No transporte rodoviário de mercadorias em automóveis pesados:
A
A
A guia de transporte deve mencionar o número de condutores afetos ao transporte.
B
B
A guia de transporte deve mencionar o número de paragens a efetuar durante o percurso pré-determinado.
C
C
A guia de transporte deve mencionar o número de volumes ou objetos transportados.
No caso do transporte rodoviário de mercadorias em automóveis pesados, a guia de transporte deve, obrigatoriamente, conter:
A
A
A designação corrente da mercadoria transportada.
B
B
Informação acerca do número de tripulantes do veículo.
C
C
Informação acerca do peso total do conjunto veículo mercadoria.
A P.S.P. no ato de fiscalização a condutor de veículo pesado de transporte rodoviário de mercadorias, pode solicitar a apresentação:
A
A
Da respetiva guia de transporte e do cartão de contribuinte fiscal.
B
B
Da respetiva guia de transporte e do título de condução.
C
C
Do título de condução e do cartão de contribuinte fiscal.
Verificando-se frequente necessidade de acrescentar óleo no motor, bem como derramamento do mesmo, pode concluir-se que:
A
A
A bomba de água está avariada.
B
B
Está a utilizar-se óleo muito fluído.
C
C
O cárter e ou a respetiva junta estão a vedar mal.
Verificando-se a libertação abundante de gases de escape de cor azulada, bem como a necessidade de acrescentar óleo no motor, deve concluir-se que:
A
A
Caso se trate dum motor turbo-diesel, é perfeitamente normal.
B
B
O óleo utilizado é pouco fluido.
C
C
Os segmentos ou as paredes dos cilindros estão bastante desgastados.
Um dos sinais evidentes de que o silencioso ou panela de escape necessita de ser substituído, é:
A
A
Alteração do ruído, com aumento significativo do nível sonoro.
B
B
Saída de água pelo tubo de escape.
C
C
Saída de fumo negro pelo tubo de escape.
Sob pena de comprometer o funcionamento do catalisador, o consumo de óleo do motor dum veículo equipado com este sistema, não deve ser superior a:
A
A
1 litro por cada 1000 Km percorridos.
B
B
1,5 litros por cada 1000 Km percorridos.
C
C
2 litros por cada 1000 Km percorridos.
Sempre que se mostre necessária a utilização do triângulo de pré-sinalização de perigo, os condutores:
A
A
Devem, preferencialmente, utilizar modelos cujas características técnicas sejam conformes à norma portuguesa de escrita redonda.
B
B
Só podem utilizar modelos cujas características técnicas sejam conformes ao modelo aprovado.
C
C
Podem utilizar qualquer triângulo, desde que seja retrorrefletor.
Regra geral, ao examinar-se uma vítima de acidente rodoviário, deve observar-se:
A
A
Se está consciente e entende o que se lhe pergunta, já que nada mais é importante.
B
B
Se está consciente e entende o que se lhe pergunta, se respira, se sangra e se apresenta fraturas.
C
C
Se respira, se sangra e se apresenta fraturas, sendo pouco importante se está ou não consciente.
Regra geral, a conclusão de que um sinistrado deixou de respirar, baseia-se na:
A
A
Falta de movimentos respiratórios do peito.
B
B
Inexistência de sudação.
C
C
Existência de suores.
Qual o primeiro procedimento a adotar pelo condutor, perante a deflagração de incêndio ainda que de reduzidas dimensões, num automóvel a gasolina?
A
A
Tentar extinguir o incêndio com água.
B
B
Desligar a chave de ignição e, abandonar o veículo, afastando-se, pois pode existir perigo de explosão.
C
C
Acelerar o motor, na tentativa de queimar, o mais rapidamente possível, todo o combustível.
Perante um veículo cisterna tombado na via e que possua painel retangular laranja, deve proceder da seguinte forma:
A
A
Aproximar-se o mais possível, chamando os condutores que se aproximem para ajudar e retirar o painel laranja.
B
B
Sinalizar o local, impedindo a aproximação de curiosos, e, com referência à informação do painel laranja, alertar as entidades competentes.
C
C
Sinalizar o local, solicitar aos demais utentes que se aproximem, e alertar as entidades competentes.
Os primeiros procedimentos a adotar, se possível, perante um incêndio em automóvel provocado por um curto-circuito, são:
A
A
Desligar o motor e a bateria.
B
B
Manter o motor em funcionamento e cobrir a zona de incêndio com pó químico.
C
C
Manter o motor em funcionamento e cobrir a zona de incêndio com uma manta.
O comprimento máximo legalmente admitido para um automóvel pesado, é:
A
A
15,5 metros.
B
B
12 metros.
C
C
10 metros.
O peso bruto máximo legalmente admitido para o eixo da frente dum automóvel pesado, é:
A
A
6 toneladas.
B
B
6,5 toneladas.
C
C
7,5 toneladas.
O peso bruto máximo legalmente admitido para um automóvel pesado de mercadorias de 3 eixos, é:
A
A
26 toneladas.
B
B
25 toneladas.
C
C
27 toneladas.
O facto de um veículo circular carregado, implica que a distância de paragem:
A
A
Aumente.
B
B
Diminua.
C
C
Não varie, já que o sistema de travagem mantém a plenitude da capacidade.
O conjunto de veículos constituído por veículo trator e semirreboque de três ou mais eixos, não pode exceder:
A
A
15.50 metros de comprimento.
B
B
16.00 metros de comprimento.
C
C
16.50 metros de comprimento.
O condutor que efetue o transporte de uma mercadoria líquida em automóvel pesado, e verifique uma fuga do líquido transportado, deve:
A
A
Logo que possível, imobilizar o veículo e providenciar as necessárias reparações.
B
B
Prosseguir a marcha, desde que não utilize qualquer autoestrada e a matéria derramada não constitua perigo para a saúde pública.
C
C
Prosseguir a marcha, desde que o líquido transportado não seja suscetível de constituir perigo para a saúde pública.
O peso bruto máximo admissível para o eixo motor da retaguarda dum automóvel, é:
A
A
10 toneladas.
B
B
12 toneladas.
C
C
7,5 toneladas.