Ao circular numa autoestrada o condutor de motociclo deve:
A
A
Aumentar a distância de segurança do veículo da frente.
B
B
Utilizar mudanças altas (5ª e 6ª) reduzindo a distância de segurança, uma vez que a visibilidade aumenta significativamente.
C
C
Utilizar mudanças altas (5ª e 6ª), reduzir substancialmente a velocidade e conduzir encostado à guia direita.
Como devo proceder numa situação de pavimento com areia?
A
A
Circular a velocidade moderada e efetuar as curvas com especial cuidado, embora a areia não diminua a estabilidade dos motociclos.
B
B
Moderar na inclinação a dar ao motociclo durante a descrição de curvas e na velocidade, desde que o motociclo não tenha pneus mistos.
C
C
Moderar na inclinação a dar ao motociclo durante a descrição de curvas.
Esta situação obriga-me a circular a:
A
A
40 Km/h.
B
B
45 Km/h.
C
C
Velocidade especialmente moderada.
Das afirmações que se seguem, assinale a que entender como verdadeira:
A
A
O gelo na estrada compromete a aderência e promove o aumento do tempo de reação.
B
B
O gelo na estrada influencia a distância de paragem.
C
C
O gelo na estrada promove o aumento do tempo de reação e diminui a distância de travagem.
Das afirmações que se seguem, assinale a que entender como verdadeira:
A
A
Numa estrada com pequenos buracos, quanto menor for o raio das rodas do motociclo, mais segura e confortável se revela a circulação.
B
B
Numa estrada com pequenos buracos, quanto maior for o raio das rodas do motociclo, mais segura e confortável se revela a circulação.
O condutor de um motociclo deve saber que ao circular com o piso molhado ou escorregadio a distância de travagem diminui. Concorda com a afirmação?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Das afirmações que se seguem, assinale a que entender como verdadeira:
A
A
O asfalto em perfeitas condições garante bom nível de aderência e promove o aumento da distância de travagem.
B
B
O asfalto em perfeitas condições garante bom nível de aderência.
C
C
O asfalto que revele bastante uso influencia a distância de travagem sem comprometer a aderência.
Durante a condução urbana os condutores de motociclos devem:
A
A
Acelerar sobre tampas de esgoto.
B
B
Evitar passar sobre tampas de esgoto.
C
C
Travar bruscamente sobre tampas de esgoto.
Os motociclos podem circular num caminho rural?
A
A
Não.
B
B
Sim, mas devem transitar com a luz de estrada acesa.
C
C
Sim.
Perante a sinalização vertical, sei que circulo numa:
A
A
Autoestrada.
B
B
Estrada nacional.
C
C
Via reservada a automóveis e motociclos.
Qual das seguintes afirmações está correta para o sinal de informação?
A
A
Localização de uma passagem para peões.
B
B
Passagem proibida a peões.
C
C
Pista obrigatória para peões.
Qual deve ser o meu comportamento, perante o sinal vertical?
A
A
Parar para interpretar a sua indicação.
B
B
Seguir atentamente.
C
C
Sinalizar a intenção de parar na área de serviço indicada pelo sinal.
Que indica o sinal de informação?
A
A
Parque autorizado para o estacionamento de reboques de campismo.
B
B
Parque misto para campismo e caravanismo.
C
C
Pousada ou estalagem.
Se quiser ir por Lisboa, o sinal vertical informa-me que:
A
A
Estou a 197 km de Lisboa.
B
B
Já percorri 197 km para chegar a Lisboa.
C
C
Tenho que apanhar a estrada nacional 197.
O sinal vertical indica-me fim de velocidade:
A
A
Obrigatória.
B
B
Permitida.
C
C
Recomendada.
Até à próxima saída desta autoestrada irei encontrar mais dois sinais complementares, nomeadamente a 500 e a 750 metros da saída. Concorda com esta afirmação?
A
A
Não.
B
B
Sim.
O sinal de fundo azul indica-me:
A
A
Que a via passa de um para dois sentidos.
B
B
Trânsito de sentido único.
C
C
Via pública sem saída.
O sinal vertical informa-me que vou encontrar um local onde posso inverter o sentido de marcha.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
Perante este sinal fico a saber que circulo:
A
A
Na autoestrada A25.
B
B
Na estrada nacional E80.
C
C
Num itinerário principal.
Perante este sinal vertical sou aconselhado a usar correntes de neve. Concorda com esta afirmação?
A
A
Não.
B
B
Sim, exceto nas rodas motoras.
C
C
Sim.
O sinal vertical indica a existência de:
A
A
Dois sentidos de trânsito.
B
B
Duas faixas de rodagem.
C
C
Duas vias de trânsito no mesmo sentido.
O sinal vertical indica aos condutores:
A
A
Estacionamento autorizado.
B
B
Passagem desnivelada para peões.
C
C
Pista especial para peões e velocípedes.
O sinal vertical indica-me o número e sentido das faixas de rodagem.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
O que me indica o sinal vertical?
A
A
O número de faixas de rodagem.
B
B
O número de pistas especiais.
C
C
O número e sentido das vias de trânsito.
A partir da sinalização existente na via sei que:
A
A
Não posso inverter o sentido de marcha.
B
B
Posso inverter o sentido de marcha porque a linha descontínua permite.
Este sinal de informação indica-me:
A
A
Fim de autoestrada.
B
B
Fim de localidade.
C
C
Fim de via reservada a automóveis e motociclos.
O sinal vertical de fundo azul dá indicação aos condutores que vão passar a circular na autoestrada A25.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
A partir do sinal vertical circulo numa via em que não é permitido:
A
A
Aos quadriciclos ultrapassar.
B
B
Mudar de direção à esquerda.
A partir deste sinal sei que:
A
A
A via em que circulo tem prioridade de passagem.
B
B
Existe uma via de trânsito em cada sentido.
C
C
O trânsito se passa a fazer apenas num sentido.
A sinalização de cor azul que se encontra na via de trânsito onde circulo chama-se:
A
A
Sinal de confirmação.
B
B
Sinal de direção.
C
C
Sinal de pré-aviso gráfico.
A sinalização desta via indica-me a aproximação de:
A
A
Uma passagem de nível a 150 metros.
B
B
Uma passagem de nível com guarda a 300 metros.
C
C
Uma saída a 300 metros.
Os sinais de pré-aviso gráfico devem conter os destinos referentes a cada uma das direções bem como a identificação das vias que lhe estão associadas. Concorda com a afirmação?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Perante a sinalização que se encontra na via fico a saber qual a distância até à passagem de nível?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Até à próxima saída desta autoestrada irei encontrar outros sinais complementares de aproximação de saída?
A
A
Não, porque este já está a 750 metros da saída.
B
B
Sim, mais dois.
C
C
Sim, mais um.
Este sinal dá indicação aos condutores de:
A
A
Aproximação de saída a 150 metros.
B
B
Fim de todas as proibições a 150 metros.
C
C
Túnel a 150 metros.
Nesta via de trânsito e perante a sinalização vertical:
A
A
Estou obrigado a circular a mais de 50 Km/h.
B
B
Estou obrigado a circular a uma velocidade máxima de 50 Km/h.
C
C
Sou aconselhado a circular a uma velocidade máxima de 50 Km/h.
Perante este sinal vertical de fundo azul fico a saber que:
A
A
Terminou a autoestrada.
B
B
Vou entrar numa autoestrada.
No preciso local em que me encontro circulo:
A
A
Ainda numa localidade.
B
B
Fora de uma localidade.
C
C
Numa via reservada a automóveis e motociclos.
O que me indica o sinal vertical?
A
A
A existência de bermas em ambos os sentidos.
B
B
As diferentes direções das faixas de rodagem.
C
C
O número e sentido das vias de trânsito.
O que significa o sinal vertical?
A
A
Que o trânsito nos dois sentidos passa a fazer-se apenas numa só via.
B
B
Que vou encontrar uma curva e contracurva à direita.
C
C
Supressão de via de trânsito.