Regra geral, quando o nível de óleo dos travões de um motociclo seja muito baixo pode significar que:
A
A
As pastilhas de travão estão demasiado gastas.
B
B
As pastilhas de travão estão novas, pois o estado delas não interfere com o nível de óleo.
C
C
Os discos de travão são novos.
Relativamente à travagem em motociclos, indique qual afirmação correta:
A
A
Na condução de motociclos, ambos os travões são utilizados com a mesma frequência e intensidade.
B
B
Na condução de motociclos, o travão da roda da frente é utilizado com maior frequência que o da roda de trás.
C
C
Na condução de motociclos, o travão da roda de trás é utilizado com maior frequência que o travão da roda da frente.
Relativamente aos motociclos equipados com motores refrigerados a ar, indique qual a afirmação correta:
A
A
A lavagem destes motores só deve ser realizada em oficina especializada.
B
B
A lavagem deve ser evitada uma vez que existe o risco de rachar o bloco do motor, quando frio.
C
C
A lavagem regular dos motores é importante uma vez que facilita um arrefecimento eficaz.
Se um motociclo estiver bastante tempo sem ser utilizado, deve-se desligar o borne negativo da bateria?
A
A
Não, porque quanto menos se utiliza uma bateria maior é a sua durabilidade.
B
B
Sim, mas apenas nos motociclos com mais de 125 cm³.
C
C
Sim, para não consumir a carga da bateria.
Se, após uma lavagem do motociclo, verificar que o descanso lateral se movimenta com dificuldade, devo:
A
A
Lavá-lo novamente com água e detergente.
B
B
Lavá-lo novamente com água simples.
C
C
Lubrificar a respetiva articulação.
Tratando-se da suspensão traseira nomeadamente do amortecedor, com o aumento da compressão pretende-se:
A
A
Aumentar a velocidade ascensional da roda, reduzindo a possibilidade do amortecedor chegar ao fim de curso.
B
B
Aumentar os movimentos laterais angulares da roda.
C
C
Diminuir a velocidade ascensional da roda, reduzindo a possibilidade do amortecedor chegar ao fim de curso.
Um condutor que se proponha, ele próprio, regular os amortecedores deve em primeiro lugar:
A
A
Consultar o manual do motociclo e as recomendações feitas pelo construtor.
B
B
Munir-se de óleo para adicionar aos amortecedores.
C
C
Reunir ferramenta e levar a cabo a obra.
Um motociclo com amortecedor de direção tem vantagens em circulação:
A
A
A baixa e alta velocidade.
B
B
Apenas a alta velocidade.
C
C
Apenas a baixa velocidade.
Um motociclo de duas rodas pode estar equipado com um quadro tubular em aço?
A
A
Não, já que o aço é muito pesado e pouco elástico.
B
B
Não, uma vez que o quadro dos motociclos é sempre perimetral e em liga de alumínio.
C
C
Sim.
Uma pressão excessiva do pneu da frente de um motociclo pode implicar que:
A
A
As irregularidades do piso não sejam amortecidas/absorvidas e, como tal, se sintam no guiador.
B
B
As irregularidades do piso sejam absorvidas em excesso, com graves danos prematuros para os pneus.
C
C
O pneu possa vir a separar-se da jante em caso de travagem forte.
Neste local, estou proibido de ultrapassar o velocípede.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
No túnel é sempre proibido ultrapassar.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Perante este sinal posso ultrapassar?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Perante o sinal, não posso:
A
A
Estacionar.
B
B
Ultrapassar.
C
C
Transitar.
Nesta situação, posso ultrapassar em segurança?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Nesta situação, posso ultrapassar?
A
A
Não.
B
B
Sim.
A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua. Estou corretamente posicionado se estiver a efetuar uma ultrapassagem.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua. Estou corretamente posicionado se:
A
A
Estiver a efetuar uma ultrapassagem.
B
B
Pretender estacionar do lado esquerdo da faixa de rodagem.
C
C
Pretender ultrapassar o veículo da frente.
Neste local é proibida a ultrapassagem.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
A ultrapassagem ao velocípede:
A
A
Deve ser acompanhada de uso continuado dos sinais sonoros.
B
B
Deve ser efetuada rapidamente.
C
C
Não deve ser efetuada.
Antes de iniciar uma ultrapassagem, devo certificar-me que:
A
A
Posso efetuar a manobra no espaço de 50 metros à minha frente.
B
B
Posso efetuar a manobra sem perigo.
C
C
Posso fazer a manobra à velocidade mínima de 40 Km/h.
Ao ser ultrapassado, devo:
A
A
Manter a velocidade e chegar-me o mais à direita possível.
B
B
Parar.
C
C
Reduzir a velocidade.
Ao ser ultrapassado, devo:
A
A
Manter a velocidade.
B
B
Reduzir a velocidade.
C
C
Utilizar os sinais sonoros.
Ao ser ultrapassado devo:
A
A
Aumentar a velocidade.
B
B
Desviar-me o mais possível para a direita e não aumentar a velocidade.
C
C
Travar bruscamente.
Ao ser ultrapassado, devo:
A
A
Circular a velocidade não superior a 60 km/h.
B
B
Circular a velocidade não superior a 90 km/h.
C
C
Desviar-me o mais possível para a direita.
Após o sinal vertical posso ultrapassar?
A
A
Não, porque na via em que circulo só há uma via de trânsito.
B
B
Não, porque tenho que pisar a linha descontínua.
C
C
Sim, desde que sinalize a manobra.
No local exato em que me encontro posso iniciar a ultrapassagem?
A
A
Sim.
B
B
Não.
C
C
Sim, desde que não pise ou transponha a linha contínua.
Cada via de trânsito é destinada à circulação:
A
A
De duas filas de trânsito, se a faixa de rodagem admitir dois sentidos.
B
B
De uma fila de trânsito.
C
C
De várias filas de trânsito.
Circulo corretamente se conduzir um automóvel pesado de passageiros e estiver a ultrapassar?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Conduzo um automóvel ligeiro de mercadorias. O sinal proíbe-me a ultrapassagem?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Devo iniciar a manobra de ultrapassagem?
A
A
Não, porque a marca rodoviária não me permite executar a manobra.
B
B
Não, porque transitam veículos em sentido contrário.
C
C
Sim, desde que o faça rapidamente, utilizando para isso os sinais sonoros.
Nesta situação estou proibido de:
A
A
Aumentar a velocidade.
B
B
Efetuar qualquer manobra.
C
C
Estacionar.
Estou a ser corretamente ultrapassado?
A
A
Não, porque a realização da manobra pode provocar embaraço para o trânsito.
B
B
Não, porque é proibido ultrapassar nas pontes.
C
C
Sim, estou.
Nas curvas é proibido ultrapassar?
A
A
Não, a ultrapassagem nunca é proibida nas curvas.
B
B
Sim, em todas as curvas.
C
C
Sim, se a visibilidade for reduzida e existir apenas uma fila de trânsito para cada sentido.
Nesta situação posso ultrapassar o veículo da frente em segurança?
A
A
Não, porque posso pôr em perigo os peões que circulam no local.
B
B
Sim, porque não há no local sinalização que proíba a manobra.
C
C
Sim, porque não se aproximam veículos em sentido contrário.
Neste local não posso ultrapassar.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Nesta situação devo estar especialmente atento:
A
A
À manobra que o veículo à retaguarda está a iniciar.
B
B
À velocidade do veículo que me ultrapassa.
C
C
Ao espelho refletor interior.
Nesta situação devo:
A
A
Buzinar para advertir o condutor que é proibido ultrapassar em pontes.
B
B
Desviar-me o mais possível para a direita e manter a velocidade.
C
C
Travar bruscamente para facilitar a ultrapassagem.
Nesta situação o condutor do veículo ultrapassado:
A
A
Deve reduzir a velocidade.
B
B
Deve utilizar os sinais sonoros.
C
C
Não deve aumentar a velocidade.
Neste local posso ultrapassar?
A
A
Não.
B
B
Sim.