Novo Civic 1.6 litros i-DTEC: Pensado ao pormenor

A 2 de Abril de 2013, em 4 Rodas,

Concebido para a Europa, fabricado na Europa.

Inserido na 9ª geração Civic, este será mesmo o 1º modelo da Honda equipado com um motor da nova geração Earth Dreams Tecnology – uma nova gama de motores com excelentes prestações e elevada economia de combustível. Possui um motor turbodiesel 1.6L de 120 cv, com 300 Nm de binário e 3,6L de consumo anunciado.

O novo Civic está disponível em 3 versões distintas a partir dos seguintes preços:

+ 1.6 Comfort  —- 24.350€
+ 1.6 Sport   ——- 25.600€
+ 1.6 Lifestyle   — 27.700€

Os preços indicados não incluem pintura metalizada nem despesas de logística e preparação.

 

Comfort – Jantes em liga leve de 16”, ar condicionado, cruise control, todos os sistemas de segurança, faróis automáticos com temporizador, novo ecrã i-MID.

Sport – Ao nível de equipamento COMFORT acrescenta ainda, volante e punhos da alavanca de velocidades em pele, ar condicionado de dupla zona, sensor de chuva e de luz, controlo remoto dos vidros elétricos e espelhos retrácteis, tomada de energia na bagageira, Sistema Bluetooth HFT, jantes em liga leve de 17”, faróis de nevoeiro dianteiros e câmara de estacionamento traseira.

Lifestyle – Ao nível de equipamento SPORT acrescenta ainda, espelho retrovisor anti encadeamento, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bancos dianteiros aquecidos, rádio com receção digital DAB+, sistema de som premium com subwoofer, vidros escurecidos, faróis bi-xenon com lava faróis e sistema de suporte de máximos.

O Motor

O Motor Diesel Mais Leve da classe:
O novo motor Honda 1.6 litros i-DTEC é composto por uma cabeça em alumínio acoplada a um bloco de topo aberto também em alumínio. Este é o motor diesel mais leve na sua classe, pesando menos 47 kg do que o motor Honda 2.2 i-DTEC.
Todos os componentes individuais foram redesenhados para minimizar o seu peso e tamanho e as avançadas técnicas de produção ajudaram a reduzir ainda mais o peso.

Redução da Fricção Mecânica:
O principal objetivo dos engenheiros da Honda foi reduzir a fricção mecânica do motor 1.6 i-DTEC ao nível equivalente ao de um motor a gasolina. Foram usados pistões de saia mais curta e mais fina. Às 1.500 rpm, o motor 1.6 litros i-DTEC exibe cerca de 40% menos de fricção mecânica do que o motor 2.2 litros i-DTEC.

Turbocompressor Inteligente:
O turbocompressor Garrett de 4ª geração utilizado no motor 1.6 litros i-DTEC tem um design eficiente de geometria variável e a sua rotação é controlada de forma precisa pela eletrónica do carro, minimizando o atraso do turbo e oferecendo uma combinação ótima de aceleração a baixa e média rotação e uma combinação notável a alta rotação. O turbo tem pressão máxima de intensificação de 1,5 bar.

Sistemas Eficientes de Injeção de Combustível e de Admissão de Ar:
O motor Honda 1.6 i-DTEC utiliza um sistema de injeção de solenoide de fabrico Bosch, capaz de trabalhar até pressões de 1.800 bar. A elevada pressão do combustível permite injetá-lo mais rapidamente obtendo-se também uma melhor pulverização do jacto de combustível. Isto melhora a mistura do combustível com o ar, resultando numa combustão mais limpa e mais eficiente, ajudando a reduzir as emissões e os consumos.

Novo Sistema de Transmissão

O Civic i-DTEC 1.6 litros está equipado com um novo sistema de transmissão compacto com novo design e peso reduzido. Este sistema de transmissão manual de 6 velocidades é 7 kg mais leve do que o sistema de transmissão oferecido no Civic i-DTEC 2.2 litros, o que ajuda o motor a produzir o binário máximo de 300 N•M. O novo sistema de transmissão oferece:

• Eficiência de referência
• Mudanças suaves e precisas
• Novo sistema de marcha-atrás, que proporciona melhor performance e funcionamento mais silencioso

Aerodinâmica

O novo Civic i-DTEC 1.6 litros está equipado com deflectores dianteiros e traseiros de maior dimensão e ângulo, para reduzir ainda mais a resistência ao vento e melhorar a sua aerodinâmica, o que permite reduzir as emissões de CO2.
A eficiência aerodinâmica é a base fundamental do design do Civic e é crucial para a obtenção de estabilidade e eficiência excecional a alta velocidade. Para além do design de baixa resistência ao ar, o Civic também utiliza uma plataforma inferior a todo o comprimento, de pára choques a pára choques, com bordos salientes de forma a gerir o fluxo de ar sob o carro. Juntamente com as tampas da suspensão traseira, esta plataforma aumenta a estabilidade, especialmente nas ultrapassagens a veículos longos em estradas de diversas faixas de rodagem.

Dinâmica e Conforto de Condução

O Civic i-DTEC 1.6 litros recebeu ajustes na suspensão dianteira, com novos casquilhos nos braços inferiores que ajudam a aumentar em 24% a estabilidade lateral. Este ajuste complementa as características do novo motor para otimizar a linearidade, a estabilidade e a maneabilidade do carro, mantendo o chassis suave e composto do Civic, capaz de proporcionar maior estabilidade, especialmente a alta velocidade.
A direção de relação direta do sistema EPS foi apurada, oferecendo uma direção ainda mais responsiva, com uma relação de 14,5, o que ajuda a reduzir o ângulo do volante necessário para efetuar uma mudança de direção.
O Civic está equipado com um eixo traseiro de barra de torção, com o depósito do combustível colocado ao longo da linha central do carro. Este layout único oferece grande espaço e versatilidade interior (permitindo a instalação do sistema de Bancos Mágicos da Honda). Combinado com os benefícios proporcionados pelo baixo peso, a elevada rigidez e a maneabilidade previsível, o novo Civic i-DTEC 1.6 litros é um carro muito ágil e leve, que não compromete a qualidade de condução confortável associada ao Civic.

Requinte do Habitáculo

O novo Civic i-DTEC 1.6 litros recebeu alguns retoques no interior para reduzir ainda mais o ruído no habitáculo, especialmente quando se coloca o motor a trabalhar, durante a condução a baixa velocidade e ao acelerar. Os engenheiros também reconheceram que um carro mais silencioso se sentia mais seguro a alta velocidade, reduzindo o cansaço do condutor e proporcionando uma sensação premium. Centraram-se não só na redução do ruído de rolamento geral, mas também na minimização do contraste entre as diferentes frequências de ruído que chegam ao habitáculo oriundos do exterior devido, por exemplo, à variação da superfície da estrada.

Espaço, versatilidade e conforto topo de classe

O novo Civic i-DTEC 1.6 litros mantém a funcionalidade do Civic, o seu excecional espaço de habitáculo e a sua versatilidade incomparável. O interior do Civic é o mais espaçoso do segmento C e tem uma bagageira com capacidade topo de classe de 401 litros, aumentando mais 76 litros graças ao funcional compartimento sob o piso. O Civic oferece 1.431 mm de espaço para os ombros entre os bancos do condutor e do passageiro e os 795 mm de distância (entre os bancos do condutor e dos passageiros traseiros) são disso exemplo.
Entre os bancos dianteiros, podem-se colocar 2 garrafas de 1 litro e 2 de 350 ml. Também existe uma tomada auxiliar para acessórios e fichas USB. Para maior facilidade de utilização, estes espaços foram colocados cuidadosamente na linha de movimento natural do condutor.

Tecnologias Eficientes

Os engenheiros da Honda descobriram que os diferentes estilos de condução poderiam representar 15% de variação nos consumos de combustível. Como resultado, desenvolveram o sistema de assistência à condução ecológica Honda, introduzido pela primeira vez no Honda Insight e que, hoje em dia equipa o CR-Z e o Jazz, para além do novo Civic.

- Função ECO Assist de Assistência à Condução Ecológica
- Botão ECON
- Paragem Automática ao Ralenti

Segurança

O Honda Civic 5 Portas foi avaliado e classificado como um dos automóveis mais seguros na Europa, de acordo com os resultados dos testes de colisão independentes do Euro NCAP. A classificação de topo do Civic em termos de segurança reflete o empenho da Honda para com a segurança geral do veículo. Os engenheiros da Honda não se limitaram a dar atenção à segurança dos passageiros; também consideraram os outros utilizadores da estrada, tal como os peões e os ciclistas.

- Assistência à Estabilidade do Veículo
- Estrutura da carroçaria do tipo ACE (Advanced Compatibility Engineering – Engenharia de Compatibilidade Avançada)
- Proteção aos Peões
- Airbags e cintos de segurança
- Sistema de Travagem Atenuante de Colisões (CMBS)

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Fonte: Autoaftermarketnews.com