Circulo a 100 K/h e em 4ª velocidade, se precisar de reduzir a velocidade, é aconselhável a redução direta para 2ª?
A
A
Não, uma vez que essa redução poderá implicar uma derrapagem da roda de trás.
B
B
Sim, desde que necessite de efetuar uma travagem mais eficiente.
C
C
Sim, em caso de emergência e desde que se trate dum motociclo com transmissão por corrente.
Circulo muito próximo da via de trânsito à minha esquerda, procedo corretamente?
A
A
Não, porque devia circular na via de trânsito da esquerda.
B
B
Não, porque devia circular o mais à direita possível.
C
C
Sim, porque circulo na via de trânsito da direita.
Conduzo um veículo de pequenas dimensões. Devo passar pela retaguarda do veículo à minha frente?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Nesta situação, o condutor do ciclomotor que circula mais à frente comporta-se corretamente?
A
A
Não, pois deve circular próximo da berma direita.
B
B
Sim, porque vai iniciar uma ultrapassagem.
Nesta situação, para circular mais rapidamente, devo utilizar o espaço livre entre os veículos.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Das afirmações que se seguem, assinale a que entender como verdadeira:
A
A
As dimensões e a velocidade de aproximação dos motociclos contribuem para que estes sejam vistos com significativa dificuldade.
B
B
As dimensões e a velocidade de aproximação dos motociclos contribuem para que estes sejam vistos com significativa facilidade.
C
C
As dimensões e a velocidade de aproximação dos motociclos contribuem para que o seu condutor aviste os demais utentes com significativa dificuldade.
Das afirmações que se seguem, assinale a que entender como verdadeira:
A
A
O condutor de um motociclo deve observar periodicamente e de forma rápida os espelhos retrovisores.
B
B
O condutor de um motociclo só deve observar os espelhos retrovisores aquando da realização de qualquer manobra.
C
C
O condutor de um motociclo só deve observar os espelhos retrovisores, quando não puder olhar diretamente para a retaguarda.
Das afirmações que se seguem, assinale aquela que entender como verdadeira:
A
A
O posicionamento de um motociclo na via varia apenas em função do motociclo e da experiência do condutor.
B
B
O posicionamento de um motociclo na via varia apenas em função do traçado.
C
C
O posicionamento de um motociclo na via varia em função do traçado e das ocorrências no trânsito.
Devo conduzir um motociclo com as duas mãos apoiadas no guiador, exceto quando:
A
A
Se necessário, sinalizo uma mudança de direção.
B
B
Ajusto os espelhos.
C
C
Cumprimento um peão que encontro na via.
Devo ligar as luzes de cruzamento só à noite.
A
A
Certo.
B
B
Errado.