Normalmente, pode efetuar-se o ajustamento da pré-carga da mola em motociclos com “mono-amortecedor” traseiro ou unidade única?
A
A
Sim.
B
B
Sim, mas unicamente na fábrica.
C
C
Não.
Nos motociclos de duas rodas, onde está concentrado o maior poder de travagem?
A
A
No travão da frente, logo na roda dianteira.
B
B
No travão da frente, logo na roda dianteira, muito embora a diferença em relação ao travão da retaguarda seja mínima.
C
C
No travão da retaguarda, logo na roda traseira.
Nos motociclos, os pneus de origem devem ser substituídos por outros mais largos.
A
A
Errado.
B
B
Certo.
Durante a condução de um motociclo, quanto mais leve for o capacete:
A
A
Maior será o nível de cansaço do condutor, já que um capacete leve é menos resistente à ação do vento.
B
B
Maior será o nível de cansaço do condutor, já que um capacete leve tem uma fraca insonorização.
C
C
Menor será o nível de cansaço do condutor.
Na condução de um motociclo, as botas a utilizar:
A
A
Devem ter a sola lisa e em borracha.
B
B
Devem ter a sola lisa e em fibra de borracha.
C
C
Devem ter a sola rugosa, em borracha ou noutro material idêntico.
Nesta situação, em que a temperatura do ar é muito baixa, devo:
A
A
Utilizar equipamentos que sejam impermeáveis, mesmo que não evitem a perda de demasiado calor por parte do organismo.
B
B
Utilizar equipamentos que evitem a perda de demasiado calor por parte do organismo e não ingerir água nem alimentos quentes.
C
C
Utilizar equipamentos que evitem a perda de demasiado calor por parte do organismo.
Nos capacetes integrais (fechados) com sistema de ventilação, este deve ser utilizado com o intuito de:
A
A
Permitir a audição dos ruídos do ambiente rodoviário.
B
B
Evitar o embaciamento da viseira.
C
C
Anular os ruídos do ambiente rodoviário.
O condutor e o passageiro de um motociclo devem utilizar botas de proteção. Concorda com esta afirmação?
A
A
Sim.
B
B
Não.
C
C
Não, apenas o condutor deve utilizar botas.
Um condutor de motociclo está dispensado do uso de capacete dentro das localidades.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
É importante para a segurança do condutor que as luvas sejam de tamanho adequado e permitam boa ventilação?
A
A
Sim.
B
B
Não.
O sinal de fundo azul determina a velocidade:
A
A
Mínima aconselhável.
B
B
Máxima obrigatória.
C
C
Mínima obrigatória.
Nesta autoestrada podem circular:
A
A
Todos os motociclos e automóveis.
B
B
Todos os automóveis.
C
C
Todos os veículos, exceto os velocípedes.
Na condução com chuva é necessário ter em atenção:
A
A
O aumento da aderência ao piso.
B
B
A redução de visibilidade e o aumento da aderência ao piso.
C
C
A redução da aderência ao piso e a diminuição da visibilidade.
Na condução com chuva deve ter-se o seguinte comportamento:
A
A
Diminuir a recolha de informação.
B
B
Diminuir a distância de segurança.
C
C
Aumentar a distância de segurança.
O condutor do veículo, que me precede, pode circular na via de trânsito mais à esquerda?
A
A
Não.
B
B
Sim.
A velocidade deve ser especialmente moderada quando as condições atmosféricas são desfavoráveis.
A
A
Errado.
B
B
Certo.
A aquaplanagem, regra geral, é provocada por:
A
A
Qualquer substância que se encontre entre o pneu e o piso.
B
B
Óleo na estrada.
C
C
Água.
Qual das seguintes afirmações está correta?
A
A
Em meio urbano a distância de segurança deve ser maior que em meio não urbano.
B
B
Enquanto que em estrada a condução provoca sono, em meio urbano provoca fadiga.
Nesta situação o que devo fazer?
A
A
Travar a fundo imediatamente.
B
B
Transitar a velocidade moderada.
C
C
Acender os máximos.
Na via pública, uma zona de coexistência existe para:
A
A
Utilização partilhada por peões e veículos sem regras especiais de trânsito e sem necessidade de sinalização.
B
B
Utilização partilhada por peões e veículos com regras especiais de trânsito e sinalizada como tal.
Nas zonas de coexistência partilhadas por peões e veículos:
A
A
Não existe sinalização nem regras especiais de trânsito.
B
B
Existem regras especiais de trânsito.
Uma zona de coexistência na via pública:
A
A
Deve estar devidamente sinalizada.
B
B
Não necessita de sinalização.
Devemos estar atentos ao comportamento dos peões?
A
A
Sim, em todas as situações.
B
B
Sim, mas apenas em circulação urbana.
C
C
Sim, mas apenas nos locais destinados à sua travessia.
A capacidade do condutor prever e antecipar, aumenta:
A
A
Com a categoria do veículo.
B
B
Com a experiência.
C
C
Com o número de ocupantes do veículo.
Um peão que tenha algum tipo de deficiência merece, da parte do condutor, uma consideração especial?
A
A
Não.
B
B
Sim, mas apenas se estiver na faixa de rodagem.
C
C
Sim, tal como as crianças e os idosos.
Todos os peões:
A
A
Têm prioridade, porque têm sempre o direito de avançar.
B
B
Tal como todos os condutores devem prever os riscos e os comportamentos dos outros utentes.
C
C
Têm o dever de ceder a passagem, porque os condutores têm o direito de passar por serem mais rápidos.
Uma das características do peão criança é a sua imprevisibilidade.
A
A
Errado.
B
B
Certo.
Se o peão não sair da faixa de rodagem, devo:
A
A
Aumentar um pouco a velocidade e contornar o peão antes de chegar ao veículo que circula em sentido oposto.
B
B
Parar.
C
C
Utilizar os sinais sonoros até que se aperceba da minha presença.
Se decidir ultrapassar o ciclomotor, um dos cuidados a ter é:
A
A
A matrícula do veículo.
B
B
A distância lateral a manter.
C
C
A idade do condutor.
Pretendo mudar de direção para a direita. Devo ceder a passagem ao peão?
A
A
Não, visto não existir sinalização luminosa a regular a travessia de peões.
B
B
Sim, porque o peão já iniciou a travessia.
Posso parar o meu veículo na passagem para peões assinalada?
A
A
Sim, mas apenas para largar ou receber passageiros.
B
B
Sim, se ligar as luzes de perigo.
C
C
Não, em nenhuma circunstância.
Por segurança, o condutor que transita em sentido contrário, para ser visto, deveria:
A
A
Ligar as luzes de cruzamento.
B
B
Ligar as luzes de estrada.
C
C
Utilizar os sinais sonoros.
Perante o sinal, um peão pode atravessar:
A
A
Depois de verificar que o pode fazer em segurança.
B
B
Se houver pouco trânsito.
C
C
Sem se certificar que o pode fazer.
Perante o comportamento do peão, como devo proceder?
A
A
Contornar o peão, utilizando os sinais sonoros.
B
B
Reduzir a velocidade e se necessário parar.
C
C
Utilizar os sinais sonoros e parar.
Para além dos peões que já transitam na via pública, devo estar atento às casas que marginam este local. Assim:
A
A
Devo parar.
B
B
Devo transitar com velocidade bastante moderada.
C
C
O mais seguro é inverter o sentido de marcha.
Os velocípedes são veículos bastante instáveis. Assim um dos cuidados especiais a ter quando o ultrapasso, é:
A
A
A velocidade a que o mesmo transita.
B
B
O aumento da distância lateral.
C
C
A utilização dos sinais sonoros em simultâneo com os sinais luminosos.
Nas zonas de coexistência, os utilizadores vulneráveis devem abster-se de impedir ou embaraçar desnecessariamente o trânsito?
A
A
Sim, pelo que podem incorrer em infração.
B
B
Sim, embora não incorram em infração.
C
C
Não, apenas os condutores não devem comprometer a segurança ou a comodidade dos demais utentes da via.
Nesta situação, devo dar especial atenção:
A
A
Ao comportamento do peão.
B
B
Ao veículo que circula atrás do meu veículo.
C
C
Ao veículo, que já iniciou a marcha.
Numa zona de coexistência:
A
A
Os condutores que saiam da zona, têm prioridade de passagem sobre os restantes veículos.
B
B
É permitido circular, no máximo, a 30 quilómetros hora.
C
C
Os utilizadores vulneráveis podem utilizar toda a largura da via pública.
Nesta situação posso circular com as luzes de estrada.
A
A
Errado.
B
B
Certo.