Uma mola auxiliar típica é constituída por:
A
A
Borracha, oferecendo rigidez progressiva e funcionando como bloco fim de curso.
B
B
Um cilindro de compressão, um pistão operador e uma membrana.
C
C
Um tubo onde trabalha um êmbolo que pressiona o óleo, forçando-o a passar por tubos calibrados.
Uma direção convenientemente alinhada, evita:
A
A
Danos sérios e irreparáveis nos pneus.
B
B
Ruídos incómodos.
C
C
Sérios danos nos amortecedores.
Uma das funções do quadro de um automóvel, é:
A
A
Constituir elemento de ligação entre o motor e a caixa de velocidades.
B
B
Suportar a carroçaria, a caixa de carga e o motor.
C
C
Suportar diretamente as rodas do veículo.
Um sistema de direção em ótimo estado de conservação e funcionamento, deve:
A
A
Exigir o máximo esforço possível, ser automaticamente reversível, rápida, precisa e estável nas trajetórias.
B
B
Exigir o mínimo esforço possível, ser automaticamente reversível, rápida, precisa e estável nas trajetórias.
C
C
Exigir o mínimo esforço possível, ser automaticamente reversível, rápida, precisa e instável nas trajetórias.
Um motor a gasolina circula a cerca de 70% da sua velocidade máxima e revela """"falhas"""" de funcionamento. Logo, a causa mais provável é:
A
A
Avaria no sistema de lubrificação.
B
B
Funcionamento deficiente do sistema de escapamento de gases.
C
C
Avaria no sistema de alimentação e gestão eletrónica.
Se um automóvel estiver equipado com amortecedores em mau estado, pode:
A
A
Influenciar minimamente a trajetória do veículo, mas, desde que as molas estejam em bom estado, tal não representa qualquer problema de segurança.
B
B
Comprometer seriamente a estabilidade da trajetória do veículo em curva.
C
C
Comprometer o conforto dos ocupantes, mas, nunca a segurança da condução.
Se para provocar a travagem do veículo, o condutor tiver que acionar diversas vezes o pedal de travão, conclui-se que:
A
A
A tensão nas molas das maxilas é excessiva.
B
B
Existe ar no sistema de travagem.
C
C
O tambor está empenado e a tensão nas molas das maxilas é excessiva.
Se ao acelerar um veículo em que as rotações do motor aumentam, sem que a respetiva velocidade aumente, pode dizer-se que é devido a:
A
A
Autobloqueio do diferencial ligado.
B
B
Embraiagem com elevado nível de desgaste.
C
C
Redutor ou autobloqueio ligado.
Regra geral, os automóveis pesados têm:
A
A
Dois eixos direcionais.
B
B
Mais de dois eixos direcionais.
C
C
Um eixo direcional.
Quando salta a faísca nos pólos das velas dum motor ciclo otto, qual é a situação das válvulas de escape e de admissão:
A
A
A de escape começa a abrir e a de admissão está fechada.
B
B
Ambas abertas.
C
C
Ambas fechadas.
Qual o nome do conjunto de elementos que permite a ligação mecânica entre o veio de transmissão e os semieixos das rodas motoras:
A
A
Caixa de velocidades.
B
B
Cubos.
C
C
Diferencial.
O disco de embraiagem é empurrado contra o volante do motor pelo:
A
A
Prato de pressão ou prato compressor.
B
B
Rolamento ou carvão de encosto.
C
C
Veio da caixa de velocidades.
O conta-rotações do motor instalado no painel de instrumentos dos automóveis, apresenta:
A
A
Informação acerca da potência do motor e respetiva desmultiplicação na caixa de velocidades.
B
B
Informação acerca da relação trabalho/consumo do motor.
C
C
Informação acerca do regime do motor.
O condutor deve utilizar o bloqueio de diferencial quando o veículo:
A
A
Circula em pavimento com boa aderência.
B
B
Circula em pavimento escorregadio.
C
C
Esteja imobilizado por falta de aderência das rodas motoras.
É de toda a conveniência que os automóveis pesados utilizados no transporte e respetiva distribuição de mercadorias em pequenos percursos:
A
A
Estejam equipados com cabina de duas camas, de acesso alto e com teto de média altura.
B
B
Possuam cabina com degrau de acesso baixo.
C
C
Possuam cabina de acesso alto e teto sobrelevado.
De um modo geral, o retardador ou travão elétrico funciona:
A
A
Através da força de atrito entre duas superfícies em contacto que o condutor controla por meio de manípulo próprio.
B
B
Através de correntes parasitas, reagindo por ação de sucessivos curto-circuitos e reduzindo a rotação de um veio.
C
C
Gerando um campo magnético, com produção de corrente induzida que se opõe ao movimento de dois discos ligados à transmissão.
Como confirmação do correto funcionamento do sistema de carga da bateria, a luz avisadora existente no painel de instrumentos, deve:
A
A
Acender-se com o motor em funcionamento e apagar-se ao mesmo tempo se desliga o motor.
B
B
Acender-se quando se liga a chave da ignição e o motor entra em funcionamento, apagando-se logo depois.
C
C
Manter-se acesa enquanto o veículo estiver parado e apagar-se logo que este se ponha em marcha.
Com o veículo parado e o motor a funcionar, o veio de transmissão:
A
A
Não roda.
B
B
Roda para a direita.
C
C
Roda para a esquerda.
As vantagens da utilização dos atuais motores elétricos a nível rodoviário, são:
A
A
A maior capacidade de carga e a maior autonomia em relação aos demais motores.
B
B
A menor poluição atmosférica e sonora.
C
C
A simplicidade no abastecimento e a maior autonomia em relação aos demais motores.
As escovas do motor elétrico, do tipo motor de arranque, são em:
A
A
Aço niquelado.
B
B
Ferro ao silício.
C
C
Liga de grafite com alta percentagem de cobre.