Nesta situação, estou corretamente posicionado para proceder à ultrapassagem do veículo que circula à minha frente.
A
A
A afirmação é verdadeira.
B
B
A afirmação é falsa.
Como devo proceder na situação em que me encontro?
A
A
Circular pelos carris para aumentar a estabilidade do veículo.
B
B
Evitar circular sobre os carris para não perder o equilíbrio do veículo.
C
C
Transitar pelo eixo da faixa de rodagem.
Como devo proceder ao circular nesta via pública?
A
A
Perante estas condições atmosféricas devo ligar as luzes de cruzamento.
B
B
Circular o mais junto possível ao eixo da via.
C
C
Adaptar a velocidade às condições atmosféricas.
Conduzindo um veículo de duas rodas, a largura da faixa de rodagem é um fator a ter em atenção sempre que realizo a manobra de ultrapassagem.
A
A
A afirmação é verdadeira.
B
B
A afirmação é falsa.
Conduzindo um motociclo nesta via, não urbana, devo circular a uma velocidade compreendida entre os 50 e os 90 km/h.
A
A
A afirmação é verdadeira.
B
B
A afirmação é falsa.
Circulo corretamente na via de trânsito da esquerda?
A
A
Sim.
B
B
Sim, em virtude da velocidade instantânea e dimensões do meu veículo.
C
C
Não, devo circular na via de trânsito mais à direita.
Circulando à retaguarda de um automóvel pesado, que posição devo ocupar na via?
A
A
Aquela que me permita percecionar a via para além do automóvel.
B
B
A mais próxima possível do automóvel para realizar a sua ultrapassagem rápida e em segurança.
C
C
A mais afastada possível do automóvel para evitar a deslocação de ar que ele provoca.
As luzes que um motociclo deve ter na retaguarda são:
A
A
Luzes de presença e farol de nevoeiro.
B
B
Luzes de estrada e de presença.
C
C
Luz indicadora de travagem e luz de presença.
As contraordenações aplicáveis aos condutores de motociclos, previstas no código da estrada e legislação complementar, são sempre sancionadas com:
A
A
Coima, se forem leves.
B
B
Coima e sanção acessória.
C
C
Sanção acessória.
Ao ultrapassar este veículo pesado devo ter em atenção:
A
A
Que nunca posso exceder a velocidade máxima de 120 Km/h.
B
B
Que devo circular o mais à esquerda possível, ainda que pise a guia.
C
C
A instabilidade causada pelo deslocamento do ar.
As bebidas alcoólicas, só têm efeitos negativos no condutor, a partir de uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Que indicação me é dada pelo sinal vertical?
A
A
Obrigação de parar nas passagens estreitas.
B
B
Obrigação de seguir em frente.
C
C
Via com trânsito num só sentido.
Qual a indicação que este sinal vertical dá aos condutores?
A
A
Fim da obrigação de transitar com as luzes de cruzamento acesas.
B
B
Obrigação de transitar com as luzes de estrada acesas.
C
C
Proibição de transitar com as luzes de cruzamento acesas.
Perante o sinal vertical devo saber que:
A
A
Circulo numa pista obrigatória para automóveis ligeiros.
B
B
Circulo numa via de trânsito de sentido único.
C
C
Estou obrigado a seguir pelo sentido indicado no sinal.
Perante este sinal vertical sei que:
A
A
É proibido o transporte de pneus.
B
B
É proibido usar correntes de neve.
C
C
Terminou a obrigação de circular com correntes de neve.
Perante a sinalização existente nesta via de trânsito devo:
A
A
Respeitar apenas o sinal de obrigação e mudar de direção à direita.
B
B
Respeitar o sinal de STOP e mudar de direção à direita.
C
C
Respeitar o sinal de STOP mas apenas se pretender virar à direita.
O sinal vertical que se encontra nesta via pública indica-me:
A
A
Que estou obrigado a transitar com as luzes de cruzamento acesas.
B
B
Que já não estou obrigado a transitar com as luzes de cruzamento acesas.
C
C
Que devo utilizar os máximos apenas no cruzamento com outros veículos.
O sinal vertical indica-me a proximidade de uma pista obrigatória para peões. Concorda com esta afirmação?
A
A
Sim e devo moderar a velocidade.
B
B
Não. O sinal indica que circulo ao lado de uma pista obrigatória para velocípedes.
C
C
Não. O sinal indica obrigação de seguir pelo sentido indicado pela seta.
O sinal de obrigação indica-me:
A
A
Curva perigosa à esquerda e à direita.
B
B
Que o trânsito passa de uma para duas vias.
C
C
Sentidos obrigatórios possíveis.
O sinal de obrigação de contornar placa ou obstáculo:
A
A
Aconselha-me a contornar a placa ou obstáculo pelo lado indicado pela seta.
B
B
Obriga-me a contornar a placa ou obstáculo pelo lado indicado pela seta.
C
C
Permite-me contornar a placa por qualquer dos lados.
O sinal de obrigação de contornar placa ou obstáculo permite-me contornar a placa:
A
A
Apenas pelo lado direito.
B
B
Apenas pelo lado esquerdo.
C
C
Por qualquer um dos lados.
O sinal de fundo azul indica-me:
A
A
Os sentidos obrigatórios possíveis.
B
B
Que nas vias da direita e da esquerda o trânsito se faz nos dois sentidos.
C
C
Que tenho prioridade de passagem no próximo entroncamento.
O sinal de fundo azul à minha direita indica-me:
A
A
Os sentidos obrigatórios possíveis.
B
B
Que apenas estou autorizado a mudar de direção à esquerda.
C
C
Que apenas estou autorizado a seguir em frente.
O sinal de obrigação indica-me que a velocidade nele mencionada não pode ser excedida.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
O sinal circular de fundo azul indica-me a velocidade:
A
A
Máxima permitida.
B
B
Máxima recomendada.
C
C
Mínima obrigatória.
Este sinal vertical significa:
A
A
Fim da obrigação de utilizar correntes de neve.
B
B
Fim da recomendação da utilização de correntes de neve.
C
C
Que estou obrigado a utilizar correntes de neve.
Este sinal vertical indica-me:
A
A
Que só podem circular veículos que tenham colocadas as correntes de neve.
B
B
Que só podem transitar veículos com pneus especiais para este tipo de via.
C
C
Que sou aconselhado a utilizar correntes de neve.
Quem deve ceder a passagem, nesta intersecção?
A
A
Aquele que chegou em último lugar à intersecção.
B
B
Eu.
C
C
O veículo que se apresenta à minha direita.
O sinal indica:
A
A
Aproximação de local frequentado por cavaleiros.
B
B
Circulação proibida a cavaleiros.
C
C
Pista obrigatória para cavaleiros.
O sinal de obrigação indica-me que:
A
A
A mudança de direção à esquerda ou à direita não me é permitida.
B
B
Posso tomar um de dois sentidos obrigatórios possíveis.
C
C
Vou entrar numa via com dupla faixa de rodagem.
Se não for possível o cruzamento nesta via estreita de forte inclinação, quem deve ceder a passagem?
A
A
O condutor do veículo que desce.
B
B
O condutor do veículo que sobe.
Se circular em prestação de socorro estou obrigado a cumprir os sinais luminosos?
A
A
Não, desde que não ponha em perigo os demais utentes da via.
B
B
Não, salvo se não assinalar devidamente a marcha de urgência.
C
C
Sim, estou obrigado a suspender a marcha perante o sinal luminoso vermelho.
Quem tem prioridade de passagem na rotunda?
A
A
O condutor do veículo de cor cinzenta porque circula na rotunda.
B
B
O condutor do veículo de cor preta porque vai entrar na rotunda.
Quem deve ceder a passagem no estreitamento da faixa de rodagem?
A
A
Eu e todos os veículos que circulam nesta via de trânsito.
B
B
Os condutores dos veículos que circulam em sentido contrário.
Quando é que o veículo que se apresenta à minha direita é obrigado a ceder-me a passagem?
A
A
Quando circula numa via principal.
B
B
Quando sai de um parque de estacionamento.
C
C
Em circunstância alguma.
Quando a via está congestionada, como devo proceder para facilitar a passagem a um veículo que circule em missão urgente de socorro?
A
A
Parar para permitir que contorne o meu veículo pelo lado mais conveniente.
B
B
Encostar o mais possível à direita, ocupando a berma se necessário.
C
C
Encostar ao eixo da faixa de rodagem deixando a berma livre.
Perante este sinal fico a saber que:
A
A
Aproxima-se uma curva perigosa à esquerda.
B
B
Devo ceder a passagem no próximo entroncamento.
C
C
Tenho prioridade de passagem no próximo entroncamento.
Perante a sinalização, devo ceder a passagem ao outro condutor?
A
A
Não, porque tenho o direito de passar em primeiro lugar.
B
B
Sim, porque o sinal vertical me impõe a paragem obrigatória.
C
C
Sim, porque vou mudar de direção à esquerda.
Perante a impossibilidade de cruzamento entre dois veículos da mesma categoria, está obrigado a realizar a manobra de marcha atrás o condutor do veículo que for a subir. Concorda com esta afirmação?
A
A
Não, deve sempre efetuar a manobra o condutor do veículo que desce.
B
B
Sim, deve sempre efetuar a manobra o condutor do veículo que for a subir.
C
C
Sim, salvo se a manobra for mais fácil para o veículo que desce.
Os veículos prioritários têm prioridade de passagem quando circulam numa rotunda?
A
A
Não, apenas têm prioridade de passagem sobre os veículos sem motor.
B
B
Não, apenas têm prioridade se transitarem em missão urgente de socorro.
C
C
Sim, têm sempre prioridade de passagem, mesmo que não transitem em missão urgente de socorro.