Um aumento progressivo de velocidade:
A
A
Implica um aumento progressivo do campo visual.
B
B
Implica uma diminuição progressiva do campo visual.
C
C
Não implica alterações no campo visual.
Um motociclo em circulação pode continuar a transitar na via, se tiver uma avaria nas luzes de cruzamento?
A
A
Não.
B
B
Sim, desde que circule devagar.
C
C
Sim, se tiver em funcionamento a luz de estrada, a luz de presença da frente e a luz de paragem.
Um condutor recentemente habilitado a conduzir motociclos, antes de iniciar a condução de um motociclo diferente deve efetuar exercícios com o motociclo a pé para se habituar ao veículo?
A
A
Não.
B
B
Sim.
As luzes de cruzamento de um motociclo devem iluminar a via, numa distância de:
A
A
Até 30 metros.
B
B
No mínimo 100 metros.
C
C
No mínimo 50 metros.
A chapa de matrícula colocada à retaguarda dos motociclos deve ser iluminada?
A
A
Não, a iluminação da chapa de matrícula nos motociclos não é obrigatória.
B
B
Sim, a chapa de matrícula deve ser iluminada por uma luz amarela ou alaranjada.
C
C
Sim, a chapa de matrícula deve ser iluminada por uma luz branca.
A velocidade do motociclo na via pública varia em função do traçado da via e das condições do trânsito.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
A circulação sobre as marcas rodoviárias pode ser perigosa para os condutores de veículos de duas rodas?
A
A
Sim, sempre.
B
B
Não, porque o material das marcas aumenta a aderência.
C
C
Sim, mas apenas na condução urbana.
A condução de motociclos pode ser mais perigosa do que a condução de automóveis porque:
A
A
Circulam a uma velocidade maior.
B
B
São menos visíveis e menos estáveis.
C
C
Só têm uma luz indicadora de paragem.
A condução em autoestrada implica:
A
A
A manutenção da distância de segurança.
B
B
A redução da distância de segurança.
C
C
O aumento da distância de segurança.
A constante recolha de informação sobre o ambiente rodoviário deve:
A
A
Constituir uma preocupação de todos os condutores, nomeadamente dos de duas rodas.
B
B
Constituir uma preocupação de todos os condutores, sendo menos importante no caso dos de duas rodas.
C
C
Ser uma preocupação dos agentes reguladores do trânsito e não dos condutores.