Em condições normais, a duração média do tempo de reação é de, aproximadamente, 1 segundo.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Em condições normais, a duração média do tempo de reação é de, aproximadamente, 2 segundos.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Em condições normais, a duração média do tempo de reação é, aproximadamente, de:
A
A
1 segundo.
B
B
2 segundos.
C
C
3 segundos.
A distância percorrida entre o momento em que o condutor começa a travar e aquele em que o veículo pára chama-se distância de paragem.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
A distância percorrida entre o momento em que o condutor começa a travar e aquele em que o veículo pára chama-se:
A
A
Distância de paragem.
B
B
Distância de travagem.
C
C
Distância de reação.
A distância percorrida entre o momento em que o condutor começa a travar e aquele em que o veículo pára chama-se distância de reação.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
A distância percorrida entre o momento em que o condutor começa a travar e aquele em que o veículo pára chama-se:
A
A
Tempo de reação.
B
B
Distância de reação.
C
C
Distância de travagem.
Com o pavimento molhado, a distância de travagem aumenta aproximadamente:
A
A
70 %.
B
B
50 %.
C
C
30 %.
A distância de travagem:
A
A
Aumenta nas subidas.
B
B
Diminui nas subidas.
C
C
Diminui nas descidas.
Aumentando a velocidade, a distância de paragem:
A
A
Aumenta.
B
B
Não se altera.
C
C
Diminui.
Nesta situação, a distância de segurança depende principalmente:
A
A
Da distância de reação.
B
B
Das condições do pavimento.
C
C
Das condições atmosféricas.
Se o condutor aumentar a velocidade, deve aumentar a distância de segurança?
A
A
Sim.
B
B
Não.
O que afeta a distância de reação?
A
A
O mau estado da via.
B
B
A ingestão de bebidas alcoólicas.
Dos elementos que constituem a circulação rodoviária, qual considera ser o responsável por acidentes rodoviários?
A
A
O Homem.
B
B
O veículo.
C
C
A via.
A distância de travagem depende entre outros fatores:
A
A
Da luminosidade.
B
B
Das condições atmosféricas.
C
C
Da largura do veículo.
Circulo a 80 km/hora. Devo desviar-me do ramo que se encontra na faixa de rodagem?
A
A
Sim.
B
B
Não, porque já me encontro muito perto.
Qual é o elemento principal na circulação?
A
A
A via.
B
B
O Homem.
Nesta situação, a distância de segurança deve:
A
A
Aumentar.
B
B
Diminuir.
C
C
Ser a mesma que com o pavimento seco, porque circulo numa autoestrada.
O que afeta a distância de reação?
A
A
A fadiga.
B
B
O mau estado da via.
Nesta situação, a distância de segurança deve:
A
A
Ser a mesma que com o pavimento seco, porque circulo dentro de uma localidade.
B
B
Aumentar.
C
C
Diminuir.
Nesta situação, a distância de segurança deve:
A
A
Manter-se.
B
B
Aumentar.
C
C
Diminuir.
Uma das principais causas dos acidentes rodoviários é:
A
A
O excesso de velocidade.
B
B
O estado da faixa de rodagem.
C
C
A taxa de álcool no sangue.
Nesta situação, a distância de segurança depende essencialmente:
A
A
Do tempo de reação.
B
B
Da distância de reação.
C
C
Das condições do pavimento.
Se aumentar a velocidade devo aumentar a distância de segurança.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
O que afeta mais o tempo de reação do condutor?
A
A
A velocidade.
B
B
As condições atmosféricas.
C
C
A ingestão de determinados medicamentos.
Qual dos seguintes fatores tem mais influência na distância de reação?
A
A
As condições atmosféricas.
B
B
As condições do pavimento.
C
C
A velocidade.
Qual dos seguintes fatores tem mais influência na distância de reação?
A
A
As condições do pavimento.
B
B
A fadiga.
C
C
Os travões.
A velocidade tem influência na distância de reação.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
A que distância mínima devo transitar do veículo que me precede?
A
A
A necessária para que consiga efetuar uma paragem sem perigo de acidente.
B
B
A 5 metros, porque circulo a 50 km/hora.
C
C
A 50 metros, porque circulo fora de localidade.
O que afeta mais a distância de reação?
A
A
As condições atmosféricas.
B
B
A sonolência.
C
C
O estado do pavimento.