A finalidade dos motociclos circularem sempre com as luzes de cruzamento ligadas é:
A
A
Evitarem os ângulos mortos.
B
B
Poderem denunciar melhor a sua presença.
C
C
Terem sempre uma maior visibilidade.
A fadiga no condutor de um motociclo causa:
A
A
Diminuição do tempo de reação.
B
B
Aumento do tempo de reação.
C
C
Diminuição da distância de paragem.
A distância que devo guardar do veículo que circula à minha frente depende:
A
A
Da largura da faixa de rodagem.
B
B
Da potência do veículo que conduzo.
C
C
Da velocidade a que esse veículo circula.
A constante recolha de informação sobre o ambiente rodoviário, a sua análise e comparação com dados existentes na memória:
A
A
Dizem fundamentalmente respeito a situações de aprendizagem e instrução, aplicando-se raramente ao trânsito real.
B
B
São características dos instrumentos de navegação do tipo GPS, não se aplicando aos condutores.
C
C
São fundamentais para uma antecipação/previsão das situações de trânsito.
Ao circular nesta via pública, estou obrigado a moderar a velocidade do meu motociclo?
A
A
Não, a via onde circulo tem boa visibilidade e a sinalização não me obriga a reduzir a velocidade.
B
B
Não, porque circulo numa via destinada a trânsito rápido.
C
C
Sim, porque vou entrar num túnel.
Pode dizer-se que os motociclos são considerados instáveis por causa da fraca aderência dos pneus?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Para uma posição de condução mais segura, é recomendável aos motociclistas que circulem com os braços conforme:
A
A
A figura A.
B
B
A figura B.
C
C
A figura C.
Para ter um melhor controlo do veículo é recomendável aos motociclistas que, nas curvas:
A
A
Estejam muito próximos da marca rodoviária que divide os sentidos de trânsito.
B
B
Inclinem o tronco para o lado oposto ao da curva.
C
C
Mantenham os seus joelhos junto da estrutura do veículo.
O condutor de um motociclo de duas rodas, de grandes dimensões e peso, ao receber um passageiro:
A
A
Assegura-se que o descanso lateral está na posição de descido e coloca os dois pés nos estribos, dado que o peso do passageiro não tem influência.
B
B
Assegura-se que o descanso lateral está na posição de recolhido e coloca os dois pés no chão, dado que o peso do passageiro tem influência.
C
C
Não necessita de ter qualquer tipo de precaução, dado que o peso do passageiro não têm influência.
O aumento da velocidade num motociclo pode aumentar a vibração do conjunto condutor/veículo, o que:
A
A
Em termos de segurança é favorável, já que mantém o condutor desperto.
B
B
É suscetível de manter o condutor mais sensível às reações do motociclo.
C
C
É suscetível de provocar distorção da visão.