Jaguar XKR-S Convertible

A 30 de Novembro de 2011, em 4 Rodas,

O XKR-S dispõe agora da versão descapotável.

Panorâmica• O XKR-S Convertible é GT descapotável mais potente e veloz da Jaguar.
• O motor Supercharged AJ-V8 GENIII a gasolina desenvolve 550CV (405kW) e 502lb/ft (680Nm) mas gera apenas 292g/km de CO2.
• Velocidade máxima de 300km/h e 0-100km/h em 4,4 segundos.
• O sistema de escape Performance Active permite maior potência e binário e proporciona ao XKR-S a sua própria banda sonora distinta.
• A arquitetura de peso reduzido em alumínio proporciona uma rigidez torsional elevada, tornando o XKR-S Convertible no veículo mais rígido do seu segmento.
• A revisão da suspensão dianteira e traseira resulta no aumento da agilidade, precisão e controlo sem sacrificar o conforto.
• O sistema Dinâmico Adaptativo atualizado permite aos condutores entusiastas explorarem com segurança o comportamento entusiasmante.
• Alterações de design resultantes da análise de Dinâmica Computacional de Fluidos para redução da força de sustentação e maximizar a estabilidade aerodinâmica.
• Pára-choques dianteiro de design novo com entradas de ar mais largas e baixas, splitter em fibra de carbono e grelhas laterais duplas.
• As embaladeiras novas suavizam o fluxo de ar horizontal e realçam a redução de 10mm na altura ao solo.
• Spoiler traseiro exclusivo com inserção em fibra de carbono assegura uma aerodinâmica equilibrada entre o eixo dianteiro e traseiro.
• A capota do Convertible abre e arruma-se em apenas 18 segundos.
• O interior topo de gama incorpora bancos Performance com 16 ajustes revestidos em couro carbono.
 
Introdução
O expoente máximo da gama desportiva Jaguar – o XKR-S – dispõe agora da versão descapotável que proporciona a mesma combinação entusiasmante de capacidades, permitindo ao condutor e passageiro uma maior ligação com o ambiente exterior.
O XKR-S Convertible incorpora todas as características que sempre marcaram os lendários GTs da Jaguar – performance explosiva, comportamento envolvente, conforto descontraído e luxo discreto – elevando, simultaneamente, a Jaguar a uma nova plataforma de performances. A nova gama XKR-S representa o topo de gama XK, que é composta pelas versões XK, XKR e XKR-S nas formas Coupe e Convertible.
O XKR-S Convertible incorpora as actualizações de performance, dinâmica, design e habitáculo já introduzidas, sob críticas muito favoráveis, no Coupe para criar o Jaguar GT descapotável mais veloz de sempre.

Adrian Hallmark, Jaguar Global Brand Director, afirma que o novo XKR-S Convertible representa o expoente máximo de performance e glamour automóvel:

“Nada se compara à condução de um Jaguar descapotável e o novo XKR-S Convertible eleva a experiência Jaguar GT a um novo patamar.”

O coração das performances explosivas do veículo é uma versão atualizada do motor AJ-V8 Supercharged de 5,0 litros, que desenvolve 550CV (405kW) e 502lb/ft (680Nm) de binário. Estes valores representam um aumento de potência de 8 porcento e um aumento de binário de 9 porcento em relação ao Jaguar XKR. A caixa automática de seis velocidades com Diferencial Ativo permite ao XKR-S Convertible acelerar de 0 a 100km/h em 4,4 segundos e atingir uma velocidade máxima eletronicamente limitada de 300km/h.

Na base desta potente performance encontra-se um conjunto completo de melhorias incorporadas no sistema de suspensão que vieram apurar as capacidades dinâmicas do XK, criando uma ligação íntima entre o veículo, o condutor e a estrada, maximizada neste GT descapotável.

A estrutura em alumínio de peso reduzido do XK proporciona uma rigidez torsional extremamente elevada, permitindo a montagem de componentes de suspensão como a manga de eixo em alumínio redesenhada, a revisão da geometria traseira e molas e amortecedores mais rígidos. Em complemento às jantes forjadas de peso reduzido e à recalibração do sistema de direção, esta estrutura permitiu aos especialistas da dinâmica de veículo da Jaguar criar uma experiência de condução extremamente ágil e envolvente sem quaisquer perdas de requinte.

As alterações de design interiores e exteriores refletem as capacidades dinâmicas maximizadas do veículo. No exterior, o XKR-S Convertible apresenta uma diferenciação de grande impacto das restantes versões XK com componentes aerodinâmicos cuidadosamente calibrados que lhe proporcionam uma performance irrepreensível a velocidades muito elevadas.

Esta diferenciação reflete-se também no interior do veículo, os bancos Jaguar Performance proporcionam apoio adicional ao condutor e passageiro em curvas a velocidade elevada. Os bancos dispõem de acabamento em couro carbono e incorporam 16 ajustes e aquecimento, enquanto que carbono é também utilizado no revestimento do habitáculo e maximizam a natureza assertiva do veículo.

Design

A análise de Dinâmica Computacional de Fluidos, em túnel de vento e o trabalho em pista resultaram na aplicação de alterações de design aerodinâmico ao XKR-S Convertible. Estas desempenham uma função essencial na manutenção da estabilidade num veículo descapotável com capacidade de atingir uma velocidade máxima de 300km/h.

Estas alterações aerodinâmicas proporcionam à secção dianteira do veículo um design arrojado e de grande impacto. Linhas verticais acompanham os extremos da grelha oval até ao pára-choques novo que incorpora uma entrada de ar mais larga e mais perto do solo, um splitter em fibra de carbono e duas grelhas laterais. Nos extremos do pára-choques, painéis verticais direcionam o fluxo de ar para os lados do veículo, ao longo das novas embaladeiras, que suavizam o fluxo de ar horizontal e realçam a redução de 10mm na altura ao solo.

Um spoiler traseiro exclusivo com inserção em fibra de carbono funciona em conjunto com o painel inferior traseiro com difusor em fibra de carbono. O resultado é uma redução global de 26 porcento na sustentação e equilíbrio aerodinâmico entre o eixo dianteiro e traseiro, para manter o veículo perfeitamente estável em estrada.

As alterações exteriores são realçadas pela utilização de preto brilhante nos acabamentos exteriores, complementado pelo acabamento técnico escuro nas jantes em liga leve forjadas Vulcan de 20” e pelas pinças de travão Jaguar High Performance com acabamento em vermelho ou gunmetal. O XKR-S Convertible encontra-se disponível numa gama de seis cores, incluindo Polaris White e British Racing Green, um tributo à herança de competição da Jaguar. A capota com isolamento acústico pode ser aberta em apenas 18 segundos e foi testada à velocidade máxima do veículo. É disponibilizada de série em preto, encontrando-se disponíveis como opção seis cores adicionais.

“É extremamente entusiasmante poder aplicar a filosofia de competição em pista do XKR-S Coupe num descapotável. A condução ao ar livre proporciona verdadeira excitação e entusiasmo e, num veículo com a capacidade de atingir estas velocidades, é maximizada para criar uma experiência muito especial e de grande impacto.”

Ian Callum, Director de Design, Jaguar Cars.

Prestações

A integridade da engenharia do aclamado motor AJ-V8 a gasolina, atualmente na sua terceira geração, significou que os engenheiros da Jaguar puderam extrair a potência e binário adicionais necessários para o XKR-S. O design avançado do motor AJ-V8 integralmente em alumínio com quatro árvores de cames incorpora injeção direta de pulverização direcionada e distribuição variável proporciona uma eficiência elevada e uma potência prodigiosa. O compressor volumétrico tipo Roots Twin Vortex incorporado no centro do ‘V’ do motor dispõe de dois intercoolers e apresenta uma eficiência termodinâmica 20 porcento superior ao seu antecessor.

O resultado são 550CV e 680Nm, permitindo ao XKR-S Convertible acelerar de 0 a 100km/h em apenas 4,4 segundos e atingir uma velocidade máxima eletronicamente limitada de 300km/h.

Para obter os 40CV e 55Nm adicionais em comparação com XKR foram alterados os mapas das características de injeção e aumentado o fluxo de gases de escape através de um sistema de escape ativo.

Com a capota aberta no XKR-S Convertible o sistema de escape Performance Active disponibiliza uma faixa sonora autêntica, inspirada em veículos de competição, concebida para proporcionar uma experiência de condução verdadeiramente entusiasmante.

Dinâmica

Dado que o XK foi concebido desde o início como um veículo descapotável, os engenheiros da Jaguar puderam aplicar as alterações que levaram à criação do XKR-S Coupe num GT descapotável sem comprometer a performance, agilidade ou requinte.

A Jaguar foi pioneira na utilização de alumínio na produção de veículos em série e a sua massa reduzida e elevada resistência à tração proporcionam ao XKR-S a reconhecida abrangência de capacidades. Um peso em vazio de 1800kg e a rigidez torsional de 16.500 Newton metro por grau proporcionam aos engenheiros da Jaguar uma base sólida para aplicar as alterações detalhadas que criaram o descapotável mais envolvente de sempre.

Os sistemas de suspensão dianteiro e traseiro foram ambos revistos. A nova manga de eixo em alumínio incorporada na suspensão de triângulos duplos sobrepostos aumenta a rigidez de camber em 23 porcento para proporcionar um grau superior de precisão e sensibilidade. Para maior estabilidade e controlo, o Diferencial Ativo Diferencial foi atualizado para reduzir a sensibilidade da direção a velocidades muito elevadas.

Os suportes superiores dos amortecedores traseiros foram adicionalmente reforçados em relação às alterações incorporadas no XKR-S Coupe, enquanto que o controlo de direção das rodas traseiras foi otimizado para proporcionar maior agilidade. Os coeficientes das molas dianteiras e traseiras foram aumentados em 28 porcento enquanto que um programa de Amortecimento Adaptativo exclusivo para XKR-S maximiza o controlo da carroçaria e a capacidade de tração.

A massa não suspensa foi reduzida em quase cinco porcento através da utilização de jantes em liga leve forjadas, que também permitem níveis de tracção superiores com pneus mais largos especificamente desenvolvidos para utilização no XKR-S e servem para aumentar a dimensão da área de contacto do pneu. O XKR-S dispõe de pneus Pirelli P-Zero (dianteiros – 255/35 ZR20 e traseiros – 295/30 ZR20).

Para permitir aos condutores entusiastas tirar partido dos benefícios destas alterações, o sistema de Controlo Dinâmico de Estabilidade foi especificamente configurado para o XKR-S. No modo Trac DSC, as configurações específicas de tração, estabilidade e Diferencial Ativo reduzem os patamares de intervenção e maximizam a capacidade de ajuste em curva, permitindo explorar o comportamento entusiasmante ao máximo.

O Sistema de Travagem Jaguar High Performance incorporado de série complementa as prestações sedutoras do veículo. Discos de grandes dimensões – 380mm à frente e 376mm atrás – em conjunto com pinças em alumínio e um aumento de 44 porcento à frente e 31 porcento atrás na superfície de fricção em comparação com o XK proporcionam níveis de potência, estabilidade e sensibilidade que inspiram confiança.

“Dado que o XK foi concebido como um descapotável, dispõe de grande integridade estrutural. Isto permitiu-nos aplicar as configurações desportivas da suspensão do XKR-S Coupe para criar um descapotável sem compromissos. A sua conjugação de velocidade elevada, precisão e dinamismo adquire uma dimensão adicional com a capota aberta e a faixa sonora entusiasmante.”

Mike Cross, Engenheiro Chefe, Integridade do Veículo

Interior

Com a capota aberta, o interior do XKR-S será tão invejado como o exterior, ambos realçam as intenções de alta performance do veículo.

Os bancos Performance da Jaguar com revestimento em couro carbono, exclusivos no XKR-S, incorporam apoios de cabeça integrados, aberturas para cintos de competição e maior apoio lateral e no assento para manter o condutor e passageiro seguros em curvas a velocidade elevada. Os bancos aquecidos com 16 ajustes incorporam acabamentos em couro carbono e micro debruado contrastante exclusivamente neste modelo.

O volante multifunções em couro e os pedais em aço inoxidável com logótipo Jaguar proporcionam interfaces tácteis soberbas. Nas outras superfícies premium incluem-se a pintura suave ao tato nos interruptores e uma consola central em preto brilhante. Um acabamento exclusivo em alumínio escuro é disponibilizado de série, Piano Black encontra-se disponível como opção.

JAGUAR XKR-S_CONVERTIBLE_UK (1) JAGUAR XKR-S_CONVERTIBLE_UK (2) JAGUAR XKR-S_CONVERTIBLE_UK (3)