Antes de iniciar qualquer manobra, devo:
A
A
Certificar-me que posso iniciar a marcha sem risco de acidente.
B
B
Ligar as luzes de perigo.
C
C
Utilizar os sinais sonoros.
Ao circular à noite e com boas condições meteorológicas, como devo proceder sempre que um veículo transite em sentido contrário com os máximos ligados de modo a provocar encandeamento:
A
A
Circular com as luzes de cruzamento ligadas.
B
B
Ligar as luzes de estrada do meu veículo.
C
C
Ligar os máximos do meu veículo e, alternadamente, os sinais sonoros até que o condutor se aperceba que tem de desligar os máximos.
Ao circular à noite e com boas condições meteorológicas, no cruzamento com outros veículos devo:
A
A
Utilizar as luzes de cruzamento e as luzes de estrada nos restantes casos.
B
B
Utilizar as luzes de cruzamento.
C
C
Utilizar as luzes de presença para não provocar encandeamento.
Ao mudar de direção para a direita devo:
A
A
Avançar por não existir passagem assinalada para peões.
B
B
Reduzir a velocidade ou mesmo parar para ceder a passagem ao peão.
C
C
Utilizar os sinais sonoros, para advertir o peão da minha presença.
Ao prever o comportamento do peão:
A
A
Embaraço o trânsito, porque posso ter a necessidade de reduzir a velocidade.
B
B
Pratico uma condução defensiva.
C
C
Sou um condutor precipitado.
Ao ultrapassar o velocípede, devo ter especial atenção à distância lateral devido:
A
A
À instabilidade característica deste veículo.
B
B
Ao facto de circular numa via com trânsito num só sentido.
C
C
Ao tipo de pavimento.
Ao verificar a distração dos peões, o comportamento mais seguro será:
A
A
Inverter o sentido de marcha, evitando contornar os peões.
B
B
Parar e utilizar os sinais sonoros como forma de protesto.
C
C
Parar, alertar com os sinais sonoros e aguardar que os peões abandonem a faixa de rodagem.
As crianças estão a brincar na faixa de rodagem, devo utilizar os sinais sonoros?
A
A
Não, porque nesta situação devo fazer sinais de luzes.
B
B
Não, porque só é permitida a utilização de sinais sonoros fora das localidades.
C
C
Sim, se considerar que é necessário para evitar uma situação de perigo.
Como devo proceder em relação ao comportamento do condutor do veículo de duas rodas?
A
A
Devo circular com muita atenção, porque a qualquer momento este condutor pode passar para a faixa de rodagem.
B
B
Devo manifestar o meu desagrado, utilizando os sinais sonoros.
C
C
Devo parar, utilizar as luzes de perigo, sair do veículo e lembrar ao outro condutor, que o passeio é destinado ao trânsito de peões.
Compete ao Homem enquanto elemento que faz parte do sistema de circulação rodoviário:
A
A
Adaptar o seu comportamento apenas às suas necessidades.
B
B
Agir em conformidade com os outros utentes, evitando o acidente.
C
C
Ter em conta apenas o seu comportamento, ignorando os restantes utentes.
Compete aos educadores alertarem as crianças para a segurança rodoviária?
A
A
Não, essa questão apenas se irá colocar quando estes forem candidatos a condutores.
B
B
Sim, enquanto utentes da via pública.
C
C
Sim, mas apenas no seu comportamento enquanto peões.
Considera correto o comportamento do peão?
A
A
Não.
B
B
Sim, considerando que os peões não têm deveres enquanto utentes da via pública.
C
C
Sim, porque está muito próximo do local assinalado para a sua travessia.
Enquanto condutor devo considerar as crianças como utentes vulneráveis?
A
A
Sim, mas apenas dentro das localidades.
B
B
Sim, mas apenas quando estão sozinhas.
C
C
Sim, sempre.
Nesta situação, devo estar especialmente atento:
A
A
Ao limite mínimo de velocidade, nesta faixa de rodagem.
B
B
Às características do veículo que circula à minha frente.
Este peão requer uma atenção especial?
A
A
Não, porque todos os peões requerem a mesma atenção.
B
B
Sim, apenas porque está de costas.
C
C
Sim, porque para além de evidenciar uma incapacidade física, circula na faixa de rodagem.
Na condução com chuva, a possibilidade de comportamentos desatentos dos peões é, sempre, um aspeto a considerar.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Nesta situação devo estar especialmente atento:
A
A
À passagem estreita.
B
B
Ao comportamento dos peões.
C
C
Às irregularidades do pavimento.
Nesta situação como devo proceder?
A
A
Avançar com precaução ainda que os peões não possam atravessar a via.
B
B
Ceder passagem aos peões que não tenham iniciado a travessia apesar da luz verde.
C
C
Parar, pois, neste local existe uma passagem de peões.
Nesta situação devo estar particularmente atento:
A
A
À velocidade a que circula o veículo da frente.
B
B
Ao acondicionamento da carga no veículo da frente.
C
C
Ao veículo que circula em sentido contrário.
Nesta situação devo:
A
A
Alertar o peão para o facto de transitar em sentido contrário.
B
B
Transitar com precaução.
C
C
Utilizar os sinais sonoros.
Nesta situação devo:
A
A
Fazer marcha atrás, evitando assim os peões.
B
B
Prever o comportamento dos peões e decidir em conformidade.
C
C
Utilizar os sinais sonoros, alertando assim os peões para o meu direito de avançar.
Nesta situação devo:
A
A
Contornar os peões, protestando pelo facto de se encontrarem na faixa de rodagem.
B
B
Estar especialmente atento ao comportamento dos peões.
C
C
Imobilizar o veículo e lembrar aos peões que enquanto condutor, tenho o direito de avançar.
Nesta situação, ao ultrapassar o velocípede, devo estar atento à sua instabilidade.
A
A
Certo, porque o condutor pode ter necessidade de alterar a trajetória.
B
B
Errado, porque o condutor do velocípede, não pode alterar a trajetória.
C
C
Errado.
Nesta situação, aplicarei técnicas de condução defensiva, se:
A
A
Aumentar a velocidade e utilizar os sinais sonoros.
B
B
Não modificar a minha velocidade e utilizar os sinais sonoros.
C
C
Previr e antecipar o comportamento dos peões.
Nesta situação, como condutor defensivo devo:
A
A
Alertar os peões para o meu direito de avançar.
B
B
Estar atento ao comportamento dos peões.
C
C
Parar, ligar as luzes de perigo e aguardar que se apercebam da minha presença, com a utilização de sinais luminosos.
Nesta situação, devo circular com especial prudência, porque:
A
A
As crianças podem inesperadamente atravessar a via.
B
B
Circulo numa zona residencial.
C
C
Vou descrever uma curva.
Nesta situação, devo estar especialmente atento:
A
A
Ao comportamento dos peões.
B
B
Ao limite máximo de velocidade imposto para a circulação nas localidades.
C
C
Ao tipo de pavimento em que circulo.
Nesta situação, devo estar especialmente atento:
A
A
À existência de veículos imobilizados na faixa de rodagem.
B
B
À presença do peão na faixa de rodagem.
C
C
Ao tipo de pavimento em que circulo.
Nesta situação, devo:
A
A
Circular com precaução, devido ao perigo existente.
B
B
Contornar a bola pelo lado direito.
C
C
Contornar a bola pelo lado esquerdo.
Nesta situação, devo:
A
A
Contornar a bola pelo lado esquerdo.
B
B
Manter a velocidade, buzinando constantemente.
C
C
Reduzir a velocidade e estar especialmente atento.