Novo Honda Civic

A 8 de Maio de 2012, em 4 Rodas,

Elegância desportiva e futurista.

Os designers do novo Civic quiseram manter o aspeto desportivo e futurista do carro anterior, mas adaptando-o de forma a expressar a sensação ainda mais elegante e futurista deste novo modelo.

Para realizarem este conceito, o carro novo é 20 mm mais baixo e 10 mm mais largo do que o modelo atual, com um estilo que destaca ainda mais a sua elegância desportiva e futurista, num design geral e prático.

A investigação levou os designers a considerarem como se poderia dar ao novo Civic 5 Portas um aspeto desportivo que lembrasse as características desportivas dos carros de 3 portas. O design de “cabine avançada” do novo Civic é destacado pela quantidade reduzida de vidro lateral relativamente à superfície lateral da carroçaria, em particular, reduzindo a área do vidro traseiro. Isto produz um habitáculo de aspeto pequeno e esguio, em comparação com os habitáculos de aspeto mais tradicional dos carros de 5 portas do segmento C na Europa.

A forma com as linhas da carroçaria do novo Civic foram concebidas contribui para a aparência rebaixada e firme. Tradicionalmente, o “ponto de pico” das linhas laterais da carroçaria corre em paralelo com o puxador da porta, no entanto, no novo Civic, este ponto está mais baixo, sensivelmente a meia altura do painel da porta. Isto resulta numa linha rebaixada e ininterrupta que percorre o carro desde o para-choques dianteiro, estendendo-se ao longo de todo o flanco, antes de mergulhar no pára-choques traseiro, dando um aspeto de baixo centro de gravidade. Ao mesmo tempo, a parte superior da lateral da carroçaria adota um design relativamente simples, em contraste com o aspeto robusto da parte inferior da lateral da carroçaria que, juntamente com as embaladeiras, serve para apanhar a luz, destacando o aspeto sólido e firme do carro.

A frente recorda-nos o “ADN Honda” e apresenta novos faróis tipo projetor HID. O sistema automático de suporte dos máximos é integrado, controlado por uma câmara CMOS instalada na zona do para-brisas por cima do espelho retrovisor interior. A câmara deteta os faróis dos veículos em sentido contrário ou as luzes traseiras do veículo que vai à frente e apaga automaticamente os máximos, caso estejam acesos, mudando para médios. Isto permite ao condutor concentrar-se nas condições da estrada, sem ter de controlar manualmente os máximos.

Olhando para o carro, os olhos traçam uma linha fluida e elegante, que se alonga na frente rebaixada, passando pelo perfil lateral esguio por baixo dos vidros laterais. Isto é acentuado pela linha complementar dos guarda-lamas aerodinâmicos.

Na traseira, os exclusivos farolins foram otimizados para terem o máximo impacto visual, bem como uma enorme eficiência aerodinâmica. Tal como no Civic atual, a identidade do design traseiro incorpora elementos horizontais fortes que realçam a presença forte e robusta do carro na estrada. Neste novo veículo, as luzes traseiras estão colocadas mais altas, para assegurarem uma boa visibilidade para quem vem atrás. A combinação horizontal da luz de travagem também “funciona” como spoiler, com função aerodinâmica, gerindo o fluxo do ar sobre o topo do carro. Os farolins combinados também desempenham um papel aerodinâmico, sobressaindo em posição ótima para cortarem o fluxo de ar nas laterais da carroçaria. Três linhas distintas, esculpidas nas laterais das luzes traseiras, reduzem o arrastamento, minimizando a turbulência do ar na traseira.

Estão disponíveis dois novos designs de jantes – uma opção “Desportiva” de 16 polegadas e uma arrojada versão “Dinâmica” de 17 polegadas. De uma forma geral, o estilo exterior é um exemplo perfeito de um design que “trabalha de mãos dadas” com a engenharia – a aerodinâmica de cada componente foi otimizada, juntamente com as formas arrojadas e com as linhas que os designers pretendiam. O layout de depósito central de combustível foi mantido, permitindo obter mais espaço interior e reter a muito apreciada facilidade de utilização e o habitáculo espaçoso do Civic.

Quais são as novidades? Resumo das principais alterações

Estilo Interior

• Novo habitáculo de layout funcional (duas zonas de interface de controlo)
• Ecrã i-MID TFT a cores com função de assistência à condução ecologia “Eco driving”, mostrador do sistema áudio e suporte ao utilizador
• Sistema de som Premium com subwoofers, de 20 cm de diâmetro e 90W, e tweeters de cúpulas em alumínio e 25 mm de diâmetro (opcional)
• Utilização de novos materiais “touch point” na generalidade das superfícies para uma melhor sensibilidade e qualidade
• Volante de novo design com comandos de utilização fácil, acabamento em pele extra-suave e costuras mais confortáveis (depende da versão)
• Iluminação azul interior nos forros das portas (depende da versão)

Estilo Exterior

• Perfil monoforma, aerodinâmico, mais baixo e mais largo
• Aparência elegante e ininterrupta, unificando todas as superfícies, incluindo as cavas das rodas e a carroçaria
• Frente de aspeto único, mais baixa e mais larga
• Farolins traseiros largos e aerodinâmicos
• Luzes de travões e piscas combinados de novo design
• Novas cores da carroçaria

Conforto e conveniência

• Banco com suporte de câmara de ar e apoio lombar e lateral
• Sistema áudio com temporizador de chave e lista de estações
• Quebra-luz elétrico com abertura central e funcionamento suave
• Sistema de navegação HDD com mostrador de seta, 11 idiomas e ecrã WVGA de 800 x 480 mm (depende da versão)
• Vidros elétricos com acionamento pela chave
• Ligação a botão de função sem chave permite rebater e retrair os espelhos das portas
• Sistema de assistência ao arranque em subida
• Consola de múltiplos espaços, inclui entrada auxiliar AUX e USB/iPod®
• Puxadores interiores e exteriores das portas revistos
• Caixa de velocidades mais suave

Consumos de combustível e performances ambientais

• Função ECO Assist
• Idle Stop (Paragem Automática ao Ralenti)
• Alternador de controlo multi-fase
• Motor de fricção reduzida
• Combustão otimizada
• Grelha tipo “persiana” na versão diesel

Segurança

• Luzes diurnas de presença, tipo LED, para maior distinção
• Sistema de abastecimento, com proteção contra enganos na escolha do combustível, apenas na versão diesel
• Sistema automático de suporte dos máximos (depende da versão)
• Posicionamento distintivo e elevado da luz de travagem
• Sistema ACC (controlo da velocidade de cruzeiro adaptável) e CMBS (sistema de travagem atenuante de colisões (depende da versão)
• Sistema variável limitador de velocidade
• Sistema de microfones para sistema de mãos livres (depende da versão)
• Vidro traseiro rebaixado para melhor visibilidade por parte do condutor
• Melhor estabilidade em ventos cruzados

Suspensão

• Casquilhos com fluido para melhor amortecimento na suspensão traseira
• Braço de ligação tipo “travessa em H”, com ainda maior rigidez do que o anterior Civic Type R para excelente estabilidade na estrada

Motor

• Unidade 2.2 litros i-DTEC diesel, produz 110g/km de CO2 com 150 CV e 350 Nm de binário.
• Unidade 1.8 litros i-VTEC a gasolina, produz 137g/km de CO2 com 142 CV às 6.500 rpm e 174 Nm de binário às 4.300 rpm
• Unidade 1.4 litros VTEC a gasolina, produz 129g/km de CO2 com 100 CV e 127 Nm de binário às 4.800 rpm

CIVIC_FRONT_DYN (1)     CIVIC_REAR_DYN (2)
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CIVIC_FRONT_DYN (3)    CIVIC_DASHBOARD (4)    CIVIC_MAGIC_SEATS_FOLDED (5)
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