O aumento da pré-carga da mola da suspensão traseira num motociclo, poderá originar:
A
A
Instabilidade na frente do motociclo.
B
B
Aumento do raio de viragem.
C
C
Aumento do consumo.
O bom estado de funcionamento dos amortecedores poderá contribuir:
A
A
Para uma menor distância de travagem.
B
B
Para o aumento da distância de paragem.
C
C
Para a redução da distância de paragem aumentando a de travagem.
O condutor de um motociclo equipado com sistema de travagem simultânea, deve saber que:
A
A
Ao atuar no travão de trás, é acionado, também, o da frente.
B
B
Ao atuar no travão de trás, é acionado, também, o bloqueio de transmissão.
C
C
Ao atuar no travão da frente, é acionado, também, o travão motor.
O condutor pode regular ou mandar regular o amortecedor de direção do seu motociclo?
A
A
Sim.
B
B
Pode, mas esta regulação, por norma, não tem qualquer efeito no comportamento do veículo.
C
C
Não.
Regra geral, quando o condutor imobiliza o motociclo para o abastecer de combustível, ao abandoná-lo deve ter especial cuidado:
A
A
Em colocar a zeros o totalizador de quilómetros.
B
B
Em alterar a posição da torneira de combustível.
C
C
Com o piso habitualmente escorregadio destes locais.
O interruptor de paragem de emergência dos motociclos tem como função:
A
A
Interromper o funcionamento do motor.
B
B
Interromper o funcionamento do motor e, em simultâneo, desativar todo o sistema elétrico.
C
C
Evitar que o motociclo, em caso de queda, derrame gasolina e possa vir a incendiar-se.
O painel de instrumentos que se apresenta na figura, pode ser legendado da seguinte forma:
A
A
A (indicador luminoso de temperatura do motor), B (indicador luminoso da posição de ponto morto) e C (indicador luminoso da luz de máximos).
B
B
A (indicador luminoso da pressão do óleo do motor), B (indicador luminoso da luz de médios) e C (indicador luminoso da luz de máximos).
C
C
A (indicador luminoso da pressão do óleo do motor), B (indicador luminoso da luz de máximos) e C (indicador luminoso da posição de ponto morto).
O utilizador de um motociclo deve saber que os pneus devem ser substituídos:
A
A
Sempre que se encontrem deteriorados ou com evidente desgaste.
B
B
De acordo com a quilometragem indicada pelo fabricante do motociclo.
C
C
De 15.000 em 15.000 quilómetros.
Os amortecedores de direção dos motociclos servem para:
A
A
Anular oscilações da direção.
B
B
Ajudar o condutor a virar o guiador na direção pretendida.
C
C
Ajudar a suspensão no amortecimento das irregularidades do piso.
Para garantir a utilização correta de um motociclo de duas rodas, o condutor deve saber que:
A
A
Os pneus dos motociclos de estrada têm na sua constituição borracha bastante dura, o que garante bom nível de aderência.
B
B
Os pneus dos motociclos de estrada têm na sua constituição borracha sem qualquer elasticidade, o que garante bom nível de aderência.
C
C
Os pneus dos motociclos de estrada têm na sua constituição borracha bastante suave, o que garante bom nível de aderência.
O peão idoso:
A
A
Requer da minha parte, uma atenção especial.
B
B
Por ser mais lento, regra geral, não lhe devo ceder a passagem.
C
C
É um peão como qualquer outro, requerendo a mesma atenção.
O peão idoso requer da parte do condutor uma atenção especial?
A
A
Não, porque é um peão igual a todos os outros.
B
B
Sim, desde que se encontre nos locais assinalados, para a travessia da faixa de rodagem.
C
C
Sim, mesmo que não esteja no local indicado para a travessia da faixa de rodagem.
O peão idoso requer da minha parte, enquanto condutor defensivo:
A
A
A utilização dos sinais sonoros para assinalar a minha presença, por ser regra geral um peão menos atento.
B
B
O mesmo cuidado que qualquer outro peão.
C
C
Uma atenção especial.
O peão idoso requer da minha parte uma atenção especial?
A
A
Sim, o idoso pode não se ter apercebido da nossa presença.
B
B
Sim, mas apenas quando se encontra na faixa de rodagem.
C
C
Não. Todos os peões devem ser considerados da mesma forma.
O peão idoso requer da minha parte enquanto condutor defensivo, uma atenção especial?
A
A
Não, porque ser um condutor defensivo, nada tem a ver com o meu comportamento perante os peões.
B
B
Sim, se eu não estiver com muita pressa.
C
C
Sim.
O peão circula corretamente?
A
A
Não, porque deveria circular em sentido contrário.
B
B
Sim, porque está a caminhar no passeio.
C
C
Não, nesta situação deveria circular na faixa de rodagem.
O peão transita corretamente?
A
A
Sim.
B
B
Não.
Nestas circunstâncias:
A
A
Os condutores são obrigados a parar.
B
B
Os peões estão proibidos de avançar.
C
C
Os condutores devem ceder a passagem aos peões.
O condutor deve ter uma atenção especial ao comportamento do peão idoso?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Nesta situação:
A
A
Devo estar atento ao comportamento do peão.
B
B
Devo utilizar os sinais sonoros, ao passar ao lado do peão.
C
C
Não me devo preocupar com o comportamento do peão.
Nesta situação, o mais seguro será:
A
A
Continuar a marcha de maneira a contornar as crianças.
B
B
Fazer marcha atrás.
C
C
Parar e utilizar os sinais sonoros.
O que devo fazer nesta situação?
A
A
Fazer sinais de luzes, comunicando assim com os peões.
B
B
Transitar com muita precaução.
C
C
Avançar com precaução, apenas porque o piso é irregular.
Nesta situação, não sabendo qual é a decisão que a criança vai tomar, devo:
A
A
Parar, sair do veículo e desviar a criança para fora da faixa de rodagem.
B
B
Utilizar os sinais sonoros, para que a criança se aperceba que está em transgressão.
C
C
Circular lentamente e estar atento ao comportamento da criança.
O que devo fazer nesta situação?
A
A
Reduzir a velocidade, contornar os peões e utilizar os sinais sonoros, como sinal de protesto.
B
B
Parar e utilizar os sinais sonoros.
C
C
Ligar as luzes de perigo, aumentar um pouco a velocidade para que os peões se desviem.
O que devo fazer nesta situação?
A
A
Avançar, contornando o peão.
B
B
Avançar, utilizando os sinais sonoros para lembrar ao peão que na faixa de rodagem, transitam veículos.
C
C
Parar, cedendo a passagem ao peão.
Os peões:
A
A
Têm direitos, mas não devem esquecer os seus deveres.
B
B
Têm sempre o direito de passar.
C
C
Nunca têm o dever de ceder a passagem, porque são utentes vulneráveis.
Os peões transitam corretamente?
A
A
Não.
B
B
Sim, porque a faixa de rodagem se destina também ao trânsito de peões.
C
C
Sim, porque no local existe pouca intensidade de trânsito.
Os peões têm sempre o direito de avançar e os condutores o dever de ceder a passagem.
A
A
Certo. Os peões não têm deveres.
B
B
Errado. Os condutores têm sempre o direito de avançar primeiro.
C
C
Errado. Todos os utentes da via pública têm deveres.
Os peões são utentes da via pública que requerem da minha parte, enquanto condutor, uma atenção especial?
A
A
Não, porque os condutores não têm que se preocupar com esse tipo de utente.
B
B
Sim, mas apenas nos locais destinados à sua circulação.
C
C
Sim, porque são utentes bastante vulneráveis.
Os peões são obrigados a respeitar a indicação do sinal:
A
A
Sempre.
B
B
Só quando se aproximarem veículos.
C
C
Só quando o trânsito de veículos for intenso.
Os peões requerem da parte do condutor, uma atenção especial enquanto utentes da via pública?
A
A
Sim, porque podem ter comportamentos imprevisíveis e são vulneráveis.
B
B
Sim, desde que ocupem os locais a eles destinados.
C
C
Não, porque o espaço que devem ocupar na via pública não é a faixa de rodagem.
Os peões requerem da parte do condutor uma atenção especial?
A
A
Sim, mas apenas quando transitam nos locais a eles destinados.
B
B
Sim, sempre.
C
C
Sim, mas apenas quando atravessam a faixa de rodagem.
Os peões procedem corretamente?
A
A
Não, porque deviam fazer a travessia da faixa de rodagem noutro local.
B
B
Não, porque não deviam circular entre as duas marcas rodoviárias.
C
C
Sim, porque estão a fazer a travessia no local indicado para o efeito.
O que devo fazer se o peão iniciar a travessia da faixa de rodagem?
A
A
Utilizar os sinais sonoros para alertar o peão para o meu direito de avançar.
B
B
Ceder a passagem ao peão.
C
C
Contornar o peão, porque se parar vou causar um aumento da intensidade de trânsito.
O que devo fazer nesta situação?
A
A
Contornar o peão.
B
B
Parar.
C
C
Utilizar os sinais sonoros para que o peão saia rapidamente da faixa de rodagem.
O que devo fazer nesta situação?
A
A
Utilizar as luzes de perigo e estar atento ao comportamento dos peões.
B
B
Parar obrigatoriamente.
C
C
Moderar a velocidade e estar atento ao comportamento dos peões.
O que devo fazer nesta situação?
A
A
Ligar as luzes de cruzamento e estar atento à presença do peão.
B
B
Ligar as luzes de estrada e estar atento à presença do peão.
C
C
Ligar as luzes de presença e estar atento à presença do peão.
O que devo fazer nesta situação?
A
A
Iniciar a marcha, obrigando assim os peões a terminarem rapidamente a travessia.
B
B
Manter o veículo imobilizado, mas utilizando os sinais sonoros de maneira a que os peões não demorem muito tempo a terminar a travessia.
C
C
Manter o veículo imobilizado, permitindo assim que os peões terminem a travessia.
Os condutores devem ter especial atenção às crianças enquanto peões devido:
A
A
A sua estatura e comportamento imprevisíveis.
B
B
A sua estatura e o facto de não serem ainda condutores.
O que devo fazer nesta situação?
A
A
Manter uma distância segura em relação ao ciclomotor.
B
B
Parar.
C
C
Ultrapassar de imediato o ciclomotor.