Qual a ordem correta dos tempos no motor ciclo otto ou de explosão?
A
A
Admissão - Compressão - Explosão - Escape.
B
B
Escape - Admissão - Explosão - Compressão.
C
C
Admissão - Compressão - Escape - Explosão.
Quando o condutor carrega no pedal da embraiagem:
A
A
Estabelece-se a ligação entre o motor e a caixa de velocidades.
B
B
Interrompe-se a ligação entre o motor e a caixa de velocidades.
C
C
O disco da embraiagem aproxima-se do volante do motor.
Quando salta a faísca nos pólos das velas dum motor ciclo otto, qual é a situação das válvulas de escape e de admissão:
A
A
A de escape começa a abrir e a de admissão está fechada.
B
B
Ambas abertas.
C
C
Ambas fechadas.
Se ao acelerar um veículo em que as rotações do motor aumentam, sem que a respetiva velocidade aumente, pode dizer-se que é devido a:
A
A
Autobloqueio do diferencial ligado.
B
B
Embraiagem com elevado nível de desgaste.
C
C
Redutor ou autobloqueio ligado.
Se para provocar a travagem do veículo, o condutor tiver que acionar diversas vezes o pedal de travão, conclui-se que:
A
A
A tensão nas molas das maxilas é excessiva.
B
B
Existe ar no sistema de travagem.
C
C
O tambor está empenado e a tensão nas molas das maxilas é excessiva.
Se um automóvel estiver equipado com amortecedores em mau estado, pode:
A
A
Comprometer o conforto dos ocupantes, mas, nunca a segurança da condução.
B
B
Comprometer seriamente a estabilidade da trajetória do veículo em curva.
C
C
Influenciar minimamente a trajetória do veículo, mas, desde que as molas estejam em bom estado, tal não representa qualquer problema de segurança.
Um motor a gasolina circula a cerca de 70% da sua velocidade máxima e revela ""falhas"" de funcionamento. Logo, a causa mais provável é:
A
A
Avaria no sistema de alimentação e gestão eletrónica.
B
B
Avaria no sistema de lubrificação.
C
C
Funcionamento deficiente do sistema de escapamento de gases.
Um sistema de direção em ótimo estado de conservação e funcionamento, deve:
A
A
Exigir o máximo esforço possível, ser automaticamente reversível, rápida, precisa e estável nas trajetórias.
B
B
Exigir o mínimo esforço possível, ser automaticamente reversível, rápida, precisa e estável nas trajetórias.
C
C
Exigir o mínimo esforço possível, ser automaticamente reversível, rápida, precisa e instável nas trajetórias.
Uma das funções do quadro de um automóvel, é:
A
A
Constituir elemento de ligação entre o motor e a caixa de velocidades.
B
B
Suportar a carroçaria, a caixa de carga e o motor.
C
C
Suportar diretamente as rodas do veículo.
Uma mola auxiliar típica é constituída por:
A
A
Borracha, oferecendo rigidez progressiva e funcionando como bloco fim de curso.
B
B
Um cilindro de compressão, um pistão operador e uma membrana.
C
C
Um tubo onde trabalha um êmbolo que pressiona o óleo, forçando-o a passar por tubos calibrados.
Num circuito de refrigeração selado sob pressão, o condutor deve abrir a tampa do radiador para verificar o nível de água?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Um pneu com pressão inferior à recomendada, apresenta um desgaste mais rápido:
A
A
No centro.
B
B
No lado esquerdo.
C
C
Nos bordos laterais.
As avarias mais frequentes na bateria, são:
A
A
Elementos avariados.
B
B
Escovas e elementos avariados.
C
C
Fusíveis e elementos queimados.
A pressão do ar dos pneus deve verificar-se quando estes estão:
A
A
Frios.
B
B
Quentes.
A válvula de enchimento de um pneu tubeless, está montada na:
A
A
Câmara de ar.
B
B
Jante da roda.
Nos automóveis pesados, qual a altura mínima do relevo do piso dos pneus, incluindo o de reserva?
A
A
1 mm.
B
B
1,5 mm.
C
C
1,6 mm.
A capacidade de carga de um pneu, pode verificar-se:
A
A
Através do índice de carga.
B
B
Através da largura do piso do próprio pneu.
C
C
Através do diâmetro nominal da jante.
A falta do filtro do ar no motor, facilita a entrada de impurezas nos cilindros, o que pode causar:
A
A
Desgaste prematuro do motor.
B
B
Perda de potência.
C
C
Redução do consumo de combustível.
A falta súbita de travões num sistema de travagem do tipo hidráulico, pode dever-se a:
A
A
Calços de travão gastos.
B
B
Fuga na tubagem do sistema.
C
C
Molas das maxilas pasmadas.
A libertação excessiva de fumo negro pelo tubo de escape de um veículo com motor a diesel, significa:
A
A
Folga excessiva nas válvulas de escape.
B
B
Injetores mal regulados.
C
C
Ruturas no silencioso ou panela de escape.