O condutor de um motociclo, durante o dia e com condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade suficiente, enquanto aguarda pelo sinal que lhe permita avançar deve utilizar as luzes de:
A
A
Estrada.
B
B
Cruzamento.
C
C
Cruzamento apenas nos casos e nos locais cuja iluminação não permita uma visibilidade superior a 100 metros para não provocar encandeamento.
Um motociclista em andamento não pode:
A
A
Tirar os pés dos pisa-pés.
B
B
Tirar uma das mãos do guiador.
C
C
Ultrapassar pela esquerda.
Os motociclos de duas rodas devem possuir à retaguarda:
A
A
Uma luz de presença de cor vermelha.
B
B
Uma luz de presença de cor branca.
C
C
Uma luz de nevoeiro de cor vermelha.
O condutor de um motociclo, ao transitar durante o dia e com boa visibilidade, é obrigado a circular com algum dispositivo de iluminação aceso?
A
A
Não, os dispositivos de iluminação apenas devem ser utilizados durante o dia se as condições meteorológicas tornarem a visibilidade suficiente.
B
B
Não, devendo ligar apenas um dispositivo de sinalização luminosa.
C
C
Sim, deve transitar com a luz de cruzamento acesa.
Numa ultrapassagem, o condutor de um motociclo deve ter atenção aos ângulos mortos dos outros condutores?
A
A
Sim, se não o fizer pode causar um acidente.
B
B
Não, para este tipo de veículo não existem ângulos mortos.
C
C
Não, essa responsabilidade é do condutor ultrapassado.
Numa autoestrada, sempre que circulem só dois motociclistas, estes devem circular:
A
A
Sempre com as luzes de máximos ligados.
B
B
Pela via mais à direita.
C
C
A par, para se ajudarem um ao outro.
Nos motociclos o uso de dispositivos de sinalização luminosa e de iluminação é obrigatório em qualquer circunstância. Concorda com a afirmação?
A
A
Sim.
B
B
Não.
C
C
Não, sendo apenas obrigatório uso de dispositivos de iluminação.
Quando um motociclista está sob o efeito do álcool, os seus reflexos são:
A
A
Mais eficazes mas menos rápidos.
B
B
Mais rápidos.
C
C
Menos precisos.
Normalmente e em relação ao condutor, para se verificar a conveniente altura do assento de um motociclo ao solo e respetiva posição de condução, deve aquele:
A
A
Não existe nenhum preceito a observar não se exigindo que o condutor chegue com os pés ao chão.
B
B
Sentar-se no motociclo com as mãos nos punhos e de forma que lhe permita ter, simultaneamente, os dois pés na via em posição sentado.
C
C
Sentar-se no motociclo com as mãos nos punhos, sendo suficiente ficar com a ponta de um dos pés assente no chão.
No local em que me encontro devo circular:
A
A
Pela berma da faixa de rodagem.
B
B
Com as luzes de estrada ligadas.
C
C
A velocidade moderada.
Ao circular nesta via pública, o condutor de um automóvel pesado deve manter uma distância mínima que permita a sua ultrapassagem com segurança. Concorda com esta afirmação?
A
A
Não, a afirmação está incorreta.
B
B
Sim, deve manter uma distância máxima de 50 metros.
C
C
Sim, deve manter uma distância mínima de 50 metros.
Ao circular em autoestrada estou abrigado a circular:
A
A
Pela via de trânsito mais à direita.
B
B
Pela via de trânsito mais à esquerda.
C
C
Pela via de trânsito mais conveniente ao meu destino.
Os condutores de automóveis pesados de mercadorias ou conjuntos de veículos cujo comprimento exceda 7 m apenas podem circular nas duas vias de trânsito mais à direita.
A
A
A afirmação é verdadeira.
B
B
A afirmação é falsa.
Em caso de súbita redução de velocidade, provocada por condições meteorológicas adversas, devo utilizar as luzes avisadoras de perigo?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Em autoestrada devo adaptar a velocidade do meu veículo em função das características e estado da via?
A
A
Não, desde que não ultrapasse os 120 km/h.
B
B
Sim, de modo a que consiga fazer parar o veículo no espaço livre e visível à minha frente.
A via de trânsito destina-se à circulação de quantas filas de veículos?
A
A
Uma.
B
B
Três ou mais.
C
C
Duas.
Com estas condições atmosféricas posso ultrapassar?
A
A
Não, porque não tenho visibilidade suficiente.
B
B
Sim, porque não vêm veículos em sentido contrário.
Ao circular fora de uma localidade em marcha lenta, o condutor de um automóvel pesado deve manter em relação ao veículo que circula à sua frente uma distância mínima de 50 metros.
A
A
A afirmação está correta.
B
B
A afirmação está incorreta.
Uma das precauções que deve ser tomada na condução com gelo, será:
A
A
O aumento da distância de segurança.
B
B
A utilização das luzes de nevoeiro.
C
C
A utilização das luzes de nevoeiro e o aumento da distância de paragem.
Uma das consequências da condução com chuva é:
A
A
A diminuição da distância de paragem.
B
B
A diminuição da distância de travagem.
C
C
A diminuição da visibilidade.
Todas as manobras, que são executadas, com o pavimento molhado ou escorregadio, devem:
A
A
Implicar uma atenção especial.
B
B
Ser feitas com as luzes de perigo ligadas.
C
C
Ser feitas rapidamente.
Se a visibilidade é menor a velocidade deve ser moderada, porque:
A
A
Há mais informação a recolher.
B
B
Há uma maior dificuldade em recolher informação.
C
C
Há mais dificuldade em recolher informação, logo há uma maior capacidade de previsão.
Os sistemas de retenção devem ser adaptados ao peso e idade da criança.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Os médios devem iluminar a faixa de rodagem numa distância de:
A
A
30 metros.
B
B
100 metros.
C
C
20 metros.
Os condutores devem evitar qualquer manobra que possa causar embaraço no trânsito.
A
A
Errado.
B
B
Certo.
Nesta localidade, como devo proceder face ao veículo de transporte coletivo de passageiros que retoma a sua marcha à saída do respetivo local de paragem?
A
A
Ceder-lhe a passagem.
B
B
Buzinar-lhe para garantir que o seu condutor se apercebe da minha presença.
C
C
Avançar com cuidado, assegurando-me de que ele pára para me deixar passar.
Estou obrigado a ceder a passagem aos veículos de transporte coletivo de passageiros que retomam a sua marcha à saída dos respetivos locais de paragem?
A
A
Sim, mas apenas fora das localidades.
B
B
Não, nem dentro nem fora das localidades.
C
C
Sim, mas apenas dentro das localidades.
Devo ceder a passagem ao condutor do veículo que se apresenta à minha esquerda?
A
A
Não, porque tenho prioridade de passagem.
B
B
Sim, devido à presença do sinal STOP.
C
C
Sim, devido à regra geral de cedência de passagem.
Devo ceder a passagem a um veículo que transite em missão urgente de socorro e que pretenda entrar nesta autoestrada. Concorda com a afirmação?
A
A
Não, mas posso ceder a passagem se não resultar daí qualquer perigo para todos os utentes da via.
B
B
Sim, devo ceder sempre a passagem em qualquer circunstância.
Dada a impossibilidade de cruzamento, quem deve efetuar a manobra de marcha atrás?
A
A
Eu, porque vou a subir e a manobra é mais fácil.
B
B
O condutor do veículo que circula em sentido contrário.
C
C
Perante veículos da mesma categoria deve sempre efetuar a manobra o veículo que desce.
Como devo proceder perante as marcas rodoviárias que se encontram nesta via pública?
A
A
Devo ceder a passagem aos veículos que circulam na via da esquerda.
B
B
Devo passar imediatamente para a via da esquerda porque tenho prioridade.
C
C
Tenho prioridade de passagem em relação aos veículos que circulam na via da esquerda.
O sinal vertical que se encontra na via pública indica-me que:
A
A
A via onde circulo deixa de ter prioridade de passagem.
B
B
Tenho prioridade de passagem no próximo cruzamento ou entroncamento.
Nesta situação devo abrandar a marcha e, se necessário parar, para ceder a passagem ao veículo que se encontra à minha direita, porque sai de um estacionamento.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
Como devo proceder perante a sinalização vertical?
A
A
Sou obrigado a parar.
B
B
Tenho prioridade de passagem se mudar de direção na próxima à direita.
C
C
Tenho prioridade de passagem.
Como devo proceder no entroncamento de que me aproximo?
A
A
Avançar, verificando se o outro condutor me cede a passagem.
B
B
Ceder a passagem ao outro condutor.
C
C
Seguir a marcha sem necessidade de precauções especiais.
Em vias congestionadas devo facilitar a passagem aos veículos que circulam em missão urgente de socorro ocupando, se necessário, a berma.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
Como devo proceder nesta situação?
A
A
Aguardar a passagem do outro veículo porque o cruzamento é possível no local em que me encontro.
B
B
Avançar para tentar passar em simultâneo com o outro veículo.
C
C
Fazer sinais sonoros para que o outro condutor pare.
Como devo proceder na intersecção de que me aproximo?
A
A
Parar e ceder a passagem a todos os veículos que circulem na via de trânsito em que vou entrar.
B
B
Ceder a passagem a todos os veículos a motor que circulem na via de trânsito em que vou entrar.
C
C
Abrandar e avançar com cuidado.
Como devo proceder face ao veículo à minha direita que sai de um parque de estacionamento?
A
A
Reduzir a velocidade e ceder-lhe a passagem.
B
B
Parar.
C
C
Avançar com cuidado, até verificar se ele me cede a passagem.
Como devo proceder face ao condutor que sai do parque de estacionamento?
A
A
Avançar com cuidado observando sempre o seu comportamento.
B
B
Ceder-lhe a passagem porque se apresenta pela direita.
C
C
Devo buzinar-lhe para que se aperceba da minha presença.