As luvas de um motociclista devem ser o mais resistentes possíveis ainda que prejudiquem um pouco o controlo dos comandos do motociclo. Concorda com esta afirmação?
A
A
Não, as luvas não podem prejudicar o controlo dos comandos do motociclo.
B
B
Não, salvo no caso de motociclos de elevada cilindrada e em viagens longas.
C
C
Sim, para proteger o condutor em caso de queda.
O sinal informa-me que:
A
A
A via à direita é destinada à circulação de peões e motociclos.
B
B
A via à direita é destinada à circulação de peões e velocípedes.
C
C
Não devem circular peões nem motociclos na via à direita.
O estacionamento do meu veículo em local reservado, mediante sinalização, a determinados veículos é considerado:
A
A
Estacionamento abusivo.
B
B
Estacionamento proibido.
Um condutor que circule com uma taxa de álcool no sangue superior a 0,8 g/l e inferior a 1,2 g/l comete uma contraordenação muito grave. Concorda com esta afirmação?
A
A
Não.
B
B
Sim, salvo se apresentar defesa.
C
C
Sim.
Nesta situação, o condutor do velocípede, deve:
A
A
Avançar.
B
B
Ceder a passagem.
C
C
Parar, para me ceder a passagem.
Devo ceder a passagem:
A
A
A todos os veículos que entram numa passagem de nível.
B
B
A todos os veículos que saiam duma passagem de nível.
Após o sinal vertical, não é possível inverter o sentido de marcha.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
No local em que me encontro posso realizar a manobra de inversão do sentido de marcha?
A
A
Não, em circunstância alguma.
B
B
Sim, desde que não cause perigo ou embaraço para o trânsito.
Após o sinal posso estacionar?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Nas autoestradas, a velocidade máxima autorizada é de:
A
A
100 km/h para todos os motociclos e triciclos.
B
B
110 km/h para todos os automóveis ligeiros.
C
C
80 km/h para os automóveis pesados de mercadorias com reboque.
Caminho é uma via pública destinada:
A
A
À circulação exclusiva de animais.
B
B
À circulação exclusiva de tratores agrícolas.
C
C
Ao trânsito local em zonas rurais.
Quando a visibilidade é insuficiente, para além da utilização das luzes, devo:
A
A
Adaptar a velocidade.
B
B
Moderar a velocidade e utilizar os sinais sonoros.
C
C
Utilizar sempre os sinais sonoros.
Os veículos prioritários têm prioridade de passagem quando circulam numa rotunda?
A
A
Não, apenas têm prioridade de passagem sobre os veículos sem motor.
B
B
Não, apenas têm prioridade se transitarem em missão urgente de socorro.
C
C
Sim, têm sempre prioridade de passagem, mesmo que não transitem em missão urgente de socorro.
O sinal indica:
A
A
Que o local onde transito é sobrevoado a baixa altitude.
B
B
Um local sobrevoado a baixa altitude, a 200 metros.
C
C
Uma pista de aviação numa extensão de 200 metros.
Neste local, posso transpor a linha marcada no pavimento.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Posso efetuar a manobra de ultrapassagem posicionado nesta via de trânsito?
A
A
Não, a manobra é proibida.
B
B
Sim, a manobra é permitida.
C
C
Sim, exceto para veículos pesados.
A fadiga é um fator que provoca, no condutor:
A
A
A diminuição do seu tempo de reação.
B
B
A diminuição do tempo de reação, logo a sua atenção é maior.
C
C
O aumento do seu tempo de reação.
Na via pública, uma zona de coexistência existe para:
A
A
Utilização partilhada por peões e veículos com regras especiais de trânsito e sinalizada como tal.
B
B
Utilização partilhada por peões e veículos sem regras especiais de trânsito e sem necessidade de sinalização.
Em autoestrada, qual é a velocidade máxima a que os condutores de automóveis pesados de mercadorias sem reboque podem circular?
A
A
100 km/h.
B
B
120 km/h.
C
C
90 km/h.
Durante a condução de um motociclo, o constante movimento dos olhos:
A
A
Afeta a concentração, aumentando o risco de acidente.
B
B
Aumenta a fadiga e compromete a eficácia da trajetória em curva.
C
C
Evita o fenómeno da fixação, que se traduz no risco de orientar o veículo para onde se está a olhar.
O que devo esperar do comportamento do condutor que se apresenta à minha direita?
A
A
Que avance em primeiro lugar.
B
B
Que me ceda a passagem, parando se necessário.
C
C
Que pare e me ceda a passagem.
Na condução dum motociclo de duas rodas e durante a travagem, a utilização correta dos dois travões em simultâneo é suscetível de:
A
A
Aumentar a transferência de massa para a frente do veículo, o que se traduz numa travagem mais segura.
B
B
Evitar situações de risco, porque atenua as deslocações de massa.
C
C
Promover a concentração de toda a massa na retaguarda do veículo, o que se traduz numa travagem mais segura.
Das afirmações que se seguem, assinale a que entender como verdadeira:
A
A
O gelo na estrada compromete a aderência e promove o aumento do tempo de reação.
B
B
O gelo na estrada influencia a distância de paragem.
C
C
O gelo na estrada promove o aumento do tempo de reação e diminui a distância de travagem.
Relativamente à travagem em motociclos, indique qual afirmação correta:
A
A
Na condução de motociclos, ambos os travões são utilizados com a mesma frequência e intensidade.
B
B
Na condução de motociclos, o travão da roda da frente é utilizado com maior frequência que o da roda de trás.
C
C
Na condução de motociclos, o travão da roda de trás é utilizado com maior frequência que o travão da roda da frente.
Sempre que à minha frente circula um veículo de marcha lenta, a manobra de ultrapassagem é permitida.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Apenas é permitida a utilização dos sinais sonoros em caso de perigo iminente. Concorda com esta afirmação?
A
A
Não, ao circular dentro de uma localidade, durante a noite, também posso utilizar os sinais sonoros para prevenir um condutor da intenção de o ultrapassar.
B
B
Não, ao circular fora das localidades também posso utilizar os sinais sonoros em lombas de visibilidade reduzida.
C
C
Sim, concordo.
O protetor do pescoço contribui para a segurança passiva de um motociclista?
A
A
Não.
B
B
Sim, porque limita a articulação lateral do condutor e protege as vértebras da coluna.
C
C
Sim, porque limita a torção do pescoço do condutor.
A que distância deve ser visível o triângulo de pré-sinalização de perigo?
A
A
A pelo menos 100 metros.
B
B
A pelo menos 120 metros.
C
C
A pelo menos 30 metros.
Estou proibido de estacionar sempre que os veículos que circulam nesta via de trânsito tenham de utilizar a parte destinada ao sentido contrário para circular. Concorda com esta afirmação?
A
A
Não.
B
B
Sim.
A sinalização de mensagem variável pode ser colocada:
A
A
Do lado direito da faixa de rodagem.
B
B
Do lado direito ou sobre a faixa de rodagem.
C
C
Unicamente sobre a via.
Circulo numa via reservada a automóveis e motociclos. Logo na via de trânsito em que me encontro podem circular, para ultrapassar:
A
A
Todos os automóveis, menos os pesados de mercadorias ou conjuntos de veículos cujo comprimento exceda 7 metros.
B
B
Todos os automóveis, menos os pesados de passageiros.
C
C
Todos os veículos.
Nesta situação, fico obrigado:
A
A
A agir em conformidade com o comportamento dos outros utentes.
B
B
A ligar as luzes de perigo.
C
C
A ultrapassar, utilizando para isso os sinais luminosos.
A sinalização presente indica:
A
A
Fim da estrada com prioridade.
B
B
Mudança de direção da via com prioridade.
C
C
Proximidade de um cruzamento.
A partir da sinalização existente na via sei que:
A
A
Não posso inverter o sentido de marcha.
B
B
Posso inverter o sentido de marcha porque a linha descontínua permite.
As acelerações bruscas, em marcha, que não provoquem derrapagem, podem comprometer a estabilidade de um motociclo?
A
A
Sim, uma vez que a aceleração provoca diminuição de aderência de ambos os pneus.
B
B
Sim, uma vez que a aceleração provoca diminuição de aderência do pneu da frente.
C
C
Sim, uma vez que a aceleração provoca diminuição de aderência do pneu da retaguarda.
Qual o significado do sinal vertical?
A
A
Condições atmosféricas adversas.
B
B
Neve ou gelo.
C
C
Pavimento escorregadio.
Nesta situação, aplicarei técnicas de condução defensiva, se:
A
A
Aumentar a velocidade e utilizar os sinais sonoros.
B
B
Não modificar a minha velocidade e utilizar os sinais sonoros.
C
C
Previr e antecipar o comportamento dos peões.
Neste local, os utentes de veículos de duas rodas devem realizar a manobra de ultrapassagem pelo lado direito.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
Quanto maior for a velocidade a que circulo maior será a distância de paragem.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Se a velocidade aumenta, a distância de segurança:
A
A
Deve aumentar também.
B
B
Deve ser menor.
C
C
Não se altera.