Das afirmações que se seguem, assinale a que entender como verdadeira:
A
A
Por norma, os pneus dos motociclos quando frios, oferecem mais aderência do que quando quentes, ou seja, depois de circularem durante algum tempo.
B
B
Por norma, os pneus dos motociclos quando quentes, ou seja, depois de circularem durante algum tempo, oferecem maior aderência do que quando frios.
Das afirmações que se seguem, assinale a verdadeira:
A
A
Os motociclos de grande cilindrada são sempre equipados com quadro em liga de alumínio.
B
B
Os motociclos não podem ser equipados com quadro em liga de alumínio.
C
C
Os motociclos podem ser equipados com quadro em liga de alumínio.
Devo verificar regularmente o estado das suspensões de um motociclo?
A
A
Sim, mas apenas o da suspensão dianteira, porque é a mais importante.
B
B
Sim, mas apenas o da suspensão traseira, porque se estiver com deficiências, pode originar acidentes.
C
C
Sim, o de ambas as suspensões.
É recomendável verificar com regularidade o nível de água das baterias dos motociclos?
A
A
Não, nunca.
B
B
Sim, apenas nas baterias que não forem blindadas.
C
C
Sim, em qualquer tipo de bateria.
Em alguns motociclos, é possível afinar a extensão das manetes de travão da frente e embraiagem, ajustamento que deve ser realizado:
A
A
Diretamente pelo condutor.
B
B
Pelo fabricante e apenas na afinação do veículo em novo.
C
C
Só em oficina especializada.
Na condução de um motociclo a velocidades mais elevadas, durante a travagem, cabe ao travão da retaguarda:
A
A
A manutenção do equilíbrio e da estabilidade do veículo, compensando a deslocação de massa e diminuindo a pressão sobre o pneu da frente.
B
B
O grosso da eficácia de travagem, bem como a manutenção do equilíbrio do veículo.
C
C
O grosso da eficácia de travagem.
Na condução de um motociclo, a correta redução das mudanças na caixa de velocidades assegura:
A
A
A diminuição da velocidade de circulação do veículo e o acréscimo do binário.
B
B
O aumento da velocidade de circulação do veículo e a diminuição do binário.
C
C
O aumento da velocidade de circulação do veículo.
Na condução de um motociclo, as reduções de velocidade na caixa devem ser efetuadas com o mínimo de esforço para o motor, pelo que:
A
A
A redução na caixa só deve efetuar-se quando o motor não responde à ordem de aceleração.
B
B
Deve imprimir-se uma aceleração significativa enquanto a embraiagem está acionada.
C
C
É aconselhável acionar totalmente a embraiagem antes de engrenar outra mudança.
Na condução dum motociclo de duas rodas e em curva, uma redução repentina na caixa de velocidades é, em termos de segurança, melhor tolerada por:
A
A
Uma transmissão por corrente.
B
B
Uma transmissão por veio.
O ajustamento da pré-carga na suspensão dianteira é possível?
A
A
Não.
B
B
Sim, em alguns motociclos.
Qual das seguintes marcas longitudinais tem sempre o mesmo significado que as marcas que se encontram inscritas no pavimento?
A
A
Linha contínua.
B
B
Linha descontínua.
C
C
Linha mista.
Qual é a marca rodoviária colocada no eixo da via?
A
A
Uma linha descontínua.
B
B
Uma linha mista.
C
C
Uma raia oblíqua.
Se necessário posso transpor a guia da direita.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Se um agente regulador do trânsito me mandar avançar perante o sinal vermelho, como devo proceder?
A
A
Devo obedecer à ordem do agente regulador do trânsito.
B
B
Devo obedecer ao sinal luminoso vermelho que me obriga a parar.
Relativamente à ordem de prevalência entre vários tipos de sinalização, podemos afirmar que:
A
A
A sinalização temporária prevalece sobre as marcas rodoviárias.
B
B
As marcas rodoviárias prevalecem sobre a sinalização temporária.
C
C
Entre a sinalização temporária e as marcas rodoviárias não há princípios de prevalência.
São proibidos os sinais sonoros, quando utilizados:
A
A
Como forma de protesto, contra interrupções de trânsito.
B
B
De noite, fora das localidades.
C
C
Fora das localidades, para efetuar uma ultrapassagem.
São proibidos os sinais sonoros, quando utilizados:
A
A
De dia, dentro das localidades, em caso de manifesta necessidade.
B
B
De noite, dentro das localidades.
C
C
De noite, fora das localidades.
Se me encontrar em situação em que as condições atmosféricas não me permitam circular em boas condições de visibilidade, devo:
A
A
Suspender a marcha.
B
B
Utilizar as luzes de cruzamento.
C
C
Utilizar as luzes de perigo.
Sempre que o agente regulador de trânsito me dá uma indicação de parar, devo:
A
A
Estar atento, mas apenas devo respeitar a sinalização vertical.
B
B
Respeitá-la.
C
C
Verificar primeiro se não há sinalização contrária.
Sempre que pretender mudar de via de trânsito estou obrigado a assinalar a manobra?
A
A
Não, apenas estou obrigado a sinalizar as manobras de mudança de direção, ultrapassagem ou inversão do sentido de marcha.
B
B
Sim, estou obrigado a sinalizar a manobra, exceto se a faixa de rodagem tiver mais de duas vias de trânsito no mesmo sentido.
C
C
Sim, estou sempre obrigado a sinalizar a manobra.
Sou obrigado a parar:
A
A
Antes da linha transversal de paragem.
B
B
Depois da linha transversal de paragem.
C
C
Sobre a linha transversal de paragem.
Transito a menos de 100 metros do veículo da frente. Devo circular com:
A
A
Máximos.
B
B
Médios ou os máximos.
C
C
Médios.
Um condutor de um veículo em missão urgente de socorro, estará obrigado a parar nesta situação?
A
A
Não, se a sua intenção for mudar de direção à direita.
B
B
Não.
C
C
Sim, independentemente do trajeto a seguir.
Uma luz amarela, rotativa ou intermitente, é obrigatória:
A
A
Em todos os veículos que não excedam a velocidade de 40 km/h.
B
B
Nos motociclos com carro.
C
C
Nos tratores agrícolas e máquinas agrícolas e industriais automotrizes.
A via de aceleração é a via de trânsito mais à esquerda e destinada ao trânsito mais rápido. Concorda com esta afirmação?
A
A
Não.
B
B
Sim.
As marcas no pavimento recomendam-me a distância de segurança que devo manter em relação ao veículo que circula à minha frente.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
As marcas transversais que se encontram no pavimento alertam os condutores:
A
A
Para a distância de segurança que devem manter em relação ao veículo da frente.
B
B
Para a necessidade de praticarem velocidade mais reduzidas.
As setas inscritas no pavimento são utilizadas para orientar os sentidos de trânsito na proximidade de cruzamentos ou entroncamentos.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
Posso estacionar o meu veículo no preciso local onde me encontro?
A
A
Não, apenas posso parar.
B
B
Não.
C
C
Sim.
Encontrando-se acesa a luz vermelha do sistema principal de luzes, os peões estão autorizados a proceder ao atravessamento da faixa de rodagem.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
Os marcadores retrorrefletores são utilizados para dar indicação aos condutores de que as condições do pavimento são deficientes.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
Qual o significado da marca rodoviária de cor amarela?
A
A
Proibição de estacionar em toda a sua extensão.
B
B
Proibição de parar em toda a sua extensão.
Se pretender efetuar cargas e descargas posso parar no local sinalizado com a marca rodoviária de cor amarela?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Todos os condutores são obrigados a parar perante o sinal luminoso de cor vermelha?
A
A
Não.
B
B
Sim, embora os condutores de veículos que circulam em missão de socorro possam avançar, depois de tomadas as devidas precauções.
Perante a sinalização existente nesta via pública posso mudar de direção à esquerda?
A
A
Não.
B
B
Sim, mas com precaução.
C
C
Sim.
A função das guias é tornar os limites da faixa de rodagem mais visíveis. Concorda com esta afirmação?
A
A
Não.
B
B
Sim.
A luz de cor amarela não intermitente indica-me:
A
A
Transição do verde para o vermelho.
B
B
Transição do vermelho para o verde.
A marca rodoviária inscrita sobre o bordo do passeio proíbe-me de:
A
A
Estacionar.
B
B
Parar e estacionar.
C
C
Parar.
As setas de cor branca que se encontram no pavimento indicam-me:
A
A
Curva perigosa à esquerda.
B
B
Que devo passar para a via de trânsito que elas indicam.
A linha amarela do lado direito da faixa de rodagem significa que:
A
A
A via de trânsito vai estar sujeita a obras e não posso parar neste local, salvo para a entrada ou saída de passageiros.
B
B
É proibido parar ou estacionar em toda a extensão da linha, exceto para efetuar cargas ou descargas.
C
C
É proibido parar ou estacionar em toda a extensão da linha.