É permitido a este motociclo ter uma caixa de carga?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Este condutor transita em infração.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Durante a condução de um motociclo, o constante movimento dos olhos:
A
A
Afeta a concentração, aumentando o risco de acidente.
B
B
Aumenta a fadiga e compromete a eficácia da trajetória em curva.
C
C
Evita o fenómeno da fixação, que se traduz no risco de orientar o veículo para onde se está a olhar.
Durante a condução, a fragilidade dos motociclos de duas rodas está diretamente relacionada com:
A
A
A elevada probabilidade de avaria de qualquer dos seus órgãos essenciais.
B
B
A fácil deterioração de todos os seus componentes.
C
C
A instabilidade e a reduzida proteção que têm os seus utilizadores.
Na condução de um motociclo, as características dos pneus influenciam diretamente as condições de segurança ativa.
A
A
A afirmação está correta.
B
B
A afirmação está errada.
Nesta situação devo circular o mais afastado possível da berma.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Durante a manobra de ultrapassagem a um automóvel pesado, o condutor de um motociclo, deve ter em consideração que:
A
A
A deslocação do ar, na fase final da manobra, pode comprometer a estabilidade do motociclo.
B
B
A força centrifuga empurra o motociclo contra o automóvel pesado, desde que se encontre a descrever uma curva à direita.
C
C
O atrito provocado pelo automóvel pesado, dificulta a manobra, essencialmente na fase final.
Durante uma redução brusca na caixa de velocidades, existe a possibilidade de derrapagem na roda traseira:
A
A
Apenas nos motociclos equipados com transmissão por corrente.
B
B
Apenas nos motociclos equipados com veio de transmissão.
C
C
Nos motociclos equipados com qualquer um dos sistemas de transmissão.
Nesta situação o condutor do ciclomotor pode ultrapassar o autocarro pela direita?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Nesta situação, posso ultrapassar o condutor do velocípede?
A
A
Não, a sinalização existente não me permite.
B
B
Sim, desde que sinalize corretamente a manobra.
Como devo proceder perante o sinal vertical à minha direita?
A
A
Moderar especialmente a velocidade. O pavimento pode tornar-se escorregadio.
B
B
Não aumentar a velocidade. Aproxima-se uma curva perigosa à direita.
C
C
Reduzir a velocidade e parar. A via vai terminar num cais ou precipício.
De acordo com a sinalização vertical existente neste local, sou aconselhado a circular à velocidade máxima de 40 km/h, porque me aproximo de:
A
A
Uma passagem estreita.
B
B
Uma via com dois sentidos de trânsito.
C
C
Uma via com prioridade.
Este sinal indica aos condutores:
A
A
Pista obrigatória para cavaleiros.
B
B
Proximidade de um centro de hipismo.
C
C
Proximidade de um local frequentado por cavaleiros.
Este sinal vertical dá indicação aos condutores de:
A
A
Proximidade de pista obrigatória para gado em manada.
B
B
Trânsito proibido a veículos de tração animal.
C
C
Troço de via em que podem ser encontrados animais sem condutor.
Este sinal vertical dá indicação aos condutores de:
A
A
Curva à esquerda e contracurva.
B
B
Passagem estreita.
C
C
Trânsito nos dois sentidos.
Este sinal vertical indica o local exato em que se encontram os sinais luminosos.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
Estes sinais verticais devem encontrar-se colocados na proximidade de uma passagem de nível.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
Perante este sinal estou obrigado a moderar a velocidade do meu veículo. Concorda com esta afirmação?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Estou proibido de realizar a manobra de ultrapassagem neste local?
A
A
Não, a sinalização não proíbe a realização da manobra.
B
B
Não, o sinal indica apenas curva à direita e contracurva, não sendo necessária qualquer precaução.
C
C
Sim, a manobra de ultrapassagem é proibida nas curvas de visibilidade reduzida.
Face ao perigo anunciado pelo sinal vertical, no local em que me encontro devo circular:
A
A
A velocidade especialmente moderada.
B
B
Junto ao eixo da faixa de rodagem.
C
C
Utilizando as luzes de perigo.
Na presença deste sinal vertical devo ter o cuidado de adaptar a velocidade:
A
A
À acentuada inclinação da via para a direita.
B
B
Às condições de aderência do pavimento.
C
C
Às condições de visibilidade.
O que significa o sinal de perigo?
A
A
Bermas altas.
B
B
Depressão.
C
C
Lomba.
Na presença deste sinal vertical sei que me aproximo de um local onde:
A
A
Devo ter especial atenção porque os peões podem não utilizar a passagem desnivelada a eles destinada.
B
B
Não tenho que ter especial atenção.
C
C
Vou encontrar uma passagem para peões a 300 metros.
Neste local devo circular com velocidade moderada?
A
A
Não, a sinalização existente na via apenas proíbe a manobra de ultrapassagem.
B
B
Sim, o sinal vertical indica-me um troço da via com bermas baixas do lado direito.
C
C
Sim, o sinal vertical indica-me um troço da via com pavimento escorregadio.
O que significa o sinal de perigo?
A
A
Distância de segurança obrigatória.
B
B
Troço com elevado volume de trânsito.
C
C
Velocidade máxima permitida de 90 km/h.
O que significa o sinal vertical superior?
A
A
Intersecção com via onde circulam veículos sobre carris.
B
B
Passagem de nível sem guarda.
C
C
Proximidade de passagem de nível com cancelas ou barreiras.
O que significa o sinal vertical?
A
A
Bermas baixas do lado esquerdo.
B
B
Cedência de passagem no estreitamento da via.
C
C
Passagem estreita.
O que significa o sinal vertical?
A
A
Proximidade de aeroporto.
B
B
Vento lateral forte incidindo da direita para a esquerda.
C
C
Vento lateral forte incidindo da esquerda para a direita.
O que significa o sinal vertical?
A
A
Circulação alternada.
B
B
Fim de obras.
C
C
Trabalhos na via.
O sinal de perigo dá indicação aos condutores:
A
A
Da proximidade de sinalização luminosa.
B
B
Da proximidade de uma passagem de nível.
C
C
Que a sinalização luminosa não está a funcionar.
O sinal de perigo indica-me:
A
A
Curva perigosa à direita.
B
B
Que devo passar para a via de trânsito mais à direita no próximo entroncamento.
O sinal vertical indica-me a proximidade de:
A
A
Bermas baixas.
B
B
Lomba.
C
C
Passagem estreita.
O sinal de perigo indica-me:
A
A
Estreitamento da via com a configuração constante no sinal.
B
B
Proximidade de curva perigosa à direita.
C
C
Que o trânsito se faz nos dois sentidos.
O sinal de perigo indica:
A
A
A localização de uma passagem de peões.
B
B
Proximidade de bermas baixas na via.
C
C
Um troço de via com uma lomba no pavimento.
O sinal triangular indica aos condutores:
A
A
Curva à esquerda e contracurva.
B
B
Óleo na via pública.
C
C
Pavimento escorregadio.
O sinal de perigo que se encontra na via indica:
A
A
A existência de uma curva perigosa à direita. Nesta situação devo moderar a velocidade.
B
B
Proximidade de um troço de via em que é frequente a ação de vento lateral com a orientação indicada no sinal.
O sinal que se encontra nesta via pública indica a proximidade de:
A
A
Um troço de via onde podem ser encontrados animais sem condutor.
B
B
Uma passagem de nível com guarda.
C
C
Uma passagem de nível sem guarda.
O sinal que se encontra nesta via pública indica-me:
A
A
Curva perigosa à direita.
B
B
Descida de inclinação acentuada.
C
C
Subida de inclinação acentuada.
O sinal que se encontra nesta via, indica aos condutores:
A
A
Proximidade de uma ponte móvel.
B
B
Que a ponte móvel se encontra levantada.
C
C
Que a via pública não tem saída para veículos.
O sinal triangular que se encontra na via indica-me:
A
A
Estreitamento da via com a configuração constante do sinal.
B
B
Que no estreitamento da via devo ceder a passagem aos veículos que transitem em sentido contrário.
C
C
Que tenho prioridade nos estreitamentos da faixa de rodagem.