Para sua proteção e segurança o condutor de um motociclo deve circular, preferencialmente, em cima da linha descontínua. Concorda com esta afirmação?
A
A
Não.
B
B
Sim, porque a aderência ao piso é maior.
C
C
Sim.
Pretendendo ultrapassar o automóvel pesado que circula à minha frente devo ter em atenção que:
A
A
A manobra deve ser feita pela berma da faixa de rodagem.
B
B
Ao realizar a manobra a estabilidade do meu veículo pode ver-se comprometida pela deslocação de ar.
C
C
O atrito provocado pelo automóvel pesado compromete a fase inicial da manobra.
Quando o condutor pretender estacionar o motociclo, deve:
A
A
Baixar o descanso imediatamente antes de se imobilizar.
B
B
Certificar-se do estado do pavimento.
C
C
Deixar o motor em funcionamento.
Quando o motociclo avaria, com paragem do motor, o motociclista deve:
A
A
Seguir a pé até à área de serviço mais próxima.
B
B
Providenciar um reboque.
C
C
Se possível fazer-se rebocar por um amigo, pois não deve abandonar o motociclo.
Quando um motociclista circula numa via reservada a automóveis e motociclos, deve:
A
A
Circular na via central, pois tem maior proteção.
B
B
Circular na via mais à esquerda.
C
C
Circular na via o mais à direita possível.
Regra geral, o condutor de um motociclo deve circular:
A
A
Na direita da via de trânsito.
B
B
Na esquerda da via de trânsito.
C
C
Na parte central da via de trânsito.
Se um motociclista estacionar o seu veículo nas passagens assinaladas para a travessia de peões, incorre numa contraordenação:
A
A
Grave.
B
B
Muito grave, se se encontrar dentro de uma localidade.
C
C
Sempre leve.
Se, numa autoestrada, o condutor de um motociclo circular apenas com as luzes de presença ligadas:
A
A
Comete uma contraordenação grave.
B
B
Comete uma contraordenação muito grave.
C
C
Não comete nenhuma contraordenação.
Um motociclista deve circular sempre com as luzes de cruzamento ligadas:
A
A
Apenas fora das localidades, onde a velocidade é maior.
B
B
Em autoestrada, mas apenas durante a noite ou quando a visibilidade for insuficiente.
C
C
Em autoestrada.
Um motociclista em andamento deve, de vez em quando, levantar a roda da frente?
A
A
Não, pois ocorre numa contraordenação.
B
B
Sim, para testar a suspensão do veículo.
C
C
Sim, para testar o seu equilíbrio.
Nesta situação posso efetuar a inversão de sentido de marcha?
A
A
Não, pois a sinalização existente não mo permite.
B
B
Sim, mudando à direita na próxima intersecção.
C
C
Sim, no exato local onde me encontro.
Neste local devo:
A
A
Aguardar pela abertura da cancela da ponte móvel.
B
B
Inverter o sentido de marcha, pois a ponte termina num precipício.
C
C
Inverter o sentido de marcha, porque a via não tem saída.
O equipamento identificador é atribuído:
A
A
A um determinado veículo, independentemente do condutor.
B
B
Ao condutor ou ao veículo, consoante a opção pretendida.
C
C
Ao condutor, independentemente do veículo que conduz.
O primeiro sinal, de fundo verde, colocado à minha esquerda é de:
A
A
Informação.
B
B
Obrigação.
C
C
Seleção de vias.
O espaço que separa os dois sinais de indicação, do lado direito da via, serve para parar ou estacionar:
A
A
Qualquer veículo.
B
B
Somente o veículo do deficiente residente.
C
C
Veículos adaptados a deficientes.
O que devo fazer nesta situação?
A
A
Mudar de direção.
B
B
Seguir em frente, se tencionar passar na portagem.
C
C
Seguir obrigatoriamente na direção do estádio.
O que se verifica após a passagem pelo sinal vertical?
A
A
Deixa de ser obrigatória a distância de segurança máxima de 60m face ao veículo da frente.
B
B
Deixa de ser obrigatória a velocidade mínima de 60 km/h.
C
C
Deixa de ser recomendada a velocidade máxima de 60 km/h.
O sinal de fundo azul obriga-me a inverter o sentido de marcha?
A
A
Não, porque se trata de um sinal de informação.
B
B
Sim, porque se trata de um sinal de informação.
C
C
Sim, porque se trata de um sinal de obrigação.
O sinal de indicação destina-se:
A
A
À paragem de veículos afetos ao transporte de crianças.
B
B
À paragem de veículos de transporte coletivo de passageiros.
C
C
Ao estacionamento de veículos que transportam crianças.
O sinal de indicação, deverá estar colocado:
A
A
No início da autoestrada e duma via reservada a automóveis e motociclos.
B
B
No início de uma via reservada a automóveis e motociclos.
C
C
Nos locais em que os condutores iniciam a circulação em autoestrada.
O sinal de informação indica-me:
A
A
A velocidade máxima autorizada.
B
B
A velocidade máxima recomendada.
C
C
A velocidade mínima autorizada.
O sinal de informação indica-me:
A
A
Fim de autoestrada.
B
B
Fim de via reservada a automóveis e motociclos.
C
C
Trânsito proibido a automóveis.
O sinal de informação indica:
A
A
Fim de autoestrada a 750 metros.
B
B
Fim de corredor de transportes públicos a 750 metros.
C
C
Fim de via reservada a automóveis e motociclos a 750 metros.
O sinal de informação indica:
A
A
Uma passagem para peões.
B
B
Uma pista obrigatória para peões.
C
C
Uma via em que é proibido o trânsito de peões.
O sinal de informação indica:
A
A
Entreposto comercial de campismo e reboques de campismo.
B
B
Oficina de reparações de caravanas.
C
C
Parque misto para campismo e caravanismo.
O sinal de informação significa:
A
A
Estacionamento autorizado.
B
B
Paragem proibida.
C
C
Praça de táxis.
O sinal de informação, indica-me que vai terminar a via reservada a:
A
A
Automóveis e motociclos.
B
B
Táxis.
C
C
Veículos de transporte público.
O sinal de paragem de transporte coletivo, deverá estar colocado:
A
A
A 15 metros do local de paragem.
B
B
A 3 metros do local de paragem.
C
C
No local exato do local de paragem.
O sinal de pré-sinalização indica que:
A
A
À distância de 1500 metros há uma saída para as localidades identificadas.
B
B
À distância de 1500 metros têm inicio as localidades identificadas.
C
C
É proibido ultrapassar numa distância de 1500 metros.
O sinal existente na via de trânsito é de:
A
A
Confirmação.
B
B
Direção.
C
C
Pré-sinalização.
O sinal indica a demarcação miriamétrica, de:
A
A
Um itinerário complementar.
B
B
Um itinerário principal.
C
C
Uma autoestrada.
O sinal indica a entrada:
A
A
Num itinerário complementar.
B
B
Numa via onde vigoram regras especiais, como por exemplo a separação física de faixas de rodagem.
C
C
Numa via reservada a automóveis.
O sinal indica que é permitido:
A
A
Estacionar em cima do passeio.
B
B
Estacionar em segunda fila.
C
C
Estacionar.
O sinal indica uma zona destinada à imobilização em caso de falha de travões. Esta escapatória deve estar:
A
A
Fora da faixa de rodagem.
B
B
Na faixa de rodagem.
C
C
Na via de trânsito.
O sinal indica-me:
A
A
Cais ou precipício.
B
B
Ponte móvel.
C
C
Subida de inclinação acentuada.
O sinal indica-me a existência:
A
A
De um cais ou precipício a seguir à ponte.
B
B
De um teleférico a seguir à ponte.
C
C
De uma ponte móvel.
O sinal indica-me que 200 metros à frente vou encontrar:
A
A
Um local adequado para inverter o sentido de marcha.
B
B
Um local adequado para virar à esquerda.
C
C
Uma via de aceleração à esquerda.
O sinal indica-me:
A
A
O local onde posso inverter o sentido de marcha.
B
B
Que não posso inverter o sentido de marcha.
C
C
Que sou obrigado a inverter o sentido de marcha.
O sinal indica:
A
A
Paragem de transportes coletivos de passageiros que transitam sobre carris.
B
B
Paragem de veículos afetos ao transporte de crianças.
C
C
Paragem de veículos de transporte coletivo de passageiros.
O sinal indica:
A
A
O fim de uma via com acessos condicionados.
B
B
O início de uma autoestrada.
C
C
Uma via reservada a automóveis e motociclos.