Ford revela nova Vaga de Veículos e Tecnologias

A 30 de Novembro de 2011, em 4 Rodas,

Salão de Genebra 2011.

• O Presidente e CEO da Ford Europa, Stephen T. Odell, vai apresentar um novo modelo revolucionário na conferência de imprensa da Ford, marcada para as 14h30 do dia 1 de Março, no Salão Automóvel de Genebra

• Também o CEO da Ford, Alan Mulally, enviará para a conferência de imprensa, uma mensagem vídeo, desde Hanover na Alemanha, onde vai proferir um discurso, nesse mesmo dia, na CeBIT, a maior feira europeia de tecnologia

• Novidades sobre as futuras tecnologias de apoio à condução, exclusivas da Ford

• Estreia mundial da nova Ford Ranger Wildtrak

• Estreia europeia do protótipo Ford Vertrek, um utilitário desportivo compacto, que deixa antever a direção que a companhia seguirá no desenvolvimento da futura geração do Kuga

• Estreia europeia do Ford Focus Electric, o primeiro automóvel totalmente elétrico da Ford

• Estreia europeia da versão de pré-produção do novo híbrido Ford C-MAX Energi plug-in, que será produzido na fábrica de Valência, em Espanha

• Stand da Ford exibe ainda o Fiesta RS WRC

A 81.ª edição do Salão Automóvel de Genebra será o palco escolhido pela Ford para anunciar uma série de modelos novos e tecnologias de apoio à condução, numa altura em que a companhia prepara um dos períodos mais dinâmicos da sua história recente em termos de lançamentos de novos produtos.

O Presidente e CEO da Ford Europa, Stephen T. Odell, vai apresentar um novo modelo revolucionário na conferência de imprensa da Ford, que terá lugar no stand da marca, no Hall 5, às 14h30 do dia 1 de Março. Também Alan Mulally, CEO da Ford, enviará para a conferência de imprensa, uma mensagem vídeo, desde Hanover na Alemanha, onde vai proferir um discurso na CeBIT, a maior feira europeia de tecnologia.

A estes executivos juntar-se-ão Derrick Kuzak, Vice-Presidente do Grupo de Desenvolvimento de Produto Global e Jim Farley, Vice-Presidente do Grupo de Marketing, Vendas e Serviço, no stand da Ford no salão onde estarão patentes nada menos do que quatro novos modelos, que serão disponibilizados na futura gama da marca, e tecnologias exclusivas da Ford, desenvolvidas para melhorar significativamente a experiência de condução.

“Atualmente, a oferta de produtos Ford é a mais forte de sempre e vamos prosseguir com uma estratégia agressiva para que a nossa gama de veículos permaneça a mais atualizada do sector,” afirmou Odell. “Prevemos lançar, pelo menos, 20 novos modelos e derivativos na Europa – desde pequenos utilitários a veículos comerciais – alguns dos quais vamos apresentar em Genebra. Desde veículos elétricos com zero emissões, como o novo Focus Electric, a nova e versátil Ranger Wildtrak e o protótipo Vertrek, que antecipa as linhas da futura geração Kuga, ao nosso recente modelo de ralis, o Fiesta RS WRC, todos poderão ser vistos no stand da Ford.”

Para este salão estão reservadas outras novidades, como a estreia do C-MAX Energi, mais precisamente a versão de pré-produção do modelo híbrido plug-in apresentada recentemente no Salão Automóvel Internacional Norte-Americano. Este modelo, que a b prevê lançar na Europa em 2013, será produzido na sua fábrica de Valência, em Espanha.

Design do século XXI para a Ford Ranger Wildtrak

Apresentada em estreia mundial no Salão Automóvel de Genebra de 2011, a nova Ford Ranger Wildtrak é uma pickup desportiva compacta que alia notáveis níveis de potência, segurança e consumo de combustível a uma extraordinária versatilidade. Dotada de uma forte presença, esta pickup oferece uma panóplia de avançadas tecnologias e características de conforto.

A nova Ford Ranger, que deverá chegar ao mercado mundial no final de 2011, vai oferecer uma vasta gama de tecnologias inteligentes desenvolvidas para uma condução mais fácil, segura e aprazível. Virá equipada com um sistema de câmara traseira, que projeta as imagens captadas num pequeno visor integrado no retrovisor interior, uma característica que contribui para melhorar consideravelmente a visibilidade e facilitar a ligação de um atrelado.

Visando oferecer níveis de segurança ímpares no seu segmento, a nova Ranger dispõe de um conjunto de tecnologias, incluindo o Programa Eletrónico de Estabilidade (ESP), que garantem um excelente comportamento dinâmico em todas as condições de condução. São ainda disponibilizadas outras tecnologias, como o sistema de navegação e o sistema de controlo por voz Bluetooth®, geralmente só oferecidas nos modelos topos-de-gama.

A versão Wildtrak surge com uma identidade própria, que a diferencia dos restantes membros da família Ranger, indo ao encontro das necessidades dos clientes que procuram um veículo polivalente, que possam utilizar tanto no trabalho, como nas suas atividades de lazer.

Protótipo Vertrek – uma nova evolução do kinetic design

A Ford apresenta, desta vez na Europa, na edição 2011 do Salão Automóvel de Genebra, a sua visão do que será o seu futuro veículo utilitário desportivo (SUV) compacto: mais aerodinâmico, desportivo e elegante. O protótipo Ford Vertrek, que teve a sua estreia no Salão de Detroit, no passado mês de Janeiro, deixa antever a direção que a companhia seguirá no desenvolvimento da futura geração do Kuga, prometendo assumir a liderança no segmento em termos de design e economia de combustível.

O Ford Vertrek foi construído com base na nova plataforma global da Ford para o segmento C, a mesma que é utilizada no novo Ford Focus e nos recém-lançados monovolumes C-MAX e Grand C-MAX. Este protótipo representa a visão da companhia sobre o que melhor corresponderá às expectativas futuras dos clientes de utilitários desportivos, a nível mundial, em termos de design e engenharia.

Ligue-se ao Novo Focus Electric

O novo Focus Electric, o primeiro automóvel totalmente elétrico da Ford, estreado em Janeiro deste ano, no Salão Internacional Norte-americano, chegará à Europa em 2012. Esta versão do popular compacto do segmento C, de zero emissões, que dispensa as idas aos postos de abastecimento de combustível, será o primeiro de uma vaga de modelos híbridos, híbridos plug-in e totalmente elétricos que a marca se prepara para lançar no mercado europeu e norte-americano até 2013.

O Focus Electric foi concebido para oferecer uma autonomia suficiente para a maioria das deslocações quotidianas. Baseado na elegante e aerodinâmica versão de cinco portas do novo Ford Focus, foi desenvolvido a partir da plataforma global da Ford para o segmento C, a mesma das versões a gasolina e diesel do Focus, que serão em breve comercializadas na Europa e na América do Norte.

Com lançamento previsto na Europa para 2012, o Focus Electric será dotado de novas características, especialmente desenvolvidas para os veículos eléctricos, com vista a proporcionar aos seus condutores um genuíno prazer de condução e ajudá-los a explorar, da forma mais eficiente, as potencialidades desta versão eléctrica.

O Focus Electric será o primeiro de cinco novos modelos desenvolvidos no âmbito da estratégia de electrificação da Ford. Comercializada na América do Norte desde o final do ano passado, a Transit Connect Electric, o primeiro veículo elétrico a baterias da Ford, será lançada na Europa no final de 2011.

C-MAX Energi dotado da elogiada arquitetura híbrida mista

Preparando-se para lançar os seus novos veículos elétricos híbridos na Europa, a Ford aproveita o Salão Automóvel de Genebra de 2011 para apresentar o C-MAX Energi plug-in, o primeiro de dois modelos eletrificados, baseados no monovolume C-MAX de 5 lugares. A este modelo virá juntar-se o C-MAX HEV. Ambos os modelos, que chegarão ao mercado europeu em 2013, prometem baixos consumos e emissões, um design exterior original e um habitáculo versátil.

Tirando partido da sua vasta experiência em tecnologia híbrida, que adquiriu nos mercados da América do Norte, onde lançou o Escape Hybrid em 2004, a Ford desenvolveu os novos C MAX HEV e C MAX Energi com base na sua nova plataforma global para o segmento C, aumentado a oferta de veículos versáteis e elegantes, ajustados às necessidades das famílias.

Transit Connect Electric – toda a funcionalidade, zero emissões

Com a apresentação em Genebra de uma versão provisória da Transit Connect Electric sem emissões, a Ford reafirma seu empenho em prosseguir a sua estratégia global de eletrificação.

Baseado na Transit Connect Kombi, o veículo apresentado no salão é apenas um dos vários veículos elétricos que a marca está atualmente a testar no Reino Unido, estando equipado com o mesmo propulsor elétrico a baterias que a Transit Connect Electric, cujo lançamento na Europa está programado para o final deste ano.

A Transit Connect Electric é uma versão 100% elétrica do galardoado comercial ligeiro Transit Connect chassis-longo.

Desenvolvida no âmbito de uma parceria entre a Ford e a Azure Dynamics, uma empresa norte-americana especializada em tecnologias de veículos elétricos, a Transit Connect Electric foi dotada de um sistema de propulsão eléctrico Force Drive™, alimentado por um avançado sistema de baterias concebido pela Johnson Controls-Saft.

Novo Mondeo ECOnetic com emissões reduzidas (114 g/km) e gama de grandes familiares Ford com motores melhorados

A gama de grandes familiares Ford conta agora com a nova versão Mondeo ECOnetic, que emite apenas 114 g/km de CO2, tendo ainda os motores que equipam os modelos Mondeo, S-MAX e Galaxy sido alvo de uma série de melhorias.

Um novo e eficiente motor Duratorq TDCi de 1,6 litros, com uma potência máxima de 115 CV, foi adicionado à gama de motores que equipam os grandes familiares Ford. Saliente-se que este propulsor diesel de baixa cilindrada, bem como o recém-lançado motor Ford EcoBoost de 1,6 litros e 160 CV poderão ser especificados com o sistema Ford Auto-Start-Stop.

Equipado com o motor Duratorq TDCi de 1,6 litros e com o sistema Ford Auto-Start-Stop, o novo Ford Mondeo ECOnetic emite baixíssimos níveis de emissões de CO2 (apenas 114 g/km).

Metal Ka: Nova proposta Ford Individual

Os pequenos utilitários da Ford prometem atrair todas as atenções graças aos novos packs de personalização exclusivos. Veja-se a nova proposta de personalização Ford Individual, o novo Metal Ka, cujos interiores foram concebidos para se harmonizarem perfeitamente com as atrativas linhas exteriores.

O Metal Ka é uma nova versão Ford Individual, um programa de personalização que abrange não só os pequenos utilitários, mas também os modelos do segmento médio e alto da marca. O Metal Ka vem assim juntar-se à gama de versões Ford Individual, substituindo a versão Tattoo, uma das três versões exclusivas disponibilizadas aquando do lançamento do novo Ka em 2008.

O novo Fiesta RS WRC exibindo as cores oficiais da equipa vai estar em exposição no Salão Automóvel de Genebra, após a sua estreia no rali da Suécia, a primeira prova do Mundial de 2011. Com 4 rodas motrizes, a nova aposta da Ford para competir no Mundial de Ralis deriva do popular Ford Fiesta de turismo. Foi desenvolvido pela M-Sport, empresa britânica parceira de longa data da marca da oval azul em colaboração com a Ford Europa, com base no Fiesta S2000 vencedor do Rali de Monte Carlo 2010. O Fiesta RS WRC surge numa nova era do Campeonato do Mundo de Ralis, com a aplicação das novas regras que impõem uma revisão da fórmula de custo-eficiência.

Vertrek_Antevisao_Genebra2011