Mazda CX-5: Muito para além do convencional

A 2 de Abril de 2013, em 4 Rodas,

O SUV que engloba estilo, segurança e espírito.

Sendo o primeiro modelo de produção a adotar totalmente a Tecnologia Skyactiv de nova geração e o design “KODO – a Alma do Movimento”, o Mazda CX-5 personifica a pura sensação de prazer de condução que é a essência da Mazda. Este SUV representa a excitação que sentimos ao experimentarmos o poder do movimento quando somos crianças.

Foi dada prioridade ao design, à facilidade de utilização e ao conforto – sem comprometer a segurança e a eficiência do consumo de combustível. Trata-se de um SUV cujos níveis de qualidade e versatilidade darão aos seus proprietários uma felicidade duradoura que se manterá mesmo com mudanças nos seus interesses, nas suas fases de vida e nos seus estilos de vida.

Exterior do carro com qualidade de construção e estilo da carroçaria “KODO – A alma do Movimento”

O exterior do carro baseia-se no novo design “KODO – A alma do Movimento”, inspirado pelos movimentos poderosos e suaves de animais como a chita. Com este estilo da carroçaria, pretende-se transmitir a beleza da natureza e o conceito de movimento.

Para evoluir nos três atributos centrais da qualidade de construção – precisão na construção, beleza funcional excecional e deleite para o cliente – os designers trabalharam em colaboração com os engenheiros da Mazda na criação do exterior do carro. O resultado é uma autêntica sensação de alta qualidade na construção e no estilo da carroçaria, onde uma engenharia meticulosa sustenta o design delicioso.

Interior do carro construído com cuidado, para prazer de condução com total harmonia

Para criar uma sensação de harmonia entre o condutor, os passageiros e o ambiente de condução, os designers trabalharam em parceria com engenheiros na construção deste interior do carro. É por isso que sentirá um controlo total deste carro e do equipamento do carro.

O acabamento de luxo do ambiente de condução está patente nos materiais macios e tácteis do tablier e nas superfícies ornamentais com acabamento cromado. Esta sensação de autenticidade e alta qualidade também resulta da forma como todas as superfícies, todos os contornos e todos os componentes se complementam uns aos outros. É um interior de carro que reflete o investimento numa qualidade de construção meticulosa e atenta.

Uma experiência de condução com a nova Tecnologia Skyactiv 

Equipado com a nova Tecnologia Skyactiv este SUV proporciona uma experiência de condução verdadeiramente agradável. As tecnologias avançadas ao nível de motor, transmissão, chassis e carroçaria trabalham em conjunto para uma performance de condução refinada e eficiente no consumo de combustível.

O chassis confere uma agilidade e uma recetividade à direção e à manobrabilidade que são raras nos SUV. O motor e a transmissão fornecem propulsão dinâmica com uma eficiência notável, ao passo que a Distribuição Ativa do Binário transfere potência para as rodas que estiverem com mais tração. Uma carroçaria que é ao mesmo tempo leve e resistente contribui para uma segurança de topo e uma aerodinâmica excelente.

Skyactiv-Body – Esta carroçaria leve e resistente possibilita uma experiência de condução mais dinâmica

Um dos aspetos centrais da estratégia de tornar os carros mais leves é a redução do peso da carroçaria. Os carros mais leves são mais amigos do ambiente e conseguem proporcionar uma performance de condução mais divertida e ágil. Com esta nova carroçaria Skyactiv-Body, o Mazda CX-5 alcança uma das taras mais baixas do segmento – um fator essencial para a recetividade invulgar da experiência de condução. E é importante esclarecer que isto não comprometeu a segurança, porque esta carroçaria Skyactiv-Body foi desenvolvida com uma nova tecnologia e materiais como aço reforçado.

Motor a diesel Skyactiv – Com a transmissão Skyactiv, produz uma performance de condução avançada

O motor diesel Skyactiv-D com turbocompressor de duas fases elimina o atraso da resposta que é comum nos motores turbo comprimidos.

Em conjunto com as transmissões Skyactiv-Drive e Skyactiv-MT, os motores Skyactiv oferecem uma experiência de condução poderosa e eficiente. O motor diesel está disponível com transmissão automática e manual, com a primeira a proporcionar mudanças suaves e refinadas, e a segunda a proporcionar mudanças com toque desportivo.

Performance de segurança notável

Este carro tem uma performance de segurança que está entre as melhores do mercado, liderando a classe com segurança ativa que ajuda a evitar colisões e segurança passiva que protege o condutor e os passageiros se ocorrer alguma colisão.

As características de segurança do carro ao nível da segurança activa incluem faróis bi-xénon com Controlo de Máximos ( Disponivel com o Pack High Tecknology ) que muda automaticamente para médios quando algum veículo se aproxima. O Sistema de Faróis Direccionáveis( Disponível com o Pack High Tecknology ) vira os faróis nas curvas para as iluminar melhor, ao passo que a carroçaria reforçada protege o espaço interior em caso de colisão.

O Smart City Brake Support (SCBS) está atento ao tráfego à sua frente e ajuda a parar a tempo

Mais uma estreia na indústria – o primeiro SUV a oferecer esta característica de segurança do carro que, ao contrário da concorrência, vem incluída a partir da versão Evolve. A SCBS ( Smart City Brake Support ) evita as colisões frontais ou reduz os seus efeitos com um sensor que monitoriza o tráfego à frente de si, por exemplo, num congestionamento.

Se detetar um risco de colisão, pressuriza os travões para que eles respondam instantaneamente se o condutor os aplicar. E se não aplicar, esta característica de segurança do carro efetua uma paragem de emergência quando for necessário. Funciona com velocidades entre os 4 km/h e os 30 km/h.

Sistema de Aviso de Saída de Faixa (LDWS) 

O sistema LDW (Lane Departure Warning) utiliza uma câmara no topo do pára brisas para monitorizar as marcas da estrada e avisa se estiver a desviar-se da sua faixa.
O sistema funciona quando a sua velocidade ultrapassar os 65 km/h e emite um som pelas colunas que é semelhantes ao das faixas vibratórias das estradas. O sistema percebe pelo comportamento do carro quando a saída da faixa é intencional e não emite o aviso nesse caso. Esta característica de segurança do carro encontra-se disponível com o Pack High Tecknology.

Economia de combustível de um carro eficiente com tecnologia i-stop

Fornece uma performance ambiental excelente, mas sem comprometer a experiência de condução. Então foi utilizada a Tecnologia Skyactiv para criar um carro eficiente e novos materiais para tornar o carro mais leve sem perder robustez. Isto resultou numa economia de combustível líder da classe e num baixo nível de emissões de CO2, a partir de 119 g/km. A excelente aerodinâmica também contribui para esta performance ambiental. E a opção de motor diesel vai bastante além do que as normas de emissões Euro Stage 6 irão impor.

O que são os grupos de potência Skyactiv? São os motores Skyactiv combinados com as nossas transmissões Skyactiv. Concebidos para se complementarem, resultam num carro eficiente com uma performance superior e melhor economia de combustível.

O motor diesel Skyactiv-D consome apenas 4,6 litros de combustível em 100 km (Consumo combinado) – mesmo sendo turbo comprimido.

O Mazda CX-5 apresenta uma brilhante performance ambiental – especialmente se comparados com a concorrência no segmento SUV.

O sistema i-stop é equipamento de série em todas as versões, o que é pouco comum no segmento de SUV . O i-stop melhora a eficiência do consumo de combustível do carro ao desligar o motor sempre que estiver parado no trânsito. Praticamente não se aperceberá disto porque o i-stop liga o motor com mais rapidez e suavidade do que a maior parte dos sistemas pára-arranca. Assim, o seu motor estará pronto assim que necessitar dele.

Vencedor de vários prémios para tecnologia, este é o único sistema pára-arranca do mundo que utiliza a energia da combustão para rearrancar. É mais um exemplo de como foram desafiadas as convenções.

 

Mazda CX-5 (1)       Mazda CX-5 (2)       Mazda CX-5 (5)

Mazda CX-5 (4)

 

Fonte: Autoaftermarketnews.com