Circulo a 100 K/h e em 4ª velocidade, se precisar de reduzir a velocidade, é aconselhável a redução direta para 2ª?
A
A
Não, uma vez que essa redução poderá implicar uma derrapagem da roda de trás.
B
B
Sim, desde que necessite de efetuar uma travagem mais eficiente.
C
C
Sim, em caso de emergência e desde que se trate dum motociclo com transmissão por corrente.
Circulo muito próximo da via de trânsito à minha esquerda, procedo corretamente?
A
A
Não, porque devia circular na via de trânsito da esquerda.
B
B
Não, porque devia circular o mais à direita possível.
C
C
Sim, porque circulo na via de trânsito da direita.
Conduzo um veículo de pequenas dimensões. Devo passar pela retaguarda do veículo à minha frente?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Nesta situação, o condutor do ciclomotor que circula mais à frente comporta-se corretamente?
A
A
Não, pois deve circular próximo da berma direita.
B
B
Sim, porque vai iniciar uma ultrapassagem.
Nesta situação, para circular mais rapidamente, devo utilizar o espaço livre entre os veículos.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Das afirmações que se seguem, assinale a que entender como verdadeira:
A
A
As dimensões e a velocidade de aproximação dos motociclos contribuem para que estes sejam vistos com significativa dificuldade.
B
B
As dimensões e a velocidade de aproximação dos motociclos contribuem para que estes sejam vistos com significativa facilidade.
C
C
As dimensões e a velocidade de aproximação dos motociclos contribuem para que o seu condutor aviste os demais utentes com significativa dificuldade.
Das afirmações que se seguem, assinale a que entender como verdadeira:
A
A
O condutor de um motociclo deve observar periodicamente e de forma rápida os espelhos retrovisores.
B
B
O condutor de um motociclo só deve observar os espelhos retrovisores aquando da realização de qualquer manobra.
C
C
O condutor de um motociclo só deve observar os espelhos retrovisores, quando não puder olhar diretamente para a retaguarda.
Das afirmações que se seguem, assinale aquela que entender como verdadeira:
A
A
O posicionamento de um motociclo na via varia apenas em função do motociclo e da experiência do condutor.
B
B
O posicionamento de um motociclo na via varia apenas em função do traçado.
C
C
O posicionamento de um motociclo na via varia em função do traçado e das ocorrências no trânsito.
Devo conduzir um motociclo com as duas mãos apoiadas no guiador, exceto quando:
A
A
Se necessário, sinalizo uma mudança de direção.
B
B
Ajusto os espelhos.
C
C
Cumprimento um peão que encontro na via.
Devo ligar as luzes de cruzamento só à noite.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Sempre que vejo este sinal, sei que vou encontrar:
A
A
Um local frequentado por crianças.
B
B
Uma escola.
C
C
Uma passagem para peões.
Sou advertido(a) para a situação de perigo que:
A
A
Irá manter-se numa extensão de 1,3 km.
B
B
Se encontra a 1,45 km.
C
C
Tem início dentro de 1,3 km.
Um destes sinais verticais indica que existem obras no local?
A
A
Não. Estes sinais apenas me indicam que existem algumas alterações no trânsito.
B
B
Sim, ambos os sinais.
C
C
Sim.
Uma descida perigosa com 8% de inclinação significa que:
A
A
Em cada 100 metros percorridos descemos 8 metros.
B
B
Em cada 100 metros percorridos descemos 80 metros.
C
C
Em cada quilómetro percorrido descemos 8 metros.
Ao avistar o sinal de perigo sei que me aproximo de:
A
A
Um local de visibilidade reduzida.
B
B
Um túnel.
C
C
Uma passagem estreita.
O que significa o sinal de perigo?
A
A
Neve ou gelo.
B
B
Pavimento escorregadio.
C
C
Visibilidade insuficiente.
O que significa o sinal vertical?
A
A
Aproximação de uma via privada de acesso a um aeroporto.
B
B
Local que pode ser sobrevoado por aviões a baixa altitude.
Qual o significado do sinal vertical?
A
A
Descida de inclinação acentuada.
B
B
Pavimento escorregadio.
C
C
Subida de inclinação acentuada.
Na presença deste sinal de perigo devo circular o mais afastado possível da berma.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
Nesta situação devo moderar especialmente a velocidade devido à proximidade de uma:
A
A
Descida acentuada.
B
B
Descida perigosa.
C
C
Subida acentuada.
Que significado tem o sinal de perigo?
A
A
Estreitamento da faixa de rodagem.
B
B
Túnel.
C
C
Visibilidade reduzida.
Qual o significado do sinal vertical?
A
A
Animais sem condutor.
B
B
Entrada em zona de pastagem.
C
C
Início de reserva natural.
Encontro este sinal, porque me aproximo de um local:
A
A
Com elevado volume de trânsito.
B
B
Em obras.
C
C
Onde posso encontrar vários perigos.
Este sinal de perigo indica-me o local exato onde se encontra uma passagem de nível sem guarda.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
Ao avistar o sinal vertical devo moderar a velocidade porque:
A
A
A velocidade é controlada pelo sistema de radar.
B
B
Aproximo-me de um local onde o trânsito é regulado por sinalização luminosa.
C
C
Aproximo-me de uma curva perigosa.
Estou a entrar numa localidade em que o limite de velocidade é 50 km/h. Ao circular neste local devo moderar a velocidade?
A
A
Não, apenas estou obrigado a moderar a velocidade na curva.
B
B
Não, o sinal informa a proximidade de uma curva a mais de 350 metros.
C
C
Sim, o sinal indica-me a proximidade de uma curva perigosa à direita.
Como devo proceder face à informação que me é dada pelo sinal vertical?
A
A
Engrenar a primeira velocidade na depressão.
B
B
Manter a velocidade e parar antes das lombas.
C
C
Moderar especialmente a velocidade.
Como devo proceder na presença deste sinal de perigo?
A
A
Aumentar a velocidade e a distância de segurança.
B
B
Reduzir a velocidade e a distância de segurança.
C
C
Reduzir a velocidade e aumentar a distância de segurança.
Como devo proceder na presença deste sinal de perigo?
A
A
Aumentar a velocidade por forma a evitar o perigo.
B
B
Moderar especialmente a velocidade.
C
C
Parar até que o perigo passe.
Como devo proceder na presença deste sinal vertical?
A
A
Assinalar a presença do meu veículo.
B
B
Circular junto do eixo da faixa de rodagem.
C
C
Estar atento e moderar a velocidade.
Como devo proceder na presença deste sinal vertical?
A
A
Buzinar para assinalar a minha presença.
B
B
Circular à velocidade que me é permitida naquela via, mas assinalar a presença do meu veículo.
C
C
Circular com especial cuidado e prudência.
Como devo proceder na presença deste sinal vertical?
A
A
Circular com velocidade moderada.
B
B
Circular junto ao eixo da faixa de rodagem.
C
C
Fazer uso das luzes de perigo.
Como devo proceder na presença deste sinal vertical?
A
A
Fazer uso dos sinais sonoros para alertar o condutor dos animais da minha presença.
B
B
Prestar atenção e moderar especialmente a velocidade.
C
C
Virar na próxima intersecção para evitar a proximidade com os animais.
Como devo proceder na presença deste sinal?
A
A
Aumentar a velocidade para não embaraçar o trânsito.
B
B
Circular a velocidade especialmente moderada.
C
C
Passar a circular do lado direito da guia.
Como devo proceder perante este sinal que me indica o perigo de ocorrência de queda de pedras?
A
A
Circular a velocidade especialmente moderada.
B
B
Circular na via de trânsito da esquerda a velocidade reduzida.
C
C
Utilizar os sinais sonoros para alertar os outros condutores.
Como devo proceder perante este sinal vertical?
A
A
Circular com precaução porque a circulação passa a ser feita nos dois sentidos.
B
B
Moderar a velocidade perante a indicação de outros perigos.
C
C
Passar para a via mais à direita.
Como devo proceder perante o sinal de perigo colocado nesta via?
A
A
Moderar a velocidade devido à aproximação de uma passagem para peões.
B
B
Reduzir a velocidade devido à proximidade de bandas cromáticas.
C
C
Reduzir a velocidade devido ao perigo de encontrar peões a atravessar a via.
Como devo proceder perante o sinal de perigo que se encontra na via?
A
A
Moderar a velocidade devido à proximidade de uma curva à direita e contracurva.
B
B
Não circular a velocidade inferior à que consta no sinal.
C
C
Reduzir a velocidade devido à proximidade de um troço de via com pavimento escorregadio.
O que significa o sinal vertical?
A
A
Acentuada depressão no pavimento.
B
B
Bermas altas.
C
C
Descida perigosa.
O que significa o sinal vertical?
A
A
Pavimento escorregadio.
B
B
Projeção de gravilha.
C
C
Queda de pedras.