Se na próxima intersecção pretender mudar de direção para a esquerda, devo:
A
A
Ceder passagem apenas aos veículos que se apresentem pela direita.
B
B
Contornar a placa pela direita.
C
C
Parar e ceder passagem a todos os veículos.
Ao circular nesta via pública devo:
A
A
Aumentar a velocidade até 50 Km/h, porque é a velocidade recomendada.
B
B
Manter ou aumentar a velocidade porque a via de trânsito encontra-se desimpedida.
C
C
Moderar especialmente a velocidade porque me aproximo de uma passagem para peões.
Um automóvel sem matrícula pode transitar na via pública?
A
A
Não, mesmo os veículos sem motor são obrigados a ter matrícula.
B
B
Não, pois os veículos a motor e seus reboques são obrigados a ter matrícula.
C
C
Sim, desde que a uma velocidade reduzida.
Nesta situação, estando o meu veículo mais próximo do local em que o cruzamento é possível, quem deve recuar?
A
A
Eu.
B
B
O condutor do veículo dos bombeiros.
C
C
O condutor do veículo que está a subir.
O sinal de proibição destina-se a limitar a velocidade:
A
A
Apenas na via de trânsito da direita.
B
B
Em todas as vias de trânsito.
C
C
Mínima em todas as vias de trânsito.
Durante uma viagem longa é aconselhável ao condutor:
A
A
Fazer a viagem o mais rapidamente possível.
B
B
Ir bebendo bebidas energéticas, enquanto puder.
C
C
Parar e descansar de 2 em 2 horas.
O sinal representa:
A
A
Bermas baixas.
B
B
Cais ou precipício.
C
C
Queda de pedras.
O que devo fazer quando encontro este sinal?
A
A
Estar atento ao perigo que representa.
B
B
Fazer marcha atrás.
C
C
Inverter o sentido de marcha.
O condutor do veículo de tração animal:
A
A
Deve avançar antes do velocípede.
B
B
Deve avançar em primeiro lugar.
C
C
Deve ceder a passagem ao meu veículo.
Posso fazer marcha atrás nesta via?
A
A
Não, nunca posso.
B
B
Posso, se fizer a manobra muito rapidamente.
C
C
Posso, se houver pouca intensidade de trânsito.
No local onde me encontro:
A
A
Não posso inverter o sentido de marcha.
B
B
Posso inverter o sentido de marcha.
C
C
Posso parar ou estacionar do lado direito da faixa de rodagem.
O que devo fazer nesta situação?
A
A
Parar e aguardar que não existam peões na via pública para que eu possa seguir a marcha.
B
B
Ter em conta que estou a dividir o mesmo espaço com utentes bastante vulneráveis.
C
C
Utilizar os sinais sonoros, lembrando aos peões que os veículos têm prioridade.
As marcas rodoviárias que se encontram no pavimento indicam-me curva perigosa à esquerda.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
A via indicada pelo sinal passa a ser:
A
A
Autoestrada.
B
B
Via de acesso a uma oficina de reparações para automóveis.
C
C
Via reservada a automóveis e motociclos.
Regra geral, o trânsito deve fazer-se:
A
A
Pelo lado direito da faixa de rodagem, mas na via de trânsito da esquerda.
B
B
Pelo lado direito da faixa de rodagem, conservando uma distância suficiente das bermas ou passeios.
C
C
Pelo lado esquerdo da faixa de rodagem.
Este sinal indica-me:
A
A
A proximidade de uma curva perigosa.
B
B
Proibição de inverter o sentido de marcha.
C
C
Proibição de mudar de direção à esquerda no próximo entroncamento.
Uma das características da condução urbana é o aumento da intensidade de trânsito, e:
A
A
A diminuição da atenção, porque circulo a uma velocidade inferior.
B
B
O aumento da atenção, porque existe maior diversidade de utentes.
C
C
O aumento da velocidade.
Esta situação pode ser particularmente perigosa à circulação.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
A utilização dos máximos de modo a provocar encandeamento é considerada uma:
A
A
Contraordenação leve.
B
B
Uma contraordenação grave.
C
C
Uma contraordenação muito grave.
Os condutores são obrigados a ceder a passagem aos veículos que saiam de uma passagem de nível.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
Nesta situação, como condutor defensivo devo:
A
A
Alertar os peões para o meu direito de avançar.
B
B
Estar atento ao comportamento dos peões.
C
C
Parar, ligar as luzes de perigo e aguardar que se apercebam da minha presença, com a utilização de sinais luminosos.
Ao circular numa autoestrada congestionada devo deixar a berma livre de modo a permitir a passagem dos veículos prioritários?
A
A
Não, devo encostar-me o mais possível à direita, ocupando, se necessário, a berma.
B
B
Não.
C
C
Sim.
Neste local devo circular com velocidade especialmente moderada.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Este sinal informa-me que:
A
A
Não posso mudar de direção.
B
B
No sentido em que circulo existe apenas uma via de trânsito e duas em sentido oposto.
C
C
Posso utilizar qualquer das três vias de trânsito.
Ao circular neste local devo saber que:
A
A
Devo ceder a passagem ao condutor do velocípede.
B
B
Tenho prioridade de passagem mas devo reduzir a velocidade.
C
C
Tenho prioridade de passagem sobre o condutor do velocípede.
Os peões requerem da parte do condutor, uma atenção especial enquanto utentes da via pública?
A
A
Não, porque o espaço que devem ocupar na via pública não é a faixa de rodagem.
B
B
Sim, desde que ocupem os locais a eles destinados.
C
C
Sim, porque podem ter comportamentos imprevisíveis e são vulneráveis.
Na via de trânsito em que me encontro, qual é a velocidade máxima permitida?
A
A
100 km/h, se conduzir um ligeiro de mercadorias.
B
B
120 km/h, se conduzir um ligeiro de passageiros.
C
C
60 km/h.
Dentro das localidades, os automóveis pesados de passageiros sem reboque em zonas de coexistência, não podem:
A
A
Exceder a velocidade de 30 Km/h.
B
B
Exceder a velocidade de 50 km/h.
C
C
Exceder a velocidade de 20 km/h.
Circulo corretamente se conduzir um automóvel pesado de passageiros e estiver a ultrapassar?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Para que servem os marcadores retrorrefletores colocados no pavimento à minha direita?
A
A
Para indicar que a velocidade deve ser especialmente reduzida.
B
B
Para informar os condutores que as condições do pavimento são más.
C
C
Para reforçar a visibilidade das marcas rodoviárias.