O regime de rotações que permite ao motor desenvolver maior força com menor consumo corresponde:
A
A
À velocidade máxima que um veículo pode atingir.
B
B
À potência máxima que o motor pode atingir.
C
C
Ao binário máximo do motor.
D
D
À potência mínima.
O consumo é:
A
A
Mínimo na potência máxima.
B
B
Mínimo na velocidade máxima.
C
C
Mínimo na potência mínima.
D
D
Mínimo no binário máximo.
É um comportamento de condução económica:
A
A
Circular em constante rotação elevada.
B
B
Aproveitar a força da inércia nas descidas.
C
C
Adicionar água no reservatório de combustível.
D
D
Aproveitar as descidas para desengatar o veículo.
Conduzir economicamente significa:
A
A
Reduzir o consumo de combustível e as emissões poluentes.
B
B
Aumentar a segurança rodoviária.
C
C
Proporcionar um maior conforto na tarefa da condução.
D
D
Todas as afirmações anteriores.
As principais causas para o aumento do consumo de combustível são:
A
A
Altas rotações do motor.
B
B
Baixas rotações do motor com aceleração máxima.
C
C
Altas rotações na engrenagem das velocidades.
D
D
Todas as causas referidas nas alíneas anteriores.
"A escolha correta dos pneus do veículo e a respetiva manutenção, influenciam o consumo de combustível". Identifique o comentário a esta afirmação que considera correto:
A
A
Sim é importante, pois os dois fatores influenciam os consumos.
B
B
Não há qualquer relação entre os pneus e o consumo de combustível.
C
C
Somente o uso correto da caixa de velocidades influencia o consumo de combustível.
D
D
As condições da via são as únicas responsáveis no consumo exagerado de combustível.
O binário máximo de um automóvel corresponde:
A
A
Ao máximo da potência de um automóvel.
B
B
A um regime máximo de rotações do motor e a um volume médio da potência.
C
C
A um menor consumo de combustível.
D
D
A um maior consumo de combustível.
Para uma condução económica constitui má prática:
A
A
Desligar o veículo em paragens superiores a 1 minuto.
B
B
Aproveitar a força da inércia nas descidas.
C
C
Conduzir com os vidros abertos, quando se circula a maiores velocidades.
D
D
Manter a pressão de pneus uniforme e nos valores recomendados.
Caso o catalisador do sistema de exaustão esteja obstruído, pode influenciar:
A
A
Somente as emissões do veículo automóvel.
B
B
As emissões do veículo e aumentar a eficiência do motor.
C
C
As emissões do veículo, diminuir a eficiência do motor e aumentar o consumo de combustível.
D
D
Somente a eficiência do motor e aumentar o consumo de combustível.
Um dos cuidados a ter aquando da utilização do espelho retrovisor é:
A
A
Verificar se está limpo.
B
B
Ter em conta o ângulo morto.
C
C
Verificar se este se encontra devidamente regulado.
D
D
Qualquer uma das respostas anteriores está correta.
O tempo de reação de um peão criança:
A
A
É maior que o de um adulto.
B
B
É menor que o de um adulto.
C
C
É semelhante ao de um adulto.
D
D
O peão criança não tem tempo de reação.
Em mais de 90 % dos acidentes rodoviários, o erro do condutor é o fator determinante. Comente:
A
A
A afirmação é falsa, porque a maior causa de acidentes é a degradação das vias públicas.
B
B
A afirmação é falsa, porque a maior causa de acidentes é a falta de sinalização das vias públicas.
C
C
A afirmação é verdadeira.
D
D
A afirmação é falsa, porque a maior causa de acidentes é a degradação dos veículos.
Ter um descanso correto e uma alimentação equilibrada são princípios básicos para uma condução mais segura.
A
A
A afirmação é falsa, porque a alimentação não interfere na capacidade para conduzir.
B
B
A afirmação é verdadeira.
C
C
A afirmação é falsa, porque o descanso correto não interfere na capacidade para conduzir.
D
D
A afirmação é falsa, porque nem o descanso correto nem a alimentação equilibrada interferem na capacidade para conduzir.
Sob a influência de vento lateral o condutor deve dar especial atenção:
A
A
Aos veículos de duas rodas.
B
B
Às condições da via.
C
C
Ao peso do veículo.
D
D
Às marcas rodoviárias.
Uma situação de sobreviragem surge quando:
A
A
O coeficiente de atrito no eixo dianteiro é menor que no eixo traseiro.
B
B
O coeficiente de atrito no eixo traseiro é menor que no eixo dianteiro.
C
C
O veículo entra em aquaplanagem.
D
D
O veículo entra em derrapagem.
De noite, sempre que o condutor circule a menos de 100 metros do veículo da frente deve:
A
A
Ligar as luzes de estrada.
B
B
Ligar as luzes de cruzamento.
C
C
Ligar as luzes de presença.
D
D
Ligar os quatro piscas em simultâneo.
A "base" da condução segura, assenta na capacidade de:
A
A
Prever e antecipar.
B
B
Estar atento e executar manobras de forma eficaz.
C
C
Enfrentar situações de maior tensão ou risco.
D
D
Estar atento de forma a executar manobras de maior tensão e risco.
O tempo médio de reação de um condutor é, em condições normais:
A
A
Cerca de 1 segundos.
B
B
Cerca de 2 ou 3 segundos.
C
C
Sempre superior a 3 segundos.
D
D
0,5 Segundos.
A função "condução" divide-se em 4 fases, sendo a ordem correta:
A
A
Análise, Perceção, Decisão, Ação.
B
B
Perceção, Análise, Decisão, Ação.
C
C
Perceção, Decisão, Análise, Ação.
D
D
Perceção, Análise, Ação, Decisão.
Nas manobras que implicam deslocação lateral dos veículos devo verificar o seguinte procedimento:
A
A
Espelho – Sinal – Espelho – Manobra.
B
B
Espelho – Sinal – Manobra – Espelho.
C
C
Sinal – Espelho – Manobra.
D
D
Espelho – Sinal – Manobra.
A distância necessária para assegurar uma travagem forte num piso de alcatrão molhado de um veículo à velocidade de 60 km/h, aumenta, relativamente a um outro veículo que segue à velocidade de 30 km/h:
A
A
2 Vezes mais.
B
B
3 Vezes mais.
C
C
4 Vezes mais.
D
D
Não aumenta.
Fazer uma condução defensiva é:
A
A
Passar em primeiro lugar sempre que tenha prioridade.
B
B
Cumprir rigorosamente o Código da Estrada.
C
C
Abdicar da prioridade para evitar o acidente.
D
D
Não exceder dentro das localidades a velocidade de 50km/h.
Qual é o órgão dos sentidos que é mais importante para desempenharmos corretamente a tarefa da condução?
A
A
A audição.
B
B
O olfacto.
C
C
A visão.
D
D
O tato.
Dos fatores que se seguem, o mais determinante para o capotamento de veículos pesados é:
A
A
O raio da curva e a inclinação da via.
B
B
As cargas menos estáveis com a sua consequente movimentação.
C
C
A velocidade.
D
D
O pavimento escorregadio.
"A distribuição do peso na caixa de carga influencia o consumo de combustível". Identifique o comentário a esta afirmação que considera correto:
A
A
Não, a não ser que o peso bruto do veículo seja excedido.
B
B
Sim, influencia sempre os consumos.
C
C
Não tem interferência, pois a carga pode ser colocada em qualquer parte da caixa de carga.
D
D
A distribuição é importante, mas só para objetos pesados.
A condução económica ocorre quando o motorista:
A
A
Conduz a alta velocidade.
B
B
Poupa na manutenção do veículo.
C
C
Adapta a marcha do veículo às condições do tráfego.
D
D
Desrespeita as leis do trânsito.
Uma condução económica caracteriza-se por:
A
A
Manter o ponteiro do conta-rotações na zona vermelha.
B
B
Manter velocidades inconstantes.
C
C
Antecipar as situações de trânsito, guardando a distância de segurança, de modo a evitar as acelerações e as travagens bruscas.
D
D
Acelerar com o motor frio.
A forma de condução que devemos utilizar para reduzir o número de "pára-arranca", mesmo estando numa fila de trânsito, é.
A
A
Ajustar, ao máximo, a velocidade à circulação viária existente no momento.
B
B
Efetuar arranques em grande velocidade.
C
C
Circular a alta velocidade.
D
D
Circular de forma a ultrapassar pela esquerda e pela direita.
Os reboques e/ou semi-reboques acoplados possuem dimensão, em altura, superior ao do trator. A colocação de deflectores na parte superior do tractor permite:
A
A
Diminuir a resistência aerodinâmica.
B
B
Aumentar a resistência aerodinâmica.
C
C
Não tem qualquer influência na resistência aerodinâmica.
D
D
Diminuir a resistência à torção.
Como exemplo de algumas das regras para a prática de uma condução económica e mais amiga do ambiente pode referir-se:
A
A
Utilização da inércia do veículo, mantendo o ponteiro do conta-rotações na zona amarela.
B
B
Manutenção do veículo em ralenti durante longos períodos de paragem.
C
C
Utilização da inércia do veículo o que irá traduzir-se numa menor necessidade de usar o acelerador, logo, menores consumos.
D
D
Condução a alta velocidade se as condições de trânsito o permitir.
A utilização correta da caixa de velocidades, irá permitir um menor consumo de combustível e menor desgaste de pneus e travões pelo que:
A
A
Em subida, selecione a relação da caixa de velocidades que permite subir conservando um regime de motor entre 1300 e 1400 rpm;.
B
B
Em descida, selecione uma velocidade que permita manter a rotação do motor na zona vermelha;.
C
C
Em subida, force o motor para manter a mesma velocidade que num piso plano.
D
D
Em descida aumente a velocidade mantendo a rotação do motor para além da zona azul.
A elaboração de um plano de distribuição da carga serve para:
A
A
Determinar o coeficiente de atrito da carga.
B
B
Determinar o número de amarrações necessárias.
C
C
Determinar a massa de carga máxima que pode ser carregada no veículo, ao longo da plataforma.
D
D
Determinar as forças de aceleração exercidas pela carga.
Ao aproximar-se de uma passadeira, o comportamento do motorista deve ser:
A
A
Avançar sem tomar qualquer precaução.
B
B
Desacelerar prevendo o aparecimento de peões.
C
C
Parar sempre.
D
D
Só tirar o pé do acelerador.
Dos fatores abaixo indicados, assinale aquele que pode contribuir para a ocorrência de acidentes:
A
A
Fadiga e sonolência.
B
B
Previsão na condução.
C
C
Cumprimento do Código da Estrada.
D
D
Respeito pelos utentes da via.
Para conduzir com antecipação, deve:
A
A
Diminuir a distância de segurança em relação ao veículo da frente.
B
B
Diminuir a distância de paragem.
C
C
Aumentar a distância de paragem.
D
D
Aumentar a distância de segurança em relação ao veículo da frente.
Numa curva, deve:
A
A
Travar bruscamente.
B
B
Levantar o pé do pedal do acelerador.
C
C
Guinar a direção.
D
D
Acelerar.
Ao aproximar-se de uma rotunda, a forma mais adequada de proceder é:
A
A
Aumentar a velocidade.
B
B
Reduzir a velocidade.
C
C
Manter a velocidade de 50 km/h.
D
D
Entrar na logo rotunda pois, enquanto veículo pesado, temos sempre prioridade.
O acondicionamento da carga pode ser feito através do método de:
A
A
Paletes de carga.
B
B
Almofadas de ar.
C
C
Travamento ou bloqueio.
D
D
Travessas de travamento.
O peso bruto de um veículo é:
A
A
O conjunto do peso da tara e da carga que o veículo pode transportar.
B
B
O peso do veículo vazio.
C
C
O conjunto do peso da tara e da carga que o veículo transporta no momento.
D
D
O peso do carga que o veículo transporta no momento.
O peso bruto máximo de um conjunto veículo trator-semi-reboque de três eixos é:
A
A
29 toneladas.
B
B
32 toneladas.
C
C
36 toneladas.
D
D
40 toneladas.
Os tipos de amarração que existem são:
A
A
De topo, de base e envolvente.
B
B
De topo, em laço, com lançantes, envolvente e direta.
C
C
De topo, de base, direta e indireta.
D
D
Direta, indireta, envolvente e com lançantes.
Os toldos a colocar nos veículos de caixa aberta, devem ser utilizados para:
A
A
Proteção de objetos cortantes.
B
B
Proteção de objetos muito pesados.
C
C
Proteção de cargas que soltem grãos ou poeiras.
D
D
Criação de bolsas de ar.
No processo de travagem de veículos pesados com reboque ou semi-reboque, indique a afirmação verdadeira:
A
A
O trator deve iniciar o processo de travagem primeiro que o reboque e / ou semi-reboque.
B
B
O sistema de travagem do reboque e/ou semi-reboque deve travar momentos antes do que o veículo trator.
C
C
É indiferente o sistema de travagem do reboque e / ou semi-reboque iniciar ou não numa primeira fase o processo de travagem.
D
D
É mais seguro ser só o veículo trator a proceder à travagem.
Sobre o veículo automóvel pesado incidem um conjunto de forças que poderão colocar em causa a sua segurança. Entende-se por resistência aerodinâmica:
A
A
Forças que incidem na parte inferior do veículo.
B
B
Forças geradas pela deslocação do veículo à retaguarda.
C
C
Força que se opõe à deslocação do veículo, tendo este que a vencer para se deslocar.
D
D
Força centrifuga.
Quando ocorre o cruzamento de dois veículos pesados com mais do que 8 metros de comprimento, que circulam em sentido contrário, é mais seguro:
A
A
Aumentar a velocidade.
B
B
Aumentar a velocidade e encostando cada um dos veículos o mais à direita possível.
C
C
Encostar cada um dos veículos o mais à direita possível.
D
D
Diminuir a velocidade de cada um dos veículos, encostando-os o mais à direita possível.
Como causas potenciadoras de fadiga pode referir-se:
A
A
Ingestão de refeições ligeiras.
B
B
Posição inadequada ao volante.
C
C
Beber água enquanto conduz.
D
D
Ventilação regular do habitáculo do veículo.
Quanto mais elevado for o centro de gravidade de uma carga mais esta tenderá a:
A
A
Permanecer no mesmo local quando sujeita a forças horizontais.
B
B
Inclinar-se quando sujeita a forças horizontais.
C
C
Estabilizar o comportamento dinâmico do veículo.
D
D
Deslizar quando sujeita as forças horizontais.
Num piso irregular e com pouca aderência, o motorista deve:
A
A
Retirar o pé do acelerador, de imediato.
B
B
Desacelerar à distância conveniente, reduzindo a carga no acelerador.
C
C
Travar de imediato de modo a baixar a velocidade de circulação do veículo.
D
D
Desacelerar e travar logo de seguida.
Para a salvaguarda da sua segurança, e dos outros utentes da via o motorista deve fazer diariamente antes de iniciar a viagem uma verificação do veículo assentando sobretudo no seguinte:
A
A
Pressão dos pneus.
B
B
Lavagem do radiador de forma a garantir boas condições de troca de calor reduzindo o consumo de combustível.
C
C
Nível do óleo de lubrificação do motor e indicador de colmatagem do filtro de ar.
D
D
Ensaio da embraiagem e sistema de travagem.
Comente a afirmação: "A distribuição do peso na caixa de carga pode influenciar o consumo de combustível":
A
A
Não, a não ser que o peso bruto do veículo seja excedido.
B
B
Sim, sempre.
C
C
Não tem interferência, pois a carga pode ser colocada em qualquer parte da caixa de carga.
D
D
A distribuição é importante só para objetos pesados.
Quanto mais elevado for o centro de gravidade de uma carga mais esta tenderá a:
A
A
Permanecer no mesmo local quando sujeita a forças horizontais.
B
B
Inclinar-se quando sujeita a forças horizontais.
C
C
Estabilizar o comportamento dinâmico do veículo.
D
D
Deslizar quando sujeita a forças horizontais.
A chuva causa a perda de aderência do pneus. Quando é que o motorista deve tomar maiores precauções:
A
A
Quando começa a chover.
B
B
Depois de chuvas torrenciais.
C
C
Depois do pavimento estar bem molhado.
D
D
A chuva não causa a perda de aderência do pneus.
Para otimizar o gasto de combustível, o motorista deve:
A
A
Usar devidamente o travão da viatura.
B
B
Usar devidamente a caixa de velocidades da viatura.
C
C
Usar devidamente o motor da viatura.
D
D
As três hipóteses estão corretas, dependendo da situação concreta.
Para racionalizar o consumo de combustível, o motorista não deve:
A
A
Arrancar suavemente.
B
B
Nas descidas, utilizar o ponto morto.
C
C
Acelerar sempre suave e gradualmente.
D
D
Nas descidas e subidas mudar a velocidade sempre que necessário.
Indique a afirmação correta:
A
A
Ao acelerar, aumenta a quantidade de gases no motor, aumentando a força gerada.
B
B
Ao acelerar, aumenta a quantidade de gases no motor, diminuindo a força gerada.
C
C
Ao acelerar diminui a quantidade de gases no motor, diminuindo a força gerada.
D
D
Ao acelerar, diminui a quantidade de gases no motor, aumentando a força gerada.
Indique qual o fator indicativo de má prática em termos de condução económica:
A
A
Guiar com os vidros abertos.
B
B
Guiar com tranquilidade.
C
C
Guiar com antecipação.
D
D
Condução preventiva.
O principais custos dos congestionamentos de trânsito, são:
A
A
O desgaste dos pneus.
B
B
A maior exposição ao frio ou ao calor.
C
C
Os atrasos e maior consumo de energia.
D
D
As portagens.
As cintas são frequentemente utilizadas para:
A
A
Travamento com painel.
B
B
Amarração de topo.
C
C
Travamento com calços.
D
D
Amarração direta de máquinas de estaleiro.
A condução económica possibilita:
A
A
Circular a velocidades superiores e poupar na manutenção do veículo.
B
B
Reduzir o consumo de combustível, as emissões poluentes e aumentar a segurança rodoviária.
C
C
Aumentar as rotações do motor e a utilizar corretamente os travões.
D
D
Aumentar o consumo de óleo e a um menor conforto na condução.
A distância de segurança em relação ao veículo da frente deve ser maior quando:
A
A
Está a chover e não se consegue ver a matrícula do veículo da frente.
B
B
Maior for a velocidade a que se circula assim como no caso de má visibilidade ou piso escorregadio.
C
C
Mais próximo se estiver do veículo da frente e quando das ultrapassagens.
D
D
O veículo da frente é um veículo pesado.