Não devo entrar numa passagem de nível:
A
A
Quando as instruções dos agentes ferroviários o proibirem.
B
B
Que não seja sinalizada.
C
C
Se não existir guarda.
Nas autoestradas devo:
A
A
Nunca ocupar outra via que não a da direita, independentemente do meu objetivo.
B
B
Praticar uma condução adequada, ao tipo e condições da via.
C
C
Transitar na via da esquerda deixando livre a via da direita para os pesados.
Nesta faixa de rodagem, posso contornar o veículo branco?
A
A
Não, porque existem veículos a transitar na via de trânsito da esquerda.
B
B
Sim, desde que inicie a manobra rapidamente, pelo que não é necessário sinalizá-la.
C
C
Sim, desde que tome todas as precauções necessárias.
Nesta situação devo imobilizar-me:
A
A
A distância não superior a dois metros do veículo da frente.
B
B
A pelo menos dois metros do veículo da frente.
C
C
Próximo do veículo da frente, em situação de segurança.
Nesta situação devo:
A
A
Estar atento a toda a informação que classifico como pertinente.
B
B
Estar especialmente atento à inexistência de marcas rodoviárias.
C
C
Utilizar os sinais sonoros.
Nesta situação devo:
A
A
Ceder a passagem porque o outro veículo apresenta-se pela direita.
B
B
Estar especialmente atento ao comportamento do outro condutor.
C
C
Prosseguir a marcha independentemente do comportamento do outro condutor.
Nesta situação em que o acidente constitui um obstáculo à circulação o primeiro cuidado a ter deve ser:
A
A
Chamar as autoridades fiscalizadoras de trânsito.
B
B
Fazer sinais de luzes aos outros condutores.
C
C
Sinalizar o acidente.
Nesta situação o passageiro deveria ter saído:
A
A
Indistintamente pelo lado esquerdo ou direito do veículo.
B
B
Pelo lado direito do veículo.
C
C
Pelo lado esquerdo do veículo.
Neste local, conduzo com segurança se:
A
A
Adaptar a velocidade e atender às marcas no pavimento.
B
B
Inverter o sentido de marcha.
C
C
Parar.
Nesta situação, devo circular com as luzes de:
A
A
Cruzamento.
B
B
Estrada, porque o local é mal iluminado.
C
C
Presença, para não provocar encandeamento.
Nesta situação, devo utilizar as luzes de estrada?
A
A
Não, porque dentro das localidades não é permitido utilizar essas luzes.
B
B
Não, porque existem veículos estacionados fora da faixa de rodagem.
C
C
Não.
Nesta situação, devo:
A
A
Parar atrás dos veículos imobilizados.
B
B
Preparar-me para contornar os veículos imobilizados.
C
C
Utilizar os sinais sonoros e aguardar que os veículos retomem a marcha.
Nesta situação, devo:
A
A
Moderar a velocidade e utilizar sinais sonoros.
B
B
Transitar com especial prudência e com as luzes de perigo ligadas.
Neste local, posso ultrapassar?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Nesta situação, o painel adicional:
A
A
Indica uma atuação.
B
B
Obriga a um procedimento.
Neste acidente de que resultam feridos devem ser submetidos a teste de álcool.
A
A
Todos os intervenientes no acidente.
B
B
Todos os ocupantes dos veículos.
Nesta situação, se a passagem de nível se encontrar fechada, devo:
A
A
Parar e ligar as luzes de estrada.
B
B
Parar e ligar as luzes de perigo.
C
C
Parar e ligar as luzes de presença.
Nesta situação, se decidir contornar o veículo imobilizado, devo:
A
A
Alertar o condutor do veículo imobilizado para o facto de estar a praticar uma infração.
B
B
Certificar-me que o posso fazer em segurança.
C
C
Ligar as luzes de perigo.
Nos locais de visibilidade reduzida, o condutor deve:
A
A
Inverter o sentido de marcha.
B
B
Moderar a velocidade.
C
C
Parar.
Nesta situação:
A
A
Eu tenho o dever de ceder a passagem.
B
B
Eu tenho o direito de avançar logo que exista espaço para o meu veículo circular.
C
C
Eu tenho o direito de avançar.
Nesta situação:
A
A
Devo estar atento ao comportamento do outro condutor.
B
B
Sou obrigado a parar.
C
C
Tenho prioridade, como tal devo utilizar sinais sonoros com o objetivo de avançar em primeiro lugar.
Nestas circunstâncias para praticar uma condução defensiva é fundamental, considerar a recolha de informação, porque:
A
A
A visibilidade é menor.
B
B
Estou mais cansado.
C
C
Estou menos atento.
Neste local a visibilidade não é suficiente. Como tal devo:
A
A
Avançar, adaptando a velocidade às condições do local.
B
B
Ligar as luzes de perigo para assim ser visto por todos os utentes.
C
C
Parar e aguardar que não transite ninguém na via pública antes de avançar.
O cinto de segurança deve ser considerado um elemento de:
A
A
Segurança ativa.
B
B
Segurança passiva.
Neste local devo reduzir a velocidade?
A
A
Não, só se os veículos da frente assinalarem travagem.
B
B
Sim, aproximo-me de uma zona onde circulam veículos a velocidade moderada.
C
C
Sim, porque vou entrar numa localidade.
Neste local os peões devem transitar:
A
A
É indiferente o local onde transitam porque a intensidade de trânsito é reduzida.
B
B
Na berma.
C
C
Na faixa de rodagem.
Neste local, pratico uma condução defensiva, se:
A
A
Adaptar a minha condução às características do local.
B
B
Circular com as luzes de perigo ligadas.
C
C
Transitar no eixo da faixa de rodagem.
Neste local:
A
A
Não posso ultrapassar, devido à existência da passagem para peões.
B
B
Posso ultrapassar, porque existem 2 vias de trânsito neste sentido.
No carregamento deste veículo o condutor deve assegurar-se que o peso da carga:
A
A
Mais o peso da tara, não é superior ao peso bruto.
B
B
Não é superior ao peso da tara.
C
C
Não influencia a normal velocidade do veículo.
No transporte de mercadorias, deve ficar assegurado o equilíbrio do veículo?
A
A
Sim, mas apenas em marcha.
B
B
Sim, mas apenas quando estiver parado.
C
C
Sim, parado e em marcha.