As botas que oferecem mais segurança ao condutor de motociclos:
A
A
Devem oferecer proteção ao nível dos tornozelos.
B
B
São bastante leves e maleáveis.
C
C
São totalmente impermeáveis e muito fáceis de calçar e descalçar.
As luvas adequadas à condução de motociclos devem ser sempre utilizadas pelos seus condutores?
A
A
Não, já que servem, unicamente, para proteger os condutores do frio.
B
B
Não, só devem ser utilizadas durante a noite, e no Inverno.
C
C
Sim, para proteção permanente dos condutores.
Das afirmações que se seguem, assinale a que entender como verdadeira:
A
A
Um capacete de proteção claro torna o motociclista mais visível e acumula menos calor do que um escuro.
B
B
Um capacete de proteção escuro garante elevado nível de conforto, já que é mais fresco do que os claros.
C
C
Um capacete de proteção escuro torna o motociclista mais visível e é mais fresco do que um claro.
Durante a condução de um motociclo, quanto mais leve for o capacete:
A
A
Maior será o nível de cansaço do condutor, já que um capacete leve é menos resistente à ação do vento.
B
B
Maior será o nível de cansaço do condutor, já que um capacete leve tem uma fraca insonorização.
C
C
Menor será o nível de cansaço do condutor.
Durante a condução, o motociclista é obrigado a utilizar:
A
A
Um capacete devidamente apertado, com ou sem homologação.
B
B
Um capacete fechado (com proteção da face e do maxilar).
C
C
Um capacete homologado.
Em condução noturna devo utilizar, se possível, vestuário com equipamento retrorrefletor.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Na condução com chuva e bastante frio, devo preferir a utilização de:
A
A
Botas impermeáveis.
B
B
Galochas de borracha, já que oferecem elevado nível de isolamento térmico.
Durante uma viagem longa, o condutor de um motociclo deve utilizar:
A
A
Uma cinta adequada, que protege a coluna e reduz o cansaço.
B
B
Uma cinta adequada, sob pena de cometer uma contraordenação.
C
C
Uma cinta adequada, destinada a proteger a coluna, muito embora aumente o cansaço.
Na aquisição de um capacete integral (com proteção da face e do maxilar), devidamente homologado, o utilizador deve ter em atenção:
A
A
A aerodinâmica, o nível de insonorização e o sistema de ventilação.
B
B
O preço, o nível de insonorização e o sistema de ventilação, sem dar importância à aerodinâmica, porque não influencia o conforto.
C
C
O preço, o sistema de ventilação e a aerodinâmica, sem se preocupar com o nível de insonorização que é igual para todos os capacetes.
Nos motociclos é proibido o transporte de passageiros com idade inferior a:
A
A
8 anos.
B
B
12 anos.
C
C
7 anos.
Nesta situação, os peões deveriam circular pelo lado esquerdo da faixa de rodagem.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
A ambulância assinala adequadamente a marcha de urgência.
A
A
Devo ceder a passagem.
B
B
Não devo ceder a passagem.
A ambulância cujo ano de matrícula é 2002, teve a primeira inspeção periódica obrigatória:
A
A
Após quatro anos.
B
B
Após um ano.
A ambulância deve ceder a passagem ao entrar na autoestrada?
A
A
Não.
B
B
Sim.
A ambulância encontra-se numa via de aceleração?
A
A
Certo.
B
B
Errado.
A circulação sob condições atmosféricas adversas pode prejudicar a distância de travagem.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
A falha humana é o fator dominante nos acidentes de viação.
A
A
Certo
B
B
Errado
A via a que a ambulância pretende aceder:
A
A
É uma via de trânsito rápido, sem cruzamentos de nível, nem acesso a propriedades marginais.
B
B
É uma via destinada ao trânsito local.
Ao circular dentro de uma localidade devo, obrigatoriamente, utilizar a via de trânsito mais à direita.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
Ao entrar numa rotunda devo ceder a passagem.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Diante do condutor encontra-se:
A
A
Um cruzamento.
B
B
Um entroncamento.
C
C
Uma rotunda.
Esta situação pode ser particularmente perigosa à circulação.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Esta via pública, tem no sentido em que circulo:
A
A
Duas filas de trânsito.
B
B
Três faixas de rodagem.
C
C
Três vias de trânsito.
Na ponte 25 de Abril a circulação rodoviária processa-se com base num regulamento próprio.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Na via de trânsito em que circulo sou obrigado a:
A
A
Seguir em frente ou mudar de direção para a direita.
B
B
Seguir em frente.
Nesta situação devo manter:
A
A
A velocidade a que circulo.
B
B
Uma maior distância de segurança do veículo da frente.
Nesta situação devo:
A
A
Parar e aguardar a conclusão da manobra do automóvel preto.
B
B
Utilizar os sinais sonoros.
Nesta situação, face à sinalização, devo circular na via de trânsito mais à direita?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Nesta situação, o condutor que pretende iniciar a marcha pode realizar a manobra de imediato, desde que a sinalize.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Nesta situação, se puder aumentar a velocidade a distância de segurança deve:
A
A
Aumentar.
B
B
Diminuir.
C
C
Manter-se.
Neste local a faixa de rodagem:
A
A
Tem duas vias de trânsito.
B
B
Tem três sentidos de trânsito.
C
C
Tem três vias de trânsito.
Numa rotunda posso dar a direita à parte central da mesma?
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Os condutores de ambulâncias que assinalem indevidamente a missão urgente de socorro incorrem em infração?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Preciso de ter dinheiro para efetuar uma chamada neste telefone?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Quem deve ceder a passagem?
A
A
Eu, porque o outro veículo não assinala marcha de urgência.
B
B
O veículo de polícia, porque se encontra à minha esquerda e não assinala marcha de urgência.
Se a velocidade aumenta, a distância de segurança:
A
A
Deve aumentar também.
B
B
Deve ser menor.
C
C
Não se altera.
Nesta situação devo circular junto ao passeio da direita?
A
A
Não, devo aproximar-me o mais possível do eixo da faixa de rodagem.
B
B
Sim, desde que não comprometa a segurança dos peões.
Nesta situação, o condutor de um veículo que não esteja equipado com avisadores sonoros e luminosos especiais pode assinalar a marcha urgente utilizando repetidamente os sinais sonoros?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Fora das localidades, em vias cuja faixa de rodagem tenha apenas uma via de trânsito em cada sentido, os veículos pesados que circulem em marcha lenta estão obrigados a manter entre si uma distância mínima de segurança?
A
A
Não, o Código da Estrada não estabelece qualquer obrigação.
B
B
Sim, devem manter uma distância não inferior a 150 metros.
C
C
Sim, devem manter uma distância não inferior a 50 metros.
Nos passeios ou pistas destinadas a peões, por regra, estes devem transitar pelo seu lado:
A
A
Direito.
B
B
É indiferente.
C
C
Esquerdo.