No âmbito dos sistemas de travagem com A.B.S., indique qual a afirmação que considera correta:
A
A
O sistema ABS apenas é eficiente a baixas velocidades.
B
B
O sistema ABS evita o bloqueio das rodas.
C
C
O sistema ABS não oferece qualquer vantagem relativamente aos sistemas tradicionais.
Normalmente, pode efetuar-se o ajustamento da pré-carga da mola em motociclos com “mono-amortecedor” traseiro ou unidade única?
A
A
Não.
B
B
Sim, mas unicamente na fábrica.
C
C
Sim.
Nos motociclos de duas rodas, onde está concentrado o maior poder de travagem?
A
A
No travão da frente, logo na roda dianteira, muito embora a diferença em relação ao travão da retaguarda seja mínima.
B
B
No travão da frente, logo na roda dianteira.
C
C
No travão da retaguarda, logo na roda traseira.
Nos motociclos, os pneus de origem devem ser substituídos por outros mais largos.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Nos motociclos é proibido substituir a panela de escape?
A
A
Não, desde que exista como único cuidado a fixação da nova panela de maneira a não haver fugas de gases.
B
B
Não, desde que se trate de um modelo homologado e não ultrapasse os níveis de ruído constantes no certificado de matrícula.
C
C
Sim, uma vez que só pode ser utilizada a de origem.
Nos motociclos equipados com embraiagem hidráulica, o respetivo nível do líquido deve ser verificado:
A
A
Periodicamente pelo próprio condutor.
B
B
Só em oficina especializada.
C
C
Apenas na entrega do veículo em novo, uma vez que não carece de manutenção.
Nos motociclos, a travagem com recurso aos dois travões, em alternativa à travagem só com o travão da frente, pressupõe:
A
A
Maior esforço da suspensão dianteira e maior desgaste do pneu da frente.
B
B
Menor esforço da suspensão dianteira e menor desgaste do pneu da frente.
C
C
Menor esforço da suspensão traseira e menor desgaste do pneu da retaguarda.
Nos motociclos, a utilização de um escape ruidoso significa sempre um acréscimo de potência?
A
A
Não.
B
B
Sim, desde que o ruído produzido exceda os limites legalmente estabelecidos.
C
C
Sim, uma vez que quanto mais ruidoso maior é a potência do veículo.
Num motociclo equipado com o sistema de travagem simultânea, sempre que se atua no sistema de travagem:
A
A
São acionados os travões da frente e da retaguarda.
B
B
São acionados os travões da frente e o bloqueio de transmissão.
C
C
São acionados os travões da frente e o travão motor.
Num motociclo que circule, por norma, em estradas com mau piso e terreno duro, deve-se:
A
A
Agir na regulação do amortecedor tornando mais dura a compressão.
B
B
Agir na regulação do amortecedor tornando mais macia a compressão.
C
C
Aumentar a pressão dos pneumáticos.
A linha amarela do lado direito da faixa de rodagem significa que:
A
A
A via de trânsito vai estar sujeita a obras e não posso parar neste local, salvo para a entrada ou saída de passageiros.
B
B
É proibido parar ou estacionar em toda a extensão da linha, exceto para efetuar cargas ou descargas.
C
C
É proibido parar ou estacionar em toda a extensão da linha.
A linha contínua que separa os dois sentidos de trânsito indica-me que:
A
A
Não posso pisar nem transpor a linha.
B
B
Posso pisar desde que não transponha a linha.
C
C
Posso transpor a linha.
A linha contínua separadora dos dois sentidos de trânsito:
A
A
Obriga-me sempre a transitar à sua direita.
B
B
Permite-me pisar ou transpor apenas para realizar manobras.
C
C
Permite-me pisar ou transpor.
A linha descontínua amarela que se encontra à minha direita permite-me:
A
A
Estacionar para cargas e descargas.
B
B
Parar e estacionar durante o dia.
C
C
Parar para largar um passageiro.
As setas marcadas no pavimento indicam a conveniência de:
A
A
Passar para a via de trânsito para onde elas apontam.
B
B
Virar à esquerda no próximo entroncamento ou cruzamento.
A linha descontínua de aviso que se encontra no pavimento, indica-me a proximidade de uma:
A
A
Linha contínua.
B
B
Linha descontínua de abrandamento.
C
C
Linha descontínua.
A linha descontínua de cor amarela indica-me que:
A
A
Não posso parar nem estacionar.
B
B
Posso estacionar mas não parar.
C
C
Posso parar mas não estacionar.
A linha longitudinal contínua aposta no eixo da faixa de rodagem indica:
A
A
O dever de circular à sua esquerda.
B
B
Proibição de a pisar ou transpor.
C
C
Que pode ser pisada ou transposta para efetuar manobras.
A linha longitudinal contínua que se encontra à minha direita pode ser pisada ou transposta?
A
A
Não, nem mesmo para mudar de direção.
B
B
Sim, mas apenas se o meu destino for o Lumiar ou Paço do Lumiar.
C
C
Sim, mas apenas se pretender mudar de direção.
A linha longitudinal descontínua inscrita no pavimento delimita uma via de trânsito em que o condutor deve:
A
A
Aumentar a velocidade.
B
B
Engrenar uma mudança de força.
C
C
Reduzir a velocidade.
A marca longitudinal que separa os dois sentidos de trânsito indica-me que:
A
A
Estou proibido de pisar ou transpor a marca rodoviária.
B
B
O condutor que circula em sentido contrário está proibido de a pisar ou transpor.
C
C
Só posso pisar ou transpor a marca rodoviária para efetuar manobras.
A marca rodoviária à minha direita destina-se a identificar a via de trânsito que delimita como:
A
A
Corredor de circulação.
B
B
Via de abrandamento.
C
C
Via de aceleração.
A marca rodoviária de cor amarela existente nesta via pública:
A
A
Proíbe a paragem e o estacionamento de veículos.
B
B
Proíbe a paragem e permite o estacionamento de veículos.
C
C
Proíbe o estacionamento e permite a paragem de veículos.
A sequência de pares de linhas transversais de cor branca que se encontram no pavimento, servem para indicar aos condutores:
A
A
A largura da via pública.
B
B
O número de vias de trânsito no mesmo sentido.
C
C
Que devem reduzir a velocidade.
Como se chamam as marcas rodoviárias que delimitam a faixa de rodagem?
A
A
Bandas cromáticas.
B
B
Bermas.
C
C
Guias.
A sinalização de mensagem variável pode informar sobre a afetação de vias de trânsito?
A
A
Não, nunca pode.
B
B
Sim, mas apenas nas autoestradas ou vias equiparadas.
C
C
Sim, pode.
A sinalização desta via pública obriga-me a:
A
A
Ceder a passagem aos veículos que saiam do parque de estacionamento.
B
B
Moderar especialmente a velocidade.
C
C
Parar.
A sinalização luminosa desta via pública indica-me:
A
A
Passagem autorizada.
B
B
Que apenas estou autorizado a mudar de direção à direita.
C
C
Que devo parar antes de atingir a zona regulada pelo sinal.
A via de abrandamento é a via de trânsito mais à direita e destinada aos veículos que pretendam sair da autoestrada.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
A sinalização luminosa permite-me mudar de direção à esquerda?
A
A
Não.
B
B
Sim, mas com precaução.
C
C
Sim, tenho prioridade de passagem e o veículo que circula em sentido contrário deve suspender a sua marcha.
A via de abrandamento destina-se a permitir que os veículos:
A
A
Continuem a transitar nesta via pública.
B
B
Que pretendam sair desta via pública diminuam a velocidade já fora da corrente de trânsito principal.
C
C
Reduzam a velocidade para entrarem numa escapatória.
A via de aceleração destina-se a:
A
A
Permitir a redução de velocidade para sair da via de trânsito principal.
B
B
Permitir que os veículos atinjam a velocidade adequada para entrarem na via de trânsito principal.
C
C
Trânsito mais rápido.
As marcas rodoviárias que orientam os sentidos de trânsito na proximidade do entroncamento designam-se por setas de:
A
A
Desvio.
B
B
Seleção.
A via de trânsito onde circulo destina-se a permitir que os veículos:
A
A
Atinjam a velocidade adequada para se incorporarem convenientemente na corrente do trânsito principal.
B
B
Diminuam a velocidade para saírem da corrente de trânsito principal.
Ao circular nesta via de trânsito estou corretamente posicionado para mudar de direção à esquerda no próximo entroncamento. Concorda com a afirmação?
A
A
Não, a manobra é proibida.
B
B
Sim, a manobra é permitida.
As marcas rodoviárias de cor amarela que se encontram no pavimento designam-se:
A
A
Bandas cromáticas.
B
B
Guias de velocidade.
C
C
Marcas de segurança.
Ao circular neste local, se algum peão já tiver iniciado a travessia da faixa de rodagem devo parar?
A
A
Não.
B
B
Sim, devo.
Ao circular neste local, se pretendesse entrar na área de serviço deveria ter-me aproximado o mais possível, e com a necessária antecedência, do limite direito da faixa de rodagem. Concorda com esta afirmação?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Ao circular nesta via pública devo:
A
A
Aumentar a velocidade até 50 Km/h, porque é a velocidade recomendada.
B
B
Manter ou aumentar a velocidade porque a via de trânsito encontra-se desimpedida.
C
C
Moderar especialmente a velocidade porque me aproximo de uma passagem para peões.
Ao circular neste local estou obrigado a moderar especialmente a velocidade do meu veículo?
A
A
Não, embora por precaução deva reduzir a velocidade.
B
B
Sim, mantendo sempre a velocidade média de 50 Km/h.
C
C
Sim, sempre.