Para que o circuito e sistema de lubrificação possam funcionar em pleno, é necessário que:
A
A
Exista o nível de óleo recomendado pelo fabricante.
B
B
O óleo esteja em quantidade tal que transborde mesmo um pouco, garantindo-se assim que chega aos mais diversos pontos do motor.
C
C
Que o óleo esteja ligeiramente abaixo do traço do mínimo, como forma de garantir a não existência de sobrepressões.
Para se certificar do estado das pastilhas de travão do motociclo, o condutor deve:
A
A
Certificar-se se ainda têm a cor original.
B
B
Procurar verificar se existe humidade entre a pastilha e o disco.
C
C
Verificar o seu desgaste.
Perante um movimento livre de pressão (de 7 - 8 mm) da alavanca ou manípulo de comando da embraiagem, como se deve proceder?
A
A
Agir na peça roscada de ajuste ou no disco numerado, de modo a que a folga apresente valores significativamente inferiores.
B
B
Levar o veículo a oficina especializada para reparação imediata, pois só aí é possível resolver o problema.
C
C
Não é necessária qualquer afinação, pois este intervalo de folga é correto.
Podem os motores a dois tempos ser arrefecidos por líquido?
A
A
Não, o arrefecimento através de líquido é uma característica típica dos motores a quatro tempos.
B
B
Sim, os motores com mais rendimento e que desenvolvam mais calor podem e devem utilizar este sistema.
Por norma, a suspensão da frente de um motociclo tem:
A
A
Dois amortecedores.
B
B
Um amortecedor e uma mola.
C
C
Um amortecedor.
Por norma, a suspensão traseira de um motociclo tem:
A
A
Duas molas.
B
B
Três molas.
C
C
Uma mola.
Qual o processo de lubrificação de um motor a dois tempos?
A
A
O óleo depositado no cárter do motor é bombeado para o circuito de lubrificação.
B
B
Utilização de um sistema de lubrificação por suspensão.
C
C
Utilização do cárter como depósito de óleo.
Quando o motociclo não tem corrente na roda de trás, a transmissão é feita:
A
A
Na roda da frente.
B
B
Na roda de trás, por sistema elétrico.
C
C
Na roda de trás, por veio de transmissão.
Quando os amortecedores da frente de um motociclo estão descarregados, o condutor nota:
A
A
Instabilidade ao curvar.
B
B
Mais facilidade na travagem.
C
C
Que o motociclo desvia a sua trajetória.
Quanto mais pesado for um motociclo mais difícil se torna circular:
A
A
Ambiente urbano.
B
B
Durante a noite.
C
C
Em autoestrada.
Considera-se que os veículos imobilizados em segunda fila estão estacionados:
A
A
Corretamente, porque as luzes de perigo estão ligadas.
B
B
Corretamente, porque há espaço suficiente na faixa de rodagem.
C
C
Indevidamente.
Dada a ausência de berma no local em que me encontro, posso parar mais à frente na rotunda para largar um passageiro?
A
A
Não, a paragem é proibida nas rotundas.
B
B
Sim, desde que a paragem seja rápida e sinalizada com as luzes de perigo.
C
C
Sim, desde que assinale convenientemente a minha intenção.
Dentro das localidades o estacionamento deve ser feito:
A
A
Na berma.
B
B
Na faixa de rodagem.
C
C
Nos locais a esse fim destinados.
Dentro das localidades é proibido estacionar:
A
A
A mais de 5 metros antes das passagens assinaladas para a travessia de peões.
B
B
Nas curvas.
C
C
Nos locais de visibilidade insuficiente.
Dentro das localidades é proibido estacionar:
A
A
A mais de 10 metros das passagens assinaladas para a travessia de peões.
B
B
De modo a provocar embaraço para os restantes utentes.
C
C
Nos locais destinados a esse fim.
É permitido parar ou estacionar na berma da via em que circulo?
A
A
Não, a paragem e o estacionamento são proibidos porque circulo numa autoestrada.
B
B
Não, apenas a paragem é permitida porque circulo num itinerário complementar.
C
C
Sim, a paragem e o estacionamento são permitidos porque circulo numa estrada nacional.
Este local de estacionamento é:
A
A
Condicionado.
B
B
Limitado.
C
C
Proibido.
É proibido estacionar a menos de:
A
A
15 metros antes da passagem para peões.
B
B
5 metros antes da passagem para peões.
C
C
8 metros antes da passagem para peões.
É proibido estacionar de forma a provocar embaraço para o trânsito?
A
A
Não, se a intensidade de trânsito for reduzida.
B
B
Sim, mas apenas dentro das localidades.
C
C
Sim, sempre.
É proibido estacionar em segunda fila?
A
A
Não.
B
B
Sim, mas apenas se impedir a formação de uma fila de trânsito.
C
C
Sim.
É proibido estacionar na faixa de rodagem?
A
A
Sim, em qualquer situação dentro das localidades.
B
B
Sim, fora das localidades
É proibido parar neste local.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
É proibido estacionar nas curvas?
A
A
Sim, em todas as curvas fora das localidades.
B
B
Sim, em todas as curvas.
C
C
Sim, nas curvas de visibilidade reduzida.
É proibido estacionar, na faixa de rodagem quando esta seja dividida por uma linha longitudinal contínua?
A
A
Sim, se entre o meu veículo e a linha a distância for de 2 metros.
B
B
Sim, se entre o meu veículo e a linha, a distância for superior a 3 metros.
C
C
Sim.
Encontramo-nos a distância idêntica do local em que o cruzamento é possível Para que a manobra seja possível, devo:
A
A
Aguardar que o outro condutor recue, pois vou a subir.
B
B
Avançar, para que se torne mais fácil para o outro recuar.
C
C
Recuar, porque vou a subir.
Se o veículo apresentar sinais evidentes de abandono, será considerado estacionamento abusivo, se estiver no mesmo local por tempo superior a:
A
A
12 horas.
B
B
24 horas.
C
C
48 horas.
Encontramo-nos a distâncias idênticas do local onde o cruzamento é possível. Deverá o outro condutor recuar?
A
A
Não. Eu devo recuar porque vou a subir e a manobra é manifestamente mais fácil para mim.
B
B
Sim, porque a manobra é mais fácil para ele.
C
C
Sim, sempre porque vem a descer.
Neste local, o estacionamento é condicionado a:
A
A
Idosos.
B
B
Pessoas com deficiência.
C
C
Todos os veículos que transportem crianças de colo.
Encontro-me a 30 metros do cruzamento. Posso parar neste local?
A
A
Não, não posso.
B
B
Sim, desde que sinalize corretamente a manobra.
C
C
Sim, uma vez que não existe sinalização a proibir a manobra.
Fora das localidades é proibido estacionar na faixa de rodagem.
A
A
Certo
B
B
Errado
Estamos a distância idêntica do local em que o cruzamento é possível. Qual deve recuar, para que a manobra seja possível?
A
A
Eu porque vou a subir.
B
B
O condutor que não tomar a iniciativa de avançar.
C
C
O outro condutor porque vem a descer.
Este veículo mostra sinais evidentes de abandono. Pode ser removido?
A
A
Não, apenas o seu proprietário o pode fazer.
B
B
Sim, se estiver estacionado neste local há pelo menos 24 horas.
C
C
Sim, se se mantiver neste local por tempo superior a 48 horas.
Estou a chegar ao final da passagem estreita. Devo:
A
A
Avançar.
B
B
Fazer marcha atrás porque o veículo circula em missão urgente de socorro.
C
C
Parar.
Neste parque é permitido o acesso:
A
A
A motociclos.
B
B
A todos e quaisquer veículos, exceto motociclos simples.
C
C
Só a velocípedes.
Estou a menos de 10 metros da passagem de nível. Posso estacionar neste local?
A
A
Não, é proibido estacionar a menos de 20 metros das passagens de nível.
B
B
Não, porque é proibido.
C
C
Sim, porque só a menos de 8 metros da passagem de nível é proibido estacionar.
Havendo boas condições de visibilidade, onde é que a paragem e o estacionamento são proibidos?
A
A
A menos de 30 metros de qualquer sinal de cedência de passagem.
B
B
A menos de 30 metros dos sinais de obrigação.
C
C
Nas placas centrais das rotundas.
Imediatamente a seguir ao entroncamento pretendo largar um passageiro. Devo:
A
A
Continuar, e seguir até um local onde o posso fazer.
B
B
Sinalizar a paragem e realizá-la o mais rapidamente possível.
C
C
Sinalizar a paragem, com o indicador de mudança de direção para a direita.
Na autoestrada em que circulo quais são as manobras proibidas?
A
A
Paragem, estacionamento, marcha atrás e inversão do sentido de marcha.
B
B
Só as de paragem e estacionamento.
C
C
Só as de paragem, de estacionamento e marcha atrás.
Na ponte em que circulo posso parar?
A
A
Não, em caso algum.
B
B
Sim, desde que seja para largar um passageiro.
C
C
Sim, desde que utilize os quatro piscas em simultâneo.
Na via em que circulo é permitido parar ou estacionar?
A
A
Não, é proibido parar ou estacionar em qualquer circunstância.
B
B
Sim, se a paragem ou estacionamento forem feitos na berma.
C
C
Sim, se parar ou estacionar num local destinado a esse fim.