As calças utilizadas na condução de um motociclo devem ser:
A
A
Justas nas pernas e no resto do corpo.
B
B
Largas nas pernas para não dificultar os movimentos.
C
C
Largas, para que o condutor se sinta à vontade a conduzir.
As luvas a utilizar pelos condutores de motociclos têm como finalidade:
A
A
Garantir a proteção das mãos durante a condução e em caso de acidente.
B
B
Garantir somente a proteção das mãos em caso de acidente.
C
C
Garantir somente a temperatura adequada das mãos.
As luvas de um motociclista devem ser o mais resistentes possíveis ainda que prejudiquem um pouco o controlo dos comandos do motociclo. Concorda com esta afirmação?
A
A
Não, as luvas não podem prejudicar o controlo dos comandos do motociclo.
B
B
Não, salvo no caso de motociclos de elevada cilindrada e em viagens longas.
C
C
Sim, para proteger o condutor em caso de queda.
As luvas são um equipamento de segurança ativa que um motociclista deve sempre utilizar. Concorda com esta afirmação?
A
A
Não, as luvas devem ser utilizadas por uma questão de conforto do motociclista.
B
B
Não.
C
C
Sim.
As luvas são um equipamento obrigatório na condução de um motociclo?
A
A
Não, mas é recomendado o seu uso.
B
B
Sim, quando se circula a alta velocidade.
C
C
Sim, uma vez que dão mais comodidade ao condutor.
É aconselhável ao motociclista o uso de luvas de cabedal?
A
A
Não, pois as de lã dão a mesma proteção.
B
B
Não, se circular apenas dentro das localidades.
C
C
Sim, mesmo que seja Verão.
Em caso de acidente o capacete integral ou fechado protege mais o condutor de um motociclo. Concorda com esta afirmação?
A
A
Não.
B
B
Sim, mas apenas no inverno.
C
C
Sim.
Este equipamento deve ser utilizado:
A
A
Apenas pelo passageiro do motociclista.
B
B
Apenas por passageiros de idade inferior a 12 anos.
C
C
Por todos os motociclistas.
Existem diferentes sistemas de fechos de segurança para capacetes de proteção. Contudo, pode dizer-se que:
A
A
O sistema mais seguro e mais leve é o denominado fecho de “duplo anel em D”.
B
B
O sistema mais seguro e mais leve é o denominado fecho rápido por aplicações de velcro especial.
C
C
O sistema mais seguro e mais leve é o denominado fecho rápido, constituído por duas partes que encaixam entre si.
O capacete de proteção nunca deve influenciar a visão do condutor. Concorda com esta afirmação?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Todos os condutores devem manter entre o seu veículo e aquele que circula à sua frente, uma distância:
A
A
Não inferior a 30 metros.
B
B
Não inferior a 50 metros, se transitar fora da localidade.
C
C
Que permita parar o veículo no espaço livre e visível.
Transito numa faixa de rodagem com três filas de trânsito no mesmo sentido. Ao circular na fila mais à esquerda:
A
A
Cometo uma infração.
B
B
Não posso mudar de direção, porque estou impedido de mudar de fila.
C
C
Posso mudar de fila se pretender mudar de direção.
Um dos fatores a considerar ao circular com muita intensidade de trânsito deve ser:
A
A
A distância que mantenho em relação ao veículo que transita à minha frente.
B
B
A utilização permanente das luzes de perigo.
C
C
Ocupar sempre a fila de trânsito que circula mais depressa, mesmo que para isso seja necessário alterar constantemente a trajetória.
Um dos fatores que mais influencia a distância de segurança é:
A
A
A pressa do condutor.
B
B
A velocidade do veículo.
C
C
As marcas rodoviárias que existam na via.
Um dos objetivos da circulação rodoviária deverá ser a segurança.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Uma forma de evitar alguns dos acidentes que acontecem na via pública, é adotar uma postura defensiva.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Uma das características da condução urbana é:
A
A
O aumento da velocidade.
B
B
Um menor número de intersecções.
C
C
Uma maior intensidade de trânsito.
Verifico que o condutor que pretende iniciar a marcha, avança sem precauções e sem me ceder a passagem. Devo:
A
A
Aguardar a sua passagem.
B
B
Desviar-me para a esquerda e avançar primeiro.
C
C
Utilizar os sinais sonoros e avançar.
A circulação em marcha lenta que cause embaraço injustificado aos utentes da via pública é punida pelo Código da Estrada.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
Antes de iniciar o atravessamento devo verificar se a intensidade do trânsito não me pode obrigar a parar o meu veículo na passagem de nível?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Ao circular numa rotunda, dentro ou fora de uma localidade, devo tomar a via de trânsito mais conveniente ao meu destino. Concorda com esta afirmação?
A
A
Não.
B
B
Sim.
As regras do Código da Estrada também se podem aplicar nas vias do domínio privado?
A
A
Não, ainda que abertas ao trânsito público.
B
B
Sim, quando abertas ao trânsito público.
Os condutores de veículos que seguem em missão urgente de socorro são obrigados a parar junto à linha de paragem “STOP” marcada no pavimento, acompanhada pela sinalização vertical?
A
A
Não, em circunstância alguma.
B
B
Sim, são obrigados a suspender a marcha.
Um condutor sabe que a superfície da via pública não especialmente destinada ao trânsito de veículos e que ladeia a faixa de rodagem chama-se:
A
A
Berma.
B
B
Caminho.
C
C
Pista especial.
A circulação de animais com condutor na via pública não obedece às normas do Código da Estrada.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
Ao entrar nesta autoestrada, como se chama a via de trânsito onde circulo?
A
A
Via de abrandamento.
B
B
Via de aceleração.
C
C
Via de travagem.
A existência de circunstâncias anormais de trânsito pode levar à proibição temporária ou permanente da circulação de certos veículos.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
Ao circular neste local, um condutor deve saber que:
A
A
Circula dentro de uma localidade porque se trata de uma zona com edificações.
B
B
Circula numa via reservada unicamente a automóveis e motociclos.
A indicação dada por este sinal vertical prevalece sobre a regra de trânsito da prioridade de passagem?
A
A
Não, a regra de trânsito prevalece sobre o sinal vertical.
B
B
Sim, exceto para os veículos com motor.
C
C
Sim, o sinal prevalece sobre a regra de trânsito.
A interdição de acesso à via pública onde está colocado o sinal vertical está relacionada com:
A
A
A altura, largura e comprimento dos veículos.
B
B
O peso das mercadorias transportadas pelos veículos.
C
C
O peso total dos veículos.
A não utilização de cinto de segurança por passageiro do veículo é sancionada com coima.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
A sinalização de carácter temporário apenas pode ser utilizada quando os trabalhadores procedem à realização de obras na via pública.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
A via pública destina-se exclusivamente ao trânsito de veículos a motor. Concorda com esta afirmação?
A
A
Não.
B
B
Sim, exceto nas vias fora das localidades.
C
C
Sim.
A partir do local em que este sinal se encontra colocado o motociclista:
A
A
Apenas está autorizado a proceder à ultrapassagem de automóveis ligeiros.
B
B
É obrigado a circular junto ao eixo da faixa de rodagem.
C
C
Está proibido de realizar a manobra de ultrapassagem.
A realização de obras na via pública necessita de autorização prévia por parte das entidades competentes?
A
A
Não, em circunstância alguma.
B
B
Sim, mas apenas quando as obras são feitas em autoestrada.
C
C
Sim, sempre.
A sinalização existente nesta via pública permite-me utilizar os passeios. Concorda com esta afirmação?
A
A
Não, a utilização do passeio é proibida.
B
B
Sim, mas apenas o passeio do lado direito da via pública.
C
C
Sim, o passeio tem largura suficiente e a sinalização não proíbe.
Ao aproximar-se de uma passagem para peões um condutor deve avançar logo que a sinalização luminosa permita, ainda que se encontrem peões a terminar o atravessamento da via. Concorda com esta afirmação?
A
A
Não, o condutor deve deixar passar os peões que tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem e até que terminem.
B
B
Sim, desde que a sinalização luminosa permita avançar.
C
C
Sim, devendo o atravessamento da passagem de peões ser efetuado o mais rapidamente possível.
Ao atravessarem a faixa de rodagem os peões devem certificar-se que o podem fazer sem perigo de acidente?
A
A
Não, salvo se atravessarem a faixa de rodagem fora de uma passagem de peões.
B
B
Não.
C
C
Sim, sempre.
Ao circular fora de uma localidade posso fazer uso dos sinais sonoros?
A
A
Não, sou sempre obrigado a utilizar os sinais luminosos.
B
B
Sim, em caso de necessidade.
C
C
Sim, em qualquer circunstância.
Ao circular nesta via de aceleração, tenho prioridade de passagem sobre os veículos que circulam na via pública em que vou entrar?
A
A
Não, nunca.
B
B
Sim, porque me apresento pela direita.
C
C
Sim.