Em vias urbanas, os ciclomotoristas estão dispensados do uso do capacete?
A
A
Sim, porque conduzem veículos de baixa cilindrada.
B
B
Sim, porque circulam a baixa velocidade.
C
C
Não.
Ao comprar um capacete, o motociclista deve escolher:
A
A
Um aberto, porque permite um ângulo de visão mais amplo.
B
B
Um fechado de cores claras e vivas.
C
C
Um fechado, mas só de uma cor.
O motociclista deve limpar o capacete com graxa ou verniz.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Na condução de motociclos não é recomendável o uso de botas com atacadores, porque estes:
A
A
Reduzem a resistência ao deslocamento.
B
B
Podem prender-se nos comandos inferiores do veículo.
C
C
Aumentam a resistência ao deslocamento.
Na condução de motociclos, as luvas devem utilizar-se:
A
A
Só quando estiver frio.
B
B
Sempre.
C
C
Só quando estiver frio ou a chover.
Nos motociclos, a utilização do capacete só é obrigatória para o condutor e passageiros de idade igual ou superior a 12 anos?
A
A
Sim.
B
B
Não.
A vitalidade do capacete de proteção:
A
A
É de 5 anos.
B
B
É determinada pelo fabricante do motociclo.
C
C
É determinada pelo fabricante do capacete.
O capacete deste condutor é do tipo:
A
A
Aberto.
B
B
Híbrido.
C
C
Integral.
Um capacete com """"spoiler"""" [deflector]:
A
A
Melhora a visibilidade do motociclista.
B
B
Aumenta o conforto do motociclista.
C
C
Melhora a aerodinâmica.
O vestuário a utilizar na condução de motociclos deve:
A
A
Ser justo ao corpo.
B
B
Possuir aberturas de ar para evitar a transpiração.
C
C
Ser de cor preta, salvo no Verão.
Em condições normais, a duração média do tempo de reação é, aproximadamente, de:
A
A
1 segundo.
B
B
2 segundos.
C
C
3 segundos.
Em condições normais, a duração média do tempo de reação é de, aproximadamente, 2 segundos.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Em condições normais, a duração média do tempo de reação é de, aproximadamente, 1 segundo.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Nesta situação, a distância de segurança deve:
A
A
Aumentar.
B
B
Diminuir.
C
C
Ser a mesma que com o pavimento seco, porque circulo numa autoestrada.
Nesta situação, a distância de segurança deve:
A
A
Ser a mesma que com o pavimento seco, porque circulo dentro de uma localidade.
B
B
Diminuir.
C
C
Aumentar.
Nesta situação, a distância de segurança deve aumentar.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Nesta situação, a distância de segurança deve:
A
A
Manter-se.
B
B
Aumentar.
C
C
Diminuir.
Nestas condições, a distância de travagem:
A
A
Diminui.
B
B
Aumenta.
C
C
Não sofre alteração.
Uma das principais causas dos acidentes rodoviários é:
A
A
A taxa de álcool no sangue.
B
B
A experiência do condutor.
C
C
O excesso de velocidade.
Uma das principais causas dos acidentes rodoviários é:
A
A
O estado do pavimento.
B
B
O excesso de velocidade.
C
C
A idade do condutor.
A velocidade tem influência na distância de segurança?
A
A
Sim.
B
B
Não.
Se aumentar a velocidade, a distância de paragem:
A
A
Diminui.
B
B
Não se altera.
C
C
Aumenta.
A distância total percorrida entre o momento em que o condutor vê o obstáculo e aquele em que o veículo pára chama-se distância de travagem.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
A distância ou espaço mínimo que o condutor deve manter entre o seu veículo e o que segue à sua frente chama-se:
A
A
Distância de travagem.
B
B
Distância de paragem.
C
C
Distância de segurança.
O que afeta mais a distância de reação?
A
A
A fadiga.
B
B
Os travões.
C
C
O mau estado da via.
O que afeta mais a distância de reação?
A
A
O estado do pavimento.
B
B
A sonolência.
C
C
As condições atmosféricas.
A que distância mínima devo transitar do veículo que me precede?
A
A
A 50 metros, porque circulo fora de localidade.
B
B
A 5 metros, porque circulo a 50 km/hora.
C
C
A necessária para que consiga efetuar uma paragem sem perigo de acidente.
A velocidade tem influência na distância de reação.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Qual dos seguintes fatores tem mais influência na distância de reação?
A
A
As condições do pavimento.
B
B
A fadiga.
C
C
Os travões.
Qual dos seguintes fatores tem mais influência na distância de reação?
A
A
As condições atmosféricas.
B
B
As condições do pavimento.
C
C
A velocidade.
O que afeta mais o tempo de reação do condutor?
A
A
A velocidade.
B
B
As condições atmosféricas.
C
C
A ingestão de determinados medicamentos.
Se aumentar a velocidade devo aumentar a distância de segurança.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Nesta situação, a distância de segurança depende essencialmente:
A
A
Do tempo de reação.
B
B
Da distância de reação.
C
C
Das condições do pavimento.
Uma das principais causas dos acidentes rodoviários é:
A
A
O excesso de velocidade.
B
B
O estado da faixa de rodagem.
C
C
A taxa de álcool no sangue.
A distância de travagem, entre outros fatores, depende da inclinação da via?
A
A
Sim.
B
B
Não.
Com o pavimento molhado, a distância de segurança deve:
A
A
Manter-se.
B
B
Diminuir.
C
C
Aumentar.
Com o pavimento molhado ou escorregadio, a distância entre os veículos deve:
A
A
Aumentar.
B
B
Ser a mesma que com o pavimento seco.
C
C
Diminuir.
Os condutores de velocípedes são considerados utilizadores vulneráveis?
A
A
Sim, mas só quando transitam, aos pares, na faixa de rodagem.
B
B
Sim.
C
C
Não, porque só os peões é que são utilizadores vulneráveis.
As linhas contínuas adjacentes têm:
A
A
O mesmo significado que a linha mista.
B
B
Significado diferente da linha contínua.
C
C
O mesmo significado que a linha contínua.
Os sinais luminosos prevalecem sobre os sinais verticais?
A
A
Sim.
B
B
Não.