Na condução de um motociclo, as reduções de velocidade na caixa devem ser efetuadas com o mínimo de esforço para o motor, pelo que:
A
A
A redução na caixa só deve efetuar-se quando o motor não responde à ordem de aceleração.
B
B
Deve imprimir-se uma aceleração significativa enquanto a embraiagem está acionada.
C
C
É aconselhável acionar totalmente a embraiagem antes de engrenar outra mudança.
Relativamente aos motociclos equipados com motores refrigerados a ar, indique qual a afirmação correta:
A
A
A lavagem regular dos motores é importante uma vez que facilita um arrefecimento eficaz.
B
B
A lavagem deve ser evitada uma vez que existe o risco de rachar o bloco do motor, quando frio.
C
C
A lavagem destes motores só deve ser realizada em oficina especializada.
Se um motociclo estiver bastante tempo sem ser utilizado, deve-se desligar o borne negativo da bateria?
A
A
Sim, para não consumir a carga da bateria.
B
B
Sim, mas apenas nos motociclos com mais de 125 cm³.
C
C
Não, porque quanto menos se utiliza uma bateria maior é a sua durabilidade.
Se, após uma lavagem do motociclo, verificar que o descanso lateral se movimenta com dificuldade, devo:
A
A
Lavá-lo novamente com água e detergente.
B
B
Lubrificar a respetiva articulação.
C
C
Lavá-lo novamente com água simples.
Tratando-se da suspensão traseira nomeadamente do amortecedor, com o aumento da compressão pretende-se:
A
A
Diminuir a velocidade ascensional da roda, reduzindo a possibilidade do amortecedor chegar ao fim de curso.
B
B
Aumentar os movimentos laterais angulares da roda.
C
C
Aumentar a velocidade ascensional da roda, reduzindo a possibilidade do amortecedor chegar ao fim de curso.
Um condutor que se proponha, ele próprio, regular os amortecedores deve em primeiro lugar:
A
A
Consultar o manual do motociclo e as recomendações feitas pelo construtor.
B
B
Munir-se de óleo para adicionar aos amortecedores.
C
C
Reunir ferramenta e levar a cabo a obra.
Um motociclo com amortecedor de direção tem vantagens em circulação:
A
A
Apenas a baixa velocidade.
B
B
Apenas a alta velocidade.
C
C
A baixa e alta velocidade.
Um motociclo de duas rodas pode estar equipado com um quadro tubular em aço?
A
A
Sim.
B
B
Não, uma vez que o quadro dos motociclos é sempre perimetral e em liga de alumínio.
C
C
Não, já que o aço é muito pesado e pouco elástico.
Uma pressão excessiva do pneu da frente de um motociclo pode implicar que:
A
A
O pneu possa vir a separar-se da jante em caso de travagem forte.
B
B
As irregularidades do piso sejam absorvidas em excesso, com graves danos prematuros para os pneus.
C
C
As irregularidades do piso não sejam amortecidas/absorvidas e, como tal, se sintam no guiador.
Num motociclo, a distância de travagem pode variar devido:
A
A
À inclinação da via.
B
B
Ao estado dos pneumáticos.
C
C
À potência do motor do veículo.
Os sinais de proibição indicam, que a manobra de ultrapassagem, até ao local, era:
A
A
Proibida, para todos os veículos com motor.
B
B
Proibida apenas para os veículos ligeiros.
C
C
Permitida apenas aos veículos pesados.
Regra geral, que cor devem ter as luzes dirigidas para a retaguarda do veículo?
A
A
Amarela ou âmbar.
B
B
Branca ou amarela.
C
C
Vermelha ou alaranjada.
Em autoestrada posso circular:
A
A
À velocidade mínima de 40 km/h.
B
B
Com as luzes de estrada ligadas durante o dia ou noite porque se trata de uma via onde se praticam velocidades elevadas.
C
C
Com as luzes de médios ou de máximos conforme as situações.
É permitida a utilização das luzes de nevoeiro ainda que as condições meteorológicas não justifiquem. Concorda com esta afirmação?
A
A
Sim, porque estas luzes não causam encandeamento.
B
B
Não, a sua utilização apenas é permitida se as condições meteorológicas justificarem.
C
C
Sim, desde que não provoque encandeamento.
Durante a noite posso circular em autoestrada com as luzes de cruzamento apagadas?
A
A
Não, exceto no caso de avaria.
B
B
Não, nunca.
C
C
Sim, mas apenas se a visibilidade for boa e com as luzes de presença ligadas.
Devo utilizar algum sistema de iluminação neste local?
A
A
Sim, mas apenas por precaução.
B
B
Sim, porque vou entrar num túnel sinalizado como tal.
C
C
Não, apenas estou obrigado a ligar as luzes durante a noite.
Devo fazer uso das luzes avisadoras de perigo sempre que:
A
A
O veículo represente perigo para os outros utentes.
B
B
Exista grande intensidade de trânsito.
C
C
Me aproxime de uma curva de visibilidade reduzida.
Como devo proceder se, devido ao nevoeiro intenso, me vir obrigado a reduzir subitamente a velocidade?
A
A
Encostar-me o mais possível ao eixo da faixa de rodagem.
B
B
Fazer o sinal gestual indicativo da intenção de parar.
C
C
Ligar as luzes avisadoras de perigo.
Em caso de avaria nas luzes posso circular neste local apenas com as luzes avisadoras de perigo?
A
A
Sim, o local é bem iluminado.
B
B
Sim, mas apenas pelo tempo estritamente necessário até um local de paragem ou estacionamento.
C
C
Não, devo parar o veículo de imediato.
O Código da Estrada permite o transporte de carga desde que, nomeadamente, não danifique pavimentos, instalações, obras de arte e imóveis marginais.
A
A
A afirmação está correta.
B
B
A afirmação está incorreta.
As luzes de travagem destinam-se a indicar aos outros utentes o acionamento do travão de estacionamento.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
As luzes de cruzamento destinam-se a iluminar a via numa distância:
A
A
Até 30 metros.
B
B
De, pelo menos, 100 metros.
C
C
Superior a 50 metros.
Ao entrar neste túnel devo utilizar:
A
A
As luzes de presença porque o sinal vertical obriga à sua utilização.
B
B
As luzes de cruzamento porque o sinal obriga e vou entrar num túnel.
C
C
As luzes de estrada porque o Código da Estrada me obriga.
Ao circular neste local posso utilizar as luzes de estrada no cruzamento com um veículo que circule em sentido contrário?
A
A
Não, o Código da Estrada proíbe.
B
B
Sim, mas sem provocar encandeamento.
C
C
Sim, o Código da Estrada não proíbe.
Ao circular neste local durante o dia, se tiver de parar para aguardar a abertura da passagem de nível, devo utilizar algum dispositivo de iluminação?
A
A
Sim, se existirem condições meteorológicas que tornem a visibilidade insuficiente devo ligar as luzes de estrada.
B
B
Sim, se existirem condições meteorológicas que tornem a visibilidade insuficiente devo ligar as luzes de presença.
C
C
Não, apenas devo utilizar as luzes de nevoeiro se a visibilidade for insuficiente.
Ao circular neste local devo:
A
A
Aumentar a distância de paragem.
B
B
Fazer uso das luzes de cruzamento.
C
C
Guardar uma distância de segurança mínima de 5 metros.
Ao circular à noite, devo saber que:
A
A
É permitido o uso das luzes de nevoeiro mesmo que as condições meteorológicas ou ambientais não o justifiquem.
B
B
É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições meteorológicas ou ambientais não o justifiquem.
C
C
É proibido utilizar os máximos de modo a provocar encandeamento, podendo utilizar em sua substituição as luzes de nevoeiro ainda que as condições ambientais não o justifiquem.
É permitido o trânsito de veículos carregados de forma que possam estragar o pavimento da via pública?
A
A
Não, o Código da Estrada não permite.
B
B
Sim, desde que não causem perigo aos outros utentes da via.
Em caso de avaria nas luzes posso circular neste local?
A
A
Não, a utilização de dispositivos de iluminação é obrigatória.
B
B
Sim, porque circulo dentro de uma localidade.
C
C
Sim, porque se trata de um local bem iluminado.
Enquanto aguardo a abertura de uma passagem de nível e sempre que existam condições ambientais que tornem a visibilidade insuficiente estou obrigado a utilizar as luzes de presença?
A
A
Não, o Código da Estrada não estabelece qualquer obrigação.
B
B
Sim, apenas desde o anoitecer ao amanhecer.
C
C
Sim, mesmo durante o dia e desde o anoitecer ao amanhecer.
Estou obrigado a utilizar as luzes avisadoras de perigo sempre que o meu veículo represente um perigo para os outros utentes da via?
A
A
Não, devo apenas utilizar o sinal de pré-sinalização de perigo.
B
B
Sim, mas apenas durante a noite.
C
C
Sim.
As situações de trânsito que envolvem peões idosos devem ser consideradas de forma especial.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
As crianças são peões que, pelas suas características, requerem uma atenção especial.
A
A
Certo.
B
B
Errado
Ao mudar de direção para a direita devo:
A
A
Avançar, pois tenho espaço para passar antes de cruzar a trajetória do peão.
B
B
Reduzir a velocidade e parar para ceder a passagem ao peão.
Um condutor está obrigado a sinalizar todas as manobras que pretenda efetuar?
A
A
Não.
B
B
Sim, exceto se não circular nenhum veículo à retaguarda.
C
C
Sim, sempre.
Que manobra pretende realizar o condutor que circula à minha frente?
A
A
Mudança de direção à esquerda.
B
B
Inversão do sentido de marcha.
C
C
Mudança de direção à direita.
Que luzes devo ligar quando tenho necessidade de reduzir subitamente a velocidade?
A
A
As luzes de marcha-atrás.
B
B
As luzes de presença.
C
C
As luzes avisadoras de perigo.
Que luzes brancas são permitidas à retaguarda dos veículos?
A
A
As luzes de marcha-atrás e da chapa de matrícula.
B
B
As luzes de nevoeiro e de presença.
C
C
Nenhumas, todas têm que ter a cor vermelha ou alaranjada.
Quando devem ser utilizadas as luzes avisadoras de perigo?
A
A
Quando o veículo represente um perigo para os outros utentes.
B
B
Sempre que o condutor esteja indeciso acerca da direção a seguir.
C
C
Sempre que o condutor pretenda assinalar a sua intenção de realizar uma manobra.
Quais as luzes que se destinam a iluminar a via para a frente do veículo numa distância até 30 metros?
A
A
As luzes de cruzamento.
B
B
As luzes de nevoeiro da frente.
C
C
As luzes de presença.