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Ao bascular a cabina avançada de um automóvel pesado de mercadorias, o operador deve certificar-se:
A
A
Da eventual existência de objetos soltos, uma vez que o motor deve permanecer em funcionamento.
B
B
De que no espaço em frente ao veículo não se encontra qualquer pessoa ou objeto de volume considerável.
C
C
Da boa qualidade do pavimento, por forma a evitar que a cabina embata no solo.
A ligação física de tração entre um veículo trator pesado e um semirreboque destinados ao transporte rodoviário de mercadorias, é feito através de:
A
A
Prato e cavilha de engate.
B
B
Veio ou árvore de transmissão, com auxilio de tubagens pneumáticas.
C
C
Veio ou árvore de transmissão.
A força centrifuga, no caso de um trator com semirreboque que descreve uma curva a 50 Km/h, tende a:
A
A
Aumentar com a diminuição do ângulo de curvatura da respetiva curva.
B
B
Aumentar com o aumento do ângulo de curvatura da respetiva curva.
C
C
Diminuir com a diminuição do ângulo de curvatura da respetiva curva.
A condução de um veículo cisterna é mais exigente, se:
A
A
A cisterna estiver a metade da sua capacidade.
B
B
A cisterna estiver vazia.
C
C
A cisterna estiver cheia.
A carga transportada num automóvel pesado de mercadorias, não deve:
A
A
Exceder 3 metros de altura, a contar do solo, nem arrastar pelo pavimento.
B
B
Arrastar pelo pavimento.
C
C
Exceder 3 metros de altura, a contar do solo.
A largura máxima de um veículo equipado com caixa frigorífica para transporte de mercadorias, é:
A
A
2,50 metros.
B
B
2,40 metros.
C
C
2,60 metros.
A carga e descarga de um automóvel pesado de mercadorias estacionado do lado direito da faixa de rodagem, deve efetuar-se:
A
A
Pelo lado direito ou pelo lado esquerdo.
B
B
Pela retaguarda ou pelo lado esquerdo.
C
C
Pela retaguarda ou pelo lado direito.
A largura máxima admissível para um reboque de três eixos, é:
A
A
2.65 metros.
B
B
2.55 metros.
C
C
2.50 metros.
A distância de paragem de um veículo em circulação, quando carregado:
A
A
Diminui, exceto nas descidas.
B
B
Aumenta.
C
C
Aumenta, somente nas descidas.
Durante o transporte de matérias pulverulentas em automóvel pesado, o condutor deve assegurar-se de que:
A
A
A mercadoria transportada não se espalha pela caixa de carga do veículo.
B
B
A mercadoria transportada não se espalha pelo ar e pela faixa de rodagem.
C
C
O peso da mercadoria transportada não excede a tara do veículo.
Durante o transporte de mercadorias em automóveis pesados, as condições de amarração da carga devem ser vigiadas:
A
A
Pelas polícias.
B
B
Pelo condutor.
C
C
Pelo destinatário das mercadorias.
Durante o transporte de mercadorias em automóveis pesados, garantir que as mesmas se mantenham em perfeitas condições, é da responsabilidade:
A
A
Do condutor.
B
B
Do destinatário e do condutor.
C
C
Do destinatário.
Durante o transporte de mercadorias em automóvel pesado e em contentores, quem deve verificar da estabilidade dos contentores?
A
A
O condutor.
B
B
O destinatário das mercadorias, já que deve sempre acompanhar e controlar o transporte.
C
C
O proprietário das mercadorias, já que o condutor somente é responsável pelo veículo.
No transporte de mercadorias em automóveis pesados, se a carga for concentrada no lado esquerdo da respetiva caixa de carga, pode:
A
A
Comprometer-se o equilíbrio do veículo durante uma travagem de emergência.
B
B
Comprometer-se o equilíbrio do veículo em curva, sem que seja comprometido o equilíbrio dinâmico do veículo.
C
C
Melhorar o equilíbrio dinâmico do veículo em curva.
No transporte de mercadorias em automóveis pesados, se a carga for concentrada no lado direito da respetiva caixa de carga, pode ser comprometido:
A
A
O equilíbrio dinâmico do veículo, sem que seja afetada a eficácia do sistema de suspensão.
B
B
O equilíbrio do veículo em curva, sem que seja comprometido o equilíbrio dinâmico do veículo.
C
C
O equilíbrio do veículo em curva.
No transporte de mercadorias em automóveis pesados, importa respeitar:
A
A
O limite máximo de 3.500 Kg de peso legalmente previsto.
B
B
Os limites de peso bruto legalmente previstos.
C
C
Os limites de tara do veículo.
No transporte de mercadorias em automóveis pesados, deve ter-se em consideração que:
A
A
A carga não oscile mais de 50 cm para cada um dos lados da caixa de carga.
B
B
A carga não oscile para além dos contornos da caixa de carga.
C
C
A carga não venha a cair sobre a via ou a oscilar, por forma a tornar perigoso o seu transporte.
No transporte de mercadorias em automóveis pesados, deve ter-se em atenção, principalmente:
A
A
A tara do veículo.
B
B
O peso bruto do veículo.
C
C
A tara da carga útil a transportar.
O comprimento máximo legalmente admitido para os automóveis pesados de mercadorias de 4 eixos, é:
A
A
12 metros.
B
B
11 metros.
C
C
10 metros.
No transporte de mercadorias a granel efetuado em automóvel pesado, deve haver o cuidado de:
A
A
A carga não exceder a altura do bordo superior dos taipais ou dispositivos análogos.
B
B
A carga não exceder em mais de 50 cm a altura do bordo superior dos taipais ou dispositivos análogos.
C
C
A carga não exceder em mais de um metro a altura do bordo superior dos taipais ou dispositivos análogos.