Com o objetivo de prevenir a sinistralidade rodoviária em trabalho, entre outros, uma empresa de serviços de transporte deve analisar:
A
A
As condições da via que podem originar redução da aderência e, em consequência, perda de controlo do veículo.
B
B
A gestão das competências associadas à condução de um veículo, definindo requisitos de admissão de condutores na empresa.
C
C
As condições da via e os acidentes ocorridos, para melhor identificação dos fatores de risco.
D
D
Todos os procedimentos referidos nas respostas anteriores.
Nas duas últimas décadas, a sinistralidade rodoviária em Portugal diminui significativamente. Considera a afirmação verdadeira ou falsa?
A
A
Verdadeira, mas apenas para a sinistralidade grave.
B
B
Verdadeira, mas apenas para a sinistralidade leve.
C
C
Falsa, pois embora tenha diminuído não foi de modo nenhum de forma significativa.
D
D
Verdadeira, verificando-se uma maior diminuição na sinistralidade grave que na leve.
No caso de acidente do qual resultem feridos, é obrigatória a presença de agente de autoridade?
A
A
Sim, é obrigatória.
B
B
Não, não é.
C
C
Sim, mas só se os intervenientes no acidente assim o entenderem.
D
D
Sim, desde que os feridos sejam graves.
Os despistes podem ser potenciados por alguns fatores externos, entre os quais:
A
A
O excesso de velocidade, a distração ou a inatenção do condutor e a ingestão de bebidas alcoólicas.
B
B
As manobras perigosas e o excesso de velocidade.
C
C
A fadiga do condutor e a ingestão de bebidas alcoólicas.
D
D
As deficientes condições da via e a sua sinuosidade, o vento forte e a existência de lombas.
Para seguir em frente num cruzamento, sem sinalização luminosa, o condutor deve:
A
A
Reduzir a velocidade, observar o trânsito e avançar de acordo com as regras de cedência de passagem.
B
B
Observar o trânsito, aumentar a velocidade e prosseguir a marcha.
C
C
Observar o trânsito, avançando sem hesitar e sem sinalizar as suas intenções.
D
D
Prosseguir a marcha de forma segura e sem hesitar, uma vez que os veículos pesados têm sempre prioridade nas intersecções.
Os despistes são acidentes:
A
A
Que ocorrem sempre nas intersecções de nível, como cruzamentos e entroncamentos.
B
B
Em boa parte associados à prática de velocidades inadequadas.
C
C
Em que há intervenção de, pelo menos, dois veículos.
D
D
Em que os veículos pesados de mercadorias mais se encontram envolvidos.
A gravidade dos danos resultantes das colisões frontais está indiscutivelmente dependente:
A
A
Das características e estado da via.
B
B
Das condições climatéricas.
C
C
Das condições do trânsito.
D
D
Da velocidade a que se circula.
As colisões num cruzamento podem ser evitadas se o condutor:
A
A
Respeitar a regra geral de cedência de passagem, não sinalizando as suas intenções.
B
B
Reduzir a velocidade, hesitando ao prosseguir a marcha.
C
C
Decidir com antecedência a direção em que quer seguir, reduzir a velocidade e respeitar a regra geral de cedência de passagem.
D
D
Decidir com antecedência a direção em que quer seguir, aumentando a velocidade.
No plano material, as consequências dos acidentes abrangem vários prejuízos, nomeadamente com:
A
A
Pavimentos, feridos e mortes.
B
B
Sinalização, veículos e custos de tratamento médico.
C
C
Veículos, custos com o socorro e transporte e custos de reabilitação.
D
D
Veículos, pavimentos e sinalização.
A nível humano, as consequências dos acidentes têm impacto físico, psicológico e social. Considera a afirmação verdadeira ou falsa?
A
A
Verdadeira.
B
B
Falsa, porque as consequências dos acidentes apenas têm impacto a nível físico.
C
C
Falsa, porque as consequências dos acidentes apenas têm impacto a nível psicológico.
D
D
Falsa, porque as consequências dos acidentes apenas têm impacto a nível físico e psicológico e nunca social.
O índice de gravidade dos acidentes rodoviários é calculado tendo em conta:
A
A
O número de mortos por cada 10 acidentes com vítimas.
B
B
O número de mortos por cada 100 acidentes com vítimas.
C
C
O número de mortos e feridos graves por cada 100 acidentes.
D
D
O estado de gravidade das vítimas, independentemente do número de acidentes.
Das medidas de segurança rodoviária que se seguem, qual considera ter contribuído para a diminuição da sinistralidade?
A
A
A obrigatoriedade do uso de sistemas de retenção para crianças.
B
B
A obrigatoriedade do uso do cinto de segurança.
C
C
A obrigatoriedade das inspeções periódicas.
D
D
Todas as medidas referidas nas respostas anteriores.
Nos automóveis pesados de passageiros, os atropelamentos constituem:
A
A
O quarto tipo de acidente mais frequente.
B
B
O terceiro tipo de acidente mais frequente.
C
C
O segundo tipo de acidente mais frequente.
D
D
O primeiro tipo de acidente mais frequente.
Uma vítima de acidente rodoviário, cujos danos corporais obriguem à sua hospitalização por um período de 48 horas:
A
A
Não é contabilizada nas estatísticas dos acidentes rodoviários.
B
B
É considerada ferido grave.
C
C
É considerada ferido leve.
D
D
É indiferentemente considerada ferido grave ou leve.
O elevado número de acidentes rodoviários deve-se principalmente:
A
A
Ao mau estado de conservação das vias.
B
B
A falta de sinalização.
C
C
A falha humana.
D
D
A condições atmosféricas adversas.
O maior número de acidentes com vítimas, normalmente ocorre em:
A
A
Estradas municipais.
B
B
Autoestradas.
C
C
Arruamentos dentro das localidades.
D
D
Estradas nacionais.
As colisões com os veículos que circulam no sentido contrário podem resultar:
A
A
Da distração do condutor.
B
B
De ultrapassagens indevidas.
C
C
Da descrição de curvas de forma inadequada.
D
D
De todas as situações referidas nas respostas anteriores.
No sentido de uma substancial melhoria do país em termos de segurança rodoviária, o Plano Nacional de Prevenção Rodoviária objetivava uma diminuição:
A
A
De 30% da sinistralidade leve.
B
B
De 60% dos acidentes com vítimas.
C
C
De 50% do número de mortos e feridos graves.
D
D
Do número de peões a circular na proximidade das vias de trânsito rápido.
A probabilidade de ocorrer um atropelamento aumenta com:
A
A
A redução da velocidade.
B
B
O aumento da velocidade.
C
C
A queda de chuva.
D
D
A utilização de pneus novos.
No ano de 2009, o maior número de veículos envolvidos em acidentes rodoviários verificou-se:
A
A
Com motociclos.
B
B
Com automóveis ligeiros.
C
C
Com triciclos e ciclomotores.
D
D
Com automóveis pesados.
Qual é o fator mais importante para a prevenção dos acidentes rodoviários?
A
A
Conduzir um veículo novo.
B
B
Nunca exceder os 50 km/hora.
C
C
Tirar a carta de condução com mais idade.
D
D
A prática de uma condução defensiva.
O ""índice de gravidade"" traduz:
A
A
O número total de mortes em acidentes rodoviários.
B
B
Os acidentes graves envolvendo veículos pesados de mercadorias.
C
C
O número de mortos por cada 100 acidentes com vítimas.
D
D
O número de feridos graves por cada 100 acidentes com vítimas.
No âmbito dos transportes rodoviários, quais são os fatores de risco de acidentes em trabalho?
A
A
Deficiências ao nível da manutenção do veículo.
B
B
A utilização do telemóvel durante a condução.
C
C
A fadiga e a sonolência.
D
D
Todos os fatores referidos nas respostas anteriores.
O risco de envolvimento de automóveis pesados de passageiros em acidentes, é potenciado pelo facto:
A
A
De se tratar de veículos com bastante maneabilidade.
B
B
De serem veículos de pequenas dimensões.
C
C
De serem veículos com grande massa.
D
D
De serem veículos com pequena massa, mas de grandes dimensões.
Verifica-se maior risco de acidente:
A
A
Nas intersecções de nível com boa visibilidade, como cruzamentos, entroncamentos ou rotundas.
B
B
Nos túneis e pontes com separação física de sentidos de trânsito.
C
C
Nas estradas nacionais congestionadas.
Por referência às alterações ao Código da Estrada ocorridas em 2005, assinale a medida que se apresenta incorreta.
A
A
O agravamento das sanções pecuniárias e acessórias.
B
B
A obrigatoriedade do uso do colete retrorrefletor para os condutores.
C
C
O pagamento voluntário da coima no ato da verificação da contraordenação.
D
D
A menor diferenciação das coimas por excesso de velocidade.
De acordo com a sua natureza, os acidentes rodoviários envolvendo automóveis pesados de passageiros traduzem-se essencialmente em:
A
A
Embates e abalroamentos.
B
B
Manobras perigosas.
C
C
Despistes, colisões e atropelamentos.
D
D
Manobras perigosas e ultrapassagens indevidas.
Para evitar a colisão com um veículo que circule à sua frente, como deve proceder o condutor?
A
A
Reduzir a distância de segurança.
B
B
Manter-se próximo do veículo à sua frente, por óbvias questões de segurança.
C
C
Guardar uma distância que lhe permita imobilizar o veículo em condições de segurança.
D
D
Parar e esperar que o veículo à sua frente se distancie.
Uma das formas de reduzir a probabilidade de ocorrer um acidente:
A
A
É conduzir sempre com o colete retrorrefletor vestido.
B
B
É conduzir de forma a antecipar e prever as intenções dos outros utentes da via.
C
C
É antecipar as situações de trânsito, diminuindo a distância de segurança.
D
D
É usar sempre o cinto de segurança.
Dos acidentes que se seguem, quais são os que representam tipos de acidentes em estaleiro?
A
A
Os ocorridos durante a atrelagem e a desatrelagem de reboques, os causados pelo mau acondicionamento da carga e as intoxicações agudas por gases de escape.
B
B
Os causados pelo mau acondicionamento ou distribuição da carga e os despistes.
C
C
Os ocorridos durante a atrelagem e a desatrelagem de reboques e os atropelamentos.
D
D
Os atropelamentos e as colisões com outros veículos.
Ao aproximar-se de um cruzamento, o condutor deve:
A
A
Estar especialmente atento aos veículos que circulam à sua retaguarda.
B
B
Circular a uma velocidade constante de 20 km/hora.
C
C
Adaptar a velocidade em função do local.
D
D
Aumentar a atenção relativamente à velocidade.
Quando a aderência se encontra diminuída, o condutor deve:
A
A
Manter a velocidade e redobrar a atenção.
B
B
Reduzir a velocidade, adaptando-a às características do local em que circula.
C
C
Desembraiar, de modo a utilizar o motor com auxiliar do travão.
D
D
Aumentar a velocidade, para passar o local o mais rápido possível.
Ao mudar de direção para direita num cruzamento, o condutor deve:
A
A
Estar particularmente atento aos veículos que circulam no sentido contrário e que vão seguir em frente.
B
B
Deixar passar os peões que estejam a atravessar a faixa de rodagem, ainda que não exista passadeira.
C
C
Estar particularmente atento aos veículos não motorizados.
D
D
Concentrar-se somente na sinalização aí existente.
No âmbito dos transportes rodoviários, quais são os fatores de risco de acidentes em trabalho?
A
A
A ingestão de bebidas alcoólicas.
B
B
Os tempos de descanso reduzidos.
C
C
Os períodos de condução longos.
D
D
Todos os fatores referidos nas respostas anteriores.
O tipo de acidente rodoviário em missão no qual os veículos pesados de passageiros estão mais envolvidos:
A
A
É o despiste.
B
B
É a colisão.
C
C
É o atropelamento.
D
D
É o que ocorre nos terminais rodoviários.
Geralmente, as colisões com o veículo de trás são devidas:
A
A
A ultrapassagens sem sinalização prévia.
B
B
A mudanças de via de trânsito não sinalizadas.
C
C
A travagens súbitas.
D
D
A todos os fatores referidos nas respostas anteriores.
Nos acidentes rodoviários, o índice de gravidade média é sempre superior fora das localidades. Considera esta afirmação verdadeira ou falsa?
A
A
Falsa, uma vez que o índice de gravidade média é igual dentro e fora das localidades.
B
B
Falsa, porque o índice de gravidade média é sempre superior dentro das localidades.
C
C
Verdadeira, encontrando-se a gravidade dos acidentes associada à execução de manobras perigosas.
D
D
Verdadeira, encontrando-se a gravidade dos acidentes associada à velocidade de impacto dos veículos.
Um condutor não deve iniciar uma manobra de mudança de direção à direita sem antes:
A
A
Advertir os outros utentes da via, através do sinal sonoro.
B
B
Parar e ceder a passagem aos veículos que se apresentem pela direita.
C
C
Se aproximar do eixo da faixa de rodagem, observando o trânsito à sua retaguarda.
D
D
Se assegurar de que da sua realização não resulta perigo para os outros utentes da via.
Quais são os fatores de risco nos automóveis pesados de passageiros?
A
A
A pequena massa, os ângulos mortos pequenos e as grandes dimensões.
B
B
A grande massa e os ângulos mortos maiores.
C
C
A menor velocidade na realização de ultrapassagens e as pequenas dimensões.
D
D
A maior velocidade na realização de ultrapassagens e as grandes dimensões.
Os acidentes ""in itinere"" ou de trajeto, são considerados acidentes de trabalho quando se registam:
A
A
Nas deslocações que o trabalhador efetua de e para o local de trabalho.
B
B
Unicamente durante o horário de trabalho.
C
C
Apenas nas deslocações que o trabalhador efetua do local de trabalho para casa.
D
D
Apenas nas deslocações que o trabalhador efetua de casa para o local de trabalho.
Para evitar a colisão com um veículo que circule à sua retaguarda, como deve proceder o condutor?
A
A
Travar repentinamente, para que o veículo à sua retaguarda se distancie.
B
B
Acelerar, de modo a aumentar a distância de segurança.
C
C
Transitar com o pára-brisas sempre em boas condições de limpeza.
D
D
Sinalizar, com a devida antecedência, as suas intenções.
Os acidentes envolvendo peões podem ocorrer quando estes:
A
A
Atravessam a faixa de rodagem, embora raramente conduzam a consequências graves.
B
B
Circulam ao longo da faixa de rodagem, no entanto não são muito frequentes.
C
C
Atravessam a faixa de rodagem dentro ou fora das passagens assinaladas para esse efeito, ou circulam ao longo da faixa de rodagem.
D
D
Atravessam a faixa de rodagem fora das passagens assinaladas para esse efeito, unicamente.
São várias as causas da elevada sinistralidade rodoviária, entre as quais:
A
A
A deficiente sinalização das vias, o percurso a efetuar e a duração da viagem.
B
B
O tipo de mercadoria transportada e o percurso a efetuar.
C
C
A fluidez do trânsito e as condições climatéricas adversas.
D
D
Os comportamentos incorretos dos condutores, as deficientes condições dos veículos e das vias.
Os acidentes envolvendo automóveis pesados de passageiros com maior índice de gravidade são:
A
A
Os que resultam de despistes.
B
B
Os que resultam de atropelamentos.
C
C
Os que resultam de colisões.
D
D
Os que se verificam dentro das localidades.
Para evitar a colisão com o veículo de trás, qual deve ser o comportamento a observar pelo condutor do veículo da frente?
A
A
Reduzir a velocidade gradualmente.
B
B
Assinalar, com a necessária antecedência, todas as manobras.
C
C
Parar suavemente.
D
D
Todos os referidos nas respostas anteriores.
O maior número de vítimas mortais de acidentes envolvendo veículos pesados de passageiros, regista-se em que período horário?
A
A
Entre as 00h00 e as 03h00.
B
B
Entre as 18h00 e as 21h00.
C
C
Entre as 06h00 e as 09h00.
D
D
Entre as 09h00 e as 12h00.
Depois de se certificar de que estão reunidas as condições de segurança para entrar sem riscos num cruzamento, o condutor deve:
A
A
Parar para facilitar a ultrapassagem pela esquerda.
B
B
Parar para reanalisar as intenções dos outros condutores.
C
C
Seguir a marcha, de forma segura e sem hesitações.
D
D
Apenas travar.
Na condução de veículos pesados de passageiros, um dos fatores de risco resulta:
A
A
Do estado de manutenção do veículo.
B
B
De tempos de condução reduzidos.
C
C
Do excesso de horas de trabalho.
D
D
Das condições atmosféricas.
Consideram-se vítimas mortais de acidentes rodoviários apenas as vítimas cujo óbito ocorra no local do acidente ou no seu percurso até à unidade de saúde.
A
A
A afirmação é verdadeira.
B
B
A afirmação é falsa.
Quais são os veículos mais utilizados pelos imigrantes clandestinos?
A
A
Os veículos-cisternas.
B
B
Os veículos de transporte de material lenhoso.
C
C
Os veículos cobertos por toldos.
Quem favorecer ou facilitar, por qualquer forma, a entrada ou o trânsito ilegais de cidadão estrangeiro em território nacional é punido com:
A
A
Pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias.
B
B
Pena de prisão até 3 anos.
C
C
Pena de prisão de 1 a 4 anos.
D
D
Pena de prisão até 5 anos.
Os roubos e agressões cometidos contra as empresas de transporte rodoviário produzem consequências:
A
A
De ordem ambiental, económica e social.
B
B
Apenas de ordem social.
C
C
Apenas de ordem económica.
D
D
De ordem económica e social.
Antes de iniciar uma viagem longa, o motorista deve:
A
A
Verificar se alguma vela está isolada.
B
B
Tomar uma abundante refeição, rica em energia e calorias.
C
C
Certificar-se de que compreende bem o funcionamento dos equipamentos de segurança do veículo e de que sabe utilizar os mesmos.
D
D
Planificar os detalhes do itinerário, sem consultar o empregador.
O condutor que apresente uma taxa de álcool no sangue de 1,2 g/l, é punido com:
A
A
Pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias.
B
B
Pena de prisão até 2 anos ou com pena de multa até 240 dias, se pena mais grave lhe não couber por força de outra disposição legal.
C
C
Pena de prisão até 2 meses ou com pena de multa até 120 dias.
D
D
Pena de multa até 240 dias.
De acordo com os dados disponibilizados em 2008 pelo IRU (International Road Transport Union), os assaltos em parques de estacionamento e em áreas de serviço:
A
A
Verificaram-se somente no período noturno.
B
B
Atingiram os 30%.
C
C
Atingiram os 61%.
D
D
Ficaram aquém dos 50% atingidos no ano anterior.
Entre as principais regras adotadas pelos Estados-Membros no âmbito da cooperação Schengen, destaca-se:
A
A
A supressão dos controlos das pessoas e bens nas fronteiras internas.
B
B
A harmonização de determinadas disposições em matéria social no domínio dos transportes rodoviários.
C
C
A adoção de um quadro jurídico/administrativo comum no sentido de possibilitar a execução das sanções pecuniárias contra condutores que cometam uma infração rodoviária num Estado-Membro que não o da matrícula do veículo.
D
D
O reforço da colaboração entre agentes de polícia, designadamente no que respeita ao direito de observação e de perseguição transfronteiras.
Dos países que se seguem assinale aquele que não integra o espaço Schengen.
A
A
O Reino Unido.
B
B
A Finlândia.
C
C
A Noruega.
D
D
A Suécia.
Para as seguradoras, não integram a listagem de mercadorias ""sensíveis"":
A
A
Os pneumáticos.
B
B
Os produtos alimentares perecíveis.
C
C
O tabaco e o álcool.
D
D
As ferramentas.
O motorista pode ser responsabilizado pelo transporte de um passageiro clandestino quando:
A
A
Avise as autoridades locais só por suspeitar da presença do passageiro clandestino.
B
B
Utilize dispositivo de selagem da caixa de carga em vez de cadeados.
C
C
Embarque no Ferry com destino a Inglaterra, sabendo que transporta um passageiro clandestino no seu veículo.
Antes de iniciar uma viagem, o motorista de um autocarro deve inspecionar:
A
A
As bagagens dos passageiros, à procura de objetos suspeitos.
B
B
O interior do veículo, os compartimentos das bagagens e o chassis.
C
C
Somente o interior do veículo e os compartimentos das bagagens.
D
D
Somente os compartimentos das bagagens.