Durante o transporte de matérias pulverulentas em automóvel pesado, o condutor deve assegurar-se de que:
A
A
A mercadoria transportada não se espalha pela caixa de carga do veículo.
B
B
A mercadoria transportada não se espalha pelo ar e pela faixa de rodagem.
C
C
O peso da mercadoria transportada não excede a tara do veículo.
Durante o transporte de mercadorias em automóveis pesados, as condições de amarração da carga devem ser vigiadas:
A
A
Pelas polícias.
B
B
Pelo condutor.
C
C
Pelo destinatário das mercadorias.
Durante o transporte de mercadorias em automóveis pesados, garantir que as mesmas se mantenham em perfeitas condições, é da responsabilidade:
A
A
Do condutor.
B
B
Do destinatário e do condutor.
C
C
Do destinatário.
Durante o transporte de mercadorias em automóvel pesado e em contentores, quem deve verificar da estabilidade dos contentores?
A
A
O condutor.
B
B
O destinatário das mercadorias, já que deve sempre acompanhar e controlar o transporte.
C
C
O proprietário das mercadorias, já que o condutor somente é responsável pelo veículo.
Durante o transporte de mercadorias em automóvel pesado, o condutor é responsável por garantir que:
A
A
Não seja excedido o peso total de 3.500 Kg.
B
B
O transporte se faz o mais rápido possível, com prejuízo dos limites estabelecidos quanto aos tempos máximos de condução.
C
C
O veículo circule com a pressão de ar adequada nos pneus.
Durante o transporte em automóvel pesado de mercadorias de uma mercadoria sujeita a amarração por fitas, quem deve vigiar o estado das amarrações?
A
A
O condutor.
B
B
O destinatário das mercadorias.
C
C
O proprietário das mercadorias, quando pessoa diversa do condutor.
Durante o transporte rodoviário de mercadorias em automóvel pesado, a falta da correspondente guia de transporte, constitui infração imputável:
A
A
Ao condutor, desde que o automóvel e a respetiva carga sejam de sua propriedade.
B
B
Ao destinatário, desde que o automóvel e a respetiva carga sejam propriedade do condutor.
C
C
Ao expedidor, desde que o automóvel e a respetiva carga sejam propriedade do condutor.
Em caso de imobilização forçada de veículo de transporte rodoviário de mercadorias por conta de outrem, os danos causados nas mercadorias, são:
A
A
Da responsabilidade da entidade que realiza o transporte, sem prejuízo do direito de regresso.
B
B
Da responsabilidade do destinatário das mercadorias, sem prejuízo do direito de regresso.
C
C
Da responsabilidade do expedidor e do destinatário, sem prejuízo do direito de regresso.
Em dois veículos com a mesma D.E.E. (distância entre eixos), a caixa de carga é mais comprida no veículo de cabina:
A
A
Avançada.
B
B
Normal.
Na condução de um veículo pesado e significativamente carregado, o condutor deve:
A
A
Agir normalmente e sem qualquer tipo de precaução especial.
B
B
Circular com especial atenção, não excedendo os 40 Km/h.
C
C
Manter-se especialmente atento, nomeadamente em relação à distância de segurança.
Na condução de um veículo pesado totalmente carregado, o condutor antes de iniciar uma subida de forte inclinação, deve:
A
A
Engrenar a prise, para, assim, vencer mais facilmente a inclinação.
B
B
Engrenar sempre a primeira velocidade.
C
C
Engrenar uma velocidade que lhe permita vencer toda a subida.
Na distribuição da carga a transportar num automóvel pesado de mercadorias de dois eixos, deve ter-se em consideração:
A
A
O tipo de cabina do veículo.
B
B
O tipo de cabina e de motor do veículo.
C
C
O tipo de cabina, de caixa de carga e de chassis monobloco do veículo.
No transporte de animais vivos de grande porte em automóveis pesados, importa:
A
A
Acautelar a comodidade dos animais durante o transporte.
B
B
Não exceder os 35 Km/h, dentro da localidades.
C
C
Não exceder os 45 Km/h.
No transporte de cargas volumosas, importa:
A
A
Evitar guinadas bruscas na direção.
B
B
Não acelerar nas curvas.
C
C
Não exceder a velocidade instantânea de 40 Km/h.
No transporte de mercadorias a granel efetuado em automóvel pesado, deve haver o cuidado de:
A
A
A carga não exceder a altura do bordo superior dos taipais ou dispositivos análogos.
B
B
A carga não exceder em mais de 50 cm a altura do bordo superior dos taipais ou dispositivos análogos.
C
C
A carga não exceder em mais de um metro a altura do bordo superior dos taipais ou dispositivos análogos.
No transporte de mercadorias em automóveis pesados, deve ter-se em atenção, principalmente:
A
A
A tara da carga útil a transportar.
B
B
A tara do veículo.
C
C
O peso bruto do veículo.
No transporte de mercadorias em automóveis pesados, deve ter-se em consideração que:
A
A
A carga não oscile mais de 50 cm para cada um dos lados da caixa de carga.
B
B
A carga não oscile para além dos contornos da caixa de carga.
C
C
A carga não venha a cair sobre a via ou a oscilar, por forma a tornar perigoso o seu transporte.
No transporte de mercadorias em automóveis pesados, importa respeitar:
A
A
O limite máximo de 3.500 Kg de peso legalmente previsto.
B
B
Os limites de peso bruto legalmente previstos.
C
C
Os limites de tara do veículo.
No transporte de mercadorias em automóveis pesados, se a carga for concentrada no lado direito da respetiva caixa de carga, pode ser comprometido:
A
A
O equilíbrio dinâmico do veículo, sem que seja afetada a eficácia do sistema de suspensão.
B
B
O equilíbrio do veículo em curva, sem que seja comprometido o equilíbrio dinâmico do veículo.
C
C
O equilíbrio do veículo em curva.
No transporte de mercadorias em automóveis pesados, se a carga for concentrada no lado esquerdo da respetiva caixa de carga, pode:
A
A
Comprometer-se o equilíbrio do veículo durante uma travagem de emergência.
B
B
Comprometer-se o equilíbrio do veículo em curva, sem que seja comprometido o equilíbrio dinâmico do veículo.
C
C
Melhorar o equilíbrio dinâmico do veículo em curva.