A que nível o óleo do motor dos motociclos se deve manter?
A
A
Num nível nunca inferior ao máximo.
B
B
Num nível nunca superior ao máximo e muito próximo do mínimo.
C
C
Num nível entre o máximo e o mínimo, mas, preferencialmente, próximo do máximo.
A regulação da pré-carga da mola consiste:
A
A
Em fazer rodar o aro no sem-fim que fixa a mola à estrutura do amortecedor e dispositivo de regulação.
B
B
Em fazer rodar o conjunto mola /amortecedor em determinado sentido, obtendo-se assim o efeito desejado.
C
C
Numa operação a executar unicamente durante o processo de fabrico.
A suspensão de um motociclo tem por principal objetivo:
A
A
Absorver as irregularidades do pavimento mantendo boas condições de aderência.
B
B
Dar conforto aos ocupantes e evitar desgaste excessivo do veículo.
C
C
Dar conforto aos ocupantes.
Após a lavagem de um motociclo, devo verificar se o descanso lateral está em boas condições?
A
A
Não, esse procedimento só deve ser realizado numa oficina especializada.
B
B
Não, porque isso implicaria a revisão de todas as componentes do motociclo, sempre que o lavasse.
C
C
Sim, verificando a elasticidade da mola.
As partes laterais dos pneus dos motociclos são submetidas a maior esforço, sempre que:
A
A
A pressão é excessiva.
B
B
A pressão é insuficiente.
Em determinados motociclos a compressão dos amortecedores pode ser regulada?
A
A
Não.
B
B
Sim.
As operações de controlo e nivelamento do líquido refrigerante dos motociclos, deve efetuar-se com:
A
A
O motor em funcionamento e frio.
B
B
O motor em funcionamento, num regime de aproximadamente 2.500 rotações por minuto e à temperatura de 72º C.
C
C
O motor parado e frio.
Como deve ser verificado o nível de óleo no motor dos motociclos?
A
A
Com o motor em funcionamento e o veículo apoiado no descanso.
B
B
Com o motor parado, a frio e o veículo apoiado na vertical.
C
C
Com o motor parado, de preferência frio, e o veículo apoiado no descanso.
Das afirmações que se seguem, assinale a que entender como correta:
A
A
O nível de líquido dos travões de motociclos aumenta com o desgaste das pastilhas de travão.
B
B
O nível de líquido dos travões de motociclos baixa progressivamente com o desgaste das pastilhas de travão.
Das afirmações que se seguem, assinale a que entender como verdadeira:
A
A
Nos motociclos, a transmissão por corrente é mais elástica do que por veio.
B
B
Nos motociclos, a transmissão por veio é mais elástica do que por corrente.
C
C
Nos motociclos, as transmissões têm todas a mesma elasticidade seja qual for o tipo.
Perante a luz verde dos sinais luminosos:
A
A
Regra geral, devo avançar.
B
B
Regra geral, devo parar.
C
C
Sou obrigado a avançar em qualquer circunstância.
Perante a luz verde eu não devo avançar quando:
A
A
No passeio existam peões que pretendam iniciar a travessia da faixa de rodagem.
B
B
Pela intensidade de trânsito, seja previsível a imobilização no centro da intersecção.
C
C
Um agente regulador de trânsito esteja no local.
Perante a mudança de cor na sinalização luminosa, devo:
A
A
Acelerar para passar rapidamente.
B
B
Reduzir a velocidade e avançar com prudência.
C
C
Reduzir a velocidade e parar.
Perante a seta marcada no pavimento devo:
A
A
Manter-me na via de trânsito em que circulo.
B
B
Mudar de direção à direita.
C
C
Reduzir a velocidade.
Perante a sinalização devo estar especialmente atento:
A
A
À travessia de peões.
B
B
Aos outros veículos porque os peões são obrigados a parar.
Perante a sinalização existente no local, como devo proceder?
A
A
Acelerar, de modo a passar o mais rapidamente possível.
B
B
Circular com especial precaução.
C
C
Parar, porque tenho espaço suficiente para o fazer em segurança.
Perante a sinalização luminosa:
A
A
Devo mudar de direção para a esquerda.
B
B
Devo parar e avançar quando o sinal ficar verde.
C
C
Posso avançar e virar para a esquerda.
Perante a sinalização posso avançar em qualquer circunstância?
A
A
Não, caso seja previsível a imobilização no cruzamento.
B
B
Sim, visto estar acesa a luz verde.
Um veículo com estas placas na retaguarda é:
A
A
Um automóvel com 10 metros de comprimento.
B
B
Um automóvel com mais de 12 metros de comprimento.
Perante esta situação posso transpor a linha existente no eixo da via?
A
A
Não, nunca posso.
B
B
Sim, para mudar de direção.
C
C
Sim, para ultrapassar.
Perante as marcas rodoviárias à minha esquerda, fico a saber que:
A
A
É proibido estacionar na área por elas abrangida a não ser para a realização de manobras que manifestamente não apresentem perigo.
B
B
É proibido parar ou estacionar na área por elas abrangida a não ser para a realização de manobras que manifestamente não apresentem perigo.
C
C
É proibido parar ou estacionar na área por elas abrangida.
Perante as marcas rodoviárias existentes no pavimento, fico a saber que:
A
A
A linha mista existente no eixo da faixa de rodagem permite-me a sua transposição.
B
B
Não posso transpor a linha descontínua que se encontra no eixo a faixa de rodagem.
C
C
Não posso transpor as duas linhas, contínua e descontínua, que se encontram no eixo da faixa de rodagem.
Perante esta situação reduzi subitamente a velocidade. Devo:
A
A
Buzinar, para advertir os utentes dessa situação.
B
B
Fazer sinal de paragem com o braço esquerdo.
C
C
Ligar os quatro piscas em simultâneo, como sinalização de perigo.
Perante o sinal do agente, os condutores que se apresentam na intersecção, à minha direita, devem:
A
A
Abrandar.
B
B
Avançar.
C
C
Parar.
Porque circulo num local bem iluminado devo utilizar as luzes de:
A
A
Cruzamento.
B
B
Estrada.
C
C
Presença.
Posso circular apenas com as luzes de presença?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Posso parar em cima da raia oblíqua?
A
A
Não.
B
B
Sim, em caso de avaria.
C
C
Sim.
Posso avançar perante a luz amarela constante do sinal luminoso?
A
A
Não, nunca.
B
B
Sim, mas apenas se não conseguir parar em segurança.
C
C
Sim, sempre.
Posso estacionar na área demarcada de cor amarela?
A
A
Não, nunca, porque esta marca apenas permite a paragem.
B
B
Sim, se for carregar ou descarregar mercadorias.
C
C
Sim, sempre, porque é esse o seu objetivo.
Posso inverter o sentido de marcha neste local?
A
A
Não, a marca rodoviária existente não me permite realizar a manobra.
B
B
Não, porque estou a menos de 50 metros de uma curva.
C
C
Sim, mas só quando houver pouca intensidade de trânsito.
Posso inverter o sentido de marcha?
A
A
Não, porque a sinalização não mo permite.
B
B
Sim, porque a luz verde me autoriza a efetuar a manobra.
C
C
Sim, porque a sinalização luminosa prevalece sobre a sinalização vertical.
Posso parar o meu veículo do lado direito da faixa de rodagem?
A
A
Não, exceto para cargas ou descargas.
B
B
Não. É proibido parar.
C
C
Sim, sendo apenas proibido estacionar.
Posso transpor as marcas rodoviárias separadoras dos sentidos de trânsito?
A
A
Não, estou proibido de transpor as linhas contínuas adjacentes que separam os sentidos de trânsito.
B
B
Sim, posso transpor a linha mista que separa os sentidos de trânsito.
C
C
Sim, posso transpor as linhas de sentido reversível que separam os sentidos de trânsito.
Posso transpor ou pisar a marca rodoviária que divide os sentidos de trânsito?
A
A
Não.
B
B
Sim, se dessa situação não resultar qualquer tipo de insegurança.
C
C
Sim, se necessitar de ultrapassar.
Posso utilizar os máximos?
A
A
Não, caso exista perigo de encandeamento.
B
B
Sim, se durante o percurso encontrar nevoeiro.
C
C
Sim, se iniciar uma ultrapassagem.
Posso utilizar os sinais sonoros:
A
A
Para assinalar a minha marcha urgente de socorro.
B
B
Para assinalar a realização de qualquer manobra.
C
C
Para ultrapassar.
Pretendo mudar de direção à direita. Devo:
A
A
Avançar com precaução.
B
B
Avançar rapidamente.
C
C
Parar.
Posso utilizar os sinais sonoros?
A
A
Sim, em caso de perigo iminente.
B
B
Sim, pois circulo dentro de uma localidade.
C
C
Sim, pois existe um sinal a indicar-me passagem estreita.
Pretendo parar neste local, para largar um passageiro. Posso fazê-lo sobre a linha em ziguezague?
A
A
Não, esta marca só me permite estacionar.
B
B
Não, só me é possível realizar a manobra sobre a linha amarela descontínua.
C
C
Sim, posso.
Qual das seguintes afirmações, sobre as marcas rodoviárias amarelas, está correta?
A
A
A linha em ziguezague proíbe a paragem, a linha descontínua proíbe o estacionamento.
B
B
Ambas proíbem a paragem.
C
C
Ambas proíbem o estacionamento.