Na condução de motociclos, a utilização de blusões adequados deve entender-se como:
A
A
Uma medida que visa principalmente o conforto do condutor.
B
B
Uma medida que visa, acima de tudo, a segurança do condutor.
C
C
Uma medida, visando a identificação do condutor pelos outros utentes.
Na condução de motociclos, a utilização de vestuário adequado deve ser entendida como:
A
A
Uma medida de segurança ativa.
B
B
Uma medida de segurança passiva.
C
C
Uma questão pessoal que não tem relação direta com a segurança.
Na condução de motociclos, é recomendável a utilização de vestuário de proteção adequado?
A
A
Não, exceto no inverno.
B
B
Sim, mas apenas quando as condições atmosféricas são adversas.
C
C
Sim, sempre.
Na condução noturna deve:
A
A
Conduzir sempre em máximos.
B
B
Fazer sinais com os braços.
C
C
Utilizar roupa refletorizada.
Na condução de um motociclo de duas rodas em situação de vento:
A
A
Devo preferir a utilização de vestuário bastante largo.
B
B
Devo preferir a utilização de vestuário com diversas entradas de ar, que devem manter-se abertas.
C
C
Devo preferir a utilização de vestuário que não esvoace.
Na condução de um motociclo, as botas a utilizar:
A
A
Devem ter a sola lisa e em borracha.
B
B
Devem ter a sola lisa e em fibra de borracha.
C
C
Devem ter a sola rugosa, em borracha ou noutro material idêntico.
Nesta situação, em que a temperatura do ar é muito baixa, devo:
A
A
Utilizar equipamentos que evitem a perda de demasiado calor por parte do organismo e não ingerir água nem alimentos quentes.
B
B
Utilizar equipamentos que evitem a perda de demasiado calor por parte do organismo.
C
C
Utilizar equipamentos que sejam impermeáveis, mesmo que não evitem a perda de demasiado calor por parte do organismo.
Nos capacetes integrais (fechados) com sistema de ventilação, este deve ser utilizado com o intuito de:
A
A
Anular os ruídos do ambiente rodoviário.
B
B
Evitar o embaciamento da viseira.
C
C
Permitir a audição dos ruídos do ambiente rodoviário.
Nos motociclos, a utilização do capacete de proteção só é obrigatória para o condutor e passageiros com idade superior a 12 anos.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
O ´spoiler´ (deflector) traseiro nos capacetes de proteção, constitui uma mais-valia em termos de conforto?
A
A
Não, já que torna o capacete mais pesado.
B
B
Não, trata-se única e simplesmente de um preciosismo estético.
C
C
Sim.
Na rotunda de que me aproximo posso circular de forma a dar a direita à parte central da mesma?
A
A
Não, em circunstância alguma.
B
B
Sim, desde que sinalize antecipadamente a minha intenção.
C
C
Sim, se for mais conveniente ao meu destino.
Nas rotundas um condutor deve utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino?
A
A
Não, os condutores devem utilizar sempre a via de trânsito mais à direita.
B
B
Sim, dentro ou fora de uma localidade.
C
C
Sim, mas apenas nas rotundas que se localizam dentro de uma localidade.
Nesta situação de trânsito em filas paralelas, posso mudar para a fila da direita se for minha intenção seguir em frente?
A
A
Não, porque as marcas rodoviárias não o permitem e a fila onde me encontro permite-me seguir em frente.
B
B
Sim, porque a fila da direita também permite seguir a direção pretendida.
C
C
Sim, porque o trânsito deve fazer-se sempre pela fila da direita.
Nos casos em que a passagem de nível não tenha proteção ou sinalização, só posso iniciar o seu atravessamento depois de me certificar de que não se aproxima nenhum comboio. Concorda com esta afirmação?
A
A
Não, devo apenas assegurar-me que mais nenhum veículo se encontra a atravessar a passagem de nível.
B
B
Não.
C
C
Sim.
Nos motociclos com carro lateral alguém está dispensado de usar capacete de proteção?
A
A
Não.
B
B
Sim, o passageiro transportado no carro.
C
C
Sim, tanto o condutor como o passageiro transportado no carro.
Num acidente de viação envolvendo dois automóveis, o preenchimento da declaração amigável deve ser feito:
A
A
Por um agente da autoridade.
B
B
Pelo condutor que provocou o acidente.
C
C
Pelos dois condutores.
Ao sair de uma autoestrada, devo utilizar a:
A
A
Via de abrandamento.
B
B
Via de aceleração.
Considera que o meio ambiente condiciona a circulação rodoviária?
A
A
Não.
B
B
Sim, sempre.
C
C
Sim, só de noite.
A circulação sob condições atmosféricas adversas afeta:
A
A
A distância de travagem.
B
B
A taxa de alcoolemia.
A faixa de rodagem, em que circulo, tem:
A
A
Dois sentidos.
B
B
Duas vias em cada sentido.
C
C
Três vias de trânsito no mesmo sentido.
A falha humana constitui o principal fator na ocorrência de acidentes de viação.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
A linha contínua, nesta situação:
A
A
Delimita uma via de trânsito.
B
B
Divide faixas de rodagem.
C
C
Divide sentidos de trânsito.
A proibição de utilizar certos aparelhos, aplica-se ao condutor:
A
A
Só enquanto circula.
B
B
Quando circula e também quando está parado ou estacionado.
A ambulância cujo ano de matrícula é 2002, teve a primeira inspeção periódica obrigatória em:
A
A
2003.
B
B
2004.
C
C
2006.
A via de trânsito em que circulo termina:
A
A
A 100 m do pórtico.
B
B
A 350 m do pórtico.
C
C
A 450 m do pórtico.
A ambulância deve abrandar a marcha e ceder a passagem antes de entrar na autoestrada?
A
A
Certo.
B
B
Errado.
A ambulância encontra-se numa via de abrandamento?
A
A
Certo.
B
B
Errado.
A ambulância encontra-se numa via de aceleração ou de abrandamento?
A
A
De abrandamento.
B
B
De aceleração.
A ambulância deve parar junto do sinal Stop?
A
A
Não, porque assinala marcha de socorro.
B
B
Não, porque é um veículo construído para missões de urgência.
C
C
Sim, sempre.
A atitude dos condutores influencia a segurança rodoviária.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
A ambulância sai de um caminho particular assinalando adequadamente a sua marcha, devo:
A
A
Avançar, porque a ambulância sai de um caminho particular.
B
B
Parar e ceder passagem.
C
C
Parar, porque se apresenta pela direita.
A circulação na Ponte 25 de Abril está interdita às seguintes categorias de veículos:
A
A
Conjuntos de veículos articulados.
B
B
Motociclos até 50 cc.
C
C
Todos os motociclos.
A condução em condições atmosféricas adversas implica:
A
A
Um aumento da distância de segurança.
B
B
Uma diminuição da distância de segurança.
C
C
Uma diminuição da distância de travagem.
A distância a que transito do veículo que circula à minha frente, diminui se eu:
A
A
Aumentar a velocidade.
B
B
Diminuir a velocidade.
C
C
Não alterar a velocidade.
Ao circular numa autoestrada, sou obrigado a ceder a passagem à ambulância que nela entra.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
A distância de segurança, é um fator a considerar:
A
A
Nas autoestradas pela diminuição dos limites de velocidade.
B
B
Apenas em condução urbana, devido à intensidade do trânsito.
C
C
Em qualquer situação.
A distância mínima a guardar em relação ao veículo que transita à minha frente:
A
A
Deve ser aquela que me permita, se necessário, imobilizar o veículo em segurança.
B
B
Não deve ser inferior a 30 metros.
C
C
Não deve ser superior à distância de paragem.
A minha intenção é seguir em frente. Devo:
A
A
Mudar de via de trânsito se pretender ultrapassar.
B
B
Mudar de via de trânsito.
C
C
Ultrapassar.
A que distância devo circular da berma?
A
A
A uma distância superior a 20 cm.
B
B
O mais afastado possível.
C
C
A uma distância suficiente que permita evitar acidentes.
A que distância devo circular do veículo que se encontra à minha frente?
A
A
A uma distância que me permita fazer uma condução segura, evitando sempre situações de risco.
B
B
A uma distância que não permita a entrada de outro veículo.
C
C
Nunca a menos de 25 metros.