O sinal que a condutora está a fazer indica que o motociclo tem a luz de mudança de direção do lado esquerdo avariada.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
O trânsito de ciclomotores sem utilização das luzes de cruzamento, durante o dia, constitui contraordenação?
A
A
Não.
B
B
Sim, grave.
C
C
Sim, leve.
Os motociclistas devem transitar sempre com as luzes acesas?
A
A
Sim, com as de mínimos.
B
B
Sim, mas só quando a visibilidade é reduzida.
C
C
Sim, com as de cruzamento.
Os motociclos devem estar equipados com luzes de estrada?
A
A
Sim, com uma de cor branca.
B
B
Não, pois tais luzes só são obrigatórias nos automóveis.
C
C
Sim, com uma ou duas.
Os motociclos podem estar equipados com o sinal de perigo?
A
A
Sim, mas só os de cilindrada superior a 50 cm³.
B
B
Não, só se acoplarem carro lateral destinado ao transporte de um passageiro.
C
C
Sim, podem.
A prática de uma condução defensiva revela-se ainda mais importante para o condutor de um:
A
A
Automóvel, porque está mais protegido.
B
B
Motociclo, porque é mais visível, devido à sua posição mais elevada na circulação.
C
C
Motociclo, porque está menos protegido.
É proibido aos condutores de motociclos:
A
A
Fazer-se rebocar.
B
B
Seguir com os pés nos pedais ou apoios.
C
C
Ultrapassar na Ponte 25 de Abril.
Existem espelhos retrovisores que possam contribuir para uma redução dos ângulos mortos da visão?
A
A
Sim, os planos.
B
B
Não.
C
C
Sim, os convexos.
Na condução de motociclos é sempre proibido:
A
A
Seguir a par.
B
B
Ligar os máximos.
C
C
Levantar a roda da frente no arranque.
No caso de acidente, um motociclista, comparado com o condutor de uma automóvel ligeiro, apresenta:
A
A
O mesmo risco de sofrer ferimentos.
B
B
Mais risco de sofrer ferimentos.
C
C
Menos risco de sofrer ferimentos.
Posso fazer marcha atrás neste local?
A
A
Não, porque a manobra é proibida em todas as curvas.
B
B
Não, pois o local é de visibilidade insuficiente.
C
C
Sim, se percorrer apenas dois metros e meio.
Pretendo mudar de direção à esquerda. Caso não se encontrem condutores à minha retaguarda não sou obrigado a sinalizar a manobra.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
O condutor pode voltar à esquerda no próximo cruzamento.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Nesta situação, posso inverter o sentido de marcha?
A
A
Sim, desde que tome as devidas precauções.
B
B
Não, porque a manobra é proibida nas passagens de nível.
Pretendendo mudar de direção à direita no entroncamento devo:
A
A
Parar e ceder a passagem aos veículos motorizados.
B
B
Parar e ceder a passagem aos veículos que se apresentem pela direita.
C
C
Aproximar-me com a devida antecedência do limite direito da faixa de rodagem.
Nos túneis é proibido:
A
A
Fazer marcha atrás.
B
B
Ultrapassar.
C
C
Utilizar as luzes de cruzamento.
Nas vias de sentido único é proibido:
A
A
Inverter o sentido de marcha.
B
B
Utilizar os sinais sonoros em caso de perigo iminente.
C
C
Ultrapassar.
Posso inverter o sentido de marcha neste exato local?
A
A
Sim, porque não circula nenhum veículo em sentido contrário.
B
B
Não.
C
C
Sim, desde que tome as devidas precauções.
Se inverter o sentido de marcha, pratico alguma infração?
A
A
Sim, grave.
B
B
Sim, muito grave.
C
C
Não.
É proibido inverter o sentido de marcha nos túneis.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Pretendendo mudar de direção à esquerda:
A
A
Passo por trás do velocípede.
B
B
Passo pela esquerda do velocípede.
C
C
Deixo o velocípede concluir a manobra.
Posso inverter o sentido de marcha?
A
A
Sim, desde que tome as devidas precauções.
B
B
Não.
Posso inverter o sentido de marcha?
A
A
Sim.
B
B
Não.
Ao mudar de direção à direita devo:
A
A
Aproximar-me do eixo da faixa de rodagem.
B
B
Ceder a passagem ao veículo da direita.
C
C
Aproximar-me do limite direito da faixa de rodagem.
A manobra de marcha atrás:
A
A
É proibida em todas as curvas.
B
B
Só é proibida nas curvas de visibilidade reduzida.
Nas pontes é proibido:
A
A
Ultrapassar.
B
B
Fazer marcha atrás.
A manobra de marcha atrás deve ser realizada:
A
A
No espaço mínimo indispensável.
B
B
Percorrendo no máximo até 100 metros.
C
C
Pelo tempo que o condutor quiser, desde que não embarace o trânsito ou comprometa a segurança dos outros utentes da via.
Neste local estou impedido de:
A
A
Inverter o sentido de marcha.
B
B
Mudar de direção à esquerda.
Quais os veículos que podem estacionar perante este sinal?
A
A
Qualquer veículo.
B
B
Todos os veículos portadores que exibam cartão de estacionamento para pessoas com deficiência.
C
C
Todos os veículos com o deficiente dentro.
O estacionamento nas faixas de rodagem, fora das localidades, a mais de 50 metros das curvas de visibilidade insuficiente:
A
A
É permitido.
B
B
É proibido.
Posso parar na ponte?
A
A
Não.
B
B
Posso, se não embaraçar o trânsito.
C
C
Posso, se sinalizar a manobra.
A condução em trajetos monótonos pode incrementar a fadiga.
A
A
Errado.
B
B
Certo.
A condução por várias horas seguidas pode incrementar a fadiga?
A
A
Sim.
B
B
Não.
A fadiga tem influência na distância de reação porque provoca:
A
A
Um aumento da capacidade de reação.
B
B
Uma redução do tempo de reação.
C
C
Um aumento do tempo de reação.
A sonolência tem influência na distância de paragem porque provoca um aumento:
A
A
Do tempo de reação.
B
B
Da capacidade de reação.
C
C
Da capacidade de concentração do condutor.
A fadiga tem influência na distância de paragem porque provoca:
A
A
Um aumento dos reflexos do condutor.
B
B
Um aumento do tempo de reação.
C
C
Uma redução do tempo de reação.
Determinados medicamentos podem provocar perturbações na perceção visual e auditiva.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Determinados medicamentos podem provocar:
A
A
Aumento da acuidade visual.
B
B
Redução do tempo de reação.
C
C
Perturbações na perceção visual.
Determinados medicamentos podem provocar uma diminuição do tempo de reação.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Um dos principais efeitos da fadiga na condução é:
A
A
O aumento da capacidade de reação.
B
B
O aumento da distância de travagem.
C
C
A redução dos reflexos do condutor.