Para sua proteção e segurança o condutor de um motociclo deve circular, preferencialmente, em cima da linha descontínua. Concorda com esta afirmação?
A
A
Não.
B
B
Sim, porque a aderência ao piso é maior.
C
C
Sim.
Pretendendo ultrapassar o automóvel pesado que circula à minha frente devo ter em atenção que:
A
A
A manobra deve ser feita pela berma da faixa de rodagem.
B
B
Ao realizar a manobra a estabilidade do meu veículo pode ver-se comprometida pela deslocação de ar.
C
C
O atrito provocado pelo automóvel pesado compromete a fase inicial da manobra.
Quando o condutor pretender estacionar o motociclo, deve:
A
A
Baixar o descanso imediatamente antes de se imobilizar.
B
B
Certificar-se do estado do pavimento.
C
C
Deixar o motor em funcionamento.
Quando o motociclo avaria, com paragem do motor, o motociclista deve:
A
A
Seguir a pé até à área de serviço mais próxima.
B
B
Providenciar um reboque.
C
C
Se possível fazer-se rebocar por um amigo, pois não deve abandonar o motociclo.
Quando um motociclista circula numa via reservada a automóveis e motociclos, deve:
A
A
Circular na via central, pois tem maior proteção.
B
B
Circular na via mais à esquerda.
C
C
Circular na via o mais à direita possível.
Regra geral, o condutor de um motociclo deve circular:
A
A
Na direita da via de trânsito.
B
B
Na esquerda da via de trânsito.
C
C
Na parte central da via de trânsito.
Se um motociclista estacionar o seu veículo nas passagens assinaladas para a travessia de peões, incorre numa contraordenação:
A
A
Grave.
B
B
Muito grave, se se encontrar dentro de uma localidade.
C
C
Sempre leve.
Se, numa autoestrada, o condutor de um motociclo circular apenas com as luzes de presença ligadas:
A
A
Comete uma contraordenação grave.
B
B
Comete uma contraordenação muito grave.
C
C
Não comete nenhuma contraordenação.
Um motociclista deve circular sempre com as luzes de cruzamento ligadas:
A
A
Apenas fora das localidades, onde a velocidade é maior.
B
B
Em autoestrada, mas apenas durante a noite ou quando a visibilidade for insuficiente.
C
C
Em autoestrada.
Um motociclista em andamento deve, de vez em quando, levantar a roda da frente?
A
A
Não, pois ocorre numa contraordenação.
B
B
Sim, para testar a suspensão do veículo.
C
C
Sim, para testar o seu equilíbrio.