Se, durante a condução de um motociclo, o condutor usar auscultadores sonoros:
A
A
Não pratica qualquer contraordenação.
B
B
Pratica uma contraordenação grave.
C
C
Pratica uma contraordenação leve.
Se, em andamento, um motociclista verificar que o capacete se desapertou deve:
A
A
Parar e apertar o capacete.
B
B
Pedir ajuda se levar passageiro.
C
C
Tentar chegar à localidade mais próxima.
Se, na condução de um motociclo, o condutor utiliza roupa larga, esta pode ter como consequência:
A
A
O aumento da instabilidade.
B
B
Uma maior e melhor refrigeração do condutor.
C
C
Uma maior liberdade de movimentos.
Um bom capacete de proteção deve possuir canais de ventilação que permitam a saída do ar que nele entra?
A
A
Não, seria desnecessário já que o capacete de proteção não é completamente fechado.
B
B
Não, uma vez que dessa forma estaria comprometida a eficácia do sistema de ventilação.
C
C
Sim, por forma a ficar garantida a eficácia do sistema de ventilação.
Um capacete de proteção com um ótimo sistema de ventilação evita o embaciamento da viseira. Concorda com esta afirmação?
A
A
Não, o sistema de ventilação apenas aumenta o ruído dentro do capacete.
B
B
Sim, mantendo o ar renovado dentro do capacete.
Um capacete de proteção que tenha sofrido algum impacto violento:
A
A
É mais seguro.
B
B
É menos seguro.
Um capacete de proteção com um bom sistema de ventilação deve ser utilizado:
A
A
Por todos os condutores de motociclos.
B
B
Preferencialmente por condutores de motociclos de baixa cilindrada.
C
C
Unicamente por condutores de motociclos de alta cilindrada.
Um capacete de proteção com um bom sistema de ventilação:
A
A
Evita o embaciamento da viseira.
B
B
Deve ser utilizado, preferencialmente, no verão.
C
C
Evita a renovação do ar dentro do capacete.
Um capacete de proteção não perde com o tempo as suas características de resistência e absorção de impacto. Concorda com esta afirmação?
A
A
Não.
B
B
Sim, mas apenas se o capacete de proteção for pouco utilizado.
C
C
Sim.
Um capacete integral ou fechado contribui mais para a segurança passiva do condutor de um motociclo?
A
A
Não, o capacete integral contribui apenas para a segurança ativa do condutor.
B
B
Não.
C
C
Sim.
Este sinal indica que existe o risco de:
A
A
Caírem pedras do precipício.
B
B
Encontrar irregularidades no pavimento.
C
C
Projeção de gravilha.
Este sinal indica, que esta passagem de nível:
A
A
É pouco iluminada.
B
B
Não tem guarda.
C
C
Tem guarda.
Este sinal indica-me a aproximação de:
A
A
Uma curva.
B
B
Uma descida.
C
C
Uma lomba.
Este sinal indica:
A
A
Animais sem condutor.
B
B
Pista obrigatória para animais.
C
C
Trânsito proibido a animais.
Este sinal indica-me a proximidade de uma:
A
A
Sucessão de curvas perigosas, sendo a primeira à esquerda.
B
B
Curva perigosa à esquerda.
C
C
Sucessão de curvas perigosas, sendo a primeira à direita.
Este sinal indica-me que vou encontrar:
A
A
Uma passagem de nível com guarda a 300 metros.
B
B
Uma passagem de nível com três vias.
C
C
Uma passagem de nível sem guarda a 150 metros.
Este sinal indica-me que:
A
A
A via pode ser atravessada por animais selvagens.
B
B
Estou próximo de um jardim zoológico.
C
C
O lugar é reservado à caça de animais selvagens.
Este sinal indica:
A
A
Curva à direita e contracurva.
B
B
Curva à esquerda e contracurva.
C
C
Pavimento escorregadio.
Este sinal indica:
A
A
Aproximação de passagem de nível com guarda.
B
B
Aproximação de passagem de nível sem guarda.
C
C
Local exato de passagem de nível com guarda.
Este sinal indica:
A
A
Passagem de nível com guarda a 300 metros.
B
B
Passagem de nível de três vias férreas.
C
C
Passagem de nível sem guarda a 300 metros.
Este sinal indica:
A
A
Aproximação de passagem de nível com guarda.
B
B
Aproximação de passagem de nível sem guarda.
C
C
Local exato de passagem de nível sem guarda.
O sinal de perigo significa:
A
A
Local frequentado por crianças.
B
B
Proibida a passagem de crianças.
C
C
Travessia de peões.
Este sinal indica:
A
A
Local de passagem de nível com duas ou mais vias.
B
B
Local de passagem de nível com guarda.
C
C
Local de passagem de nível sem guarda.
Este sinal significa:
A
A
Aproximação de uma passagem de nível com guarda.
B
B
Aproximação de uma passagem de peões.
C
C
Local exato de uma passagem de nível sem guarda.
Este sinal significa:
A
A
Aproximação de passagem de nível com guarda.
B
B
Aproximação de passagem de nível sem guarda.
C
C
Aproximação de uma passagem de peões.
Este sinal temporário indica:
A
A
Troço de via onde vou encontrar trabalhos na faixa de rodagem.
B
B
Troço de via temporariamente obstruído por veículos.
C
C
Trânsito condicionado devido a obras no pavimento.
Este sinal vertical indica-me:
A
A
Aproximação de uma via em que devo ceder a passagem.
B
B
Curva perigosa à direita.
C
C
Outros perigos.
Este sinal vertical indica:
A
A
Saída de velocípedes.
B
B
Saída de condutores de veículos de duas rodas.
C
C
Saída de motociclistas.
Estou perante um sinal de perigo que me indica:
A
A
Bermas baixas.
B
B
Outros perigos e bermas baixas.
C
C
Outros perigos.
Estes sinais de perigo advertem-me da existência de:
A
A
Perigos temporários de gravilha na faixa de rodagem.
B
B
Perigos temporários, de passagem estreita e altura reduzida.
C
C
Perigos temporários, nomeadamente de trabalhos na via.
Estou na presença de um sinal de perigo. Devo:
A
A
Moderar a velocidade e parar se for necessário.
B
B
Moderar a velocidade, porque estou no local exato da passagem de peões.
C
C
Parar, porque o sinal a isso me obriga.
Nesta situação, sou alertado para um perigo que pode ter como consequência:
A
A
A diminuição da distância de paragem devido à diminuição da aderência ao piso.
B
B
O aumento da aderência ao piso.
C
C
O aumento da distância de paragem.
Neste local devo estar especialmente atento:
A
A
À projeção de gravilha.
B
B
À queda de pedras.
C
C
Às bermas baixas.
Neste local devo moderar a velocidade porque estou na presença de um sinal de perigo que me indica:
A
A
Descida acentuada durante 200 metros.
B
B
Descida perigosa a uma distância de 200 metros.
C
C
Subida acentuada a uma distância de 200 metros.
Neste local devo moderar a velocidade porque o pavimento tem:
A
A
Uma deformação côncava ou uma lomba.
B
B
Uma deformação côncava.
C
C
Uma lomba.
Neste local devo transitar:
A
A
A 50 Km/h.
B
B
A pelo menos 5 metros do veículo da frente.
C
C
A velocidade especialmente moderada.
Neste local devo:
A
A
Circular com precaução.
B
B
Parar na zona regulada pelo sinal.
O sinal de perigo significa:
A
A
Local onde só podem transitar peões.
B
B
Trânsito proibido a peões.
C
C
Travessia de peões.
Neste local devo:
A
A
Moderar a velocidade e desviar o veículo para a via de trânsito mais à esquerda.
B
B
Moderar a velocidade e evitar transitar na via de trânsito mais à direita.
C
C
Moderar a velocidade.
Neste local devo:
A
A
Manter a velocidade até ao precipício e aí inverter o sentido de marcha.
B
B
Moderar a velocidade porque a via não tem saída.
C
C
Moderar especialmente a velocidade.