Pretendo seguir em frente. Posso avançar entre os veículos das vias da esquerda e da direita?
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Pretendo seguir a direção aeroporto. Devo:
A
A
Manter-me na via de trânsito da direita.
B
B
Passar a transitar entre as vias de trânsito da esquerda e da direita.
C
C
Passar para a via de trânsito da esquerda.
Quando o condutor de um motociclo trava, exercendo igual pressão sobre ambos os travões, a repartição de massa na travagem é feita:
A
A
50% na roda da frente e 50% na roda de trás.
B
B
Sobretudo na roda da frente, por ação da inércia.
C
C
Sobretudo na roda de trás, que é roda motora.
Quando o sol está muito forte o indicador de mudança de direção pode não ser suficientemente visível. O que se deve fazer?
A
A
Assinalar também com o braço.
B
B
Mudar de direção rapidamente.
C
C
Travar ligeiramente para acionar a luz de travagem.
Quanto maior for a velocidade a que circulo maior será a distância de paragem.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Regra geral, devo reduzir a velocidade na aproximação de uma curva, mas é de evitar a redução enquanto estou dentro dela.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Regra geral, do ponto de vista das capacidades físicas do condutor, a condução de motociclos é mais exigente que a de automóveis.
A
A
A afirmação está certa.
B
B
A afirmação está errada.
Regra geral, durante a condução de um motociclo devo:
A
A
Manter o olhar fixo na trajetória que pretendo seguir.
B
B
Manter o olhar fixo no espaço de 50 metros à minha frente.
C
C
Manter os olhos em constante movimento.
Regra geral, durante a realização de uma curva, a velocidade deve:
A
A
Aumentar gradualmente e, por sua vez, diminuir progressivamente a inclinação do veículo.
B
B
Diminuir gradualmente e, por sua vez, aumentar progressivamente a inclinação do veículo.
C
C
Manter-se constante, bem como a inclinação do veículo.
Regra geral, para um motociclista efetuar uma travagem correta deve:
A
A
Acionar os dois travões, imprimindo a cada um a pressão adequada.
B
B
Acionar unicamente o travão da frente, por forma a evitar o risco de derrapagem.
C
C
Acionar unicamente o travão da retaguarda, por forma a evitar o risco de derrapagem.