As marcas rodoviárias que orientam os sentidos de trânsito na proximidade do entroncamento designam-se por setas de:
A
A
Desvio.
B
B
Seleção.
A linha contínua que separa os dois sentidos de trânsito indica-me que:
A
A
Não posso pisar nem transpor a linha.
B
B
Posso pisar desde que não transponha a linha.
C
C
Posso transpor a linha.
A linha descontínua amarela que se encontra à minha direita permite-me:
A
A
Estacionar para cargas e descargas.
B
B
Parar e estacionar durante o dia.
C
C
Parar para largar um passageiro.
A via de abrandamento destina-se a permitir que os veículos:
A
A
Continuem a transitar nesta via pública.
B
B
Que pretendam sair desta via pública diminuam a velocidade já fora da corrente de trânsito principal.
C
C
Reduzam a velocidade para entrarem numa escapatória.
A sinalização luminosa permite-me mudar de direção à esquerda?
A
A
Não.
B
B
Sim, mas com precaução.
C
C
Sim, tenho prioridade de passagem e o veículo que circula em sentido contrário deve suspender a sua marcha.
A via de abrandamento é a via de trânsito mais à direita e destinada aos veículos que pretendam sair da autoestrada.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
A sinalização luminosa desta via pública indica-me:
A
A
Passagem autorizada.
B
B
Que apenas estou autorizado a mudar de direção à direita.
C
C
Que devo parar antes de atingir a zona regulada pelo sinal.
A sinalização desta via pública obriga-me a:
A
A
Ceder a passagem aos veículos que saiam do parque de estacionamento.
B
B
Moderar especialmente a velocidade.
C
C
Parar.
A sinalização de mensagem variável pode informar sobre a afetação de vias de trânsito?
A
A
Não, nunca pode.
B
B
Sim, mas apenas nas autoestradas ou vias equiparadas.
C
C
Sim, pode.
Como se chamam as marcas rodoviárias que delimitam a faixa de rodagem?
A
A
Bandas cromáticas.
B
B
Bermas.
C
C
Guias.
A sequência de pares de linhas transversais de cor branca que se encontram no pavimento, servem para indicar aos condutores:
A
A
Que devem reduzir a velocidade.
B
B
O número de vias de trânsito no mesmo sentido.
C
C
A largura da via pública.
A marca rodoviária de cor amarela existente nesta via pública:
A
A
Proíbe o estacionamento e permite a paragem de veículos.
B
B
Proíbe a paragem e o estacionamento de veículos.
C
C
Proíbe a paragem e permite o estacionamento de veículos.
A marca rodoviária à minha direita destina-se a identificar a via de trânsito que delimita como:
A
A
Corredor de circulação.
B
B
Via de abrandamento.
C
C
Via de aceleração.
A marca longitudinal que separa os dois sentidos de trânsito indica-me que:
A
A
Estou proibido de pisar ou transpor a marca rodoviária.
B
B
O condutor que circula em sentido contrário está proibido de a pisar ou transpor.
C
C
Só posso pisar ou transpor a marca rodoviária para efetuar manobras.
A linha longitudinal descontínua inscrita no pavimento delimita uma via de trânsito em que o condutor deve:
A
A
Aumentar a velocidade.
B
B
Engrenar uma mudança de força.
C
C
Reduzir a velocidade.
A linha longitudinal contínua que se encontra à minha direita pode ser pisada ou transposta?
A
A
Não, nem mesmo para mudar de direção.
B
B
Sim, mas apenas se o meu destino for o Lumiar ou Paço do Lumiar.
C
C
Sim, mas apenas se pretender mudar de direção.
A linha longitudinal contínua aposta no eixo da faixa de rodagem indica:
A
A
O dever de circular à sua esquerda.
B
B
Proibição de a pisar ou transpor.
C
C
Que pode ser pisada ou transposta para efetuar manobras.
A linha descontínua de cor amarela indica-me que:
A
A
Não posso parar nem estacionar.
B
B
Posso estacionar mas não parar.
C
C
Posso parar mas não estacionar.
A linha descontínua de aviso que se encontra no pavimento, indica-me a proximidade de uma:
A
A
Linha contínua.
B
B
Linha descontínua de abrandamento.
C
C
Linha descontínua.
As setas marcadas no pavimento indicam a conveniência de:
A
A
Passar para a via de trânsito para onde elas apontam.
B
B
Virar à esquerda no próximo entroncamento ou cruzamento.
A linha contínua separadora dos dois sentidos de trânsito:
A
A
Obriga-me sempre a transitar à sua direita.
B
B
Permite-me pisar ou transpor apenas para realizar manobras.
C
C
Permite-me pisar ou transpor.
Ao estacionar neste local, irei impedir a formação de uma fila. Posso estacionar?
A
A
Sim, desde que por pouco tempo.
B
B
Não.
C
C
Não, mas apenas se não deixar ligadas as luzes de perigo.
Caso o condutor do veículo estacionado em cima do passeio não seja identificado, quem será responsabilizado por esta infração?
A
A
Apenas o condutor pode ser responsabilizado.
B
B
Ninguém será responsabilizado, caso não se identifique o condutor.
C
C
O proprietário.
Cometo uma contraordenação se parar neste local?
A
A
Sim, grave, se parar na faixa de rodagem.
B
B
Sim, leve, se parar na berma.
C
C
Sim, muito grave, se parar na faixa de rodagem.
Ao transitar nesta via de trânsito posso mudar de direção à direita?
A
A
Não.
B
B
Sim, desde que mude imediatamente de via de trânsito.
C
C
Sim, desde que sinalize a minha intenção.
Ao pretender mudar de direção à esquerda, devo:
A
A
Aproximar o veículo do eixo da faixa de rodagem.
B
B
Aproximar sempre o veículo do lado esquerdo da faixa de rodagem.
C
C
Manter o veículo o mais à direita possível.
Ao mudar de direção o veículo que me precede, deve:
A
A
Ceder a passagem se existirem peões a atravessar a faixa de rodagem em que vai entrar.
B
B
Ligar as luzes de perigo, devido às dimensões do veículo.
C
C
Parar, antes de terminar a manobra.
Ao fazer marcha atrás, nesta via, devo:
A
A
Exceder a distância de 50 metros.
B
B
Realizar a manobra lentamente e no menor trajeto possível.
C
C
Realizar a manobra num espaço inferior a 10 metros.
Ao circular numa autoestrada devo saber que:
A
A
A manobra de marcha atrás só é permitida como manobra auxiliar ou de recurso e deve efetuar-se lentamente e no menor trajeto possível.
B
B
A manobra de marcha atrás só é permitida se na faixa de rodagem existirem duas ou mais filas de trânsito no mesmo sentido.
C
C
É proibido fazer marcha atrás ainda que fora da faixa de rodagem.
Nesta situação posso inverter o sentido de marcha?
A
A
Não posso.
B
B
Posso, se acender os máximos.
C
C
Posso, se buzinar ao mesmo tempo.