Em ambiente urbano, os condutores de motociclos não podem:
A
A
Parar a 7 metros de um cruzamento.
B
B
Parar a menos de 10 metros das passagens de nível.
C
C
Utilizar os passeios para parar.
Este condutor procede corretamente?
A
A
Não.
B
B
Sim, porque se encontra num local com pouco trânsito.
C
C
Sim, porque tem capacete de proteção.
Na condução de motociclos em curva, e dependendo da velocidade e do ângulo de cada curva, a ação da força centrífuga tende a projetar o veículo:
A
A
Para a frente, aumentando a velocidade de circulação.
B
B
Para o exterior da curva.
C
C
Para o interior da curva.
Neste local o vento é intenso. Devo:
A
A
Aumentar a velocidade.
B
B
Circular a velocidade moderada.
C
C
Segurar firmemente o guiador.
Na condução de motociclos, a distância das mãos do condutor às manetes da embraiagem e do travão da frente, deve ser ajustada:
A
A
Através da afinação das manetes.
B
B
Inclinando o corpo mais ou menos para a frente.
C
C
Sentando-se o condutor mais à frente ou atrás do respetivo assento.
Na condução de motociclos, a utilização do travão da roda da frente deve:
A
A
Ser realizada habitualmente quaisquer que sejam as condições atmosféricas.
B
B
Ser realizada habitualmente, desde que o pavimento se encontre seco e com boas condições de aderência.
C
C
Ser realizada só nas situações em que é necessário efetuar uma paragem de urgência.
Neste local, porque a berma direita tem largura suficiente posso utilizá-la para ultrapassar o veículo de tração animal.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Neste local, posso estacionar em cima do passeio?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Na condução de motociclos, circular constantemente junto do eixo da faixa de rodagem constitui posicionamento correto e seguro?
A
A
Não.
B
B
Sim, já que ficam garantidas diferentes opções de trajetória.
C
C
Sim, já que ficam garantidos ótimos ângulos de visão e diversas opções de trajetória.
Na condução de um motociclo de duas rodas, em curvas com o mesmo raio de curvatura:
A
A
A inclinação a adotar não depende diretamente da velocidade de circulação.
B
B
Quanto maior for a velocidade maior será a inclinação a adotar.
C
C
Quanto maior for a velocidade menor será a inclinação a adotar.