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Na condução de um motociclo, as características dos pneus influenciam diretamente as condições de segurança ativa.
A
A
A afirmação está errada.
B
B
A afirmação está correta.
Nesta situação devo circular o mais afastado possível da berma.
A
A
Errado.
B
B
Certo.
Durante a manobra de ultrapassagem a um automóvel pesado, o condutor de um motociclo, deve ter em consideração que:
A
A
O atrito provocado pelo automóvel pesado, dificulta a manobra, essencialmente na fase final.
B
B
A força centrifuga empurra o motociclo contra o automóvel pesado, desde que se encontre a descrever uma curva à direita.
C
C
A deslocação do ar, na fase final da manobra, pode comprometer a estabilidade do motociclo.
Durante uma redução brusca na caixa de velocidades, existe a possibilidade de derrapagem na roda traseira:
A
A
Nos motociclos equipados com qualquer um dos sistemas de transmissão.
B
B
Apenas nos motociclos equipados com veio de transmissão.
C
C
Apenas nos motociclos equipados com transmissão por corrente.
Regra geral, do ponto de vista das capacidades físicas do condutor, a condução de motociclos é mais exigente que a de automóveis.
A
A
A afirmação está errada.
B
B
A afirmação está certa.
Regra geral, devo reduzir a velocidade na aproximação de uma curva, mas é de evitar a redução enquanto estou dentro dela.
A
A
Errado.
B
B
Certo.
Quanto maior for a velocidade a que circulo maior será a distância de paragem.
A
A
Errado.
B
B
Certo.
Quando o sol está muito forte o indicador de mudança de direção pode não ser suficientemente visível. O que se deve fazer?
A
A
Mudar de direção rapidamente.
B
B
Assinalar também com o braço.
C
C
Travar ligeiramente para acionar a luz de travagem.
Quando o condutor de um motociclo trava, exercendo igual pressão sobre ambos os travões, a repartição de massa na travagem é feita:
A
A
Sobretudo na roda de trás, que é roda motora.
B
B
Sobretudo na roda da frente, por ação da inércia.
C
C
50% na roda da frente e 50% na roda de trás.
Pretendo seguir a direção aeroporto. Devo:
A
A
Manter-me na via de trânsito da direita.
B
B
Passar para a via de trânsito da esquerda.
C
C
Passar a transitar entre as vias de trânsito da esquerda e da direita.
Este sinal indica a proibição de ultrapassar:
A
A
Somente para automóveis ligeiros.
B
B
Somente para automóveis pesados.
C
C
Para automóveis ligeiros e pesados.
Este sinal adverte-me para:
A
A
A proximidade de uma estrada com prioridade.
B
B
A aproximação de um cruzamento ou entroncamento.
C
C
A aproximação de uma passagem de nível sem guarda.
Continuando a circular nesta via de trânsito, na próxima intersecção, devo:
A
A
Mudar de direção para a direita.
B
B
Mudar de direção para a esquerda.
C
C
Seguir em frente.
Conduzo um automóvel ligeiro de passageiros, de uso particular. Perante o sinal circular de fundo azul, devo:
A
A
Mudar de direção à esquerda.
B
B
Mudar para a via de trânsito à direita.
C
C
Seguir em frente.
Este sinal proíbe-me ultrapassar qualquer automóvel?
A
A
Não.
B
B
Sim.
A sinalização presente indica:
A
A
Fim da estrada com prioridade.
B
B
Mudança de direção da via com prioridade.
C
C
Proximidade de um cruzamento.
A referência IC 17, colocada na sinalização indica:
A
A
Que circulo no itinerário complementar nº 17.
B
B
Que faltam 17 kms para o início da A1.
C
C
Que me encontro no km 17, da via em que circulo.
O que significa este sinal?
A
A
Cedência de passagem.
B
B
Entroncamento com via sem prioridade.
C
C
Outros perigos.
A sinalização vertical que se encontra mais próxima indica-me:
A
A
Aproximação de uma rotunda.
B
B
Que tenho prioridade no próximo entroncamento.
C
C
Rotunda com via sem prioridade.
É permitida a realização da manobra de inversão do sentido de marcha atendendo à sinalização vertical?
A
A
Não, a manobra é proibida atendendo à sinalização vertical.
B
B
Sim, a sinalização não proíbe a realização da manobra.
C
C
Sim, dado que não se verifica trânsito.
Devo saber que este sinal proíbe:
A
A
A paragem e o estacionamento de veículos pesados.
B
B
O estacionamento de veículos pesados.
C
C
O trânsito a automóveis de mercadorias e a veículos a motor com reboque.
A ambulância encontra-se numa via de abrandamento?
A
A
Errado.
B
B
Certo.
A ambulância encontra-se numa via de aceleração ou de abrandamento?
A
A
De aceleração.
B
B
De abrandamento.
A ambulância deve parar junto do sinal Stop?
A
A
Sim, sempre.
B
B
Não, porque é um veículo construído para missões de urgência.
C
C
Não, porque assinala marcha de socorro.
A atitude dos condutores influencia a segurança rodoviária.
A
A
Errado.
B
B
Certo.
A ambulância sai de um caminho particular assinalando adequadamente a sua marcha, devo:
A
A
Parar, porque se apresenta pela direita.
B
B
Parar e ceder passagem.
C
C
Avançar, porque a ambulância sai de um caminho particular.
A circulação na Ponte 25 de Abril está interdita às seguintes categorias de veículos:
A
A
Todos os motociclos.
B
B
Motociclos até 50 cc.
C
C
Conjuntos de veículos articulados.
A condução em condições atmosféricas adversas implica:
A
A
Uma diminuição da distância de travagem.
B
B
Uma diminuição da distância de segurança.
C
C
Um aumento da distância de segurança.
A ambulância deve abrandar a marcha e ceder a passagem antes de entrar na autoestrada?
A
A
Errado.
B
B
Certo.
A distância a que transito do veículo que circula à minha frente, diminui se eu:
A
A
Não alterar a velocidade.
B
B
Diminuir a velocidade.
C
C
Aumentar a velocidade.
A distância de segurança, é um fator a considerar:
A
A
Em qualquer situação.
B
B
Apenas em condução urbana, devido à intensidade do trânsito.
C
C
Nas autoestradas pela diminuição dos limites de velocidade.
A distância mínima a guardar em relação ao veículo que transita à minha frente:
A
A
Não deve ser superior à distância de paragem.
B
B
Não deve ser inferior a 30 metros.
C
C
Deve ser aquela que me permita, se necessário, imobilizar o veículo em segurança.
A minha intenção é seguir em frente. Devo:
A
A
Ultrapassar.
B
B
Mudar de via de trânsito.
C
C
Mudar de via de trânsito se pretender ultrapassar.
A que distância devo circular da berma?
A
A
A uma distância superior a 20 cm.
B
B
O mais afastado possível.
C
C
A uma distância suficiente que permita evitar acidentes.
A que distância devo circular do veículo que se encontra à minha frente?
A
A
A uma distância que não permita a entrada de outro veículo.
B
B
Nunca a menos de 25 metros.
C
C
A uma distância que me permita fazer uma condução segura, evitando sempre situações de risco.
A recolha de informação realizada pelo condutor depende principalmente:
A
A
Da sinalização existente.
B
B
Da experiência, conhecimentos e da atitude do condutor.
A segurança na condução depende da avaliação constante que cada condutor faz do risco.
A
A
Errado.
B
B
Certo.
Ao circular numa autoestrada, sou obrigado a ceder a passagem à ambulância que nela entra.
A
A
Errado.
B
B
Certo.
A via de trânsito em que circulo termina:
A
A
A 450 m do pórtico.
B
B
A 350 m do pórtico.
C
C
A 100 m do pórtico.
A ambulância cujo ano de matrícula é 2002, teve a primeira inspeção periódica obrigatória em:
A
A
2006.
B
B
2004.
C
C
2003.