Evitar situações de trânsito arriscadas e prever o comportamento dos outros utentes da via, são regras que devem fazer parte:
A
A
Da atitude defensiva que deve estar sempre presente na condução.
B
B
Da conduta, exclusiva, dos condutores de veículos automóveis em relação aos veículos de duas rodas e peões.
Na condução de um veículo, a distância de travagem varia:
A
A
Com a rotação do motor.
B
B
Com a velocidade do veículo.
C
C
Com o tempo de reação do condutor.
Na descrição de uma curva com um motociclo de duas rodas:
A
A
À medida que a inclinação do veículo aumenta deve diminuir a velocidade.
B
B
À medida que aumenta a velocidade deve diminuir a inclinação do veículo.
C
C
Quanto maior for a velocidade maior será a inclinação do veículo.
Na descrição de uma curva com um motociclo, qual a relação entre a velocidade de circulação e a inclinação a dar ao veículo?
A
A
A velocidade de circulação não interfere com a inclinação a adotar.
B
B
Quanto maior a velocidade maior a inclinação a adotar.
C
C
Quanto maior a velocidade menor a inclinação a adotar.
Na situação em que me encontro, pratico uma condução defensiva se:
A
A
Adaptar a condução às características do local.
B
B
Circular no eixo da faixa de rodagem.
C
C
Ligar as luzes de cruzamento.
Nesta situação, ao cruzar-me com o automóvel pesado devo:
A
A
Aumentar a velocidade para que o cruzamento se faça mais rapidamente.
B
B
Circular fora da faixa de rodagem devido ao efeito da deslocação do ar.
C
C
Moderar a velocidade tendo em atenção a largura do veículo pesado.
Nesta situação, devo acender de imediato as luzes de cruzamento. Concorda com esta afirmação?
A
A
Não, as luzes de cruzamento devem estar sempre acesas.
B
B
Não, devo acender as luzes de presença.
C
C
Sim, para aumentar a visibilidade.
Nesta situação, devo circular:
A
A
Em qualquer zona da faixa de rodagem no meu sentido de trânsito.
B
B
Junto ao eixo da faixa de rodagem para curvar melhor.
C
C
O mais próximo possível da guia direita.
Nesta situação, devo optar por circular junto ao eixo da faixa de rodagem?
A
A
Não.
B
B
Sim, dado não haver outros veículos em circulação.
C
C
Sim, de forma a tornar mais amplo o meu campo visual.
Nesta situação, encontro-me corretamente posicionado nesta via de trânsito para realizar a manobra de:
A
A
Marcha-atrás.
B
B
Mudança de direção à direita.
C
C
Mudança de direção à esquerda.
Nesta situação devo utilizar:
A
A
A via de trânsito da direita, exceto para ultrapassar.
B
B
A via de trânsito mais conveniente ao meu destino.
C
C
Sempre a via de trânsito da direita.
Nesta situação sou informado de que:
A
A
A orientação da via com prioridade muda de direção.
B
B
Tenho de ceder passagem aos veículos vindos da esquerda.
C
C
Tenho de respeitar a regra geral da prioridade.
Nesta situação, para seguir em direção à IC2, posso utilizar:
A
A
A via mais à direita.
B
B
A via mais à esquerda.
C
C
indistintamente a via em que circulo ou outra mais à direita.
Nesta situação, posso ultrapassar?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Nesta via sou sempre obrigado a transitar na via de trânsito mais à direita.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Neste local devo:
A
A
Mudar de via de trânsito se transitar na via mais à esquerda.
B
B
Parar.
C
C
Transitar com precaução.
Neste local, ainda posso seguir em frente?
A
A
Não, porque a seta me proíbe a mudança de direção.
B
B
Sim, desde que tome as devidas precauções e mude de via.
O que indica este sinal?
A
A
Cruzamento com via com prioridade.
B
B
Cruzamento com via sem prioridade.
C
C
Cruzamento de vias desniveladas.
O que me indica o sinal vertical?
A
A
Que na zona em que me encontro é aconselhável circular a 40 km/h.
B
B
Que na zona em que vou entrar a velocidade máxima está limitada a 40 km/h.
C
C
Que na zona em que vou entrar a velocidade mínima permitida é de 40 km/h.
O sinal de afetação de vias adverte-me para:
A
A
Aproximação de entroncamento com estrada sem prioridade.
B
B
Aproximação de passagem estreita.
C
C
Supressão da via de trânsito.
O sinal indica que na próxima intersecção:
A
A
Devem ceder-me a passagem.
B
B
Devo ceder a passagem.
C
C
Devo parar.
O sinal de zona indica:
A
A
Fim de zona de estacionamento autorizado.
B
B
Fim de zona de paragem e estacionamento proibidos.
C
C
Fim de zona de paragem proibida.
O sinal indica:
A
A
Fim de uma zona com um limite mínimo de velocidade.
B
B
Fim do limite de velocidade imposto por sinalização.
C
C
Início de uma zona com um limite máximo de velocidade.
O sinal indica:
A
A
Um local de estacionamento autorizado.
B
B
Uma zona de estacionamento proibido.
C
C
Uma zona de paragem proibida.
O sinal informa-me que na via de trânsito central devo:
A
A
Circular a menos de 70 km/h.
B
B
Circular à velocidade constante de 70 km/h.
C
C
Circular à velocidade mínima de 70 km/h.
O sinal informa-me que na via de trânsito mais à esquerda devo:
A
A
Circular a menos de 90 Km/h.
B
B
Circular à velocidade constante de 90 km/h.
C
C
Circular à velocidade mínima de 90 km/h.
O sinal proíbe o trânsito:
A
A
A todos os automóveis pesados.
B
B
Aos automóveis ligeiros de mercadorias.
C
C
Apenas aos automóveis pesados de mercadorias.
O sinal significa:
A
A
Cedência de passagem nos estreitamentos da faixa de rodagem.
B
B
Proibição de inverter o sentido de marcha.
C
C
Trânsito simultâneo nos dois sentidos.
O sinal vertical indica que no troço de via onde o mesmo se aplica, o trânsito se faz simultaneamente nos dois sentidos.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Os sinais colocados no pórtico são:
A
A
De afetação de vias.
B
B
De pré-sinalização.
C
C
De seleção de vias.
O sinal triangular indica:
A
A
Entroncamento com via sem prioridade.
B
B
Entroncamento onde devo ceder passagem.
C
C
Prioridade nos sucessivos cruzamentos e entroncamentos.
O sinal vertical indica:
A
A
O fim do limite máximo de velocidade.
B
B
O limite de velocidade recomendado para toda a faixa de rodagem.
C
C
O limite mínimo de velocidade, para aquela zona.
Para ir para o Carregado:
A
A
Devo mudar para a via de trânsito central ou da direita.
B
B
Devo mudar para a via de trânsito central.
C
C
Posso manter-me na via de trânsito em que circulo.
Para me dirigir à A1 NORTE:
A
A
Disponho de quatro vias de trânsito, devendo utilizar a via de trânsito mais à direita.
B
B
Posso optar por qualquer das vias de trânsito existentes.
C
C
Tenho de manter-me na via de trânsito em que circulo.
Para seguir a direção Areeiro devo:
A
A
Manter-me na via de trânsito em que circulo.
B
B
Mudar de direção para a direita neste cruzamento.
C
C
Sinalizar e mudar progressivamente para a via de trânsito à minha direita.
Para seguir em direção à A1 devo:
A
A
Seguir em frente.
B
B
Sinalizar e mudar progressivamente para a via de trânsito à minha direita.
C
C
Sinalizar e mudar progressivamente para a via de trânsito à minha esquerda.
Para seguir em direção à A3, devo:
A
A
Manter-me na via de trânsito em que circulo.
B
B
Passar progressivamente para a via de trânsito mais à direita.
C
C
Passar progressivamente para a via de trânsito mais à esquerda.
Para seguir em direção à Estação do Oriente devo:
A
A
Manter-me na via de trânsito em que circulo.
B
B
Passar para a via de trânsito à minha esquerda e prosseguir.
C
C
Passar progressivamente para uma das vias de trânsito à minha direita.
Para seguir em direção à N1, devo:
A
A
Manter-me na via de trânsito em que circulo.
B
B
Passar para a via de trânsito à minha direita e prosseguir.
C
C
Passar progressivamente para a via de trânsito mais à direita.
Para seguir em direção a Sintra, estou bem colocado?
A
A
Não, pois deveria circular na via de trânsito mais à direita.
B
B
Sim, desde que mude sem quaisquer precauções para a via de trânsito mais à direita.
C
C
Sim, pois posso utilizar qualquer via de trânsito.