Nesta situação, devo:
A
A
Contornar a bola pelo lado esquerdo.
B
B
Manter a velocidade, buzinando constantemente.
C
C
Reduzir a velocidade e estar especialmente atento.
Nesta situação, devo:
A
A
Acelerar para contornar rapidamente os peões.
B
B
Estar atento ao comportamento dos peões.
C
C
Utilizar os sinais sonoros como forma de protesto.
Nesta situação, devo:
A
A
Avançar rapidamente, porque o peão está parado.
B
B
Moderar a velocidade e prever o comportamento do peão.
C
C
Protestar utilizando os sinais sonoros.
Nesta situação, devo:
A
A
Passar rapidamente ignorando o peão.
B
B
Protestar utilizando os sinais sonoros, para que o peão atravesse.
C
C
Reduzir a velocidade e estar atento ao comportamento do peão.
Nesta situação, devo:
A
A
Guardar uma distância segura em relação ao velocípede.
B
B
Ultrapassar de imediato.
C
C
Utilizar os sinais sonoros, para que o condutor do velocípede aumente a velocidade.
Nesta situação, devo:
A
A
Ceder a passagem aos peões.
B
B
Evitar ceder a passagem aos peões.
C
C
Utilizar os sinais sonoros.
Nesta situação, devo:
A
A
Estar especialmente atento ao comportamento dos peões.
B
B
Utilizar os sinais luminosos.
C
C
Utilizar os sinais sonoros, até que os peões saiam da faixa de rodagem.
Nesta situação, fico obrigado:
A
A
A agir em conformidade com o comportamento dos outros utentes.
B
B
A ligar as luzes de perigo.
C
C
A ultrapassar, utilizando para isso os sinais luminosos.
Nesta situação, não sabendo qual é a decisão que a criança vai tomar, devo:
A
A
Circular lentamente e estar atento ao comportamento da criança.
B
B
Parar, sair do veículo e desviar a criança para fora da faixa de rodagem.
C
C
Utilizar os sinais sonoros, para que a criança se aperceba que está em transgressão.
Nesta situação, o mais seguro será:
A
A
Continuar a marcha de maneira a contornar as crianças.
B
B
Fazer marcha atrás.
C
C
Parar e utilizar os sinais sonoros.
Nesta situação:
A
A
Devo estar atento ao comportamento do peão.
B
B
Devo utilizar os sinais sonoros, ao passar ao lado do peão.
C
C
Não me devo preocupar com o comportamento do peão.
O condutor deve ter uma atenção especial ao comportamento do peão idoso?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Nestas circunstâncias:
A
A
Os condutores devem ceder a passagem aos peões.
B
B
Os condutores são obrigados a parar.
C
C
Os peões estão proibidos de avançar.
O peão transita corretamente?
A
A
Não.
B
B
Sim.
O peão circula corretamente?
A
A
Não, nesta situação deveria circular na faixa de rodagem.
B
B
Não, porque deveria circular em sentido contrário.
C
C
Sim, porque está a caminhar no passeio.
O peão idoso requer da minha parte enquanto condutor defensivo, uma atenção especial?
A
A
Não, porque ser um condutor defensivo, nada tem a ver com o meu comportamento perante os peões.
B
B
Sim, se eu não estiver com muita pressa.
C
C
Sim.
O peão idoso requer da minha parte uma atenção especial?
A
A
Não. Todos os peões devem ser considerados da mesma forma.
B
B
Sim, mas apenas quando se encontra na faixa de rodagem.
C
C
Sim, o idoso pode não se ter apercebido da nossa presença.
O peão idoso requer da minha parte, enquanto condutor defensivo:
A
A
A utilização dos sinais sonoros para assinalar a minha presença, por ser regra geral um peão menos atento.
B
B
O mesmo cuidado que qualquer outro peão.
C
C
Uma atenção especial.
O peão idoso requer da parte do condutor uma atenção especial?
A
A
Não, porque é um peão igual a todos os outros.
B
B
Sim, desde que se encontre nos locais assinalados, para a travessia da faixa de rodagem.
C
C
Sim, mesmo que não esteja no local indicado para a travessia da faixa de rodagem.
O peão idoso:
A
A
É um peão como qualquer outro, requerendo a mesma atenção.
B
B
Por ser mais lento, regra geral, não lhe devo ceder a passagem.
C
C
Requer da minha parte, uma atenção especial.
Os peões podem transitar na faixa de rodagem?
A
A
Não.
B
B
Sim, se não existir berma ou passeio.
C
C
Sim, sempre.
O que devo fazer nesta situação?
A
A
Contornar o peão, mesmo que ele pretenda fazer a travessia da faixa de rodagem.
B
B
Moderar a velocidade e utilizar os sinais sonoros para alertar da minha presença.
O que devo fazer em relação aos peões?
A
A
Considerar que são utentes que requerem uma atenção especial.
B
B
Ignorar a sua presença. Eu tenho prioridade.
C
C
Parar e aguardar que já não transitem peões, para que eu possa seguir.
O que devo fazer nesta situação?
A
A
Estar atento ao comportamento do peão.
B
B
Parar imediatamente.
O que devo fazer nesta situação?
A
A
Aumentar um pouco a velocidade, utilizando os sinais sonoros, porque estou perante um perigo.
B
B
Parar e utilizar os sinais sonoros.
C
C
Reduzir a velocidade e ter em atenção o comportamento dos peões.
O que devo fazer nesta situação?
A
A
Ceder a passagem ao peão, porque esse é o meu dever.
B
B
Contornar o peão, porque este já está quase a terminar a travessia.
C
C
Utilizar os sinais sonoros, para que o peão se aperceba da minha presença.
O que devo fazer nesta situação?
A
A
Avançar com precaução, apenas porque o piso é irregular.
B
B
Fazer sinais de luzes, comunicando assim com os peões.
C
C
Transitar com muita precaução.
O que devo fazer nesta situação?
A
A
Ligar as luzes de perigo, aumentar um pouco a velocidade para que os peões se desviem.
B
B
Parar e utilizar os sinais sonoros.
C
C
Reduzir a velocidade, contornar os peões e utilizar os sinais sonoros, como sinal de protesto.
O que devo fazer nesta situação?
A
A
Aguardar a passagem do outro veículo e ter atenção ao peão.
B
B
Fazer sinais de luzes e avançar, porque o peão não transita na minha via de trânsito.
O que devo fazer nesta situação?
A
A
Avançar, contornando o peão.
B
B
Avançar, utilizando os sinais sonoros para lembrar ao peão que na faixa de rodagem, transitam veículos.
C
C
Parar, cedendo a passagem ao peão.