma roda danificada ou simplesmente furada.
B
B
A """"quinta roda"""" ou prato de engate tem a função de unir o veículo trator ao semirreboque.
C
C
A """"quinta roda"""" tem a função de auxiliar a sexta roda no apoio da parte dianteira do semirreboque no solo, aquando do estacionamento.
Num veículo pesado de mercadorias, a estrutura resistente principal, designa-se:
A
A
Carroçaria.
B
B
Longarina.
C
C
Quadro ou """"chassis"""".
O apoio do semirreboque sobre o veículo trator e respetivo acoplamento, é feito:
A
A
Na esfera de engate para reboque.
B
B
No olhal que está na ponte do diferencial.
C
C
No prato de engate ou quinta roda.
O comprimento máximo admissível para um conjunto de veículos designado e considerado """"veículo único"""", é:
A
A
12.00 metros.
B
B
16.50 metros.
C
C
18.75 metros.
O comprimento máximo admissível para um reboque de dois eixos, é:
A
A
12 metros.
B
B
6 metros.
C
C
7 metros.
O comprimento máximo dum conjunto de veículos constituído por um veículo trator a motor e um reboque, é:
A
A
15.00 metros.
B
B
16.50 metros.
C
C
18.75 metros.
O comprimento máximo legalmente admitido para os automóveis pesados de mercadorias de 4 eixos, é:
A
A
10 metros.
B
B
11 metros.
C
C
12 metros.
O comprimento máximo legalmente admitido para um automóvel pesado, é:
A
A
10 metros.
B
B
12 metros.
C
C
15,5 metros.
O condutor de automóveis pesados de mercadorias, deve saber que o transporte de um objeto com 10.000 Kg de peso:
A
A
Deve efetuar-se num automóvel pesado de mercadorias com 10.000 Kg de peso bruto.
B
B
Deve efetuar-se num automóvel pesado de mercadorias com 13.000 Kg de peso bruto e 4.000 Kg de tara.
C
C
Deve efetuar-se num automóvel pesado de mercadorias com 13.000 Kg de peso bruto, desde que a tara não exceda os 3.000 Kg.
O condutor de um automóvel pesado de mercadorias, ao qual lhe foi aplicada uma coima por força da utilização indevida do telemóvel, tem:
A
A
O dever de pagar a coima.
B
B
O direito de exigir que o destinatário das mercadorias pague a coima, já que o telemóvel foi utilizado por causa das mercadorias.
C
C
O direito de exigir que o proprietário das mercadorias pague a coima, já que o telemóvel foi utilizado por causa das mercadorias.
O condutor de um veículo pesado de mercadorias, ao detetar que a carga transportada se apresenta instável, deve:
A
A
Deter imediatamente a marcha do veículo e alertar as autoridades competentes.
B
B
Prosseguir viagem, uma vez que não lhe é permitido observar a carga.
C
C
Reduzir velocidade e, logo que possível, deter a marcha do veículo para verificar do estado de amarração da carga.
O condutor que efetue o transporte de uma mercadoria líquida em automóvel pesado, e verifique uma fuga do líquido transportado, deve:
A
A
Logo que possível, imobilizar o veículo e providenciar as necessárias reparações.
B
B
Prosseguir a marcha, desde que não utilize qualquer autoestrada e a matéria derramada não constitua perigo para a saúde pública.
C
C
Prosseguir a marcha, desde que o líquido transportado não seja suscetível de constituir perigo para a saúde pública.