Os motociclos de alta cilindrada são obrigados a ter, no painel de instrumentos:
A
A
Um velocímetro.
B
B
Um indicador das rotações do motor.
C
C
A indicação do nível do óleo do motor.
Os motociclos estão equipados com um interruptor de emergência, que se encontra:
A
A
No guiador, no lado esquerdo.
B
B
No guiador, no lado direito.
C
C
Junto da chave de ignição.
Nos motociclos, a utilização de um escape ruidoso significa sempre um acréscimo de potência?
A
A
Sim, uma vez que quanto mais ruidoso maior é a potência do veículo.
B
B
Sim, desde que o ruído produzido exceda os limites legalmente estabelecidos.
C
C
Não.
Nos motociclos, a travagem com recurso aos dois travões, em alternativa à travagem só com o travão da frente, pressupõe:
A
A
Menor esforço da suspensão traseira e menor desgaste do pneu da retaguarda.
B
B
Menor esforço da suspensão dianteira e menor desgaste do pneu da frente.
C
C
Maior esforço da suspensão dianteira e maior desgaste do pneu da frente.
Nos motociclos é proibido substituir a panela de escape?
A
A
Sim, uma vez que só pode ser utilizada a de origem.
B
B
Não, desde que se trate de um modelo homologado e não ultrapasse os níveis de ruído constantes no certificado de matrícula.
C
C
Não, desde que exista como único cuidado a fixação da nova panela de maneira a não haver fugas de gases.
A utilização de proteção da coluna contribui para a segurança de um motociclista?
A
A
Sim, contribui para o aumento da segurança passiva.
B
B
Sim, contribui para o aumento da segurança ativa.
C
C
Não.
A utilização de óculos de proteção é importante na condução de um motociclo?
A
A
Sim, sempre.
B
B
Sim, devendo as lentes dos óculos ser sempre de cor escura.
C
C
Não, exceto nos casos de dificuldade de visão do condutor.
A utilização de botas na condução de um motociclo:
A
A
Visam apenas dar mais conforto ao condutor.
B
B
Protege os pés de torções laterais.
C
C
Apenas é obrigatória no Inverno.
A viseira de um capacete deve ser em vidro porque permite maior visibilidade. Concorda com esta afirmação?
A
A
Sim.
B
B
Não.
A utilização de luvas contribui para a segurança ativa do motociclista porque é um equipamento de proteção.
A
A
A afirmação é verdadeira.
B
B
A afirmação é falsa.
Os sistemas de retenção para o transporte de crianças são obrigatórios?
A
A
Sim.
B
B
Sim, mas apenas para a condução em autoestrada.
C
C
Sim, mas apenas em crianças até 6 anos de idade.
Os veículos de duas rodas podem, tal como este veículo, transitar em cima do passeio?
A
A
Sim, mas apenas para estacionar.
B
B
Não.
C
C
Sim, porque ocupam pouco espaço.
Pratico uma técnica de condução defensiva, se:
A
A
Parar independentemente do comportamento do outro condutor.
B
B
Contornar o outro veículo.
C
C
Abrandar e permitir que o outro veículo termine a manobra.
Pratico uma condução defensiva, quando:
A
A
Paro em todas as intersecções.
B
B
O meu comportamento é adequado, considerando o comportamento dos outros utentes.
C
C
Avanço sempre em primeiro lugar.
Pratico uma condução defensiva se:
A
A
Nunca ultrapassar outro veículo.
B
B
Circular apenas na via de trânsito da direita.
C
C
Adaptar a minha condução às condições do trânsito.
Tendo em conta a prática de uma condução defensiva:
A
A
Devo evitar ceder a passagem aos peões, para não provocar embaraço no trânsito.
B
B
Devo estar particularmente atento ao comportamento dos peões.
Sempre que a iluminação de um local não é suficiente, posso utilizar as luzes de estrada.
A
A
Errado.
B
B
Certo.
Praticar uma condução defensiva, é uma atitude que:
A
A
Ajuda a diminuir a sinistralidade rodoviária.
B
B
Em nada influencia os números da sinistralidade.
C
C
Embaraça o trânsito.
Posso ultrapassar o veículo que circula à minha frente?
A
A
Não, porque a ultrapassagem é proibida das 8 às 20 h.
B
B
Não, porque estou próximo da passagem para peões.
C
C
Sim, desde que deixe passar o peão.
Posso contornar o veículo imobilizado?
A
A
Sim, desde que reúna todas as condições de segurança.
B
B
Não, porque o outro condutor está muito perto do seu veículo.
C
C
Não, porque no eixo da faixa de rodagem existe uma marca rodoviária.
Porque o pavimento oferece más condições de aderência, devo:
A
A
Reduzir a distância de segurança.
B
B
Aumentar a distância de segurança.
C
C
Circular a velocidade não superior a 60 km/h.
Pratico uma condução defensiva, se neste local:
A
A
Moderar a velocidade.
B
B
Inverter o sentido de marcha.
C
C
Parar.
Perante este acidente, que não sei como ocorreu e do qual não há vítimas, devo:
A
A
Dar a minha opinião face ao posicionamento dos veículos.
B
B
Parar para ser solidários com os intervenientes.
C
C
Prosseguir a marcha.
Que manobra o condutor não pode efetuar nesta situação?
A
A
A manobra de marcha atrás.
B
B
A manobra de inversão do sentido de marcha.
Para uma condução segura, devo considerar que uma das características da condução urbana é:
A
A
Um menor número de informação a recolher.
B
B
A maior variedade de utentes num espaço comum.
C
C
A diminuição do número de intersecções.
Para iniciar o atravessamento da passagem de nível, é suficiente respeitar a sinalização existente no local?
A
A
Sim.
B
B
Não. Porque não existe sinalização relativa à passagem de nível.
C
C
Não. É necessário, para além da sinalização, um cuidado especial neste local.
Para contornar os veículos imobilizados devo estar especialmente atento:
A
A
Ao comportamento dos outros utentes.
B
B
Ao limite de velocidade.
C
C
Apenas aos veículos que me ultrapassam.
Para iluminação os automóveis devem ter:
A
A
Mínimos e médios.
B
B
Mínimos e máximos.
C
C
Médios e máximos.
Para conduzir com segurança, é necessária a utilização dos espelhos, pelo condutor:
A
A
Errado.
B
B
Certo.
Os sistemas de retenção só devem ser utilizados em viagens longas?
A
A
Sim, em viagens com mais de 50 km.
B
B
Não, porque os sistemas de retenção nem são obrigatórios.
C
C
Não, os sistemas de retenção são sempre obrigatórios.
Quais as luzes que devo utilizar dentro do túnel?
A
A
Luzes de cruzamento.
B
B
Luzes de estrada.
C
C
Luzes de nevoeiro.
O que devo fazer nesta situação?
A
A
Contornar imediatamente o veículo imobilizado.
B
B
Aguardar, caso a descarga do veículo seja rápida.
C
C
Utilizar os sinais sonoros e contornar o veículo imobilizado.
O que devo fazer nesta situação?
A
A
Circular com precaução.
B
B
Parar.
C
C
Utilizar os sinais sonoros e parar.
Neste local os peões devem transitar:
A
A
Na faixa de rodagem.
B
B
Na berma.
C
C
É indiferente o local onde transitam porque a intensidade de trânsito é reduzida.
Neste local devo reduzir a velocidade?
A
A
Sim, porque vou entrar numa localidade.
B
B
Sim, aproximo-me de uma zona onde circulam veículos a velocidade moderada.
C
C
Não, só se os veículos da frente assinalarem travagem.
O cinto de segurança deve ser considerado um elemento de:
A
A
Segurança ativa.
B
B
Segurança passiva.
Neste local a visibilidade não é suficiente. Como tal devo:
A
A
Parar e aguardar que não transite ninguém na via pública antes de avançar.
B
B
Ligar as luzes de perigo para assim ser visto por todos os utentes.
C
C
Avançar, adaptando a velocidade às condições do local.
Nestas circunstâncias para praticar uma condução defensiva é fundamental, considerar a recolha de informação, porque:
A
A
Estou menos atento.
B
B
Estou mais cansado.
C
C
A visibilidade é menor.
Nesta situação:
A
A
Devo estar atento ao comportamento do outro condutor.
B
B
Sou obrigado a parar.
C
C
Tenho prioridade, como tal devo utilizar sinais sonoros com o objetivo de avançar em primeiro lugar.
Nesta situação:
A
A
Eu tenho o direito de avançar.
B
B
Eu tenho o direito de avançar logo que exista espaço para o meu veículo circular.
C
C
Eu tenho o dever de ceder a passagem.