As luvas de um motociclista devem ser o mais resistentes possíveis ainda que prejudiquem um pouco o controlo dos comandos do motociclo. Concorda com esta afirmação?
A
A
Não, as luvas não podem prejudicar o controlo dos comandos do motociclo.
B
B
Não, salvo no caso de motociclos de elevada cilindrada e em viagens longas.
C
C
Sim, para proteger o condutor em caso de queda.
Caminho é uma via pública destinada:
A
A
À circulação exclusiva de animais.
B
B
À circulação exclusiva de tratores agrícolas.
C
C
Ao trânsito local em zonas rurais.
Os motociclos de alta cilindrada são obrigados a ter, no painel de instrumentos:
A
A
A indicação do nível do óleo do motor.
B
B
Um indicador das rotações do motor.
C
C
Um velocímetro.
Durante a condução de um motociclo, o constante movimento dos olhos:
A
A
Afeta a concentração, aumentando o risco de acidente.
B
B
Aumenta a fadiga e compromete a eficácia da trajetória em curva.
C
C
Evita o fenómeno da fixação, que se traduz no risco de orientar o veículo para onde se está a olhar.
Na condução dum motociclo de duas rodas e durante a travagem, a utilização correta dos dois travões em simultâneo é suscetível de:
A
A
Aumentar a transferência de massa para a frente do veículo, o que se traduz numa travagem mais segura.
B
B
Evitar situações de risco, porque atenua as deslocações de massa.
C
C
Promover a concentração de toda a massa na retaguarda do veículo, o que se traduz numa travagem mais segura.
Das afirmações que se seguem, assinale a que entender como verdadeira:
A
A
O gelo na estrada compromete a aderência e promove o aumento do tempo de reação.
B
B
O gelo na estrada influencia a distância de paragem.
C
C
O gelo na estrada promove o aumento do tempo de reação e diminui a distância de travagem.
Relativamente à travagem em motociclos, indique qual afirmação correta:
A
A
Na condução de motociclos, ambos os travões são utilizados com a mesma frequência e intensidade.
B
B
Na condução de motociclos, o travão da roda da frente é utilizado com maior frequência que o da roda de trás.
C
C
Na condução de motociclos, o travão da roda de trás é utilizado com maior frequência que o travão da roda da frente.
As luvas a utilizar pelos condutores de motociclos têm como finalidade:
A
A
Garantir a proteção das mãos durante a condução e em caso de acidente.
B
B
Garantir somente a proteção das mãos em caso de acidente.
C
C
Garantir somente a temperatura adequada das mãos.
O protetor do pescoço contribui para a segurança passiva de um motociclista?
A
A
Não.
B
B
Sim, porque limita a articulação lateral do condutor e protege as vértebras da coluna.
C
C
Sim, porque limita a torção do pescoço do condutor.
As acelerações bruscas, em marcha, que não provoquem derrapagem, podem comprometer a estabilidade de um motociclo?
A
A
Sim, uma vez que a aceleração provoca diminuição de aderência de ambos os pneus.
B
B
Sim, uma vez que a aceleração provoca diminuição de aderência do pneu da frente.
C
C
Sim, uma vez que a aceleração provoca diminuição de aderência do pneu da retaguarda.
Neste local, os utentes de veículos de duas rodas devem realizar a manobra de ultrapassagem pelo lado direito.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
Quanto maior for a velocidade a que circulo maior será a distância de paragem.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Na condução de um motociclo a velocidades mais elevadas, durante a travagem, cabe ao travão da retaguarda:
A
A
A manutenção do equilíbrio e da estabilidade do veículo, compensando a deslocação de massa e diminuindo a pressão sobre o pneu da frente.
B
B
O grosso da eficácia de travagem, bem como a manutenção do equilíbrio do veículo.
C
C
O grosso da eficácia de travagem.