Ao circular em motociclo numa situação de vento forte, devo prestar especial atenção:
A
A
À aderência dos pneus ao pavimento.
B
B
À sua estabilidade e trajetória.
C
C
Ao peso do motociclo.
Nesta situação o condutor do ciclomotor deve:
A
A
Reduzir a velocidade e aguardar a passagem do autocarro.
B
B
Utilizar os sinais sonoros.
C
C
Aumentar a velocidade e ultrapassar pela direita.
Dadas as reduzidas dimensões do veículo que conduzo a manobra de ultrapassagem deve ser realizada pelo lado direito.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
Ao escolher um motociclo, o seu condutor deve ter em consideração:
A
A
O tipo de transmissão do veículo.
B
B
Os tipos de velas e filtros do veículo.
C
C
Se, uma vez sentado, os pés chegam ao chão.
Devo saber que as luzes de cruzamento iluminam a via pública para a frente do motociclo numa distância não superior a:
A
A
150 metros.
B
B
30 metros.
C
C
50 metros.
Na condução de um motociclo, qual o fator que mais influencia a distância de segurança?
A
A
A velocidade.
B
B
O traçado da via.
C
C
Os pneumáticos.
As acelerações bruscas, em marcha, que não provoquem derrapagem, podem comprometer a estabilidade de um motociclo?
A
A
Sim, uma vez que a aceleração provoca diminuição de aderência de ambos os pneus.
B
B
Sim, uma vez que a aceleração provoca diminuição de aderência do pneu da frente.
C
C
Sim, uma vez que a aceleração provoca diminuição de aderência do pneu da retaguarda.
Nesta situação, a largura da faixa de rodagem e dos veículos com os quais me cruzo são dois fatores a ter em atenção para circular em segurança.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
O condutor de um motociclo deve transitar sempre com as luzes de cruzamento ligadas?
A
A
Não, exceto se a visibilidade for insuficiente.
B
B
Não.
C
C
Sim.
Nesta situação posso circular com as luzes de máximos?
A
A
Não
B
B
Sim.
Perante a sinalização existente neste local devo:
A
A
Adaptar a velocidade.
B
B
Aumentar a distância de reação.
C
C
Diminuir a distância de paragem.
Perante este sinal de perigo, devo:
A
A
Aproximar o meu veículo do eixo da faixa de rodagem.
B
B
Moderar a velocidade e aproximar o meu veículo do eixo da faixa de rodagem.
C
C
Moderar a velocidade.
Perante este sinal devo:
A
A
Manter a velocidade.
B
B
Reduzir a velocidade.
C
C
Ultrapassar o veículo da frente.
Perante este sinal devo:
A
A
Adaptar a velocidade e estar atento à aproximação de uma passagem para peões.
B
B
Parar sempre.
C
C
Transitar com precaução, porque o sinal me indica um local frequentado por crianças.
Perante este sinal sei que:
A
A
Estou próximo de um local frequentado por velocípedes.
B
B
Vou encontrar uma passagem para velocípedes.
C
C
Vou encontrar uma pista reservada a velocípedes.
Perante este sinal vertical, devo:
A
A
Manter o limite máximo de velocidade permitido para esta via.
B
B
Moderar especialmente a velocidade.
C
C
Transitar em marcha lenta por estar próximo um troço da via pública obstruída por veículos.
Perante este sinal:
A
A
Devo ceder a passagem no estreitamento da via.
B
B
Devo circular a velocidade especialmente moderada.
C
C
Devo passar primeiro no estreitamento da via.
Perante o sinal de perigo devo transitar com precaução, porque:
A
A
A via é estreita.
B
B
Aproximo-me de um lugar frequentado por idosos.
C
C
Vou encontrar passagens assinaladas para a travessia de peões.
Perante o sinal de perigo devo:
A
A
Moderar a velocidade e transitar fora da faixa de rodagem.
B
B
Transitar com especial prudência.
C
C
Transitar no eixo da faixa de rodagem, para me desviar das pedras.
Perante o sinal de perigo devo:
A
A
Aproximar o veículo do eixo da faixa de rodagem.
B
B
Transitar com precaução no eixo da faixa de rodagem.
C
C
Transitar com precaução.
Perante o sinal de perigo devo:
A
A
Adaptar a minha condução ao perigo representado pelo sinal.
B
B
Aumentar um pouco a velocidade antes da curva.
C
C
Moderar a velocidade e aproximar o veículo do eixo da faixa de rodagem.
Perante o sinal de perigo devo:
A
A
Moderar a velocidade e desviar o meu veículo para a esquerda.
B
B
Moderar a velocidade e desviar o veículo para o eixo da faixa de rodagem.
C
C
Moderar a velocidade.
Perante o sinal de perigo, é necessário:
A
A
Adaptar a condução às condições adversas que possam surgir.
B
B
Ligar as luzes de nevoeiro, porque a visibilidade pode ser menor.
C
C
Parar, porque a neve torna o piso escorregadio.
Perante o sinal de perigo, fico a saber:
A
A
Que o trânsito se faz nos dois sentidos e que vou transitar num túnel.
B
B
Que o trânsito se faz nos dois sentidos.
C
C
Que vou transitar num túnel.
Perante o sinal de perigo:
A
A
A velocidade deve ser moderada e a utilização das luzes é obrigatória.
B
B
A velocidade deve ser moderada e a utilização das luzes não é permitida.
C
C
A velocidade deve ser moderada.
Perante o sinal de perigo:
A
A
Devo inverter o sentido de marcha, não arriscando assim encontrar animais selvagens.
B
B
Devo inverter o sentido de marcha, não arriscando assim encontrar animais sem condutor.
C
C
Devo moderar a velocidade.
Perante o sinal devo:
A
A
Aumentar a velocidade, porque circulo numa reta.
B
B
Buzinar e prosseguir a marcha.
C
C
Prestar especial atenção e moderar a velocidade.
Perante o sinal devo:
A
A
Avançar, porque o sinal está verde.
B
B
Moderar a velocidade face à aproximação da sinalização luminosa.
C
C
Parar, porque o sinal está vermelho.
Perante o sinal devo:
A
A
Parar e aguardar a descida da ponte móvel.
B
B
Parar e aguardar pelo barco de transporte de automóveis.
C
C
Tomar as devidas precauções, pois estou à beira do cais.
Perante o sinal devo:
A
A
Ligar as luzes de nevoeiro.
B
B
Moderar a velocidade e ligar as luzes de cruzamento.
C
C
Moderar a velocidade.
Perante o sinal devo:
A
A
Ceder a passagem aos velocípedes.
B
B
Parar, se encontrar velocípedes.
C
C
Transitar com precaução, porque posso encontrar velocípedes.
Perante o sinal devo:
A
A
Parar antes do sinal, para me certificar que não há animais no local.
B
B
Transitar com precaução especial.
C
C
Utilizar os sinais sonoros, para que os animais não ocupem a faixa de rodagem.
Perante o sinal devo:
A
A
Moderar a velocidade e parar antes de cada irregularidade.
B
B
Moderar a velocidade.
C
C
Parar antes de cada irregularidade.
Perante o sinal devo:
A
A
Engrenar a mudança adequada à inclinação da via.
B
B
Parar, antes da descida.
C
C
Preparar o veículo para a descida.
Posso ultrapassar?
A
A
Não.
B
B
Sim, desde que sinalize corretamente a manobra.
C
C
Sim, porque não existe sinalização a proibir a manobra.
Qual a indicação dada pelo sinal de perigo?
A
A
Bermas baixas.
B
B
Obstrução de via.
C
C
Queda de pedras.
Qual o perigo indicado por este sinal?
A
A
Bermas baixas.
B
B
Projeção de gravilha.
C
C
Queda de pedras.
Qual o significado deste sinal?
A
A
Animais selvagens.
B
B
Gado em manada.
C
C
Local reservado à caça de animais selvagens.
Qual o significado do sinal de perigo?
A
A
Depressão.
B
B
Lomba ou depressão.
C
C
Lomba.
Regra geral, a situação de perigo para a qual este sinal me adverte, encontra-se:
A
A
Entre 100 a 250 metros do sinal.
B
B
Entre 150 a 300 metros do sinal.
C
C
Entre 25 a 50 metros do sinal.