Ao transitar nesta via de trânsito cometo uma infração?
A
A
Sim, se não estiver a ultrapassar.
B
B
Sim, independentemente de estar ou não a ultrapassar.
C
C
Não, porque existem três vias no mesmo sentido.
Este veículo, é considerado prioritário?
A
A
Sim, sempre.
B
B
Sim, se circular em missão de socorro e assinalar a marcha de urgência.
C
C
Sim, porque se destina apenas a transitar em missão urgente.
Nas intersecções que não estão sinalizadas, os veículos em missão urgente de socorro:
A
A
São obrigados a parar.
B
B
Devem ceder passagem aos veículos que se apresentem pela direita.
C
C
Devem avançar com precaução.
Neste local:
A
A
Existem duas vias de trânsito, uma em cada sentido.
B
B
Existem dois sentidos em cada via de trânsito.
C
C
Existe um sentido em cada faixa de rodagem.
O condutor do veículo branco pretende iniciar a marcha. Pode avançar em primeiro lugar porque se apresenta pela direita.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Os veículos em missão urgente, têm sempre prioridade?
A
A
Sim, desde que assinalem a marcha de urgência.
B
B
Não, porque têm que respeitar todas as regras e sinais de trânsito.
C
C
Não, em algumas situações têm o dever de ceder passagem.
Os condutores de veículos prioritários podem desrespeitar as ordens dos agentes reguladores de trânsito?
A
A
Sim, desde que a missão, qualquer que seja, assim o exija.
B
B
Não, nunca as podem desrespeitar.
Os velocípedes podem circular nos passeios?
A
A
Sim, se forem conduzidos por crianças até aos 10 anos, desde que não ponham em perigo ou perturbem os peões.
B
B
Não. Os velocípedes nunca podem circular nos passeios.
Ao circular numa rotunda, o condutor de um automóvel pesado de passageiros:
A
A
Deve manter-se sempre na segunda via de saída e aproximar-se progressivamente para a sua via de saída.
B
B
Pode ocupar a via de trânsito mais à direita, mas deve facultar a saída aos outros condutores que se posicionem à sua esquerda para sair da rotunda na via onde o automóvel pesado de passageiros circula.
C
C
Pode ocupar a via trânsito mais à direita sem qualquer outra obrigação.
Nesta situação, tenho que mudar de via de trânsito. Devo:
A
A
Fazer pisca para a esquerda e aguardar pelo momento oportuno.
B
B
Prosseguir, pois venho da direita em relação aos condutores da via da esquerda.
C
C
Utilizar os sinais sonoros, para advertir os condutores da via da esquerda.
Nestas condições atmosféricas devo utilizar os médios para:
A
A
Assinalar a intenção de ultrapassar.
B
B
Avisar os outros condutores da aproximação de perigo.
C
C
Cruzar com o automóvel que transita em sentido oposto.
Circulo com um automóvel ligeiros de passageiros sem reboque, numa via reservada a automóveis e motociclos. Qual a velocidade máxima a que posso transitar?
A
A
100 km/h
B
B
120 km/h.
C
C
90 km/h.
Circulo a 70 Km/h. A partir deste momento devo:
A
A
Aumentar a velocidade.
B
B
Manter a velocidade com que circulo.
C
C
Reduzir para velocidade não superior a 60 Km/h.
Atrás de mim circula um motociclo, com carro lateral. Qual a velocidade máxima a que pode transitar na autoestrada?
A
A
A 100 km/h.
B
B
A 90 km/h.
C
C
Esse veículo não pode transitar na autoestrada.
As bandas sonoras têm como principal finalidade:
A
A
Acentuar a necessidade de circular a velocidade especialmente moderada.
B
B
Assinalar a presença de uma escola.
C
C
Demarcar uma zona destinada ao atravessamento de crianças.
As características do pavimento:
A
A
Condicionam a velocidade.
B
B
Não influenciam a velocidade.
C
C
Apenas influenciam a velocidade, quando em autoestrada.
Atrás do meu veículo, circula um trator agrícola. Qual a velocidade máxima permitida para o trator?
A
A
90 km/h.
B
B
60 km/h.
C
C
40 km/h.
Após sair da localidade posso circular a mais de 50 km/h.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Circulo numa via não urbana. Qual a velocidade máxima a que pode circular o veículo à minha frente?
A
A
100 km/h.
B
B
90 km/h.
C
C
80 km/h.
Após o sinal, posso circular a 70 Km/h?
A
A
Não, face à sinalização existente.
B
B
Sim, desde que o possa fazer em segurança.
C
C
Sim, uma vez que existem duas filas de trânsito no mesmo sentido.
Ao transitar neste troço de via devo:
A
A
Circular a velocidade moderada.
B
B
Circular junto ao eixo da faixa de rodagem.
C
C
Circular pelas bermas.
Ao descrever a curva devo:
A
A
Aproximar-me do eixo da faixa de rodagem para descrever a curva.
B
B
Transitar a velocidade especialmente moderada.
C
C
Travar fortemente no meio da curva.
Ao circular neste local devo:
A
A
Aumentar um pouco a velocidade para não ter necessidade de parar.
B
B
Moderar a velocidade e parar se necessário.
C
C
Moderar a velocidade e utilizar os sinais sonoros.
Ao circular nesta via de trânsito, sou obrigado a:
A
A
Adaptar a velocidade às condições do trânsito e às condições atmosféricas.
B
B
Parar, porque a intensidade de trânsito é elevada.
C
C
Reduzir a velocidade e ligar as luzes de estrada.
Ao diminuir a velocidade a distância de paragem:
A
A
Diminui.
B
B
Não se altera.
C
C
Aumenta.
Ao circular neste local, devo:
A
A
Aumentar a distância de paragem.
B
B
Aumentar a distância de segurança.
C
C
Aumentar a velocidade.
Ao circular nesta via de trânsito como devo proceder em caso de súbita redução de velocidade?
A
A
Devo transitar pela berma.
B
B
Estou obrigado a utilizar as luzes de perigo mas apenas se existirem condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente.
C
C
Estou obrigado a utilizar as luzes de perigo.
Após o sinal os limites de velocidade:
A
A
Aumentam, sendo o limite máximo para qualquer veículo de 120 km/h.
B
B
Aumentam.
C
C
Não se alteram se antes eu circulava numa via reservada a automóveis e motociclos.
Conduzo um automóvel ligeiro de mercadorias sem reboque, numa estrada nacional fora duma localidade, pelo que a velocidade máxima a que posso circular é:
A
A
100 Km/h.
B
B
80 Km/h.
C
C
90 Km/h.
Conduzo um automóvel ligeiro de mercadorias sem reboque. Após o sinal vertical, não posso circular a uma velocidade superior a:
A
A
70 km/h.
B
B
80 km/h.
C
C
90 km/h.