A alavanca ou manete de embraiagem do motociclo pressiona-se:
A
A
Com a mão direita.
B
B
Com a mão esquerda.
C
C
Apenas com um ou dois dedos.
Ao lavar o motociclo com uma mangueira de alta pressão, não se deve dirigir a água:
A
A
Para as jantes.
B
B
Para a extremidade do tubo de escape.
C
C
Para os pneus.
A alavanca ou manete do travão, situado junto do punho direito do guiador do motociclo, serve para acionar:
A
A
O travão dianteiro.
B
B
O travão traseiro.
C
C
O travão dianteiro e o traseiro.
A lubrificação dos motores de explosão a dois tempos nos motociclos, faz-se através:
A
A
Da corrente de transmissão.
B
B
De um óleo lubrificante misturado com a gasolina.
C
C
De um óleo lubrificante sem qualquer mistura.
A luz acesa no painel de instrumentos indica que o motociclo:
A
A
Se encontra em ponto morto.
B
B
Tem a luz de cruzamento ligada.
C
C
Tem a luz de estrada ligada.
A luz vermelha no painel de instrumentos indica-me:
A
A
Que o sistema de travagem ABS está ativo.
B
B
Que o regime de carga da bateria é insuficiente.
C
C
Uma anomalia no sistema de travagem.
A transmissão secundária ou final nos motociclos:
A
A
Só pode efetuar-se através de veio de transmissão.
B
B
Pode efetuar-se através de corrente ou de veio de transmissão.
C
C
Só pode efetuar-se através de corrente.
Esta luz indica-me que:
A
A
A quantidade de combustível se aproxima da reserva.
B
B
O descanso do motociclo se encontra em posição de sustentação.
C
C
O motociclo se encontra em ponto morto.
A manete da embraiagem e a do travão dianteiro, por quem devem ser reguladas?
A
A
Por um agente credenciado.
B
B
Pelo vendedor, no ato da compra do motociclo.
C
C
Pelo condutor do motociclo.
Nos motociclos, a correia dentada tem como função:
A
A
Garantir a ambas as rodas uma repartição da força de travagem.
B
B
Transmitir a força do motor à roda motriz.
C
C
Aumentar a capacidade de travagem.
Perante o sinal de regulamentação sei que circulo numa via de sentido único.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Perante este sinal:
A
A
Posso estacionar.
B
B
Não posso estacionar.
C
C
Não posso parar nem estacionar.
Perante o sinal de indicação:
A
A
Estou proibido de utilizar os sinais sonoros.
B
B
Devo substituir os sinais sonoros pelos sinais luminosos.
C
C
Devo evitar fazer ruído.
Perante este sinal:
A
A
Não posso estacionar.
B
B
Posso parar.
C
C
Não posso parar nem estacionar.
Perante este sinal devo:
A
A
Buzinar para advertir os velocípedes da minha presença.
B
B
Manter a velocidade e prestar atenção aos velocípedes.
C
C
Transitar com velocidade especialmente moderada.
Perante este sinal, o condutor:
A
A
Não pode efetuar manobras.
B
B
Pode inverter o sentido de marcha.
C
C
Sabe que a via tem saída para veículos.
Perante este sinal sei que:
A
A
Vou encontrar um entroncamento a 150 metros.
B
B
Vou encontrar uma saída a 150 metros do itinerário principal.
C
C
Circulo numa autoestrada.
Perante este sinal devo:
A
A
Manter a velocidade e fazer sinais de luzes.
B
B
Circular a velocidade moderada.
C
C
Buzinar.
Perante este sinal posso:
A
A
Substituir os sinais sonoros pelos sinais luminosos em caso de necessidade.
B
B
Utilizar os sinais sonoros, mas só se conduzir um veículo prioritário.
C
C
Utilizar os sinais sonoros em caso de perigo iminente.
Perante este sinal:
A
A
Posso parar.
B
B
Posso estacionar.
C
C
Não posso parar nem estacionar.
Perante o sinal vertical mais próximo é proibido:
A
A
Parar.
B
B
Estacionar.
C
C
Parar ou estacionar.
Perante este sinal:
A
A
Sei que a visibilidade é insuficiente.
B
B
Sei que existe o risco de projeção de gravilha.
C
C
Devo transitar com velocidade especialmente moderada.
Perante este sinal é permitido o trânsito de automóveis ligeiros de passageiros com reboque.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Perante este sinal sei que posso encontrar:
A
A
Animais selvagens.
B
B
Animais sem condutor.
C
C
Uma pista obrigatória para gado em manada.
Perante a sinalização vertical sei que a via:
A
A
Tem duas vias de trânsito.
B
B
É de sentido único.
C
C
É de sentido obrigatório.
Perante este sinal devo ceder a passagem:
A
A
Apenas aos veículos que se apresentem pela direita.
B
B
Apenas aos veículos a motor.
C
C
A todos os veículos.
Perante este sinal devo:
A
A
Ceder a passagem apenas aos veículos a motor.
B
B
Ceder a passagem apenas aos veículos que se apresentem pela direita.
C
C
Parar.
Perante este sinal, como devo proceder?
A
A
Aumentar a velocidade.
B
B
Manter a velocidade.
C
C
Transitar com velocidade especialmente moderada.
Perante este sinal, posso inverter o sentido de marcha?
A
A
Sim.
B
B
Não.
Perante este sinal, posso transitar na via de trânsito mais à direita?
A
A
Sim.
B
B
Não.
O condutor que está a sair do estacionamento pode iniciar a marcha imediatamente?
A
A
Sim, pois sinaliza a manobra.
B
B
Sim, porque vem da direita.
C
C
Não.
O condutor pode iniciar a marcha quando pretender.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Na rotunda, o trânsito deve efetuar-se em sentido giratório.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Pretendendo mudar de direção à esquerda:
A
A
Sou obrigado a dar a esquerda à placa.
B
B
Não sou obrigado a dar a esquerda à placa.
Como devo proceder ao circular numa rotunda?
A
A
Dar a esquerda à placa.
B
B
Dar a direita à placa.
C
C
Seguir pelo caminho mais curto.
Os veículos que me precedem, circulam corretamente?
A
A
Sim, porque existem três vias de trânsito no mesmo sentido.
B
B
Não, pois deveriam circular na via de trânsito mais à direita.
Pretendendo mudar de direção à esquerda devo contornar a placa pela:
A
A
Direita, dando-lhe a esquerda.
B
B
Esquerda, dando-lhe a direita.
O condutor que pretende iniciar a marcha pode fazê-lo de imediato, pois assinala a sua intenção.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Circulo corretamente nesta via de trânsito?
A
A
Sim, porque na Ponte 25 de Abril não sou obrigado a circular na via de trânsito mais à direita.
B
B
Não.
A que distância devo circular da berma?
A
A
A uma distância superior a 20 cm.
B
B
O mais afastado possível.
C
C
A uma distância suficiente que permita evitar acidentes.