A hidroplanagem é um fenómeno suscetível de comprometer a aderência e a estabilidade de um motociclo de duas rodas, podendo ocorrer:
A
A
Em piso em mau estado de conservação ou com areia.
B
B
Em piso enlameado ou com areia.
C
C
Em piso molhado.
Em que caso se devem utilizar placas de amarelo refletor e vermelho fluorescente, na retaguarda de um veículo?
A
A
Sempre que o veículo for um pesado.
B
B
Só se o veículo tiver mais de 12 metros de comprimento.
O capacete integral, utilizado pelo motociclista, permite:
A
A
Evitar o embaciamento da viseira.
B
B
Maior proteção ao condutor.
C
C
Que o motociclista atinja maior velocidade.
Durante a condução de um motociclo, quanto mais leve for o capacete:
A
A
Maior será o nível de cansaço do condutor, já que um capacete leve é menos resistente à ação do vento.
B
B
Maior será o nível de cansaço do condutor, já que um capacete leve tem uma fraca insonorização.
C
C
Menor será o nível de cansaço do condutor.
Pretendo mudar de direção à esquerda. O que devo fazer?
A
A
Com a devida antecedência, sinalizar e aproximar o meu veículo do eixo da faixa de rodagem.
B
B
Desistir da manobra, porque os sentidos de trânsito são divididos por uma linha contínua.
C
C
Mudar de via de trânsito.
O que devo fazer nesta situação?
A
A
Aumentar um pouco a velocidade, porque a intensidade de trânsito é bastante reduzida.
B
B
Parar.
C
C
Transitar com precaução.
Qual deve ser a ordem de passagem nesta intersecção?
A
A
Ambulância, o meu veículo, o veículo verde e por último o veículo pesado.
B
B
Ambulância, veículo pesado, veículo verde e por último o meu veículo.
A força do motor dos motociclos de duas rodas, é transmitida à roda motora por meio de:
A
A
Corrente, correia de fibra de vidro ou veio de transmissão em carbono.
B
B
Corrente, correia de policarbonato ou veio de transmissão em compósito.
C
C
Corrente, correia dentada ou veio de transmissão.
A ultrapassagem ao velocípede:
A
A
Deve ser acompanhada de uso continuado dos sinais sonoros.
B
B
Deve ser efetuada rapidamente.
C
C
Não deve ser efetuada.
A ambulância encontra-se numa via de aceleração ou de abrandamento?
A
A
De abrandamento.
B
B
De aceleração.
Nesta situação, quem tem o dever de ceder a passagem?
A
A
Eu, porque à minha direita se apresenta um automóvel.
B
B
Eu, porque já transito na rotunda.
C
C
O condutor do automóvel ligeiro, porque eu já circulo na rotunda.
Na situação da figura, em que conduzo um motociclo sem ABS, se necessitar de travar, devo:
A
A
Utilizar apenas o travão de trás.
B
B
Utilizar os dois travões, exercendo uma maior pressão sobre o da frente.
C
C
Utilizar só o travão da frente.
Os condutores dos motociclos podem utilizar os sinais sonoros?
A
A
Não, estes condutores estão impedidos de utilizar sinais sonoros.
B
B
Sim, em caso de perigo iminente.
C
C
Sim, para protestar.
Em regra, ao circular numa rotunda, tenho prioridade de passagem sobre os veículos que nela pretendam entrar?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Os motociclos devem obedecer às mesmas regras de estacionamento previstas para automóveis.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
O condutor da ambulância pretende mudar de direção à direita. Deve:
A
A
Avançar.
B
B
Ceder-me a passagem.
C
C
Parar.
Qual das seguintes afirmações está correta para o sinal de informação?
A
A
Localização de uma passagem para peões.
B
B
Passagem proibida a peões.
C
C
Pista obrigatória para peões.
Este sinal vertical indica-me:
A
A
Aproximação de uma via em que devo ceder a passagem.
B
B
Curva perigosa à direita.
C
C
Outros perigos.
O sinal proíbe o trânsito aos automóveis de mercadorias?
A
A
Sim, a todos os automóveis de mercadorias.
B
B
Sim, mas apenas aos automóveis ligeiros.
C
C
Sim, mas apenas aos automóveis pesados.
Qual o significado do sinal vertical?
A
A
Curva perigosa à esquerda.
B
B
Proibição de inverter o sentido de marcha.
C
C
Proibição de mudança de direção à esquerda.
O que devo fazer nesta situação?
A
A
Fazer sinais de luzes se pretender ultrapassar.
B
B
Manter o veículo na mesma via de trânsito.
C
C
Parar, porque circula um veículo em sentido contrário.
Posso parar neste local?
A
A
Na faixa de rodagem é proibido, sendo no entanto permitido na berma.
B
B
Não.
C
C
Sim, por breves instantes na berma.
Conduzindo um motociclo nesta via, não urbana, devo circular a uma velocidade compreendida entre os 50 e os 90 km/h.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
Na imagem da direita, a barra horizontal do sinal indica ao condutor de veículos de transporte coletivo que:
A
A
Deve prosseguir a marcha, mas a velocidade moderada.
B
B
É obrigado a parar antes de entrar na zona regulada pelo sinal.
C
C
Pode prosseguir a marcha, embora com atenção.
Entende-se por corredor de circulação:
A
A
A via de trânsito destinada à circulação de veículos.
B
B
A via de trânsito reservada a veículos de determinada espécie ou afetos a determinados transportes.
C
C
Toda a faixa de rodagem.
Os peões requerem da parte do condutor, uma atenção especial enquanto utentes da via pública?
A
A
Não, porque o espaço que devem ocupar na via pública não é a faixa de rodagem.
B
B
Sim, desde que ocupem os locais a eles destinados.
C
C
Sim, porque podem ter comportamentos imprevisíveis e são vulneráveis.
Ao circular nesta via pública, o condutor de um motociclo deve:
A
A
Evitar permanecer no chamado ângulo morto.
B
B
Permanecer o mais junto possível ao veículo pesado por causa do efeito da deslocação do ar.
C
C
Preferencialmente, manter-se no chamado ângulo morto.
Fora das localidades, qual a velocidade mínima a praticar?
A
A
40 km/h.
B
B
Aquela que se adapta às condicionantes do momento e que não provoque embaraço no trânsito.
C
C
Não há velocidade mínima, o condutor pode praticar qualquer velocidade.
Para além dos peões que já transitam na via pública, devo estar atento às casas que marginam este local. Assim:
A
A
Devo parar.
B
B
Devo transitar com velocidade bastante moderada.
C
C
O mais seguro é inverter o sentido de marcha.
A marcha atrás é uma manobra de recurso, que não deve ser executada:
A
A
A uma velocidade reduzida.
B
B
Nas vias de sentido único.
C
C
Nos locais com muita intensidade de trânsito.
Nesta situação devo:
A
A
Acelerar pois tenho o direito de passar primeiro.
B
B
Buzinar com insistência para advertir o condutor que não pode realizar aquela manobra.
C
C
Reduzir a velocidade e circular com especial precaução.
O sinal vertical de fundo azul indica-me que:
A
A
Não posso mudar de direção.
B
B
Não tenho que ceder a passagem.
C
C
Vou encontrar uma subida acentuada.
Nesta situação:
A
A
Devo estar atento ao comportamento do peão.
B
B
Devo utilizar os sinais sonoros, ao passar ao lado do peão.
C
C
Não me devo preocupar com o comportamento do peão.
As ordens dos agentes reguladores do trânsito prevalecem sobre a indicação resultante do sinal luminoso vermelho?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Regra geral, um quadro de um motociclo é constituído por:
A
A
Uma estrutura tubular de alta resistência.
B
B
Uma estrutura tubular maciça.
C
C
Uma estrutura em aço, sempre aparafusada.
Devo saber que se desrespeitar a obrigação de parar imposta pela luz vermelha de regulação do trânsito:
A
A
A sanção de inibição de conduzir tem a duração mínima de dois meses e máxima de dois anos.
B
B
A sanção de inibição de conduzir tem a duração mínima de dois meses e máxima de um ano.
C
C
A sanção de inibição de conduzir tem a duração mínima de um mês e máxima de um ano.
A condução nestas condições afeta:
A
A
A distância de reação.
B
B
A distância de travagem.
C
C
O tempo de reação.
Quem for condenado pela prática de uma contraordenação muito grave durante o período em que o seu título de condução se encontra em regime probatório:
A
A
Fica com o título caducado.
B
B
Mantém o título.
O sinal de zona indica:
A
A
Fim de zona de estacionamento autorizado.
B
B
Fim de zona de paragem e estacionamento proibidos.
C
C
Fim de zona de paragem proibida.
Um dos fatores que influencia a TAS é a quantidade de álcool ingerido.
A
A
Certo.
B
B
Errado.