Na condução com chuva e bastante frio, devo preferir a utilização de:
A
A
Botas impermeáveis.
B
B
Galochas de borracha, já que oferecem elevado nível de isolamento térmico.
Em condução noturna devo utilizar, se possível, vestuário com equipamento retrorrefletor.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Na condução de um motociclo de duas rodas em situação de vento:
A
A
Devo preferir a utilização de vestuário bastante largo.
B
B
Devo preferir a utilização de vestuário com diversas entradas de ar, que devem manter-se abertas.
C
C
Devo preferir a utilização de vestuário que não esvoace.
Durante a condução, o motociclista é obrigado a utilizar:
A
A
Um capacete devidamente apertado, com ou sem homologação.
B
B
Um capacete fechado (com proteção da face e do maxilar).
C
C
Um capacete homologado.
Das afirmações que se seguem, assinale a que entender como verdadeira:
A
A
Um capacete de proteção escuro torna o motociclista mais visível e é mais fresco do que um claro.
B
B
Um capacete de proteção escuro garante elevado nível de conforto, já que é mais fresco do que os claros.
C
C
Um capacete de proteção claro torna o motociclista mais visível e acumula menos calor do que um escuro.
As luvas adequadas à condução de motociclos devem ser sempre utilizadas pelos seus condutores?
A
A
Não, já que servem, unicamente, para proteger os condutores do frio.
B
B
Não, só devem ser utilizadas durante a noite, e no Inverno.
C
C
Sim, para proteção permanente dos condutores.
As botas que oferecem mais segurança ao condutor de motociclos:
A
A
Devem oferecer proteção ao nível dos tornozelos.
B
B
São bastante leves e maleáveis.
C
C
São totalmente impermeáveis e muito fáceis de calçar e descalçar.
Na condução dum motociclo de duas rodas e em curva, uma redução repentina na caixa de velocidades é, em termos de segurança, melhor tolerada por:
A
A
Uma transmissão por veio.
B
B
Uma transmissão por corrente.
O ajustamento da pré-carga na suspensão dianteira é possível?
A
A
Sim, em alguns motociclos.
B
B
Não.
No âmbito dos sistemas de travagem com A.B.S., indique qual a afirmação que considera correta:
A
A
O sistema ABS não oferece qualquer vantagem relativamente aos sistemas tradicionais.
B
B
O sistema ABS evita o bloqueio das rodas.
C
C
O sistema ABS apenas é eficiente a baixas velocidades.
Como devo proceder quando a via se encontra em mau estado de conservação?
A
A
Devo circular pela esquerda da faixa de rodagem, se a via for de sentido único.
B
B
Devo circular pela direita da faixa de rodagem.
C
C
Circular pela parte que estiver em melhores condições.
Com o piso escorregadio, devo:
A
A
Manter a distância de segurança.
B
B
Aumentar a distância de segurança.
C
C
Diminuir a distância de segurança.
Conduzo um automóvel ligeiro de mercadorias sem reboque. Qual é a velocidade máxima permitida neste local?
A
A
100 km/h.
B
B
110 Km/h.
C
C
90 Km/h.
Com estas condições atmosféricas posso ultrapassar?
A
A
Sim, porque não vêm veículos em sentido contrário.
B
B
Não, porque não tenho visibilidade suficiente.
Circulo numa via reservada a automóveis e motociclos. Logo na via de trânsito em que me encontro podem circular, para ultrapassar:
A
A
Todos os veículos.
B
B
Todos os automóveis, menos os pesados de passageiros.
C
C
Todos os automóveis, menos os pesados de mercadorias ou conjuntos de veículos cujo comprimento exceda 7 metros.
Neste local é proibido:
A
A
Circular a menos de 60 km/h.
B
B
Circular com os máximos.
C
C
Fazer marcha atrás.
Circulo numa autoestrada. Posso inverter o sentido da marcha?
A
A
Não, é proibido.
B
B
É permitido junto às portagens.
C
C
É permitido com baixo volume de trânsito.
Nesta situação, porque me encontro a menos de 250 metros da próxima saída estou proibido de ultrapassar.
A
A
Errado.
B
B
Certo.
Nesta situação, a sinalização indica perigo de vento lateral intenso, que incide:
A
A
Da esquerda para a direita.
B
B
Da direita para a esquerda.
As condições meteorológicas ou ambientais podem obrigar-me a moderar especialmente a velocidade?
A
A
Sim, mas apenas quando chove, neva, está nevoeiro, há gelo ou é de noite.
B
B
Sim, mas apenas quando chove ou está nevoeiro.
C
C
Sim, sempre que a visibilidade é afetada.
A sinalização adverte-me para a possível diminuição de aderência. Devo:
A
A
Diminuir a velocidade e aumentar a distância de segurança.
B
B
Diminuir a distância de segurança e aumentar a distância de paragem.
C
C
Diminuir a distância de paragem e aumentar a velocidade.
Nesta situação devo utilizar as luzes de cruzamento?
A
A
Não, desde que não circule nenhum veículo à minha frente.
B
B
Sim, é obrigatório.
Na condução com condições atmosféricas adversas, como é o caso, devo ter especial atenção ao comportamento inesperado dos peões.
A
A
Errado.
B
B
Certo.
Nesta situação, a minha condução pode ser especialmente condicionada pela:
A
A
Visibilidade.
B
B
Ausência de sinalização vertical.
C
C
Aderência.
Neste local é proibido:
A
A
Parar e ultrapassar.
B
B
Parar e estacionar.
C
C
Acender os máximos.
É possível conduzir de forma segura com condições atmosféricas desfavoráveis?
A
A
Não, é impossível manter uma condução segura.
B
B
Sim, desde que adapte a minha condução às condições atmosféricas adversas.
C
C
Sim, desde que respeite os limites de velocidade.
Em que consiste o fenómeno de encandeamento?
A
A
No aumento do tempo de fixação dos olhos nos objetos.
B
B
Na perda momentânea da capacidade de visão.
C
C
Na diminuição do tempo de fixação dos olhos nos objetos.
Menor aderência deve implicar sempre:
A
A
Maior atenção e uma diminuição da distância de travagem.
B
B
Moderação especial da velocidade.
C
C
Uma diminuição da visibilidade.
Nesta situação, a ação de vento lateral influencia principalmente:
A
A
O sistema de iluminação.
B
B
O aumento de velocidade.
C
C
A estabilidade e trajetória do veículo.
Nesta situação devo:
A
A
Estar especialmente atento às condições do piso.
B
B
Utilizar a berma ou a faixa de rodagem consoante o estado do piso.
C
C
Utilizar a berma se na faixa de rodagem, existirem poças de água.
Nesta situação devo:
A
A
Parar, porque as condições atmosféricas não são favoráveis a uma condução segura.
B
B
Utilizar o motor como auxiliar do travão e moderar a velocidade.
C
C
Utilizar o travão de serviço e nunca o motor como auxiliar, porque a via não é inclinada.
Nesta situação em que as condições atmosféricas são adversas, devo:
A
A
Aumentar a distância de segurança.
B
B
Moderar a velocidade e diminuir a distância de segurança.
Nesta situação devo:
A
A
Utilizar apenas o travão de serviço.
B
B
Utilizar o motor como auxiliar do travão, de maneira a aumentar a velocidade.
C
C
Utilizar o motor como auxiliar do travão.
Nesta situação devo:
A
A
Aumentar a velocidade.
B
B
Diminuir a distância de segurança.
C
C
Ligar as luzes de cruzamento e adaptar a velocidade.
Nesta situação devo:
A
A
Circular com as luzes avisadoras de perigo.
B
B
Circular com as luzes de presença ligadas.
C
C
Circular com velocidade especialmente moderada.
Nesta situação devo:
A
A
Buzinar para advertir o condutor que tem as luzes ligadas.
B
B
Procurar afastar-me dos lençóis de água a fim de evitar uma possível aquaplanagem.
C
C
Reduzir a velocidade e colocar-me o mais à direita possível.
Nesta situação devo transitar com velocidade especialmente moderada, devido:
A
A
Às condições de aderência e à existência de uma linha contínua.
B
B
Às condições de aderência e visibilidade.
C
C
Às condições de visibilidade e à existência de uma linha contínua.
Nesta situação devo evitar:
A
A
Fazer travagens bruscas.
B
B
Utilizar o motor como auxiliar de travagem.
C
C
Utilizar o travão de serviço.
Nesta situação devo acender os médios para:
A
A
Assinalar a presença do veículo.
B
B
Assinalar uma ultrapassagem.
C
C
Estacionar na faixa de rodagem.
Nesta situação de chuva estou a ultrapassar. Devo:
A
A
Terminar a ultrapassagem evitando manobras bruscas.
B
B
Travar e desistir da manobra.
C
C
Terminar a manobra rapidamente e travar assim que retomar a direita.